Comunidade
Prefeitura prometeu em 2010 que Fundação assumiria HPSC
Administração municipal nega a promessa e mantém gestão
Por Émerson Vasconcelos
Na última semana, O Timoneiro trouxe à tona uma antiga promessa da Prefeitura, a que dava conta de que a Fundação Municipal de Saúde assumiria a gestão do Hospital de Pronto Socorro de Canoas assim que estivesse em pleno funcionamento. Ouvimos o presidente da Fundação, Mauro Guedes, que afirmou que a entidade tem como assumir o hospital em poucos meses, assim que for chamada para a tarefa. Já a Prefeitura afirmou que seu compromisso não era este ao criar a Fundação. Só que a mesma administração municipal registrou em seu site, em 2010, qual deveria ser a função da nova autarquia. Confira abaixo a contradição, que evidencia que o Executivo mentiu quando angariava apoios para criar a Fundação ou mente agora.
Versão atual
Por meio de nota, a Prefeitura de Canoas limitou-se a responder na semana parrada que “a Fundação da Saúde está estruturada e em funcionamento. Com 661 colaboradores, seu foco é na área de Atenção Básica no Município. O compromisso da Prefeitura com o HPSC era a retirada das cooperativas da gestão da instituição, que forçava um vínculo precário de trabalho. Hoje, todos os colaboradores têm seus direitos trabalhistas protegidos pela CLT”.
Promessa original
A resposta da administração municipal, no entanto, contradiz tudo que ela mesma disse quando lutou contra a vontade dos sindicatos das categorias da saúde para criar a Fundação. Isso pode ser confirmado em uma breve observação da reportagem intitulada “Projetos de gestão para HPSC são entregues pelo prefeito na Câmara”, publicada no site da Prefeitura no dia 8 de junho de 2010, e que, pelo menos até o fechamento desta edição, pode ser acessada pelo link http://www.canoas.rs.gov.br/site/noticia/visualizar/id/109712.
O começo do texto diz: “O prefeito Jairo Jorge entregou pessoalmente na Câmara de Vereadores, durante a Sessão desta terça-feira, 8, dois projetos referentes à gestão do Hospital de Pronto Socorro de Canoas. Um dos projetos prevê a criação da Fundação Municipal de Saúde, que será a gerenciadora do HPSC, com previsão para seu efetivo funcionamento em até dois anos, podendo durante sua implantação ter esse prazo estendido por mais um ano. O segundo refere-se à administração operacional do Pronto Socorro municipal, neste período chamado de transição, que será gerenciado pelo Hospital Mãe de Deus – através de sua mantenedora, Associação Educadora São Carlos. A escolha da instituição ocorreu após a apresentação de propostas para a parceria, que vieram deste hospital e também do Hospital Nossa Senhora das Graças”.
Pronto para assumir
Em entrevista exclusiva a OT, o presidente da Fundação, Mauro Guedes, afirmou que precisaria de pouco tempo para se preparar para assumir o HPSC, podendo ser ainda mais rápido se houver intervenção da Justiça: “Em termos de transferência de gestão, é a basicamente o tempo de se realizar concursos públicos, um trâmite que levar cerca de seis meses. No caso de haver uma determinação da Justiça, isso pode ser realizado através de processo simplificado emergencial, o que leva cerca de três meses. Obviamente o ideal sempre é fazer da forma tradicional, via concurso”.
Comunidade
Abertas as inscrições para quatro turmas de cursos gratuitos em Canoas
Estão abertas as inscrições para a formação de quatro turmas dos cursos gratuitos – Administração de Materiais e Logística Integrada e de Eletricista Predial, oferecidos no município.
Os interessados devem confirmar presença, pessoalmente, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), munidos de xérox e originais dos seguintes documentos – Identidade (RG ou CNH), CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e comprovante de residência atualizado. O prazo encerra na próxima terça-feira, 28, ou até o fechamento das turmas.
Local
Comunidade
Restaurante Popular de Canoas passa a funcionar aos sábados e feriados
O Restaurante Popular de Canoas, que serve cerca de 230 refeições por dia de segunda a sexta-feira, agora também irá atender aos sábados. Essa é a primeira vez que o serviço irá funcionar desta forma no município, que também atenderá nos feriados.
A novidade teve início neste dia 11/01, e atraiu mais de 250 pessoas no horário do almoço. “Para muitos esta é a única refeição do dia. Com o restaurante funcionando até sexta-feira, eles só voltarão a se alimentar bem na segunda”, reflete o secretário de Assistência Social de Canoas, Márcio Freitas.
Segundo o secretário, a comida quentinha, saborosa e reforçada atraiu canoenses até do outro lado da cidade, que ainda contarão com outras mudanças.
“A partir desta segunda-feira, 13, o restaurante vai distribuir fichas para que as pessoas fiquem melhor acomodadas enquanto esperam, protegidas do calor e do frio. Em breve também teremos um espaço para higiene, com pia e o que mais for necessário.”
“O pessoal estava com medo, dizendo que ia fechar em janeiro. E, pelo contrário, estamos vendo modificações para ficar cada vez melhor. A distribuição de fichas vai terminar com a fila e nos livrar do sol, que não é fácil”, conta o seu Nelson de Campos Carvalho, mais conhecido como “Nazareno”, que almoça no restaurante desde quando funcionava em outro endereço.
Comunidade
Municípios ainda podem se inscrever no programa Mãe Gaúcha
Todos os municípios gaúchos interessados ainda podem realizar a adesão ao programa Mãe Gaúcha em 2025. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e promove a distribuição de kits com itens essenciais para recém-nascidos a gestantes em situação de vulnerabilidade social de cidades que se habilitem no edital do programa.
Inscrição
Para se inscreverem, os municípios devem enviar um Termo de Adesão, assinado pelo prefeito, juntamente dos demais documentos indicados no edital, para o e-mail maegaucha@social.rs.gov.br. Até o momento, 180 municípios já aderiram ao programa (veja a lista).
Lançado no início de 2024, o Mãe Gaúcha beneficia gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que recebam o benefício do Bolsa Família (ou que estejam aguardando o deferimento da inscrição no programa). Além disso, as gestantes precisam estar com o pré-natal em dia.
Cada kit é composto por peças essenciais para os primeiros meses do bebê – como cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes e meias, além de uma bolsa maternidade. O Mãe Gaúcha já soma mais de 28 mil kits entregues desde seu lançamento.
A distribuição dos kits às prefeituras é baseada no número de gestantes no CadÚnico que residem no município e que atendem aos requisitos do programa. Compete às prefeituras a entrega dos kits diretamente às beneficiárias.
Próximas entregas
Estão previstas para janeiro e fevereiro as primeiras entregas de 2025 dos kits do Mãe Gaúcha às prefeituras. As ações ocorrem de forma regionalizada e devem beneficiar 150 municípios. No total, serão distribuídas 4.442 unidades.
Confira abaixo o calendário de entregas de janeiro e fevereiro
Janeiro
- 21/1 – Polo Lajeado (234 kits/14 municípios beneficiados)
- 22/1 – Polo Caxias do Sul (765 kits/13 municípios beneficiados)
- 28/1 – Polo Passo Fundo (86 kits/16 municípios beneficiados)
- 29/1 – Polo Frederico Westphalen (296 kits/34 municípios beneficiados)
- 30/1 – Polo Santo Ângelo (339 kits/21 municípios beneficiados)
Fevereiro
- 18/2 – Polo Uruguaiana (1.123 kits/11 municípios beneficiados)
- (a definir) – Polo Santa Maria (912 kits/29 municípios beneficiados)
- (a definir) – Polo Pelotas (687 kits/12 municípios beneficiados)
- Clima1 semana atrás
Sala de Situação e Defesa Civil do RS orientam para de temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar
- Luto1 semana atrás
Diretor do Hospital Universitário de Canoas, Edemar da Costa morre em acidente de carro
- Comunidade1 semana atrás
Restaurante Popular de Canoas passa a funcionar aos sábados e feriados
- Emprego7 dias atrás
Câmara de Canoas abre seleção para estagiários com inscrições até 3 de fevereiro
- Saúde1 semana atrás
Prefeitura de Canoas e Governo do Estado discutem situação da Saúde no município
- Opinião1 semana atrás
“Oportunidades perdidas!” (Por Carlos Marun – ex-Ministro)
- Enchente 2024 Canoas7 dias atrás
Prefeitura publica lista de beneficiados do Aluguel Social Canoense Reconstrução
- Serviços1 semana atrás
Queda de energia elétrica interrompe abastecimento de água em Canoas