Conecte-se conosco

header-top


 






 

22/01/2025
 

Comunidade

MPF instaura inquérito para averiguar contratos de escolas fantasmas

Avatar

Publicado

em

EMEI abandonada no Mato Grande. Foto: Bruno Lara/OT

EMEI abandonada no Mato Grande. Foto: Bruno Lara/OT

 

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil em função dos contratos formalizados entre a Prefeitura de Canoas, o Instituto Anjos e Marmanjos e a Associação Primeira Infância Melhor (Assocepim). A intenção do MPF é apurar possíveis irregularidades na contratação de prestação de serviços continuados de gestão de escola de Educação Infantil na cidade.

O documento, assinado pelo Procurador da República, Pedro Nicolau Moura Sacco, aponta que entre os contratos firmados, nove estão irregulares, “pois não existem fisicamente, ainda, as escolas infantis nas quais os serviços de gestão seriam prestados”. Solicitamos a resposta de maneira objetiva, sem encaminhamentos para o Portal da Transparência, onde esta triagem já foi realizada.

Atualmente, a Prefeitura possui quatro contratos com a Assocepim, que administra um total de seis escolas. Com o Instituto Anjos e Marmanjos são dois contratos, referentes à administração de duas escolas.

Denúncia

A denúncia partiu do ex-Procurador-Geral do município, José Carlos Duarte, que protocolou na Procuradoria da República e no Ministério Público Estadual da cidade. Nela, o advogado aponta a contratação em 13 e 14 de janeiro de 2015 de instituições para o serviço de gestão de escola de Educação Infantil. Segundo ele, porém, nove dos contratos foram celebrados de forma irregular e ilegal por não existirem as escolas onde supostamente estariam as crianças.

Em sua defesa, a administração municipal informou que estava “efetuando a apuração dos fatos, tendo sido determinada abertura de sindicância em setembro de 2015, devendo estar concluída em meados de janeiro de 2016. Trata-se de processo excepcional e temporariamente sigiloso, até que esteja concluída a apuração, nos termos da Lei Federal n. 12.527/2011 e Decreto Municipal n. 391/2013”.

Em dezembro do ano passado, a Assocepim respondeu às acusações de Duarte por se sentir lesada com o conteúdo da mesma. “Como de praxe, a denúncia é descabida, confunde e induz os canoenses ao erro de interpretação. As alardeadas vagas fazem parte da projeção de quando e se todas as EMEIS novas forem concluídas e entrarem em operação”, disse em nota publicada na íntegra.

O que diz a Prefeitura

Em nota, a administração municipal se defendeu: “A Prefeitura fez uma licitação para a gestão das escolas novas construídas pela administração. O edital foi claro quanto à necessidade de ordem de início para cada unidade educacional. Não existe vinculação às escolas ainda não inauguradas, consequentemente, não ensejando cobrança e, tampouco pagamento. Basta verificar no Site da Transparência se, por acaso, alguma instituição recebeu por escola não inaugurada”.

 

Escolas administradas pelas associações, segundo a Prefeitura:

Assocepim

EMEI Ulisses Machado Filho – Rua Pinhal, 164 – Estância Velha

EMEI Vó Nelsa – Rua da Luci, 300 – Guajuviras

EMEI Julieta Balestro – Rua dos Buritis, 235 – Igara

EMEI Irma Chies Stefani – Rua 12, Loteamento Pitangueiras, Harmonia

EMEI Escola Nilton Leal Maria – Rua Fernando Pessoa, 175 – Harmonia

EMEI Laney Langaro – Rua Santa Fé, 321 – Olaria

Anjos e Marmanjos

EMEI Vó Lola – Rua Paulo Fontenelles, 500 – João de Barro

EMEI Vó Pedra – Rua Primavera, 670 – Rio Branco.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Abertas as inscrições para quatro turmas de cursos gratuitos em Canoas

Redação

Publicado

em

Abertas as inscrições para quatro turmas de cursos gratuitos em Canoas

Estão abertas as inscrições para a formação de quatro turmas dos cursos gratuitos – Administração de Materiais e Logística Integrada e de Eletricista Predial, oferecidos no município.

Os interessados devem confirmar presença, pessoalmente, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), munidos de xérox e originais dos seguintes documentos – Identidade (RG ou CNH), CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e comprovante de residência atualizado. O prazo encerra na próxima terça-feira, 28, ou até o fechamento das turmas. 

Local

A sede da SMDEI está localizada na Rua Doutor Barcelos, 969, no Centro de Canoas. O horário de expediente é das 9 ao meio-dia e das 14 às 16h. O público-alvo são pessoas desempregadas ou consideradas subocupadas (comprovação mediante cópia da CTPS), que residem em Canoas e possuem mais de 14 anos.
A promoção dos cursos é da Prefeitura de Canoas, por meio da SMDEI, a partir de convênio com o Governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação – Diretoria de Emprego, Trabalho, Renda e Formação Profissional do Estado.
Continuar a ler

Comunidade

Restaurante Popular de Canoas passa a funcionar aos sábados e feriados

Redação

Publicado

em

Restaurante Popular de Canoas passa a funcionar aos sábados e feriados

O Restaurante Popular de Canoas, que serve cerca de 230 refeições por dia de segunda a sexta-feira, agora também irá atender aos sábados. Essa é a primeira vez que o serviço irá funcionar desta forma no município, que também atenderá nos feriados.

A novidade teve início neste dia 11/01, e atraiu mais de 250 pessoas no horário do almoço. “Para muitos esta é a única refeição do dia. Com o restaurante funcionando até sexta-feira, eles só voltarão a se alimentar bem na segunda”, reflete o secretário de Assistência Social de Canoas, Márcio Freitas.

Segundo o secretário, a comida quentinha, saborosa e reforçada atraiu canoenses até do outro lado da cidade, que ainda contarão com outras mudanças.

“A partir desta segunda-feira, 13, o restaurante vai distribuir fichas para que as pessoas fiquem melhor acomodadas enquanto esperam, protegidas do calor e do frio. Em breve também teremos um espaço para higiene, com pia e o que mais for necessário.”

“O pessoal estava com medo, dizendo que ia fechar em janeiro. E, pelo contrário, estamos vendo modificações para ficar cada vez melhor. A distribuição de fichas vai terminar com a fila e nos livrar do sol, que não é fácil”, conta o seu Nelson de Campos Carvalho, mais conhecido como “Nazareno”, que almoça no restaurante desde quando funcionava em outro endereço.

Continuar a ler

Comunidade

Municípios ainda podem se inscrever no programa Mãe Gaúcha

Redação

Publicado

em

Municípios ainda podem se inscrever no programa Mãe Gaúcha

Todos os municípios gaúchos interessados ainda podem realizar a adesão ao programa Mãe Gaúcha em 2025. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e promove a distribuição de kits com itens essenciais para recém-nascidos a gestantes em situação de vulnerabilidade social de cidades que se habilitem no edital do programa.

Inscrição

Para se inscreverem, os municípios devem enviar um Termo de Adesão, assinado pelo prefeito, juntamente dos demais documentos indicados no edital, para o e-mail maegaucha@social.rs.gov.br. Até o momento, 180 municípios já aderiram ao programa (veja a lista).

Lançado no início de 2024, o Mãe Gaúcha beneficia gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que recebam o benefício do Bolsa Família (ou que estejam aguardando o deferimento da inscrição no programa). Além disso, as gestantes precisam estar com o pré-natal em dia.

Cada kit é composto por peças essenciais para os primeiros meses do bebê – como cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes e meias, além de uma bolsa maternidade. O Mãe Gaúcha já soma mais de 28 mil kits entregues desde seu lançamento.

A distribuição dos kits às prefeituras é baseada no número de gestantes no CadÚnico que residem no município e que atendem aos requisitos do programa. Compete às prefeituras a entrega dos kits diretamente às beneficiárias.

Próximas entregas

Estão previstas para janeiro e fevereiro as primeiras entregas de 2025 dos kits do Mãe Gaúcha às prefeituras. As ações ocorrem de forma regionalizada e devem beneficiar 150 municípios. No total, serão distribuídas 4.442 unidades.

Confira abaixo o calendário de entregas de janeiro e fevereiro

Janeiro

  • 21/1 – Polo Lajeado (234 kits/14 municípios beneficiados)
  • 22/1 – Polo Caxias do Sul (765 kits/13 municípios beneficiados)
  • 28/1 – Polo Passo Fundo (86 kits/16 municípios beneficiados)
  • 29/1 – Polo Frederico Westphalen (296 kits/34 municípios beneficiados)
  • 30/1 – Polo Santo Ângelo (339 kits/21 municípios beneficiados)

    Fevereiro

  • 18/2 – Polo Uruguaiana (1.123 kits/11 municípios beneficiados)
  • (a definir) – Polo Santa Maria (912 kits/29 municípios beneficiados)
  • (a definir) – Polo Pelotas (687 kits/12 municípios beneficiados)

Link do edital

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques