Comunidade
ACESSIBILIDADE do calçadão Lojistas notificados por falta de acessibilidade
Coordenadoria calcula mais de 78 mil deficientes no município; seis mil deficientes visuais
Texto e fotos: Bruno Lara
Na manhã de quarta-feira, 30, os membros da Comissão de Acessibilidade do Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência estiveram notificando as lojas no Calçadão de Canoas. A ação fez parte de uma tentativa de conscientizar os empresários da necessidade do acesso nos recintos. Embora não seja uma multa, os comerciantes terão o prazo de 30 dias para se adequarem.
Quem explica é o gestor da unidade de acessibilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMSUH), Paulo Godinho. Segundo ele, os estabelecimentos estão sendo notificados e terão 30 dias para se adequar a nova necessidade. “Caso não se adéquem poderão ter problemas maiores”, explica, informando que há a possibilidade de multas e até a perda do alvará.
Dificuldades
Muitas das lojas possuem degrau em comparação com o nível do recém reformado Calçadão. Para o cadeirante Valoir Mendes, 35 anos, a reforma poderia ser melhor discutida. “Eu acho que deveria ter sido feito uma fala, uma conversa, uma tratativa com os lojistas para que, já na inauguração, no começo da obra do calçadão, já se fosse feito junto com os lojistas a acessibilidade”, argumenta. Segundo ele, a maioria continua irregular. “A gente tem visto que algumas (lojas) se adequaram, mas a maioria não.”
Não raro é observar deficientes sendo atendidos na rua por falta de estrutura. “A gente tem visto ainda pessoas tomando café na rua ou sendo atendida em uma loja na rua e essa não é a nossa luta. A nossa luta é que, de fato, todas as pessoas possam ter as mesmas oportunidades”. Valdoir acredita que os espaços são para todos. “A nossa expectativa é que os lojistas, os comerciantes entendam a necessidade da acessibilidade e garantam que todas as pessoas, com deficiência ou não, acessem as lojas com autonomia e segurança”, afirma.
No comércio desde criança, quando vinha acompanhar a família no trabalho, Diego de Quadros, 30 anos, responde hoje pela loja da família. Ele acredita que a ação demorou para ser feita. “É uma coisa bem bacana que abraça uma causa que já deveria ter sido abraçada a tempo. Até é tarde isso já”, incentiva.
78 mil deficientes
Esse é o cálculo de Eri Domingos da Silva, 47 anos, diretor da coordenadoria da pessoa com deficiência da cidade. O número aproximado abrange deficientes “visuais, físico, intelectual, auditivo, surdos, as pessoas que têm deficiência múltipla, os autistas – porque com a nova legislação quem tem espectro de transtorno autista também é considerado como pessoa como deficiência”, explica, informando que não há o dado por deficiência específica.
Segundo ele, aproximadamente seis mil pessoas são deficientes visuais em Canoas. “A Organização Mundial de Saúde (OMS) coloca que 1,5% da população tem algum tipo de deficiência. Então a gente acredita que tenha por volta de seis mil pessoas com deficiência visual no município de Canoas, mas é um dado aproximado”, coloca Eri.

Eri Domingos da Silva, diretor da coordenadoria da pessoa com deficiência na cidade. Foto: Bruno Lara/OT
Na linha
A situação, que já é difícil, complica ainda mais quando os cidadãos não colaboram. No largo da praça da Bandeira, próximo a rua Coronel Vicente, a equipe de OT flagrou um comerciante que colocou a placa em cima do piso tátil, trecho que deveria ser livre para o trânsito de deficientes visuais.
Pior ainda quando o próprio governo dificulta. Na avenida Victor Barreto, dois contêineres de lixo, um reciclável e um orgânico, estão a centímetros da linha, o que pode causar um acidente para aqueles que não enxergam.
O que diz a Prefeitura
A Administração informou que “dialogou com todos os lojistas sobre a necessidade de rampas de acesso nos estabelecimentos comerciais, que permitem a acessibilidade das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida”.
Em relação às faixas e anúncios, anunciou que a fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) tem orientado os lojistas a não fixarem anúncios no piso. Sobre os contêineres na Avenida Victor Barreto, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos fará a vistoria para adequação do local dos equipamentos.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.
O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.
O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.
Comunidade
Prefeitura de Canoas inicia reforma do CRAS Rio Branco após danos da enchente de 2024

A Prefeitura de Canoas assinou, na terça-feira, 13, a ordem de início de serviço para a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rio Branco, localizado no Complexo Cultural e Esportivo Mahatma Gandhi, conhecido como Praça CEU. O espaço estava inoperante desde a enchente registrada em maio de 2024.
Após a conclusão da obra, o CRAS voltará a ofertar serviços como Cadastro Único, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, Aluguel Social e encaminhamentos à rede socioassistencial. Atualmente, os atendimentos seguem sendo realizados de forma provisória na unidade localizada na Rua Santa Clara, nº 382, no bairro Rio Branco.
A obra integra o processo de recuperação de espaços públicos atingidos pelo evento climático e prevê serviços de manutenção nos vestiários e sanitários externos, melhorias na entrada de energia e adequações na infraestrutura elétrica externa. O investimento é de aproximadamente R$ 221 mil, com recursos da Defesa Civil, por meio do Auxílio Reconstrução.
Durante o ato de assinatura, o prefeito de Canoas, Airton Souza, afirmou que a retomada do espaço representa a devolução de serviços essenciais à população.
“A nossa missão é entregar serviços para a sociedade e para as pessoas que mais precisam. Esse espaço estava abandonado e agora retorna para a comunidade poder usufruir novamente”, disse.
O secretário municipal de Assistência Social, Marcio Freitas, destacou os impactos da enchente no local e a expectativa da comunidade pela recuperação.
“Esse espaço foi muito atingido pelos eventos climáticos e hoje estamos aqui para comunicar à sociedade que ele vai ser recuperado. É um anseio da comunidade desde 2024”, afirmou.
A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, explicou que a reforma do CRAS faz parte de um conjunto mais amplo de intervenções no complexo.
“Estamos iniciando a reforma do CRAS Rio Branco, que foi fortemente atingido pela enchente, e seguimos com outros processos em andamento para devolver toda a praça à comunidade. A ideia é garantir um espaço mais acolhedor, com mais qualidade nos serviços e voltado especialmente às famílias e às crianças”, declarou.
Moradora do bairro, Ivone Giehl Meurer comemorou o início da obra.
“Esse espaço já estava abandonado antes da enchente. Agora, ver que vai ser recuperado é muito gratificante. As crianças gostam de vir aqui, brincar, usar a quadra, o campo, a pista de skate. Isso tudo é muito importante para a comunidade, principalmente para quem mora perto”, disse.
Comunidade
Acúmulo de lixo gera transtornos a moradores do bairro Estância Velha, em Canoas

Moradores do bairro Estância Velha, em Canoas, enfrentaram transtornos provocados pelo acúmulo de lixo em lixeiras da região. O problema foi registrado no domingo, 28, e teria se intensificado ao longo da última semana, com relatos de aumento de resíduos em vias públicas e em frente a condomínios residenciais.
A situação estaria relacionada à ausência da coleta regular de lixo nos últimos dias, o que resultou no acúmulo de resíduos, mau cheiro e proliferação de insetos, causando desconforto à população local.
Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana informou que organizou um mutirão de coleta ainda nesta segunda-feira, 29, com reforço no número de equipes atuando no bairro Estância Velha. A previsão é de que o serviço seja normalizado até esta terça-feira, 30.
A Administração Municipal destacou que, neste período do ano, a geração de resíduos no município aumenta cerca de 25%. Além disso, houve registro de maior número de faltas entre os profissionais da coleta em datas próximas ao Natal, o que impactou a regularidade do serviço.
A Prefeitura informou ainda que segue investindo na modernização do sistema de coleta de resíduos sólidos. Atualmente, 450 contêineres com sistema de coleta automatizada foram implantados na área central da cidade. Nesse modelo, os contêineres são esvaziados diretamente nos caminhões, tornando o processo mais ágil e econômico em comparação à coleta manual.
Segundo a Administração, a ampliação da coleta automatizada para outros bairros de Canoas deverá ocorrer de forma gradual.

Fazenda1 semana atrásÚltimos dias: prazo final para parcelar com desconto IPVA 2026 se encerra na próxima sexta-feira, 30

Religião5 dias atrásCelebrações religiosas marcam o dia 2 de fevereiro em Porto Alegre e Canoas; confira programação

Segurança1 semana atrásHomem é preso após invadir residência no bairro Mathias Velho, em Canoas

Serviços5 dias atrásConfira quais serviços funcionarão no feriado de Nossa Senhora dos Navegantes em Canoas

Educação1 semana atrásCanoas inicia PPP para obras e manutenção em escolas de educação infantil

Cultura1 semana atrásNova Santa Rita assina contrato para aquisição de van cultural MovCEU

Meio Ambiente5 dias atrásGuarda Municipal flagra descarte irregular de lixo em área de preservação no bairro Mato Grande, em Canoas

Educação19 horas atrásVolta às aulas da Rede Municipal em Canoas tem nova data definida
























































