Conecte-se conosco

header-top







 

22/09/2026
 

Defesa Civil

Corpo de menino de 4 anos é encontrado após carro ser arrastado por rio em Caxias do Sul

Avatar

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

O corpo de Juliano César da Silva, de 4 anos, foi localizado na manhã desta terça-feira, 22, durante as buscas após um veículo ser arrastado pela correnteza do Rio São Marcos, na localidade de Parada Cristal, em Caxias do Sul. A confirmação foi feita pelo comandante do Corpo de Bombeiros no município, tenente-coronel Márcio Muller Batista.

Juliano estava no carro junto com a irmã, Joziane da Silva Rodrigues, de 13 anos, e a mãe, Eliane Nunes da Silva, de 43 anos. O veículo foi levado pela força da água na manhã de segunda-feira, 21.

Na noite de segunda-feira, o corpo de Joziane havia sido localizado dentro do veículo. Já Eliane permanece desaparecida.

As equipes do Corpo de Bombeiros mantiveram as buscas durante a madrugada. Na manhã desta terça, familiares que acompanham a operação informaram ter visto o corpo de Juliano a poucos metros do local onde o veículo havia sido retirado do rio.

O segundo-sargento Erikson de Souza realizou a retirada do corpo, que estava preso a galhos às margens do Rio São Marcos. Na sequência, Juliano foi encaminhado aos órgãos responsáveis, entre eles a Polícia Civil e o Instituto-Geral de Perícias (IGP).

Buscas pela mãe continuam

As buscas por Eliane Nunes da Silva continuam nesta terça-feira. Segundo o capitão Vinicius Manfio, do Corpo de Bombeiros, as equipes concentram os trabalhos a partir do ponto onde o veículo foi arrastado pela correnteza.

Com a redução do nível do rio, os bombeiros ampliaram a área que pode ser visualizada e também devem realizar buscas em trechos do leito.

Drones equipados com câmera termográfica serão utilizados como apoio. As equipes percorrem as margens do rio e poderão avançar para dentro do leito conforme a necessidade. Em pontos de maior profundidade, mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul poderão ser acionados.

Dinâmica do acidente

De acordo com o capitão Vinicius Manfio, há indícios de que os ocupantes tenham tentado deixar o veículo. Os bombeiros constataram que os cintos de segurança foram retirados e que o carro teria tombado diversas vezes dentro do rio, atingindo pedras devido à força da correnteza.

Com os danos provocados nos vidros do veículo, existe a possibilidade de que as vítimas tenham sido projetadas para fora do carro.

O volume de água e a elevação do nível do Rio São Marcos dificultaram as buscas desde o início da ocorrência. Segundo o Corpo de Bombeiros, os trabalhos continuam sem um perímetro final definido, acompanhando as margens e os trechos do rio conforme as condições encontradas pelas equipes.

Defesa Civil

Temporais: Defesa Civil confirma 2 mortes e 3 seguem desaparecidos no RS

Avatar

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

Um extrato preliminar do Centro de Monitoramento e Defesa Civil (CMDEC), atualizado às 08h53 desta terça-feira, 22, aponta 151 ocorrências em 146 municípios do Rio Grande do Sul desde o início do monitoramento, em 18 de setembro. Deste total, 137 municípios registraram danos humanos ou materiais.

Entre as ocorrências registradas estão vendavais, chuvas intensas, granizo, alagamentos, enxurradas, deslizamentos e ocorrências envolvendo solo e lama.

Até o momento, o levantamento contabiliza 2 óbitos confirmados, 3 feridos e 3 desaparecidos. Também foram registradas 527.669 pessoas afetadas, além de 413 pessoas desabrigadas e 2.732 desalojadas.

Municípios com mortes e feridos

Conforme o extrato, Caxias do Sul registra 1 óbito confirmado e 1 ferido. Pelotas contabiliza 1 óbito confirmado. Já Aceguá registra 1 ferido e Santa Maria, 1 ferido.

Municípios com mais pessoas afetadas

Pelotas aparece na primeira posição, com 336.151 pessoas afetadas por vendaval. O município registrou ainda 2 estabelecimentos públicos atingidos.

Na sequência estão Santa Vitória do Palmar, com 30.000 pessoas afetadas; Viamão, com 15.154; Capão da Canoa, com 11.202; e Júlio de Castilhos, com 11.100.

Também aparecem entre os municípios com maior número de pessoas afetadas Cidreira, com 10.272; Candiota, com 10.000; Sapucaia do Sul, com 9.464; Santo Antônio da Patrulha, com 7.552; e Pedro Osório, com 7.450.

Em Viamão, o vendaval deixou 19 pessoas desalojadas, além de 47 casas destelhadas, 18 quedas de árvores e 9 postes ou trechos de fiação danificados.

Em Capão da Canoa, foram registradas 2 pessoas desalojadas, 10 casas destelhadas, 1 obra de infraestrutura pública danificada, 20 quedas de árvores, 50 postes ou trechos de fiação danificados e 2 vias locais obstruídas.

Sapucaia do Sul contabiliza 8 pessoas desabrigadas e 456 desalojadas, além de 114 casas destelhadas, 8 casas alagadas, 8 estabelecimentos de saúde danificados, 1 outro estabelecimento atingido, 2 obras de infraestrutura pública danificadas, 1 queda de árvore e 1 poste ou trecho de fiação danificado.

Nova Santa Rita lidera registros de danos materiais

Considerando a soma dos quantitativos de danos materiais registrados por município, sem ponderação por gravidade ou valor financeiro, Nova Santa Rita aparece com o maior número, totalizando 433 registros.

O município teve 3 casas danificadas, 400 casas destelhadas, 4 escolas danificadas, 1 outro estabelecimento atingido, 10 quedas de árvores, 10 postes ou trechos de fiação danificados e 5 vias locais obstruídas.

Rio Grande aparece em seguida, com 250, referentes a casas destelhadas.

Eldorado do Sul soma 194, incluindo 3 casas destruídas, 130 casas destelhadas, 5 obras de infraestrutura pública danificadas, 35 quedas de árvores e 21 postes ou trechos de fiação danificados.

Na sequência estão Novo Hamburgo, com 165; Sapucaia do Sul, com 135; Candiota, com 125; Canguçu, com 102; São José do Norte, com 102; Vila Nova do Sul, com 100; e Três Coroas, com 96.

Balanço geral

O levantamento contabiliza ainda:

• 2 óbitos confirmados
• 3 feridos
• 527.669 pessoas afetadas
• 413 pessoas desabrigadas
• 2.732 pessoas desalojadas
• 3 desaparecidos
• 21 casas destruídas
• 389 casas danificadas
• 1.978 casas destelhadas
• 110 casas alagadas
• 38 estabelecimentos de ensino danificados
• 17 estabelecimentos de saúde danificados
• 14 outros públicos atingidos
• 23 outros estabelecimentos danificados

Os dados foram gerados exclusivamente pelo Sistema SisGer-CM às 08h53 de 22 de setembro de 2026. Segundo o documento, as informações são preliminares e ainda estão em fase de validação e atualização junto às CREPDEC, COMPDEC e ao S2ID.

Responsável pela geração do extrato: 1º Ten Sabrina.

Continuar a ler

Defesa Civil

Defesa Civil do RS emite alerta para chegada de temporais, granizo e ventos acima de 100 km/h

Avatar

Publicado

em

Foto: Defesa Civil

A Defesa Civil Estadual atualizou, neste domingo, 20, o alerta meteorológico para o Rio Grande do Sul e prevê condições para tempo severo entre este domingo e a segunda-feira, 21. Há possibilidade de tempestades, granizo de grande porte, rajadas de vento superiores a 100 km/h e chuva intensa em diferentes regiões do Estado.

Entre a tarde e a noite deste domingo, são esperados temporais isolados com possibilidade de granizo na Serra e no Nordeste. Durante a noite, o risco aumenta em áreas do Oeste, Campanha, Missões, Centro, Sul e Costa Doce, onde podem ocorrer tempestades com granizo de grande porte e rajadas intensas de vento.

Na madrugada de segunda-feira, 21, o risco de tempo severo aumenta e pode atingir grande parte do Estado. A previsão indica tempestades com granizo e ventos que podem superar os 100 km/h, principalmente na Campanha, Sul, Costa Doce, Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Médio e Litoral Norte.

Também há previsão de chuva intensa e volumosa no Centro, Norte, Vales e Serra. Ao longo da manhã e da tarde de segunda-feira, o risco de tempestades e chuva forte permanece na metade norte do Estado.

A Defesa Civil também aponta possibilidade de ocorrência de tornado durante o período de instabilidade.

Os volumes de chuva podem superar 120 milímetros em 12 horas, principalmente entre a madrugada e a manhã de segunda-feira, nas áreas do Centro, Norte, Vales e Serra. Considerando o período entre domingo e segunda-feira, os acumulados podem ultrapassar pontualmente os 150 milímetros em áreas do Centro e da metade norte do Rio Grande do Sul.

Continuar a ler

Defesa Civil

Defesa Civil de Canoas capacita moradores do bairro Harmonia para atuação em situações de emergência

Avatar

Publicado

em

Foto: Vinicius Thormann

Moradores do bairro Harmonia que integram o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPIDEC) participaram, no último sábado, 12, de uma atividade de preparação e capacitação promovida pela Secretaria de Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas.

A atividade abordou medidas de prevenção, identificação de situações de risco e procedimentos que podem ser adotados em casos de emergência ou de eventos climáticos extremos.

Os NUPIDECs reúnem moradores capacitados para auxiliar na orientação da comunidade e atuar em conjunto com as equipes da Defesa Civil em situações de risco.

Segundo o secretário de Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, a participação dos moradores é importante para ampliar a capacidade de prevenção nos bairros.

“O NUPIDEC prepara quem está dentro da própria comunidade e conhece de perto a realidade do bairro. Quanto mais moradores souberem como agir em uma situação de risco, orientar seus vizinhos e buscar o apoio da Defesa Civil, mais preparada e protegida estará a comunidade”, destacou.

A Defesa Civil mantém ações de prevenção e preparação voltadas à atuação em situações de emergência e eventos climáticos extremos.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto