Comunidade
Procissão em Homenagem à Ogum e São Jorge mobiliza centenas de devotos
A 9ª Procissão em Homenagem à Ogum e São Jorge, promovida pela Prefeitura de Canoas, levou centenas de devotos ao centro da cidade na noite desta sexta-feira, 22. A caminhada partiu da Praça do Avião, por volta das 20h30min, e terminou com um ato solene, religioso e cultural, no ginásio do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita com ato marcado pela entrega do Troféu Guerreiros da Paz às lideranças religiosas, entre outras atrações.
“Para nós, a morada de São Jorge está dentro de nosso coração. Nós já fomos perseguidos, por muito racismo e muita ignorância, e hoje, nossa religião está aí, mostrando que tem muito a ver com o Brasil. O dia de hoje é maravilhoso”, declarou Pai Nico de Ogun, uma das lideranças da religião na cidade.
Chuva não atrapalhou
As 20h30min, uma chuva fraca começou a cair, mas nada atrapalhou os fiéis que já estavam na Praça. A partir de uma ordem, coordenada pela organização do evento, 16 cavaleiros da Hotelaria Querência se posicionaram à frente de camionete da Guarda Municipal, em que seria carregada a estátua de São Jorge durante a procissão. Liderando a cavalaria, o tradicionalista Perjo Costa Leite, caracterizado como São Jorge. “É o São Jorge Guerreiro! Como eu sou cavaleiro, faço parte de cavalgadas do mar e integro piquete. Para mim, é muito importante essa participação. É uma proteção”, declarou ele que afirma ser a primeira vez que realiza uma atuação desse tipo.
O secretário especial da Coordenadoria Municipal de Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais, Rogério Ambieda, o Tigre, reitera que a procissão Ogum e São Jorge é um momento de celebração e valorização a um elemento importante na história do Brasil, que é o sincretismo (reunião de doutrinas ou cultos diferentes, com a manutenção das doutrinas originais). “Esse é um evento que já faz parte do calendário oficial do município. Se em Salvador, na Bahia, a lavagem da Igreja de Bom Fim é a principal celebração daquele Estado, que valoriza o sincretismo; aqui no Rio Grande do Sul, em Canoas, a Procissão de Ogum e São Jorge talvez seja uma das maiores, senão a maior, atividade tradicional do RS, que valoriza esse elemento importante na história do Brasil, além de fortalecer uma cultura de paz em nossa cidade”, avalia.
Padre elogia
Para o Padre Darley Kummer, que acompanhou todo o trajeto com os demais devotos, São Jorge é uma expressão de valores e de vida. “São Jorge foi um homem exemplar. É o grande símbolo de que atitudes que usam o mal contra o ser humano, jamais têm poder sobre aqueles que têm a fé. O seu brasão, o seu escudo e a sua lança simbolizam também essa fé. Essa caminhada comum representa paz, harmonia e fraternidade. São valores acima das diferenças religiosas, estamos aqui celebrando a vida”, disse.
Troféu Guerreiro de Paz
Em um ato inter-religioso e a solenidade oficial com a presença de líderes e autoridades políticas. Na ocasião, foi entregue do Troféu Guerreiros da Paz, sob a coordenação do vereador líder religioso Paulinho de Odé (PT). Foram agraciados com essa homenagem as lideranças Pai Nico de Ogum, Dona Neusa de Ogum e ao secretário municipal Segurança Pública e Cidadania, Alberto Kopittke. Também receberam certificados todos pais e mães de santo presentes no evento.
O ato foi seguido pela apresentação da cantora Caroline Caramão e o percussionista Mimo Ferreira, dupla que gravou um CD de contos, reza e milongas dedicados a Ogum e São Jorge. Sorteio de brindes e exposições de roupas e artefatos afro e afro-umbandistas também marcaram o evento. No final, foi realizado um rito de Umbanda em homenagem a Ogum e São Jorge.
Comunidade
XVI Conferência Municipal da Assistência Social reúne comunidade e entidades em Canoas

Na quinta-feira, 14, a Associação Pestalozzi de Canoas foi palco da XVI Conferência Municipal da Assistência Social, que teve como tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”. O evento reuniu usuários, trabalhadores, entidades e gestores da política de assistência social, promovendo debates e a troca de experiências.
O objetivo, conforme a gestão municipal, foi fortalecer as ações de assistência social no município, com espaço para discussão sobre políticas públicas municipais, estaduais e nacionais. Para Edina Aparecida Alegro, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, “estamos aqui num momento muito importante de fala para tratar de políticas ligadas à assistência social em todas as esferas”.
Participante do encontro, Paola Estalamartes, integrante da Associação das Senhoras das Campanhas dos Bebês, destacou a relevância do apoio recebido: “Somos gratos pelo apoio da Prefeitura e de instituições parceiras. Nosso foco é trabalhar o fortalecimento do vínculo familiar”.
Representando a gestão municipal, o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, reforçou o compromisso com a área: “Estamos participando deste grande evento com o comprometimento de manter e ampliar as políticas públicas de assistência social, voltadas especialmente para a população que mais precisa”.
Comunidade
Canoas retoma acordo para regulamentar comércio indígena no Centro

O comércio indígena no Centro de Canoas passará por mudanças nos próximos meses. Representantes de quatro aldeias, do Ministério Público Federal (MPF), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) definiram a retomada do acordo firmado em 2019, que estabelece 12 pontos fixos para a comercialização de produtos.
O pacto original foi firmado após o Município relatar ao MPF a expansão das bancas indígenas, a venda de produtos industrializados e problemas de circulação de pedestres e veículos, especialmente na Rua Quinze de Janeiro. Na época, ficou determinado que, fora dos pontos autorizados, valeria a legislação municipal que proíbe o comércio transitório na área central.
Em vistoria realizada em julho deste ano, a SMDEI identificou 29 bancas ativas no Centro, número superior ao acordado. O levantamento motivou pedidos de providências de entidades empresariais e levou à retomada das negociações.
Com o novo entendimento, será mantido o limite de 12 bancas, que receberão placas e crachás de identificação para facilitar a fiscalização. Três boxes da Praça da Bíblia serão disponibilizados para depósito de materiais.
Segundo a SMDEI, a medida busca equilibrar a preservação do direito de comercialização dos povos indígenas com a organização do espaço público e o cumprimento da legislação municipal.
Comunidade
Campanha do Agasalho 2025 de Canoas recebeu 28.340 peças e distribuiu 15.774

A Campanha do Agasalho deste ano em Canoas atingiu os quantitativos de 28.340 peças recebidas e 15.774 itens distribuídos. Nesta quarta-feira, 6, a ação ocorreu com parceria entre agentes da Defesa Civil do município e voluntários para estender solidariedade aos moradores do bairro Rio Branco.
Em uma busca cuidadosa, pilha após pilha, sem desdobrar nem desarrumar os itens separados sobre uma grande mesa, propiciou que a dona de casa Tânia de Jesus, 46 anos, encontrasse roupas para proteger seus quatro filhos, de 13, 11, 8 e dois anos de idade.
Conforme o secretário de Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas, Vanderlei Marcos, a ação é estratégica para fazer com que os bens doados pela comunidade cheguem efetivamente para quem precisa. “A parceria com lideranças e pessoas que são referências nas localidades é fundamental para ampliar o acesso daqueles que precisam dos agasalhos”, descreve o gestor.
Ao lado da parceira de voluntariado Celi Oliveira, Vera confirma que o elo se fortalece e a corrente de solidariedade estende sua proteção.
“Fazemos isso há dez anos. Abro minha casa para receber quem precisa da ajuda. Cada pessoa que sai daqui com uma roupinha para sua família faz valer o trabalho da gente”, define Vera.
- Política1 semana atrás
Ezequiel Vargas (PL) é o segundo vereador cassado em Canoas em sete meses de Legislatura
- Política1 semana atrás
Larissa Rodrigues toma posse como vereadora no Legislativo canoense
- Geral1 semana atrás
Jovens canoenses são selecionados para intercâmbio na Espanha
- Canoas1 semana atrás
Secretaria de Obras de Canoas projeta recuperação de mais 45 vias asfálticas em agosto
- Eventos1 semana atrás
Innova Canoas reúne empresas, universidades e público em noite dedicada à inteligência artificial e inovação
- Política1 semana atrás
NOVO e PL iniciam articulação para projeto conjunto no RS
- Geral1 semana atrás
XVI Conferência Municipal da Assistência Social acontece nos dias 14 e 15 de agosto, na Associação Pestalozzi
- Transporte1 semana atrás
Trensurb circula apenas no trecho entre estações Mathias Velho e Novo Hamburgo no sábado, 9