Comunidade
Trânsito continua caótico em frente às escolas particulares
Por Bruno Lara e
Émerson Vasconcelos
Na última semana, o jornal O Timoneiro abordou, em uma de suas reportagens, o caos no trânsito que se forma na avenida Victor Barreto nos momentos de entrada e saída dos alunos do Colégio La Salle Canoas. Se a reclamação dos pais, neste caso específico, é de que a Prefeitura os multa e não toma nenhuma providência para que o trânsito funcione de forma satisfatória, o problema muda em frente a outras instituições de ensino particulares. Em frente aos colégios Espírito Santo, na rua Tamoio, e Cristo Redentor, na avenida Inconfidência, os agentes de trânsito não aparecem nem mesmo para multar.
Fila dupla
Tanto em frente ao Espírito Santo quanto ao Cristo Redentor a fila dupla e a obstrução do trânsito são uma realidade diária. Os pais entrevistados em ambos os locais apontaram que parar em fila dupla é a única opção, já que, segundo eles a fiscalização de trânsito não se faz presente para organizar o fluxo de veículos.
Por outro lado, eles acreditam que se a Prefeitura atuasse naqueles locais, aconteceria o mesmo que ocorre em frente ao La Salle, com muitas multas sendo aplicadas e nenhuma medida visando facilitar a vida de quem precisa levar ou buscar o filho e só para em fila dupla porque não se sente seguro para estacionar nas ruas do entorno.
Roubos de veículos
Segundo pais de alunos das duas escolas, as áreas próximas às instituições de ensino têm sido alvo da atuação de ladrões de veículos. Com isso, a melhor alternativa acaba sendo enfrentar o engarrafamento e estacionar ao lado de outro.
O administrador Rafael Gomes, 29 anos, pai de aluno do Colégio do bairro Nossa Senhora das Graças, Espírito Santo, lembra que a presença dos guarda de trânsito só ocorre no começo e no final do ano letivo, mais especificamente nos meses de dezembro e março. Ele também relatou o temor em relação aos roubos de veículos na região. “Eles vêm aqui nestas épocas e não ajudam a coordenar o trânsito, só multam. Uma vez fui pedir uma informação para um dos agentes e ele me atendeu de má vontade, disse só ‘se botar ali é multa”. Acaba que a fila dupla acontece porque a rua aqui é estreita e a gente tem medo de estacionar nas ruas em volta, já que tem muito roubo a veículos por aqui”, relatou.
Em frente ao Colégio Cristo Redentor, no bairro Marechal Rondom, nossa equipe de reportagem conversou com pais e funcionários que preferiram não se identificar. Os entrevistados relataram que a incidência de roubos de veículos naquela redondeza também é alta e, por isso, os responsáveis pelos alunos acabam optando por parar em frente ao portão principal.
Como amenizar?
O militar José Luiz da Silva, 36 anos, pai de aluno do Colégio Espírito Santo, também pontuou a questão do roubo de veículos, mas sugere que medidas sejam tomadas pela escola para amenizar os problemas da fila dupla. “De manhã seria muito útil ter uma equipe da escola para receber os alunos. Assim os pais não precisariam estacionar, já que viria uma pessoa até o carro logo que ele parasse e levaria a criança para dentro da escola. Agora, a única alternativa é estacionar, descer do carro, levar a criança até a escola e, com isso, acaba acontecendo a fila dupla, é inevitável. Por outro lado, se mandarem guardas de trânsito aqui, eles só vão multar e os pais terão que pagar estacionamento privado, já que estacionando nas quadras em volta do colégio podemos ter os carros roubados na rua” , afirmou.
Patrícia Miranda, 19 anos, que trabalha no setor de robótica de uma empresa que funciona dentro do Colégio Cristo Redentor, testemunha diariamente a confusão gerada em frente à escola. Ela sugere que uma mudança importante seja realizada naquela região: “Acredito que uma sinaleira ali na esquina da avenida Inconfidência com a rua São Pedro poderia ajudar a organizar melhor o fluxo e não daria tanto congestionamento”.
O que diz a Prefeitura
A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) informou que tem realizado ações, “uma ou duas vezes por semana, diretamente nestas escolas, no sentido de conscientizar os pais de alunos quanto ao trânsito e estacionamento em frente às escolas”. Referente à questão de segurança, disse que o tema “vem sendo tratado no âmbito do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI-M), da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, que já determinou a inclusão destes locais às ações de fiscalização, que vem ocorrendo”.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.
O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.
O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.
Comunidade
Prefeitura de Canoas inicia reforma do CRAS Rio Branco após danos da enchente de 2024

A Prefeitura de Canoas assinou, na terça-feira, 13, a ordem de início de serviço para a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rio Branco, localizado no Complexo Cultural e Esportivo Mahatma Gandhi, conhecido como Praça CEU. O espaço estava inoperante desde a enchente registrada em maio de 2024.
Após a conclusão da obra, o CRAS voltará a ofertar serviços como Cadastro Único, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, Aluguel Social e encaminhamentos à rede socioassistencial. Atualmente, os atendimentos seguem sendo realizados de forma provisória na unidade localizada na Rua Santa Clara, nº 382, no bairro Rio Branco.
A obra integra o processo de recuperação de espaços públicos atingidos pelo evento climático e prevê serviços de manutenção nos vestiários e sanitários externos, melhorias na entrada de energia e adequações na infraestrutura elétrica externa. O investimento é de aproximadamente R$ 221 mil, com recursos da Defesa Civil, por meio do Auxílio Reconstrução.
Durante o ato de assinatura, o prefeito de Canoas, Airton Souza, afirmou que a retomada do espaço representa a devolução de serviços essenciais à população.
“A nossa missão é entregar serviços para a sociedade e para as pessoas que mais precisam. Esse espaço estava abandonado e agora retorna para a comunidade poder usufruir novamente”, disse.
O secretário municipal de Assistência Social, Marcio Freitas, destacou os impactos da enchente no local e a expectativa da comunidade pela recuperação.
“Esse espaço foi muito atingido pelos eventos climáticos e hoje estamos aqui para comunicar à sociedade que ele vai ser recuperado. É um anseio da comunidade desde 2024”, afirmou.
A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, explicou que a reforma do CRAS faz parte de um conjunto mais amplo de intervenções no complexo.
“Estamos iniciando a reforma do CRAS Rio Branco, que foi fortemente atingido pela enchente, e seguimos com outros processos em andamento para devolver toda a praça à comunidade. A ideia é garantir um espaço mais acolhedor, com mais qualidade nos serviços e voltado especialmente às famílias e às crianças”, declarou.
Moradora do bairro, Ivone Giehl Meurer comemorou o início da obra.
“Esse espaço já estava abandonado antes da enchente. Agora, ver que vai ser recuperado é muito gratificante. As crianças gostam de vir aqui, brincar, usar a quadra, o campo, a pista de skate. Isso tudo é muito importante para a comunidade, principalmente para quem mora perto”, disse.
Comunidade
Acúmulo de lixo gera transtornos a moradores do bairro Estância Velha, em Canoas

Moradores do bairro Estância Velha, em Canoas, enfrentaram transtornos provocados pelo acúmulo de lixo em lixeiras da região. O problema foi registrado no domingo, 28, e teria se intensificado ao longo da última semana, com relatos de aumento de resíduos em vias públicas e em frente a condomínios residenciais.
A situação estaria relacionada à ausência da coleta regular de lixo nos últimos dias, o que resultou no acúmulo de resíduos, mau cheiro e proliferação de insetos, causando desconforto à população local.
Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana informou que organizou um mutirão de coleta ainda nesta segunda-feira, 29, com reforço no número de equipes atuando no bairro Estância Velha. A previsão é de que o serviço seja normalizado até esta terça-feira, 30.
A Administração Municipal destacou que, neste período do ano, a geração de resíduos no município aumenta cerca de 25%. Além disso, houve registro de maior número de faltas entre os profissionais da coleta em datas próximas ao Natal, o que impactou a regularidade do serviço.
A Prefeitura informou ainda que segue investindo na modernização do sistema de coleta de resíduos sólidos. Atualmente, 450 contêineres com sistema de coleta automatizada foram implantados na área central da cidade. Nesse modelo, os contêineres são esvaziados diretamente nos caminhões, tornando o processo mais ágil e econômico em comparação à coleta manual.
Segundo a Administração, a ampliação da coleta automatizada para outros bairros de Canoas deverá ocorrer de forma gradual.

Religião1 semana atrásCelebrações religiosas marcam o dia 2 de fevereiro em Porto Alegre e Canoas; confira programação

Educação4 dias atrásVolta às aulas da Rede Municipal em Canoas tem nova data definida

Serviços1 semana atrásConfira quais serviços funcionarão no feriado de Nossa Senhora dos Navegantes em Canoas

Meio Ambiente1 semana atrásGuarda Municipal flagra descarte irregular de lixo em área de preservação no bairro Mato Grande, em Canoas

Policial1 semana atrásMulher é assassinada a tiros pelo companheiro em Novo Barreiro; RS registra o 11º feminicídio de 2026

Saúde21 horas atrásHU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Saúde3 dias atrásMinistério da Saúde passa a adotar o CPF como identificador único do Cartão SUS

Saúde4 dias atrásVacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de dez a 14 anos é estendida a todos os municípios do RS























































