Feira do Livro 2024
Domingo teve bate-papo com os escritores Paulo Scott e Morgana na Feira do Livro de Canoas
Dois escritores gaúchos, radicados em São Paulo, participaram neste domingo, 24, de encontro com leitores no Auditório Sady Schwitz, na 39ª Feira do Livro de Canoas. Paulo Scott e Morgana Kretzmann falaram com o público sobre literatura e a sua produção literária.
A atividade foi um bate-papo descontraído, em que fizeram perguntas entre si e também responderam às questões do público. A escritora Irka Barrios estava na plateia.
Solidariedade a Canoas
Scott se solidarizou a Canoas, cidade que foi fortemente atingida pela enchente de maio, e elogiou a perseverança do município que, apesar das perdas, manteve a Feira do Livro deste ano.
“Estamos muito comovidos de falar com essas pessoas que são sobreviventes”, destacou ele, que é casado do Morgana.
Paulo Scott
Natural de Porto Alegre, Scott é autor de 12 livros, entre romances, contos e poesias. Reconhecido por abordar questões sociais e raciais em suas obras, é premiado pela Fundação Biblioteca Nacional, Associação Paulista de Críticos (APCA), Açorianos de Literatura e muitos outros.
Foi finalista do Jabuti, do Prêmio São Paulo de Literatura e Prêmio Literatura Casa da América Latina (Portugal). O romance Marrom e Amarelo é uma de suas principais obras, destacando-se pela profundidade dos temas abordados.
Morgana Kretzmann
Já Morgana, que é de Tenente Portela, na fronteira com a Argentina, ganhou destaque com seu romance de estreia Ao Pó, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura. Em seu trabalho mais recente, Água Turva, ela explora reflexões sobre o meio ambiente e questões sociais, tratando do Parque Estadual do Turvo.
“Temos grandes histórias que acontecem no Brasil profundo, em cidades pequenas. Não é o fim do mundo, onde tudo termina, mas onde começam as grandes histórias”, comentou, destacando a importância da persistência para quem quer se tornar escritor.
A 39ª Feira do Livro segue até o dia 30 de novembro na área central de Canoas, incluindo a Praça Emancipação e as Ruas 15 de Janeiro e Ipiranga. O evento reúne 27 escritores, entre locais e de outras regiões do Estado e do Brasil, e conta com a participação de 22 bancas de livros.
Feira do Livro 2024
39ª Feira do Livro de Canoas encerra com 9,6 mil obras vendidas
Chegou ao fim, neste sábado, 30, a 39ª edição da Feira do Livro de Canoas, com 9,6 mil obras vendidas, somando R$ 246.948,73 em vendas diretas e através do bônus-livro fornecido pela Prefeitura aos estudantes das rede municipal.
Com o tema Um Novo Capítulo para Recomeçar, seis meses após a enchente que atingiu o município, os números comprovam, segundo o secretário de Cultura, Eliezer Pacheco, a capacidade de resistência e resiliência da população.
“A Feira do Livro é o evento cultural mais importante da cidade. Nenhuma outra edição foi tão brilhante, intensa e entusiasmada quanto esta. Além da superação da enchente, a feira movimentou a economia criativa de Canoas”, reiterou.
A patrona desta edição, Lúcia Regina Lucas da Rosa, agradeceu a participação dos livreiros. “Muita arte e poesia para termos mais leveza na vida”, afirmou a professora, com mais de 30 anos de experiência na área de Letras.
As obras infantis mais vendidas na Feira de Canoas foram Divertidamente, Enaldinho, Sentimentos, Turma da Mônica e clássicos e as juvenis foram O Pequeno Príncipe, Supernatural, Diário de um Banana, Demons Layers, Diário de Anne Frank e As Aventuras de Mike. Entre as obras adultas, destacaram-se O Evangelho segundo o Espiritismo, A Passarela da Cabeça, Se Eu Soubesse, História do RS e Drácula.
Os números ficaram abaixo da edição do ano passado, quando 13.758 livros foram comercializados, somando R$ 283.253,43, que os livreiros justificam ser ainda um reflexo da enchente. “Primeiro as pessoas têm que resolver a situação das suas casas, depois investir em livros. Mesmo assim, quase conseguimos atingir a meta, principalmente com a venda de livros infantis”, conta o vendedor Fábio Alexandre Vieira, 41 anos.
O público aproveitou o dia de sol para acompanhar as atrações e, claro, adquirir as obras. Minutos antes das bancas fecharem e os livreiros começarem a recolher seu material, a gerente comercial Sandy Alves, 25 anos, fez a sua última compra no evento.
“Comprei hoje figurinhas para meu filho de 5 anos, Dominic, que não pôde vir com a escola fazer a visita, mas, durante a semana, eu já tinha conseguido trazê-lo para mostrar o quanto é importante despertar o interesse pela leitura”, destacou.
Durante o sábado, a exposição Dolls pôde ser conferida na Biblioteca Pública João Palma da Silva. Além disso, houve contação de histórias no local com Bárbara Catarina, Jonatan Borges e Silvia Graebin. Apresentações também ocorreram no Auditório Sady Schiwitz, no Auditório da Secretaria de Cultura e na área central.
Os autores Lúcia Regina Lucas da Rosa, Lisa Aliatti, Douglas Franco e Najma Safi autografaram seus livros. A programação fechou com o pocket show da banda Ovo Frito na área central e o espetáculo O Nome dela é Gal, no Teatro do Sesc Canoas.
A Feira do Livro de Canoas foi uma realização da Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Cultura, com o apoio do Ministério da Cultura, produção cultural da Danna e patrocínios da Corsan, do Zaffari e do Banrisul.
Feira do Livro 2024
Escritora e roteirista Leticia Wierzchowski fala sobre suas obras na 39º Feira do Livro
Na noite de quinta-feira, 28, a 39ª Feira do Livro recebeu a escritora e roteirista Leticia Wierzchowski para um bate-papo com o público, no Auditório Sady Schwitz. Leticia estreou na literatura em 1998 com o romance O Anjo e o Resto de Nós.
Seu grande sucesso, contudo, veio com o livro A Casa das Sete Mulheres, que foi adaptado em uma minissérie exibida em 2003. Em 2017, a autora concluiu a trilogia iniciada pela obra com o romance Travessia – A História de Amor de Anita e Giuseppe Garibaldi.
A escritora também colaborou com o escritor Tabajara Ruas no roteiro cinematográfico de O Continente, baseado na obra de Erico Verissimo, que deu origem a um filme e a uma minissérie. Além disso, foi jurada internacional do Prêmio Internacional Pena de Ouro, nos anos de 2020 e 2021.
A uma plateia atenta, Leticia relembrou os momentos de euforia sobre a repercussão do romance A Casa das Sete Mulheres. Ao retornar para Porto Alegre, recebeu uma ligação de sua agente literária informando que a Globo estava interessada em adaptar o livro. Porém, com os pés no chão, continuou sua rotina, sem grandes expectativas:
“Um dia, enquanto corria em Porto Alegre, passei por uma banca de jornal e vi a manchete do jornal: A nova série da Globo será A Casa das Sete Mulheres” recordou.
Desde então, Leticia já publicou mais de 30 livros. Seu lançamento mais recente foi Deriva, além de uma adaptação de A Casa das Sete Mulheres para os quadrinhos, voltada ao público adulto.
“Não parei mais de escrever. A Casa das Sete Mulheres foi uma experiência muito marcante. Eu estava completando 30 anos e todo mundo só falava sobre o meu livro”, relatou.
O evento segue até este sábado, 30, na área central de Canoas. A feira reúne 27 escritores, tanto locais quanto de outras regiões do estado e do Brasil, e conta com a participação de 26 bancas de livros.
Programação desta sexta-feira, 29
- 9h às 17h – Exposição Dolls
Local: Biblioteca Pública João Palma da Silva - 9h – Teatro de bonecos
Atração: A Menina do Colar e a Girafa Elétrica – Além dos Astros
Local: Auditório Sady Schiwitz - 9h – Yoga infantil
Local: Bebeteca da Biblioteca Pública
Público: Educação Infantil
Grupo: Cavalgando o Vento - 9h às 11h – Pintura facial
Local: Área Central - 10h15 – Contação de histórias
Local: Bebeteca da Biblioteca Pública
Público: Educação Infantil
Grupo: Bárbara Catarina e Silvia Graebin - 10h15 – Encontro com escritor (Carlos Albani)
Local: Auditório Sady Schiwitz - 14h – Contação de histórias
Local: Bebeteca da Biblioteca Pública
Público: Educação Infantil
Grupo: Bárbara Catarina e Silvia Graebin - 14h – Slam Entreverbo
Local: Auditório Sady Schiwitz - 14h às 16h – Pintura facial
Local: Área Central - 15h – Yoga infantil
Local: Bebeteca da Biblioteca Pública
Público: Educação Infantil
Grupo: Cavalgando o Vento - 15h30 – Encontro com escritor Carlos Albani
Local: Auditório Sady Schwitz - 16h – Sessão de Autógrafos
Livro: O capão, Walter Kühne Junior
Livro: Slam Entreverbo 2024, de Entreverbo
Livro: Nuvenzinha, o que você está fazendo aí em cima?, de Denise Weinreb - 17h – Espetáculo O Choro dos Deuses
Coletivo Teatro da Crueldade
Local: Área Central - 18h – Mesa Escritores Canoenses: Poesia
Mediação: Lúcia Regina Lucas da Rosa
Henrique Martins Veber, Jaqueline Garcia Nunes e Maria Santos Rigo - 18h30 – Pocket Show
Banda Banda Monocromática
Local: Área Central - 19h30 – Encontro com Cartunista
Santiago (Neltair Rebés Abreu) – O Cartoon como forma de expressão literária
Local: Auditório Sady Schiwitz
Feira do Livro 2024
Escritor Kalunga participa de encontro com a criançada na Feira do Livro de Canoas
Autor de obras infantis e infantojuvenis, participa de encontro especial com os anos iniciais no Auditório Sady Schiwitz. O autor de literatura infantil e infantojuvenil, poeta, instrumentista, oficineiro, compositor e palestrante participará de atividades, no Auditório Sady Schwitz, voltadas aos anos iniciais, em dois horários: às 9h e às 14h.
Kalunga possui 35 livros publicados por diversas editoras brasileiras e contribuiu com poemas e textos em prosa para várias coletâneas didáticas destinadas às séries iniciais.
Alguns dos seus livros foram adaptados para o teatro. Um deles, Criança não faz de Conta, encenado pelo Grupo Artigas, conquistou prêmios nacionais e internacionais, com apresentações no Brasil e em outros países da América do Sul. Kalunga também possui distinções literárias tanto no Brasil quanto no exterior, em reconhecimento ao seu trabalho.
A 39ª Feira do Livro de Canoas segue até o dia 30 de novembro, na área central da cidade. A feira reúne 27 escritores, tanto locais quanto de outras regiões do estado e do Brasil, e conta com 26 bancas de livros.
Confira a programação desta quarta-feira (27)
9h às 17h – Exposição Dolls
Local: Biblioteca Pública João Palma da Silva
14h – Encontro com escritor – Kalunga
Local: Auditório Sady Schwitz
Público: Anos iniciais
14h – Contação de histórias
Local: Bebeteca da Biblioteca Pública
Público: Educação Infantil
Grupo: Bárbara Catarina e Silvia Graebin
14h às 16h – Pintura facial
Local: Área Central
15h – Yoga infantil
Local: Bebeteca da Biblioteca Pública
Público: Educação Infantil
Grupo: Cavalgando o Vento
15h30 – Encontro com escritor – Mário Pool
Local: Auditório Sady Schwitz
Público: Anos iniciais
15h30 – Mostra Teatro de Rua: As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles
Local: Área Central
Grupo: Tia
16h – Espaço do Escritor (Sessão de Autógrafos)
– A Crônica Poesia da Vida, de Anabela Rute Kohlmann Ferrarini
– A Energia da Cura – Saúde ao Alcance de Todos, de Dalva Regina Santos da Silva
– Juizado Especial Cível na Prática, de Gibran Vasconcelos
– A Caravela de Paquetá”, de Ladimir Luiz Marchioretto
18h – Mesa Escritores Canoenses: Contos e Literatura Infantil
Mediação: Lúcia Regina Lucas da Rosa
Atração: Helena Maria Maciel Jaeger, Maria Luci Cardoso Leite e Taís Fagundes
18h30 – Pocket Show
Atração: Banda Vulva Quântica
Local: Área Central
19h30 – Sarau Poesia de GUARDEL
Local: Auditório Sady Schwitz
Atração: Jonatan Ortiz Borges
- Emprego1 semana atrás
Banco de Oportunidades de Canoas tem 354 vagas de emprego
- Policial1 semana atrás
Carro de vereador Alexandre Gonçalves é baleado em Canoas
- Habitação1 semana atrás
Prefeitura de Canoas prepara terrenos para 51 moradias para vítimas das enchentes
- Cultura5 dias atrás
Raça Negra apresenta turnê comemorativa aos 40 anos de carreira no Clube Tradição, em Canoas
- Serviços1 semana atrás
Prefeito Airton Souza pede providências urgentes e reparos à Corsan
- Política5 dias atrás
DJ Cabeção pede exoneração do cargo de secretário da Defesa Civil de Canoas
- Emprego1 semana atrás
Mega Feira de Oportunidades em Canoas terá uma oferta de 1.450 vagas em 23 empresas
- Esporte1 semana atrás
Confirmado Campeonato Brasileiro Regional de Judô em Canoas em março