Conecte-se conosco

header-top







 

15/04/2026
 

Comunidade

Procissão em Homenagem à Ogum e São Jorge mobiliza centenas de devotos

Avatar

Publicado

em

Procissão Ogum e São Jorge. Foto: PMC

Procissão Ogum e São Jorge. Foto: PMC

 

A 9ª Procissão em Homenagem à Ogum e São Jorge, promovida pela Prefeitura de Canoas, levou centenas de devotos ao centro da cidade na noite desta sexta-feira, 22. A caminhada partiu da Praça do Avião, por volta das 20h30min, e terminou com um ato solene, religioso e cultural, no ginásio do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita com ato marcado pela entrega do Troféu Guerreiros da Paz às lideranças religiosas, entre outras atrações.

“Para nós, a morada de São Jorge está dentro de nosso coração. Nós já fomos perseguidos, por muito racismo e muita ignorância, e hoje, nossa religião está aí, mostrando que tem muito a ver com o Brasil. O dia de hoje é maravilhoso”, declarou Pai Nico de Ogun, uma das lideranças da religião na cidade.

 

Procissão Ogum e São Jorge. Foto: PMC

Procissão Ogum e São Jorge. Foto: PMC

 

Chuva não atrapalhou

As 20h30min, uma chuva fraca começou a cair, mas nada atrapalhou os fiéis que já estavam na Praça. A partir de uma ordem, coordenada pela organização do evento, 16 cavaleiros da Hotelaria Querência se posicionaram à frente de camionete da Guarda Municipal, em que seria carregada a estátua de São Jorge durante a procissão. Liderando a cavalaria, o tradicionalista Perjo Costa Leite, caracterizado como São Jorge. “É o São Jorge Guerreiro! Como eu sou cavaleiro, faço parte de cavalgadas do mar e integro piquete. Para mim, é muito importante essa participação. É uma proteção”, declarou ele que afirma ser a primeira vez que realiza uma atuação desse tipo.

O secretário especial da Coordenadoria Municipal de Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais, Rogério Ambieda, o Tigre, reitera que a procissão Ogum e São Jorge é um momento de celebração e valorização a um elemento importante na história do Brasil, que é o sincretismo (reunião de doutrinas ou cultos diferentes, com a manutenção das doutrinas originais). “Esse é um evento que já faz parte do calendário oficial do município. Se em Salvador, na Bahia, a lavagem da Igreja de Bom Fim é a principal celebração daquele Estado, que valoriza o sincretismo; aqui no Rio Grande do Sul, em Canoas, a Procissão de Ogum e São Jorge talvez seja uma das maiores, senão a maior, atividade tradicional do RS, que valoriza esse elemento importante na história do Brasil, além de fortalecer uma cultura de paz em nossa cidade”, avalia.

 

Procissão Ogum e São Jorge. Foto: PMC

Procissão Ogum e São Jorge. Foto: PMC

Padre elogia

Para o Padre Darley Kummer, que acompanhou todo o trajeto com os demais devotos, São Jorge é uma expressão de valores e de vida. “São Jorge foi um homem exemplar. É o grande símbolo de que atitudes que usam o mal contra o ser humano, jamais têm poder sobre aqueles que têm a fé. O seu brasão, o seu escudo e a sua lança simbolizam também essa fé. Essa caminhada comum representa paz, harmonia e fraternidade. São valores acima das diferenças religiosas, estamos aqui celebrando a vida”, disse.

 

Procissão Ogum e São Jorge. Foto: PMC

Procissão Ogum e São Jorge. Foto: PMC

Troféu Guerreiro de Paz

Em um ato inter-religioso e a solenidade oficial com a presença de líderes e autoridades políticas. Na ocasião, foi entregue do Troféu Guerreiros da Paz, sob a coordenação do vereador líder religioso Paulinho de Odé (PT). Foram agraciados com essa homenagem as lideranças Pai Nico de Ogum, Dona Neusa de Ogum e ao secretário municipal Segurança Pública e Cidadania, Alberto Kopittke. Também receberam certificados todos pais e mães de santo presentes no evento.

O ato foi seguido pela apresentação da cantora Caroline Caramão e o percussionista Mimo Ferreira, dupla que gravou um CD de contos, reza e milongas dedicados a Ogum e São Jorge. Sorteio de brindes e exposições de roupas e artefatos afro e afro-umbandistas também marcaram o evento. No final, foi realizado um rito de Umbanda em homenagem a Ogum e São Jorge.

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa leva serviços públicos ao bairro Rio Branco neste sábado

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas promove neste sábado, 7, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, com oferta de diversos serviços públicos para moradores do bairro Rio Branco.  

A atividade ocorre das 9h às 12h, na EMEF Nelson Paim Terra, localizada na Rua Primavera, 1676.  

Durante a ação, a população poderá acessar atendimentos em áreas como saúde, assistência social, emprego e habitação. Também estarão disponíveis serviços relacionados ao bem-estar animal, orientações do Procon e emissão de documentos de identidade. Além disso, a programação inclui a doação de mudas de plantas e atividades voltadas para crianças.  

A iniciativa busca aproximar os serviços da administração municipal da comunidade e facilitar o acesso da população a atendimentos públicos. De acordo com a prefeitura, o evento será cancelado em caso de chuva. 

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 21 de fevereiro, no bairro Mathias Velho

Redação

Publicado

em

Foto: Bruno Ourique/PMC

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 21, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Mathias Velho. A ação acontece das 9h às 12h, na EMEF Prof. Thiago Würth, localizada na Avenida Rio Grande do Sul, 4240.

Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para regularização fundiária e orientações de diversas áreas da administração municipal.

A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, banco de oportunidades. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.

O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.

O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques