Conecte-se conosco

header-top


 






 

05/02/2025
 

Cultura

CARNAVAL RIO: União da Ilha e Unidos de Padre Miguel são favoritas da série ouro

Redação

Publicado

em

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Por Daniela Uequed e Douglas Angeli – em colaboração com Rádio Alerj

O sambódromo da Marquês de Sapucaí recebeu as últimas escolas da série ouro na noite de sábado. União da Ilha do Governador e Unidos de Padre Miguel realizaram desfiles candidatos ao título, que dá direito a subir para o grupo especial em 2025. Império Serrano fez grande apresentação em noite de nível alto para o segundo grupo do carnaval carioca.

União da Ilha

Com enredo inspirado na obra “Amoras”, de Emicida, a União da Ilha contou uma história infantil afro-brasileira sobre ancestralidade e luta antirracista. Com “Doum e Amora: crianças para transformar o mundo”, o carnavalesco Cahê Rodrigues fez da Ilha forte candidata ao título, apresentando alegorias e fantasias com riqueza narrativa e bela plástica, executando muito bem o enredo.

Do um e Amora... a história afro infantil sobre a realeza e ancestralidade africana - Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Do um e Amora… a história afro infantil sobre a realeza e ancestralidade africana – Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Unidos de Padre Miguel

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Na sequência, a Unidos de Padre Miguel se apresentou com imponência e beleza nas alegorias, falando de Padre Cícero sob a ótica dos carnavalescos Edson Pereira e Lucas Milato. As alas traziam elementos relacionados ao sertão, ao imaginário nordestino e a crença nos milagres de Padim Ciço, em desfile considerado irretocável por muitos e que pode proporcionar à UPM o retorno ao grupo especial após mais de 50 anos.

Sereno de Campo Grande

A última noite de desfiles da série ouro teve início com o Sereno de Campo Grande, que subiu da série prata. Com um belo samba sobre Santa Bárbara – Iansã no sincretismo religioso – e bela ala de baianas em amarelo e ouro com o símbolo da escola, a coruja, a escola apresentou alegorias e fantasias com qualidade irregular e problemas de acabamento, além de dificuldades na evolução e harmonia.

Na sequência, o Em Cima da Hora desfilou exaltando as lutas dos trabalhadores contra a exploração. Com alegorias de nível irregular, com destaque positivo para o carro abre-alas, a escola realizou seu melhor desfile desde que subiu para o grupo em 2022.

Arranco do Engenho de Dentro

O Arranco do Engenho de Dentro, embora não dispute com as favoritas ao título, apresentou um dos desfiles de maior destaque da noite, devido à concepção e criatividade do jovem carnavalesco Nicolas Gonçalves. O enredo sobre Nise da Silveira, médica que revolucionou o tratamento mental no Brasil, a escola trouxe alas criativas, elaboradas com materiais alternativos, esbanjou nas corres e se manifestou pela luta antimanicomial e pelo papel da arteterapia.

São Clemente

Já da tradicional São Clemente se esperava mais na homenagem ao compositor Zé Catimba. Um dos grandes nomes do samba-enredo e da história da Imperatriz Leopoldinense, o paraibano Zé Catimba que desfilou no carro abre-alas. A escola, entretanto, teve desempenho apenas médio, com alegorias e fantasias que contribuíram pouco no desenvolvimento do enredo.

Após os grandes desfiles da União da Ilha e da Unidos de Padre Miguel, a Unidos de Bangu realizou um desfile fraco, apesar de um bom samba sobre São Jorge da Capadócia. Com alas e alegorias repetitivas, o enredo teve pouco desenvolvimento narrativo e o canto da escola foi irregular. Por fim, uma das mais tradicionais escolas de samba, o Império Serrano, desfilou com estética imponente sobre a gira dos orixás.

Os grandes destaques foram o samba-enredo e a bateria do mestre Vitinho. Apesar de grandes, as alegorias trouxeram reaproveitamento de desfiles anteriores, o que deve deixar o Império entre as primeiras colocadas, mas com pouca chance de título. A campeã da série ouro será conhecida na apuração da quarta-feira de cinzas.

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

 

Cultura

Projeto lança edital para convocação de arte-educadores em Canoas

Redação

Publicado

em

Projeto lança edital para convocação de arte-educadores em Canoas

O Bi-Bi – Jornada de Alfabetização – projeto de biblioteca móvel itinerante em escolas públicas iniciado em 2023 – inicia mais uma edição no Rio Grande do Sul e traz novidades. Para contribuir com a alfabetização dos alunos do 1º ao 4º ano, o projeto lançou o edital para convocação de arte-educadores.

Será oferecida para as escolas selecionadas a presença do profissional que, utilizando recursos e ferramentas artísticas, atuarão semanalmente durante seis meses a partir do mês de abril, para auxiliar as crianças que apresentam maior dificuldade de aprendizado durante as aulas.

As inscrições pelos profissionais interessados devem ser realizadas até o dia 7 de fevereiro através do link disponível na página da Amora Produções Culturais: https://tr.ee/Yc8AmmSSuu.

Enchentes

Devido às enchentes em maio de 2024, muitas escolas foram totalmente atingidas resultando na precarização do ensino. A convocatória do arte-educador tem por objetivo dar suporte às crianças de algumas destas escolas contempladas pelo projeto nos municípios de Porto Alegre, Canoas e Montenegro.

O Bi-Bi também atuará diretamente em bibliotecas escolares, e a partir de março realizará melhorias na ambientação e nas estruturas atingidas (pintura, compra de tapetes, puffs, mesas, estantes), além de doação de livros, os mesmos que fazem parte do acervo da biblioteca móvel.

De abril a setembro, uma biblioteca móvel pretende circular e visitar as escolas de Porto Alegre, Canoas e Montenegro, oferecer apresentações teatrais e convidar crianças e adolescentes a conhecerem novas histórias através do incentivo à leitura e contação de histórias. O projeto Bi-Bi pretende impactar 1.500 alunos e 90 professores e é voltada, principalmente, às crianças de 6 a 10 anos de idade.

“O Bibi é um projeto que tem como objetivo consolidar o acesso à cultura, enriquece o aprendizado e ajuda a desmistificar o senso que o acesso à leitura é restrito. Iniciamos esse projeto em 2023, durante a pandemia e, desde lá, realizamos mais de 40 apresentações em escolas de todo o país e em regiões em situação de vulnerabilidade social”, explica Luciana Tondo, da Amora Produções Culturais, responsável pela execução do Bi-bi –  Jornada de Alfabetização.

Com um acervo formado por obras que fazem parte do Clube de Leitura ODS, alinhados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a biblioteca móvel será palco de leituras encenadas.

Nas escolas visitadas, uma apresentação teatral contará a história de uma personagem que mergulha no universo da leitura e descobre que ela pode ter a profissão que ela quiser. Através do teatro e da contação de histórias, a obra aborda a importância da leitura e do contato com livros para o aprendizado.

Para os professores, será oferecida uma capacitação para trabalhar com A Hora do Conto em sala de aula. Com o intuito de prepará-los para trabalharem de forma lúdica e criativa a literatura junto aos alunos, as atividades serão realizadas em dois turnos, onde os professores trabalharão com a contação e criação de histórias, bem como, práticas e jogos teatrais.

Edições anteriores

O projeto Bi-bi surgiu durante a pandemia com o objetivo de oferecer arte a quem não tinha acesso às lives virtuais. A proposta inicial era distribuir livros nos portões das residências e, com a retomada do presencial, evoluiu para a execução em versão itinerante, presencial e totalmente gratuita em escolas, e agora ganha nova edição.

Entre os anos de 2023 e 2024, o Bi-bi já esteve presente em sete cidades do país. Aproximadamente 3.500 crianças e 300 professores foram alcançados diretamente durante a primeira edição do projeto, que aconteceu em Porto Alegre/RS, Canoas/RS, Triunfo/RS, Montenegro/RS, Santa Maria/RS, Campinas/SP e Salto/SP.

O projeto conta com a produção da Amora Produções Culturais e patrocínio da empresa John Deere via Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

Escolas contempladas:

  • Escola Luterana Comunitária  Ensino Fundamental São Mateus (Canoas)

  • Escola Comunitária de Ensino Fundamental Santa Cruz (Canoas)

  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Décio Martins Costa (Porto Alegre/Sarandi)

  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Antonio Giudice (Porto Alegre/Humaitá)

  • Escola Estadual Cristóvão Colombo (Porto Alegre/Sarandi)

  • EEEF Aurélio Porto (Montenegro)

Continuar a ler

Cultura

Raça Negra apresenta turnê comemorativa aos 40 anos de carreira no Clube Tradição, em Canoas

Redação

Publicado

em

Raça Negra apresenta turnê comemorativa aos 40 anos de carreira no Clube Tradição, em Canoas

Raça Negra apresenta em Canoas, na sexta-feira dia 14 de fevereiro, o show da turnê que comemora 40 anos de carreira. O evento acontece no Clube Tradição e os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na plataforma nextingresso.com ou na bilheteria do Clube.  

Formada há 40 anos, a banda Raça Negra – comandada por Luiz Carlos – é responsável por inspirar gerações. Com um repertório atemporal, não faltam músicas que atravessaram gerações desde a década de 80 de uma das bandas mais queridas do Brasil.

O grupo nasceu em São Paulo, em 1983, e foi pioneiro no segmento do samba romântico, sendo o primeiro a tocar em uma rádio FM. Responsável pela popularização do gênero nos meios de comunicação, a banda emplacou um hit atrás do outro e até hoje segue atraindo público e mídia.

Em 1990, o primeiro grande sucesso da banda veio com a música “Caroline” – hit do primeiro CD, “Raça Negra Vol 1”. Na mesma década, emplacou inúmeros sucessos como “Cigana”, “Doce Paixão”, “Cheia de Manias”, entre outros, e deu início a era do samba paulista, que invadiu as rádios populares, quando a banda chegou a ter o maior cachê cobrado por um show nacional.

Em 2012, gravaram “Raça Negra e Amigos” com participações especiais de Alexandre Pires e Michel Teló. E, após o sucesso do álbum “O Rei do Baile”, que contém releituras das mais famosas músicas brasileiras, a banda resolveu repetir a dose de 2012 e presentear seus fãs de todas as gerações lançando o 5a DVD da sua carreira, o “Raça Negra e Amigos II”. Com a presença de Wesley Safadão, Thiaguinho, Leonardo e outros, o grupo conduz um show de muita interação e nostalgia, cantando seus maiores sucessos, além de também receber no palco os hits memoráveis de seus convidados.

A canção “É Tarde Demais” está no Guinness (livro dos recordes) como a música mais tocada em um único dia no mundo: 600 vezes em 20 de julho de 1995. O Raça Negra abriu as portas para o sucesso de muitos grupos que vieram depois deles, benefician não só eles, mas todo o segmento, inclusive carreiras já existentes.

A banda teve a habilidade de realizar a transição do mercado fonográfico do vinil streaming e digital. Em 2017, Luiz Carlos participou de campanha publicitária para a marca Hershey’s com versão da música “Cheia de manias” em reggaeton. O hit também virou meme pela versatilidade sonora em em brincadeiras dos internautas como na abertura da Champions League, Marvel, comerciais e plantão de notícias.

Em 2022, o grupo gravou “O mundo canta Raça Negra” com canções inéditas e regravações de grandes hits da carreira, ao lado de Dilsinho, Tierry, e das atrações internacionais Anselmo Ralph e Joey Montana e participação da grande fã da banda a atriz Juliana Paes. O repertório viajou pelos 40 anos do Raça Negra e contou com diversos momentos especiais.

Para comemorar o marco, o comandante Luiz Carlos promoveu o navio temático “Cheia de Manias em Alto Mar” em 2023. Cabines esgotadas, muito samba e alegria a bordo do MSC Preziosa, onde o cantor se apresentou e recebeu grandes atrações, como Belo, Leonardo, Menos é Mais, Fundo de Quintal e teve o encontro do Gigantes do Samba com Raça Negra e Alexandre Pires.

Neste ano, Raça Negra circula por todo o Brasil em turnê de 40 anos. Nas redes, são mais de 4 milhões de ouvintes mensais, somente “Cheia de Manias” ultrapassa 188 milhões de plays no Spotify, são 12 mihões de seguidores nas redes sociais, 1.7 bilhão de visualizações no YouTube e mais de 190 milhõesoes de views na hashtag #RacaNegranoTiktok.

Raça Negra em Canoas – RS – 14 de fevereiro, sexta-feira

  • Local: Clube Tradição (Av. Boqueirão, 801, Canoas/RS)
  • Horário: a partir das 21h
  • Show previsto para 2h
  • Ingressos:
  • A partir de R$ 60,00
  • Pontos de venda:
  • Bilheteria do Clube Tradição
  • Online no Next Ingresso
  • https://nextingresso.com.br/evento/raca-negra-clube-tradicao
  • Reservas de Mesas e Camarotes: (51) 98403 1952
Continuar a ler

Cultura

Inscrições para o Programa Microcrédito Cultural em Canoas foram prorrogadas até 17 de janeiro

Redação

Publicado

em

Inscrições para o Programa Microcrédito Cultural em Canoas foram prorrogadas até 17 de janeiro

Artistas, grupos artísticos e produtores culturais possuem prazo estendido até 17 de janeiro, às 18 horas, para realizar inscrição no Programa Microcrédito Cultural.

Os interessados devem demonstrar o interesse por meio do e-mail projetosculturais@canoas.rs.gov.br, apresentando documentos e informações previstas no edital disponível no site oficial da Prefeitura de Canoas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), a iniciativa busca fomentar a economia da cultura local, por meio da diversidade cultural e o incentivo ao desenvolvimento da cidadania com o apoio a esse segmento.

“Nós temos uma visão muito clara sobre a importância e a função principal do Poder Público nessa questão de fomento da cultura. Nós temos que estimular, principalmente, os artistas que estão iniciando. É importante que a gente tenha um olhar mais atencioso para aqueles que estão começando”, disse o secretário da SMCT, Pinheiro Neto.

Sobre o edital

O edital é voltado para artistas e produtores culturais, pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, residentes em Canoas. Os projetos selecionados deverão ser realizados de forma presencial, respeitando a legislação vigente e os critérios definidos no Termo de Referência do edital.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques