Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

07/09/2024
 

Comunidade

ACESSIBILIDADE do calçadão Lojistas notificados por falta de acessibilidade

Coordenadoria calcula mais de 78 mil deficientes no município; seis mil deficientes visuais

Avatar

Publicado

em

Cadeirantes visitam e notificam os lojistas do Calçadão. Foto: Bruno Lara/OT

Cadeirantes visitam e notificam os lojistas do Calçadão. Foto: Bruno Lara/OT

Texto e fotos: Bruno Lara

Na manhã de quarta-feira, 30, os membros da Comissão de Acessibilidade do Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência estiveram notificando as lojas no Calçadão de Canoas. A ação fez parte de uma tentativa de conscientizar os empresários da necessidade do acesso nos recintos. Embora não seja uma multa, os comerciantes terão o prazo de 30 dias para se adequarem.
Quem explica é o gestor da unidade de acessibilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMSUH), Paulo Godinho. Segundo ele, os estabelecimentos estão sendo notificados e terão 30 dias para se adequar a nova necessidade. “Caso não se adéquem poderão ter problemas maiores”, explica, informando que há a possibilidade de multas e até a perda do alvará.

Dificuldades

Degrau impossibilita a entrada de cadeirantes em algumas lojas. Foto: Bruno Lara/OT

Degrau impossibilita a entrada de cadeirantes em algumas lojas. Foto: Bruno Lara/OT

Muitas das lojas possuem degrau em comparação com o nível do recém reformado Calçadão. Para o cadeirante Valoir Mendes, 35 anos, a reforma poderia ser melhor discutida. “Eu acho que deveria ter sido feito uma fala, uma conversa, uma tratativa com os lojistas para que, já na inauguração, no começo da obra do calçadão, já se fosse feito junto com os lojistas a acessibilidade”, argumenta. Segundo ele, a maioria continua irregular. “A gente tem visto que algumas (lojas) se adequaram, mas a maioria não.”
Não raro é observar deficientes sendo atendidos na rua por falta de estrutura. “A gente tem visto ainda pessoas tomando café na rua ou sendo atendida em uma loja na rua e essa não é a nossa luta. A nossa luta é que, de fato, todas as pessoas possam ter as mesmas oportunidades”. Valdoir acredita que os espaços são para todos. “A nossa expectativa é que os lojistas, os comerciantes entendam a necessidade da acessibilidade e garantam que todas as pessoas, com deficiência ou não, acessem as lojas com autonomia e segurança”, afirma.
No comércio desde criança, quando vinha acompanhar a família no trabalho, Diego de Quadros, 30 anos, responde hoje pela loja da família. Ele acredita que a ação demorou para ser feita. “É uma coisa bem bacana que abraça uma causa que já deveria ter sido abraçada a tempo. Até é tarde isso já”, incentiva.

78 mil deficientes
Esse é o cálculo de Eri Domingos da Silva, 47 anos, diretor da coordenadoria da pessoa com deficiência da cidade. O número aproximado abrange deficientes “visuais, físico, intelectual, auditivo, surdos, as pessoas que têm deficiência múltipla, os autistas – porque com a nova legislação quem tem espectro de transtorno autista também é considerado como pessoa como deficiência”, explica, informando que não há o dado por deficiência específica.
Segundo ele, aproximadamente seis mil pessoas são deficientes visuais em Canoas. “A Organização Mundial de Saúde (OMS) coloca que 1,5% da população tem algum tipo de deficiência. Então a gente acredita que tenha por volta de seis mil pessoas com deficiência visual no município de Canoas, mas é um dado aproximado”, coloca Eri.

Eri Domingos da Silva, diretor da coordenadoria da pessoa com deficiência na cidade. Foto: Bruno Lara/OT

Eri Domingos da Silva, diretor da coordenadoria da pessoa com deficiência na cidade. Foto: Bruno Lara/OT

Na linha
A situação, que já é difícil, complica ainda mais quando os cidadãos não colaboram. No largo da praça da Bandeira, próximo a rua Coronel Vicente, a equipe de OT flagrou um comerciante que colocou a placa em cima do piso tátil, trecho que deveria ser livre para o trânsito de deficientes visuais.
Pior ainda quando o próprio governo dificulta. Na avenida Victor Barreto, dois contêineres de lixo, um reciclável e um orgânico, estão a centímetros da linha, o que pode causar um acidente para aqueles que não enxergam.

Placas no piso tátil. Foto: Bruno Lara/OT

Placas no piso tátil. Foto: Bruno Lara/OT

O que diz a Prefeitura
A Administração informou que “dialogou com todos os lojistas sobre a necessidade de rampas de acesso nos estabelecimentos comerciais, que permitem a acessibilidade das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida”.
Em relação às faixas e anúncios, anunciou que a fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) tem orientado os lojistas a não fixarem anúncios no piso. Sobre os contêineres na Avenida Victor Barreto, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos fará a vistoria para adequação do local dos equipamentos.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

Publicado

em

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

Continuar a ler

Comunidade

Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

Publicado

em

Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

Continuar a ler

Comunidade

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

Redação

Publicado

em

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

A Prefeitura de Canoas está promovendo o cadastramento de currículos no Banco de Oportunidades em todos os centros de distribuição de doações ao longo desta semana, entre 9h e 14h. Nesta quarta-feira, 3, a EMEF Rio Grande do Sul, localizada no bairro Mato Grande, sediou a ação.

De acordo com a gestão municipal, mais de 1.300 empresas já se cadastraram na plataforma, que atualmente oferece 327 vagas de trabalho disponíveis neste site.

Os interessados podem realizar o cadastro pessoalmente nos seguintes locais e datas:

Quinta-feira, 4: EMEF Paulo VI – Avenida Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima

Sexta-feira, 5: EMEF Nelson Paim Terra – Rua Primavera, 1676, Rio Branco

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm