Conecte-se conosco

header-top


 






 

14/12/2024
 

Comunidade

Idosa luta por moradia e renda no Mathias

Eni da Silva Dias virou recicladora há oito anos para criar filho, neta e bisneta

Avatar

Publicado

em

Eni da Silva Dias é recicladora no Mathias. Foto: Marcelo Grisa.

Eni da Silva Dias é recicladora no Mathias. Foto: Marcelo Grisa.

 

Por Marcelo Grisa

A catadora Eni da Silva Dias tem 76 anos e mora há 40 anos na divisa entre as ruas São Paulo e Curitiba, no bairro Mathias Velho. Sua luta diária em busca de materiais recicláveis acompanha outras, mas sua energia e a ajuda que recebe dos amigos e vizinhos lhe dão forças para continuar.

“Se fosse só do meu trabalho eu não vivia”, relata a idosa. Além da ameaça de despejo do terreno que ocupa, hoje propriedade da Prefeitura Municipal, ela enfrenta a diminuição dos benefícios de seu filho e de sua bisneta, além de abrigar a irmã e um sobrinho desalojados.

A recicladora revela que, no momento, seu maior desejo é reconstruir a cerca de sua casa, dando um espaço para que Alexandre possa aproveitar a parte externa da casa. A grade anterior foi derrubada pelas máquinas da prefeitura na derrubada das outras casas que ficavam no local.

Casa da Eni serve de abrigo para quatro pessoas. Foto: Marcelo Grisa.

Casa da Eni serve de abrigo para quatro pessoas. Foto: Marcelo Grisa.

A grande maioria dos moradores foi encaminhada para apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida. Entretanto, ela não quis sair do local pela falta de condições para acomodação do filho, Alexandre Luis Dias Moreno, de 40 anos. “Preciso de um espaço pra guardar os sacos que eu separo o lixo; preciso de três quartos, porque a doença exige que ele fique sozinho; e preciso de uma garantia que vai estar tudo pronto na hora de transferir ele de uma casa para outra” esmiúça.

Eni recebia valores para Alexandre até 2010 do governo, quando a idosa pediu revisão do benefício. O órgão cometeu um erro, e agora os remédios são comprados com apenas um terço de um salário mínimo. O valor do Bolsa Família de sua bisneta, por sua vez, foi diminuído de 112 para somente 35 reais com o ingresso dela na 1ª série do Ensino Fundamental.

Eni segue reciclando para conseguir sustentar o filho, mesmo que enfrentando um iminente despejo. Foto: Marcelo Grisa.

Eni segue reciclando para conseguir sustentar o filho, mesmo que enfrentando um iminente despejo. Foto: Marcelo Grisa.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Aberto prazo para cadastro de instituições que atendem idosos de Canoas

Redação

Publicado

em

Aberto prazo para cadastro de instituições que atendem idosos de Canoas

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Canoas (Comdi) abriu prazo para que entidades que desenvolvam atividades com maiores de 60 anos atualizem seu cadastro junto ao órgão. A medida vale para grupos de terceira idade, instituições de longa permanência e associações.

O objetivo é certificar as organizações que trabalhem em prol do envelhecimento, bem como, instruir a captação de recursos via Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

Documentação

As instituições já cadastradas, assim como as novas, devem enviar toda a documentação exigida no edital, publicado na edição do dia 10 de dezembro de 2024 do Diário Oficial do Município de Canoas. O cadastro deve ser feito pelo e-mail camila.ferreira@canoas.rs.gov.br, com o assunto Atualização Cadastral ou Inscrição no Comdi.

As entidades que têm inscrição no Comdi devem enviar por e-mail a documentação e como resposta receberão a informação de que seu credenciamento está válido até março de 2025.

As entidades que já enviaram suas documentações até 1º de dezembro terão sua avaliação realizada até o fim do ano. Uma comissão formada por três conselheiros fará a pré-avaliação da certificação, bem como a designação de conselheiros para realização da visita.

Cabe destacar que é exigência dos órgãos de controle a inscrição no Comdi, bem como, pré-requisito para as organizações sociais, sem finalidade lucrativa, apresentarem propostas de financiamento de projetos com o Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

Continuar a ler

Comunidade

Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada

Redação

Publicado

em

Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada

Na segunda-feira, 2, foi divulgada pela Prefeitura de Canoas a relação dos selecionados remanescentes e que ainda não retiraram a geladeira do Programa Canoas Volta pra Casa. A listagem foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

Segundo o Escritório de Projetos, o eletrodoméstico pode ser retirado, em uma última oportunidade, nesta terça, 3, e na quarta-feira, 4, no horário das 9h às 16h, no depósito junto ao Senai (Rua Napoleão Laureano, 11, Centro).

Confira a listagem:

Canoas Volta Pra Casa – Listagem 02122024

Continuar a ler

Comunidade

Eleitores canoenses podem votar na Consulta Popular – Reconstrução RS até sexta-feira, 6

Redação

Publicado

em

Eleitores canoenses podem votar na Consulta Popular – Reconstrução RS até sexta-feira, 6

Os eleitores de Canoas já podem votar nas prioridades regionais para a Consulta Popular – Reconstrução RS, que começou nesta segunda-feira, 2, e segue até as 23h59 de sexta-feira, 6. Essa é a última etapa do processo participativo, pelo qual são definidas prioridades regionais que serão incorporadas ao orçamento do Estado.

Além da internet e na Coordenadoria da Pessoa Idosa (Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças), os cidadãos poderão usar o WhatsApp, através do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais.

Como participar

Para participar da votação pelo site, é preciso acessar o portal da Consulta Popular, informar o título de eleitor e, então, escolher a ação que deseja ver implementada.

Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seguida, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém as ações.

Consinos

O Corede do Vale do Sinos (Consinos) terá R$ 2.042.857,14 para serem aplicados em projetos de desenvolvimento regional eleitos pela comunidade.

O Consinos é formado por 14 municípios do Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm