Feira do Livro 2024
Domingo teve bate-papo com os escritores Paulo Scott e Morgana na Feira do Livro de Canoas
![Domingo teve bate-papo com os escritores Paulo Scott e Morgana na Feira do Livro de Canoas](https://jornaltimoneiro.com.br/wp-content/uploads/2024/11/Domingo-teve-bate-papo-com-os-escritores-Paulo-Scott-e-Morgana-na-Feira-do-Livro-de-Canoas.jpg)
Dois escritores gaúchos, radicados em São Paulo, participaram neste domingo, 24, de encontro com leitores no Auditório Sady Schwitz, na 39ª Feira do Livro de Canoas. Paulo Scott e Morgana Kretzmann falaram com o público sobre literatura e a sua produção literária.
A atividade foi um bate-papo descontraído, em que fizeram perguntas entre si e também responderam às questões do público. A escritora Irka Barrios estava na plateia.
Solidariedade a Canoas
Scott se solidarizou a Canoas, cidade que foi fortemente atingida pela enchente de maio, e elogiou a perseverança do município que, apesar das perdas, manteve a Feira do Livro deste ano.
“Estamos muito comovidos de falar com essas pessoas que são sobreviventes”, destacou ele, que é casado do Morgana.
Paulo Scott
Natural de Porto Alegre, Scott é autor de 12 livros, entre romances, contos e poesias. Reconhecido por abordar questões sociais e raciais em suas obras, é premiado pela Fundação Biblioteca Nacional, Associação Paulista de Críticos (APCA), Açorianos de Literatura e muitos outros.
Foi finalista do Jabuti, do Prêmio São Paulo de Literatura e Prêmio Literatura Casa da América Latina (Portugal). O romance Marrom e Amarelo é uma de suas principais obras, destacando-se pela profundidade dos temas abordados.
Morgana Kretzmann
Já Morgana, que é de Tenente Portela, na fronteira com a Argentina, ganhou destaque com seu romance de estreia Ao Pó, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura. Em seu trabalho mais recente, Água Turva, ela explora reflexões sobre o meio ambiente e questões sociais, tratando do Parque Estadual do Turvo.
“Temos grandes histórias que acontecem no Brasil profundo, em cidades pequenas. Não é o fim do mundo, onde tudo termina, mas onde começam as grandes histórias”, comentou, destacando a importância da persistência para quem quer se tornar escritor.
A 39ª Feira do Livro segue até o dia 30 de novembro na área central de Canoas, incluindo a Praça Emancipação e as Ruas 15 de Janeiro e Ipiranga. O evento reúne 27 escritores, entre locais e de outras regiões do Estado e do Brasil, e conta com a participação de 22 bancas de livros.
Feira do Livro 2024
39ª Feira do Livro de Canoas encerra com 9,6 mil obras vendidas
![39ª Feira do Livro de Canoas encerra com 9,6 mil obras vendidas](https://jornaltimoneiro.com.br/wp-content/uploads/2024/12/39a-Feira-do-Livro-de-Canoas-encerra-com-96-mil-obras-vendidas.jpeg)
Chegou ao fim, neste sábado, 30, a 39ª edição da Feira do Livro de Canoas, com 9,6 mil obras vendidas, somando R$ 246.948,73 em vendas diretas e através do bônus-livro fornecido pela Prefeitura aos estudantes das rede municipal.
Com o tema Um Novo Capítulo para Recomeçar, seis meses após a enchente que atingiu o município, os números comprovam, segundo o secretário de Cultura, Eliezer Pacheco, a capacidade de resistência e resiliência da população.
“A Feira do Livro é o evento cultural mais importante da cidade. Nenhuma outra edição foi tão brilhante, intensa e entusiasmada quanto esta. Além da superação da enchente, a feira movimentou a economia criativa de Canoas”, reiterou.
A patrona desta edição, Lúcia Regina Lucas da Rosa, agradeceu a participação dos livreiros. “Muita arte e poesia para termos mais leveza na vida”, afirmou a professora, com mais de 30 anos de experiência na área de Letras.
As obras infantis mais vendidas na Feira de Canoas foram Divertidamente, Enaldinho, Sentimentos, Turma da Mônica e clássicos e as juvenis foram O Pequeno Príncipe, Supernatural, Diário de um Banana, Demons Layers, Diário de Anne Frank e As Aventuras de Mike. Entre as obras adultas, destacaram-se O Evangelho segundo o Espiritismo, A Passarela da Cabeça, Se Eu Soubesse, História do RS e Drácula.
Os números ficaram abaixo da edição do ano passado, quando 13.758 livros foram comercializados, somando R$ 283.253,43, que os livreiros justificam ser ainda um reflexo da enchente. “Primeiro as pessoas têm que resolver a situação das suas casas, depois investir em livros. Mesmo assim, quase conseguimos atingir a meta, principalmente com a venda de livros infantis”, conta o vendedor Fábio Alexandre Vieira, 41 anos.
O público aproveitou o dia de sol para acompanhar as atrações e, claro, adquirir as obras. Minutos antes das bancas fecharem e os livreiros começarem a recolher seu material, a gerente comercial Sandy Alves, 25 anos, fez a sua última compra no evento.
“Comprei hoje figurinhas para meu filho de 5 anos, Dominic, que não pôde vir com a escola fazer a visita, mas, durante a semana, eu já tinha conseguido trazê-lo para mostrar o quanto é importante despertar o interesse pela leitura”, destacou.
Durante o sábado, a exposição Dolls pôde ser conferida na Biblioteca Pública João Palma da Silva. Além disso, houve contação de histórias no local com Bárbara Catarina, Jonatan Borges e Silvia Graebin. Apresentações também ocorreram no Auditório Sady Schiwitz, no Auditório da Secretaria de Cultura e na área central.
Os autores Lúcia Regina Lucas da Rosa, Lisa Aliatti, Douglas Franco e Najma Safi autografaram seus livros. A programação fechou com o pocket show da banda Ovo Frito na área central e o espetáculo O Nome dela é Gal, no Teatro do Sesc Canoas.
A Feira do Livro de Canoas foi uma realização da Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Cultura, com o apoio do Ministério da Cultura, produção cultural da Danna e patrocínios da Corsan, do Zaffari e do Banrisul.
Feira do Livro 2024
Escritora e roteirista Leticia Wierzchowski fala sobre suas obras na 39º Feira do Livro
![Escritora e roteirista Leticia Wierzchowski fala sobre suas obras na 39º Feira do Livro](https://jornaltimoneiro.com.br/wp-content/uploads/2024/11/Escritora-e-roteirista-Leticia-Wierzchowski-fala-sobre-suas-obras-na-39o-Feira-do-Livro.jpeg)
Na noite de quinta-feira, 28, a 39ª Feira do Livro recebeu a escritora e roteirista Leticia Wierzchowski para um bate-papo com o público, no Auditório Sady Schwitz. Leticia estreou na literatura em 1998 com o romance O Anjo e o Resto de Nós.
Seu grande sucesso, contudo, veio com o livro A Casa das Sete Mulheres, que foi adaptado em uma minissérie exibida em 2003. Em 2017, a autora concluiu a trilogia iniciada pela obra com o romance Travessia – A História de Amor de Anita e Giuseppe Garibaldi.
A escritora também colaborou com o escritor Tabajara Ruas no roteiro cinematográfico de O Continente, baseado na obra de Erico Verissimo, que deu origem a um filme e a uma minissérie. Além disso, foi jurada internacional do Prêmio Internacional Pena de Ouro, nos anos de 2020 e 2021.
A uma plateia atenta, Leticia relembrou os momentos de euforia sobre a repercussão do romance A Casa das Sete Mulheres. Ao retornar para Porto Alegre, recebeu uma ligação de sua agente literária informando que a Globo estava interessada em adaptar o livro. Porém, com os pés no chão, continuou sua rotina, sem grandes expectativas:
“Um dia, enquanto corria em Porto Alegre, passei por uma banca de jornal e vi a manchete do jornal: A nova série da Globo será A Casa das Sete Mulheres” recordou.
Desde então, Leticia já publicou mais de 30 livros. Seu lançamento mais recente foi Deriva, além de uma adaptação de A Casa das Sete Mulheres para os quadrinhos, voltada ao público adulto.
“Não parei mais de escrever. A Casa das Sete Mulheres foi uma experiência muito marcante. Eu estava completando 30 anos e todo mundo só falava sobre o meu livro”, relatou.
O evento segue até este sábado, 30, na área central de Canoas. A feira reúne 27 escritores, tanto locais quanto de outras regiões do estado e do Brasil, e conta com a participação de 26 bancas de livros.
Programação desta sexta-feira, 29
- 9h às 17h – Exposição Dolls
Local: Biblioteca Pública João Palma da Silva - 9h – Teatro de bonecos
Atração: A Menina do Colar e a Girafa Elétrica – Além dos Astros
Local: Auditório Sady Schiwitz - 9h – Yoga infantil
Local: Bebeteca da Biblioteca Pública
Público: Educação Infantil
Grupo: Cavalgando o Vento - 9h às 11h – Pintura facial
Local: Área Central - 10h15 – Contação de histórias
Local: Bebeteca da Biblioteca Pública
Público: Educação Infantil
Grupo: Bárbara Catarina e Silvia Graebin - 10h15 – Encontro com escritor (Carlos Albani)
Local: Auditório Sady Schiwitz - 14h – Contação de histórias
Local: Bebeteca da Biblioteca Pública
Público: Educação Infantil
Grupo: Bárbara Catarina e Silvia Graebin - 14h – Slam Entreverbo
Local: Auditório Sady Schiwitz - 14h às 16h – Pintura facial
Local: Área Central - 15h – Yoga infantil
Local: Bebeteca da Biblioteca Pública
Público: Educação Infantil
Grupo: Cavalgando o Vento - 15h30 – Encontro com escritor Carlos Albani
Local: Auditório Sady Schwitz - 16h – Sessão de Autógrafos
Livro: O capão, Walter Kühne Junior
Livro: Slam Entreverbo 2024, de Entreverbo
Livro: Nuvenzinha, o que você está fazendo aí em cima?, de Denise Weinreb - 17h – Espetáculo O Choro dos Deuses
Coletivo Teatro da Crueldade
Local: Área Central - 18h – Mesa Escritores Canoenses: Poesia
Mediação: Lúcia Regina Lucas da Rosa
Henrique Martins Veber, Jaqueline Garcia Nunes e Maria Santos Rigo - 18h30 – Pocket Show
Banda Banda Monocromática
Local: Área Central - 19h30 – Encontro com Cartunista
Santiago (Neltair Rebés Abreu) – O Cartoon como forma de expressão literária
Local: Auditório Sady Schiwitz
Feira do Livro 2024
Escritor Kalunga participa de encontro com a criançada na Feira do Livro de Canoas
![Escritor Kalunga participa de encontro com a criançada na Feira do Livro de Canoas](https://jornaltimoneiro.com.br/wp-content/uploads/2024/11/Escritor-Kalunga-participa-de-encontro-com-a-criancada-na-Feira-do-Livro-de-Canoas.jpg)
Autor de obras infantis e infantojuvenis, participa de encontro especial com os anos iniciais no Auditório Sady Schiwitz. O autor de literatura infantil e infantojuvenil, poeta, instrumentista, oficineiro, compositor e palestrante participará de atividades, no Auditório Sady Schwitz, voltadas aos anos iniciais, em dois horários: às 9h e às 14h.
Kalunga possui 35 livros publicados por diversas editoras brasileiras e contribuiu com poemas e textos em prosa para várias coletâneas didáticas destinadas às séries iniciais.
Alguns dos seus livros foram adaptados para o teatro. Um deles, Criança não faz de Conta, encenado pelo Grupo Artigas, conquistou prêmios nacionais e internacionais, com apresentações no Brasil e em outros países da América do Sul. Kalunga também possui distinções literárias tanto no Brasil quanto no exterior, em reconhecimento ao seu trabalho.
A 39ª Feira do Livro de Canoas segue até o dia 30 de novembro, na área central da cidade. A feira reúne 27 escritores, tanto locais quanto de outras regiões do estado e do Brasil, e conta com 26 bancas de livros.
Confira a programação desta quarta-feira (27)
9h às 17h – Exposição Dolls
Local: Biblioteca Pública João Palma da Silva
14h – Encontro com escritor – Kalunga
Local: Auditório Sady Schwitz
Público: Anos iniciais
14h – Contação de histórias
Local: Bebeteca da Biblioteca Pública
Público: Educação Infantil
Grupo: Bárbara Catarina e Silvia Graebin
14h às 16h – Pintura facial
Local: Área Central
15h – Yoga infantil
Local: Bebeteca da Biblioteca Pública
Público: Educação Infantil
Grupo: Cavalgando o Vento
15h30 – Encontro com escritor – Mário Pool
Local: Auditório Sady Schwitz
Público: Anos iniciais
15h30 – Mostra Teatro de Rua: As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles
Local: Área Central
Grupo: Tia
16h – Espaço do Escritor (Sessão de Autógrafos)
– A Crônica Poesia da Vida, de Anabela Rute Kohlmann Ferrarini
– A Energia da Cura – Saúde ao Alcance de Todos, de Dalva Regina Santos da Silva
– Juizado Especial Cível na Prática, de Gibran Vasconcelos
– A Caravela de Paquetá”, de Ladimir Luiz Marchioretto
18h – Mesa Escritores Canoenses: Contos e Literatura Infantil
Mediação: Lúcia Regina Lucas da Rosa
Atração: Helena Maria Maciel Jaeger, Maria Luci Cardoso Leite e Taís Fagundes
18h30 – Pocket Show
Atração: Banda Vulva Quântica
Local: Área Central
19h30 – Sarau Poesia de GUARDEL
Local: Auditório Sady Schwitz
Atração: Jonatan Ortiz Borges
- Política1 semana atrás
Câmara de Canoas aprova projetos que garantem gratuidade no transporte público e prorrogação de prazo do IPTU e TCL de 2025
- Economia7 dias atrás
Canoenses tem prazo do pagamento do IPTU em cota única ampliado até 10 de fevereiro
- Serviços1 semana atrás
Falta de energia interrompe abastecimento de água em seis bairros de Canoas
- Canoas5 dias atrás
Rodrigo Busato assume como Prefeito em Exercício de Canoas
- Emprego6 dias atrás
Canoas oferece 270 vagas de emprego em diversos setores
- Política7 dias atrás
Prioridades para 100 dias são apresentadas na primeira reunião de secretariado de 2025 em Canoas
- Política1 semana atrás
Denilson Santos (Republicanos) toma posse como vereador em Canoas
- Política1 semana atrás
Aprovada reforma administrativa e estrutura de secretarias do novo governo em Canoas