Conecte-se conosco

header-top


 






 

05/02/2025
 

Educação

Aulas foram retomadas em 18 escolas municipais de Educação Infantil de Canoas

Redação

Publicado

em

Lista final de classificação para profissionais de Educação Básica é divulgada

As aulas foram retomadas nesta quarta-feira, 12, em 18 escolas municipais de Educação Infantil de Canoas.

A volta das aulas só foram possíveis nas EMEIs do lado Leste, que não foram atingidas pelas enchentes. Nas escolas Terezinha Tergolina e Cara Melada, que servem como abrigo de mulheres em situação de vulnerabilidade e famílias atípicas, respectivamente, as aulas retornarão até o dia 24 de junho.

Lado Oeste

As instituições de ensino do lado Oeste ainda precisam passar por vistoria, limpeza, avaliação estrutural e quantificação dos prejuízos. No Ensino Fundamental, o retorno será de forma gradual, e o início está previsto para ocorrer a partir do dia 17 de junho.

Confira as EMEIs que irão retomar as atividades:

– EMEI Anísio Spíndola Teixeira
– EMEI Beija Flor
– EMEI Bem Me Quer
– EMEI Carrossel
– EMEI Marione Machado Leite
– EMEI Julieta Balestro
– EMEI Laney Langaro
– EMEI Olga Machado Ronchetti
– EMEI Pé de Moleque
– EMEI Pequeno Polegar
– EMEI Pintando o Sete
– EMEI Tia Lourdes
– EMEI Tia Maria Lúcia
– EMEI Ulysses Machado Filho
– EMEI Vó Babali
– EMEI Vó Corina
– EMEI Vó Lola
– EMEI Vó Nelsa

Educação

Governo protocola na Assembleia Legislativa projeto de reajuste de 6,27% para o magistério

Redação

Publicado

em

Governo protocola na Assembleia Legislativa projeto de reajuste de 6,27% para o magistério

O governo do Rio Grande do Sul protocolou, na terça-feira, 4, na Assembleia Legislativa, projeto de reajuste de 6,27% do subsídio mensal dos integrantes da carreira do magistério público estadual. Encaminhada em regime de urgência, a proposição começa a trancar a pauta de votação do parlamento em 30 dias.

O índice proposto incidirá com paridade sobre todos os níveis de carreira dos professores ativos e inativos e pensionistas com direito à paridade, resultando em impacto financeiro estimado de R$ 437 milhões ao ano. O aumento passa a contar a partir de 1º de janeiro de 2025.

A definição do reajuste de 6,27% é do Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 31 de janeiro. Conforme o governo federal, o aumento está acima da inflação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), de 4,77% em 2024. O reajuste também está acima da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou o ano passado em 4,83%.

Continuar a ler

Educação

Imersão de Equipes Diretivas de Canoas teve abertura nesta terça-feira, 3

Redação

Publicado

em

Imersão de Equipes Diretivas de Canoas teve abertura nesta terça-feira, 3

Com o tema O Poder da Escola Pública, a II Imersão de Equipes Diretivas de Canoas teve início na manhã desta terça-feira, 4. O primeiro dia de programação reuniu cerca de 300 participantes; entre diretores, vice-diretores, supervisores e orientadores, no auditório SESC Canoas. A secretaria de Educação de Canoas, Beth Colombo, durante as boas-vindas aos participantes, destacou os desafios que serão encontrados neste ano letivo.

“Não vamos jamais poder passar uma régua e esquecer o que vivemos. As nossas escolas do lado Oeste, a água resolveu castigar. As escolas do lado Leste, a vida fez com que abrigassem os desabrigados. As escolas sofreram, os prédios, as estruturas, de um lado e de outro. E estamos nos encarregando de transformar esse sofrimento em alegria no momento em que vocês retornarem e verem que muitas coisas já foram refeitas. E outras, pelo tempo, ainda terão que passar por melhorias por alguns dias. E se a vida nos reservou esse desafio, sejamos fortes, alegres e saudáveis para que nós possamos dar a eles aquilo que cada um de nós têm de melhor em si”, disse emocionada.

Beth ainda reforçou o compromisso da SME em estar junto com os profissionais em cargos diretivos.

“Com certeza, nossos alunos chegarão a partir do dia 12 na esperança de dias melhores. Nós vamos trabalhar chegando aos resultados, as avaliações que tanto se espera, conseguindo cumprir os 25% para não ser penalizados e assim por diante. Mas vamos, por favor, distribuir muito amor, muita celeridade naquilo que nós temos de melhor, que é cuidar das vidas que vão chegar nas nossas escolas. Contem conosco”, finaliza.

Participaram equipes diretivas das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da rede municipal de ensino.

O prefeito Airton Souza também não escondeu a emoção durante sua fala e ainda fez anúncios para as equipes diretivas.

“Estou transbordando de emoção, depois de tudo que nós vivemos no ano passado aqui em Canoas, eu acredito que vocês vão encontrar muitas crianças chegando, que ainda não têm casa, e vocês vão ter que ser aquele ombro amigo, aquele pai e aquela mãe, nesse recomeço. Se vocês querem construir, realmente, uma cidade maravilhosa, eu conto com vocês”, disse.

Ainda durante a atividade, o prefeito Airton também anunciou mudanças na composição da estrutura da SME, com a educadora Gisele Bervig Martins assumindo como secretária adjunta pedagógica, em substituição a Carmen Marin, que assumirá outro cargo na Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Família.

Além disso, Airton ainda confirmou que todas as escolas passarão a ter vice-diretor, atualmente, as unidades de ensino com menos de 500 alunos não possuem, e todas as EMEIs terão especialistas (supervisor e orientador).

A programação da manhã desta terça contou ainda com relato de experiência de sucesso de uma escola de Novo Hamburgo e a palestra da educadora Ana Sofiati, de Viamão. A ministrante é graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e doutoranda em Educação pela mesma instituição. Já no período da tarde, a atividade trouxe relatos referentes ao tema Administrativo e Financeiro, vindos de escolas da rede.

A Imersão das Equipes Diretivas segue na quarta-feira, 5, com atividades voltadas aos gestores das EMEFs e na quinta-feira, 6, para as equipes diretivas das EMEIs. Toda a programação preparada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) busca organizar o ano letivo e planejar as demandas de modo conjunto com diretores, vice-diretores, supervisores e orientadores.

O grupo retornou às atividades na segunda-feira, 3. Ainda segundo o calendário oficial para o ano letivo de 2025, os alunos de Educação Infantil e de Ensino Fundamental voltam às aulas no próximo dia 12 de fevereiro. Antes disso, os professores retornam na próxima segunda-feira, 10, quando acontecem atividades de acolhimento e formação nas próprias escolas.

Confira o restante da programação

05/02/25: EMEFs
Manhã: Mesa redonda 1: Qual é o meu compromisso com a qualidade da educação de Canoas? E Clima Institucional e vínculos. Após, relatos de escolas da nossa rede.
Tarde: Mesa redonda 2: Novas resoluções do Conselho Municipal da Educação, Plano de Gestão, Plano de Formação e Avaliação Institucional. Após, relatos de escolas da nossa rede.

06/02/25: EMEIs
Manhã: Mesa redonda 1: Qual é o meu compromisso com a qualidade da educação de Canoas? E Clima Institucional e vínculos. Após, relatos de escolas da nossa rede.
Tarde: Mesa redonda 2: Novas resoluções do Conselho Municipal da Educação, Plano de Gestão, Plano de Formação e Avaliação Institucional. Após, relatos de escolas da nossa rede.

Continuar a ler

Educação

EMEFs de Canoas estarão abertas para matrículas nos dias 7, 10 e 11 de fevereiro

Redação

Publicado

em

EMEFs de Canoas estarão abertas para matrículas nos dias 7, 10 e 11 de fevereiro

As 44 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) do Município abrem as portas nos dias 07, 10 e 11 de fevereiro, para as matrículas dos alunos que foram designados no portal da Seduc (servicos.educacao.rs.gov.br).

O atendimento aos pais e responsáveis será promovido pelas próprias equipes diretivas das unidades de ensino que voltaram às atividades na segunda-feira, 3.

Já nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro, todas as escolas da rede municipal estarão fechadas, pois as equipes diretivas estarão participando da programação da II Imersão das Equipes Diretivas de Canoas. A qualificação deve mobilizar em torno de 300 gestores ao longo dos três dias.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques