Cultura
O que esperar dos desfiles do grupo especial do Rio?

Por Daniela Uequed e Douglas Angeli
Quem acompanha os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro pela televisão, redes sociais ou no sambódromo certamente já tem suas favoritas ao título de campeã do carnaval, seja pela torcida ou pelo samba. Antes das 12 escolas desfilarem, tudo pode acontecer: desfiles que surpreendem e favoritas que não correspondem à expectativa. Ainda assim, considerando os enredos, estrutura e preparação de cada escola, é possível fazer alguns prognósticos.
São noves quesitos de julgamento, cujas notas serão divulgadas na quarta-feira de cinzas: enredo, samba-enredo, bateria, harmonia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, fantasias, alegorias e comissão de frente.
Os desfiles ocorrem no domingo e na segunda, dias 11 e 12/02, com a seguinte ordem: no domingo, Porto da Pedra, Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Tijuca e Imperatriz; na segunda-feira, Mocidade, Portela, Vila Isabel, Mangueira, Tuiuti e Viradouro.
Listamos alguns pontos fortes e fracos de cada escola e o que merece grande atenção em cada escola:
Porto da Pedra – Campeã do grupo de acesso – série ouro – em 2023, está voltando ao grupo especial após 10 anos. Sua missão de se manter no especial é, como sempre, bem difícil. Pontos fortes: carnavalesco (manteve o campeão Mauro Quintaes), enredo (Lunário Perpétuo: a profética do saber popular), samba e intérprete (Wantuir). Pontos fracos: ser a primeira escola a desfilar, não ter a estrutura das demais.
Beija-Flor – A supercampeã do século XXI encara a difícil tarefa de fazer uma grande apresentação sendo a segunda a desfilar no domingo. Vem de um quarto lugar no ano passado, mas tem novo carnavalesco: João Vitor Araújo – pupilo de Rosa Magalhães. O enredo sobre os delírios de Rás Gonguila (para falar do carnaval de Maceió e da realeza africana) é interessante, mas uma incógnita sobre como será representado. Pontos fortes: o casal de mestre-sala e porta-bandeira (Claudinho e Selminha Sorriso), o canto das alas, a estrutura para desenvolver boas alegorias e fantasias. Ponto fraco: o samba.
Salgueiro – Uma das escolas mais fortes do carnaval carioca, nos últimos anos esteve um pouco longe do título e no ano passado ficou em sétimo lugar. Apesar de perder pontos em enredo em 2023, manteve o carnavalesco, Edson Pereira, reconhecido pela qualidade das alegorias. Pontos fortes: o apelo político do enredo (Hutukara, sobre os yanomami), o samba, o canto das alas, a bateria. Pontos fracos: as dificuldades recorrentes na evolução.
Grande Rio – Campeã em 2022 com um desfile antológico, obteve um sexto lugar morno em 2023. Porém, os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora estudam e planejam há bastante tempo o enredo sobre a cosmovisão tupinambá e o imaginário da onça. As imagens do barracão indicam um belo conjunto alegórico e a escola pode surpreender em 2024. Pontos fortes: o enredo (Nosso destino é ser onça), o samba melodioso com a bateria mais cadenciada, as fantasias (conforme os protótipos divulgados). Pontos fracos: precisa superar as dificuldades de harmonia e evolução do ano passado.
Tijuca – A escola não tem realizado bons desfiles desde 2020, ficando três vezes em nono lugar. Dessa vez aposta na experiência do carnavalesco Alexandre Louzada (que estava na Beija-Flor). Os spoilers do barracão indicam que a escola deve apresentar uma plástica muito superior à dos últimos anos. Pontos fortes: a experiência do carnavalesco, a bateria, um bom conjunto estético (conforme o que já foi divulgado). Pontos fracos: o enredo duvidoso sobre os mitos de Portugal (Um conto de fados), o samba (talvez o pior do ano).
Imperatriz – Campeã de 2023 e forte candidata ao bicampeonato. Deve fechar com chave de ouro a primeira noite de desfiles, com um enredo lúdico (O testamento da cigana Esmeralda) e a estrela do carnavalesco Leandro Vieira. Pontos fortes: o enredo, o samba, o carnavalesco, o conjunto alegórico (pela expectativa conforme o que já foi divulgado), a gestão e organização da escola. Pontos fracos: nada consta.
Mocidade – Penúltima colocada em 2023, já vinha de um desfile desastrado em 2022. Houve quem apostasse no rebaixamento da escola, mas fala-se em novo aporte de recursos nos bastidores. O samba divide opiniões, mas tem sido um dos mais escutados e cantados. Pontos fortes: a empolgação gerada pelo samba, a bateria, os jovens Diogo Jesus e Bruna Santos (mestre-sala e porta-bandeira). Pontos fracos: ser a primeira escola de segunda, a necessidade de superar as dificuldades de evolução e harmonia dos últimos anos, o enredo não convincente sobre o caju.
Portela – Quem viu o decepcionante desfile sobre o centenário da escola em 2023 não reconhecerá a Portela em 2024. Os novos carnavalescos, André Rodrigues e Antônio Gonzaga, deram nova cara ao barracão da escola, indicando a aposta em uma renovação de estilo. À frente da escola, outra novidade: o retorno da porta-bandeira Squel Jorge, que estava na Mangueira até 2022 e chegou a anunciar uma aposentadoria precoce. Pontos fortes: o apelo emotivo do enredo (Um defeito de cor), o samba, a bateria, a nova proposta estética dos carnavalescos, o casal Marlon Lamar e Squel. Ponto fraco: a dúvida sobre a estrutura da escola para superar as dificuldades do ano passado.
Vila Isabel – Já quem viu o desfile da Vila no ano passado, quando foi terceira colocada, não pode deixar de considerá-la uma das favoritas ao título. Há, no entanto, certa incógnita no ar. Será novamente um bom ano para o carnavalesco Paulo Barros? A reedição de um clássico (Gbala, viagem ao templo da criação – de 1993) vai funcionar? Pontos fortes: a criatividade do carnavalesco e equipe (para comissão de frente e alegorias), a boa condução da evolução, a bateria. Pontos fracos: não há propriamente, mas dúvidas. O samba, embora um lindo clássico, talvez não favoreça o desfile, talvez não empolgue as alas. Não se sabe se a escola vem com o mesmo aporte e estrutura do ano passado.
Mangueira – Quinta colocada no ano passado, vem com o enredo há muito tempo esperado: a homenagem ao ícone Alcione. A força do enredo, por si, não faz da verde e rosa uma das favoritas ao título, mas candidata a uma posição no desfile das campeãs. A ser observado o desempenho dos novos coreógrafos da comissão de frente, quesito que decepcionou no último ano. Pontos fortes: o apelo de Alcione e da própria escola, a evolução do desempenho da bateria, as fantasias no seu conjunto (conforme os protótipos divulgados). Pontos fracos: se esperava muito mais do samba e pelos elementos alegóricos que já apareceram será surpreendente se a escola apresentar uma plástica nota 10.
Tuiuti – Fez um desfile surpreendente e que merecia retornar nas campeãs em 2023, mas ficou em oitavo. Logo após o carnaval, perdeu o carnavalesco, os coreógrafos e o intérprete para outras escolas. A ela retorna o carnavalesco Jack Vasconcelos, do vice-campeonato de 2018, mas que na Tijuca não concebeu bons desfiles. Pontos fortes: o enredo sobre João Cândido e a Revolta da Chibata (Glória ao almirante negro), o samba que conta muito bem o enredo, a impecável bateria. Pontos fracos: falta de estrutura para um conjunto equilibrado de alegorias e fantasias.
Viradouro – Até a última escola desfilar, nada estará definido, pois se trata da vice-campeã de 2023. Ano passado, fez um desfile primoroso que perdeu o título por detalhes. Não há como esperar pouco dessa escola. Somou-se ao time o intérprete Wander Pires, uma das mais belas vozes do carnaval. Pontos fortes: o carnavalesco (Tarcísio Zanon), o enredo (Arroboboi, Dangbé), o samba, o intérprete, a bateria do mestre Ciça, a organização da escola. Pontos fracos: difícil achar.
Em tempo: haverá quem não concorde com os prognósticos, haverá surpresas e decepções, haverá beleza mesmo na imperfeição, aura mesmo nas dificuldades. Esse é o encanto da ópera popular da Marquês de Sapucaí.
Cultura
Canoas inaugura Galeria a Céu Aberto no bairro Guajuviras com foco em arte e cultura

Canoas inaugura nesta quinta-feira, 20, ás 14h, a Galeria a Céu Aberto no Hangar Cultural Oli Borges, localizado na Estrada do Nazário, 3150, no bairro Guajuviras, o evento será aberto ao público. O espaço foi estruturado para receber intervenções artísticas e ações culturais vinculadas ao território.
A iniciativa integra atividades promovidas pela Secretaria de Cultura e Turismo, com financiamento do Governo do Estado. A proposta é ampliar as áreas destinadas à produção cultural, disponibilizando um local para circulação de trabalhos visuais e atividades relacionadas à arte urbana.
Cultura
Canoas inicia Semana da Igualdade Racial com seminários e exposições

Semana da Igualdade Racial de Canoas começa nesta sexta-feira, 14, com uma série de atividades voltadas à diversidade e valorização da cultura afro-brasileira. A iniciativa é organizada pelas secretarias Geral de Governo, por meio da Diretoria da Diversidade, e de Cultura e Turismo, e segue até o dia 20 de novembro.
A abertura oficial terá o seminário Raízes da Igualdade Racial: Políticas que Transformam, marcado para as 9h, no Auditório Sady Schmidt, localizado na Prefeitura. O encontro é direcionado à população em geral e busca debater políticas públicas de combate ao racismo e promoção da equidade.
“O seminário inaugura uma semana dedicada ao reconhecimento e protagonismo da população negra em Canoas. Reforça o compromisso da cidade com a igualdade racial e o fortalecimento de iniciativas que garantam direitos e celebrem a diversidade”, afirmou Paulo Ricardo Gonzaga dos Santos, chefe da Unidade de Igualdade Racial da Diretoria da Diversidade.
No mesmo dia, o público poderá conferir a Exposição do Mestre, com 31 obras do artista plástico Ubiranir Schneider Brum, conhecido como Mestre Bira. As telas, que abordam temas como capoeira, ancestralidade e mestres da tradição, ficarão abertas à visitação no saguão da Prefeitura até o encerramento da semana.
Outras atividades incluem a feira de artesanato afro, que acontece de 17 a 19 de novembro, a partir das 13h, em frente à Secretaria de Cultura na rua Ipiranga, 105, Centro. Durante o mesmo período, serão realizadas oficinas de tranças e feira de empreendedorismo.
Entre os destaques da programação, estão ainda a roda de tambor no dia 17, às 13h, e o Encontro das Filhas de Oya, às 14h, na antiga estação de trem. O encerramento, no dia 20, contará com encontro de samba e palestra de Deise Nunes, a partir das 9h, na Escola de Samba Unidos do Guajuviras.
Cultura
Semana do Hip Hop celebra a cultura urbana em Canoas até domingo, 16

A Semana do Hip Hop começa nesta terça-feira, 11, com abertura oficial às 16 horas, na Estação Canoas/La Salle, Avenida Victor Barreto, 2288, no Centro. A programação, promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo, segue até domingo, 16, e levará atividades culturais, apresentações e oficinas a diferentes pontos da cidade.
O evento reúne elementos da cultura urbana, como break, graffiti, DJ e freestyle, e também oferece workshops, capacitações e espaços de integração voltados à valorização dos artistas locais e à formação de novos talentos.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Caio Flávio Quadros, a Semana do Hip Hop representa um importante espaço de expressão e de inclusão social.
“A cultura hip hop é uma manifestação viva das ruas e das comunidades. Ela transforma realidades, dá voz e promove pertencimento. Essa semana é uma celebração da arte e da diversidade de Canoas”, destacou.
Programação – Semana do Hip Hop 2025
Terça-feira, 11
16h – Estação Canoas/La Salle (Centro)
Abertura oficial com apresentações de break, graffiti, DJ e freestyle.
9h – Quarta-Feira, 12
Hip Hop Educa – EMEF Thiago Wurth
9h – Quinta-Feira, 13
Caravana Geloteca – EMEF Ceará
14h – Sábado, 15
Fortalecendo Cultura – Praça Dona Mocinha
Domingo, 16
Role das Minas – Parque Getúlio Vargas

Educação1 semana atrásInscrições para creches municipais de Canoas começam na próxima segunda-feira, 17

ENCHENTE RS1 semana atrásSegunda fase do Programa MEI RS Calamidades oferece apoio a microempreendedores atingidos pelas enchentes

Educação1 semana atrásEstudantes de Direito da Unilasalle realizam visita técnica a Brasília

Esporte5 dias atrásGrupo de atletas amadores mobilizam corrida noturna em Canoas

Canoas1 semana atrásPrefeitura na Tua Casa recebe feira de empreendedoras do Avança Mulher Empreendedora neste sábado, 15

Saúde1 semana atrásRS registra avanço nos casos de câncer de próstata e reforça alerta do Novembro Azul

Esporte6 dias atrásCanoas promove corrida para reforçar prevenção ao câncer nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Animais6 dias atrásAbrigo criado na enchente de 2024 é encerrado após acolher mais de 2,5 mil cães























































