Comunidade
Cerca de 200 ocupam área no Porto Belo

Parte dos cidadãos que ocupam terreno no Porto Belo protestaram em frente a Prefeitura na quinta-feira, 10. Foto: Bruno Lara/OT
Mateus Pereira da Silva, 34 anos, auxiliar de produção, é um dos coordenadores da ocupação no loteamento Porto Belo. Atualmente desempregado, o marido e pai de dois filhos argumenta que assim como outros da ocupação, não tem como alugar e, muito menos, pagar uma casa para morar com sua família.
A investida ocorreu no domingo, 6. “Nós sentamos, conversamos e decidimos ocupar essa área por que há um ano atrás já foi ocupada e o Sr. Prefeito, Jairo Jorge, prometeu assentar essas pessoas nos apartamentos. Só que prometeu que o pessoal não teria o valor alto que é pago hoje, que era em torno de R$ 400,00 o valor”, justifica Mateus.
Segundo ele, naquele pedaço de terra, estão acomodadas famílias inteiras. “Mulheres, crianças. Pessoas desempregadas que moravam de favor. Não tem onde morar. Nós somos naturais da região. Ali da volta. Da invasão”, afirma. “Hoje, na verdade, tem pessoas que estão desempregadas e estão com luz e água cortadas nos apartamentos. Até tráfico de drogas está acontecendo dentro dos condomínios que o Jairo Jorge reassentou as famílias”, acusa.
Reintegração de posse
Para o auxiliar de produção, anteriormente a área era utilizada para depósito de “lixo, resto de lixo, desovar até cachorro morto e escombros”. Em entrevista, afirmou que “a Prefeitura fez a desocupação (no ano passado) e abandonou a área. Tinham pessoas até roubando, assaltando e se escondendo no meio dos escombros usando drogas. Então decidimos ocupar aquela área”, aponta.
A Prefeitura entrou com um pedido de reintegração de posse na Justiça.

Mateus Silva visitou a redação de O Timoneiro para expor o sentimento dos mais de 200 que ocupam terreno público no bairro Harmonia. Foto: Bruno Lara/OT
“Pretendemos ficar, passivamente, sem tumulto”, aponta o líder.
Divisão de terras
As terras foram divididas em lotes, demarcados com estacas, linhas e apontando o território com placas. “Nós dividimos o terreno. Foi demarcado, cada um pegou um pedaço, em torno de 10m de largura por 15m de comprimento. Onde tinham as ruas foram deixadas as mesmas ruas e onde tinham becos, aumentamos e deixamos com 3m para passar carros e, se adoecer alguém, entrar uma ambulância até o fim. Ali nós queremos dar continuidade a nossa vida. Construir, criar nossos filhos”, explica.
Prefeito traidor?
Sobre a atitude do Prefeito Jairo Jorge (PT), de solicitar a reintegração de posse, os moradores não gostaram nada. “É uma sacanagem. Tem famílias dentro dos apartamentos que estão passando fome. Que estão com luz e água cortadas. As dívidas estão atrasadas, que é o dinheiro que ele cobrou. Por que foi para favorecer o governo federal que ele fez isso. Isso é um absurdo o que ele fez”, critica.
Mateus assegura que a grande maioria, se não todos, são eleitores de Jairo. “Não tenho vergonha de dizer, eu ajudei a colocar ele lá, no poder. Ele é um baita de um traíra. Traidor. Traiu as famílias. Isso aí não se faz”, confirmou.
Segundo Mateus, o deputado estadual Nelsinho Metalúrgico também tem culpa pela situação em que se encontram. “o Nelsinho Metalúrgico ajudou, apoiou, tanto é que entrou. Iludiu as pessoas lá para levá-las para os apartamentos que hoje está virado num inferno. Até tráfico de drogas tem lá. Prostituição de mulheres. Roubos”, denuncia.
A Solução
Em nome dos mais de 200 presentes no terreno, Mateus afirma que qualquer terra doada pela Prefeitura para que eles possam construir uma residência solucionaria o problema. “A princípio, ocupamos aquela área porque não temos condições de pagar um aluguel. São pessoas desempregadas. Tem pessoas ali que comem com o Bolsa Família. Que não tem renda nenhuma, não tem de onde tirar. Trabalham, muitas vezes, com reciclagem, catando na rua. Eu mesmo estou desempregado e não tenho para onde ir”, conclui.
O que diz a Prefeitura
A Prefeitura de Canoas classificou a atitude como “ocupações irregulares em áreas públicas” e afirmou que não reconhece a ação. “não são reconhecidas pela Prefeitura de Canoas, enquanto forma legítima de reivindicação de acesso à moradia”, informou em nota. Informou que já solicitou reintegração de posse e que a área “objeto de revitalização”. Sobre as denúncias feitas pelos ocupantes, por se tratar de um problema de segurança pública, afirmou que “encaminha aos órgãos de segurança pública todas as denúncias que toma conhecimento. Além disso, promove reuniões com agentes de segurança e judiciário para reforçar a necessidade de agir e de se recuperar a ordem nos condomínios”.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Rua Ramiro Barcellos, 1450, em frente a EMEF Leonel Brizola, no bairro São José. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.
Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.
A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 29 de novembro, no bairro São Luís

A Prefeitura de Canoas promove no sábado, 29, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro São Luís. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Engenheiro Rebouças, 333, em frente à EMEI Vó Inezinha.
O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.
O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.
Comunidade
Subprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Prefeitura de Canoas junto com a equipe da Subprefeitura do bairro Rio Branco realizaram, nesta sexta-feira, 21, o conserto de duas erosões em calçadas na Rua Nicolau Seibel, em Canoas. As intervenções incluíram a substituição da tubulação pluvial e a recuperação do passeio público nos dois pontos afetados, que, segundo o subprefeito Geovane do Amaral, foram danificados após episódios de alagamento.
“Vamos consertar e deixar o passeio em condições de uso”, afirmou Amaral.
Ele informou ainda que uma terceira erosão existente na mesma via deve ser recuperada na próxima semana.
O subprefeito também mencionou que outras equipes atuam simultaneamente em demandas do bairro.
“Temos 10 situações crônicas no bairro, que vamos resolvê-las até o final do ano”, disse.
Amaral destacou que, às quartas-feiras, um caminhão hidrojato realizará limpeza e desobstrução das galerias pluviais na região.
“Estamos avançando, atendendo à nossa população, resolvendo problemas antigos do bairro”, declarou.

Tradicionalismo4 dias atrásAETC faz festa para meninas que não puderam comemorar 15 anos por causa da enchente

Política5 dias atrásPrefeito Airton Souza transfere temporariamente cargo ao presidente da Câmara, Eric Douglas

Segurança Pública1 semana atrás15º BPM lança Operação Papai Noel para reforçar segurança em Canoas

Política1 semana atrásPresidente da Câmara de Canoas recebe Troféu Destaque Nacional da UVB

Habitação4 dias atrásContemplados no Compra Assistida que perderam o prazo podem indicar o imóvel escolhido até sexta-feira, 5
Comunidade3 dias atrásPrefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José
Geral4 dias atrásCanoas abre inscrições para a 2ª edição do Partiu Futuro Reconstrução

Esporte1 semana atrásProjeto Primeiro Saque promove evento esportivo aberto à comunidade no Guajuviras



















































