Conecte-se conosco

header-top







 

30/07/2025
 

Sem categoria

Partiu Futuro Reconstrução transforma a vida de jovens atingidos pelas enchentes no RS

Redação

Publicado

em

Prefeituras têm até sexta-feira, 25, para aderir ao programa Partiu Futuro Reconstrução

Há seis meses em operação, o Partiu Futuro Reconstrução, uma iniciativa do Governo do Rio Grande do Sul em parceria com a Demà Aprendiz, já apresenta resultados marcantes. Criado no final de 2024 como resposta às enchentes que atingiram o estado, o programa contabiliza 1,5 mil atendimentos psicossociais e mais de 300 consultas por telemedicina em diversas especialidades médicas.

Voltado a jovens de 14 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social, matriculados ou egressos da rede pública de ensino e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), o projeto oferece formação profissional e inserção no mercado de trabalho.

A Demà Aprendiz — tecnologia social da Renapsi — conduz a capacitação de 750 estudantes em Porto Alegre e Canoas. Além das aulas teóricas, desenvolvem atividades práticas atuando como aprendizes, com carteira assinada, em órgãos públicos municipais e estaduais.

Os participantes recebem uma bolsa-auxílio de R$ 828,26 para uma jornada de 20 horas semanais, vale-alimentação de R$ 550, e têm todos os benefícios garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Também contam com acompanhamento psicológico, orientação jurídica, reforço escolar, serviço de telemedicina e seguro.

Atendimentos e impacto social

Desde o início do programa, foram realizados:

– 1.573 atendimentos psicossociais;
– 348 consultas via telemedicina, abrangendo especialidades como Clínica Geral, Endocrinologia, Ginecologia, Dermatologia, Ortopedia e Gastroenterologia;
– 100 atendimentos jurídicos, envolvendo temas como pensão, benefícios e direitos sociais.

A diretora executiva da Demà Aprendiz, Aline Ferreira, enfatiza o propósito do programa, que surgiu como uma resposta concreta ao desafio de recomeçar para esses jovens, por meio da educação e trabalho como pilares centrais. “Oferecemos suporte por meio do trabalho digno, formação profissional e acompanhamento psicossocial. Isso exige esforço e resiliência, mas proporciona oportunidades reais de transformação para nossos jovens”, destaca.

O secretário estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel, também reforça a importância do projeto.

“Seis meses depois do início, já é possível perceber o impacto transformador da iniciativa. Tenho plena convicção de que, ao final dessa jornada, esses jovens sairão mais preparados para ingressar no mercado de trabalho. Sabemos que uma das maiores barreiras enfrentadas pela juventude em situação de vulnerabilidade é justamente a falta da primeira oportunidade. Agora, eles têm a chance real de se desenvolver, adquirir experiência e se qualificar para enfrentar os desafios da vida profissional com mais segurança e autonomia.”

Histórias que inspiram

Ingrid da Fontoura Cunha, de 17 anos, é uma das jovens contempladas pelo programa Partiu Futuro Reconstrução. Aluna do segundo ano do ensino médio na Escola Estadual Visconde do Rio Branco, ela vive com os pais e a irmã no bairro Rio Branco, em Canoas.

Ela conta que morava anteriormente na avenida Guilherme Schell, onde a residência foi destruída pelas águas do Guaíba em maio do ano passado. A família precisou sair às pressas do local e se abrigou na casa do irmão da adolescente, no mesmo bairro, que também acabou sendo atingida pela enchente, e então foi para a moradia da irmã, no bairro Nossa Senhora das Graças. Dois meses depois, com o auxílio que receberam do governo, alugaram uma casa, onde seguem morando.

No fim de 2024, Ingrid se inscreveu no programa e foi selecionada. Atualmente, trabalha como jovem aprendiz na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Canoas, no setor de Diretoria de Economia Criativa e Fomento. Segundo a adolescente, o projeto trouxe oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, além de contribuir com a renda familiar. O vale-alimentação é destinado às compras do mês, enquanto a bolsa-auxílio permite ajudar a mãe com as despesas.

“O Partiu Futuro me ajudou não só financeiramente, mas também emocionalmente. Eu precisava de acolhimento e de uma oportunidade de trabalho. Nunca me senti tão bem acolhida por gestores, colegas e professores. Hoje estou mais feliz, porque ajudo minha família e consigo me bancar também. O programa pode transformar a vida dos jovens, assim como mudou a minha vida para melhor”, salienta.

Alessandro Camargo Pujol Júnior, de 16 anos, também teve a residência da família, no bairro São João, em Porto Alegre, afetada pela enchente. Eles passaram 45 dias abrigados na casa dos avós, no Morro Santana, e, nesse período, a sua moradia foi saqueada.

Ele recorda esse momento com pesar. “Minha casa ainda carrega as marcas da enchente. Lembro o desespero ao ver a água entrando e me perguntar se algum dia conseguiríamos voltar. Tive medo de perder para sempre o lugar onde criei tantas memórias”.

Graças ao Partiu Futuro Reconstrução, Alessandro conseguiu contribuir na reposição de móveis e eletrodomésticos. Ele cursa o segundo ano do ensino médio no Instituto Estadual Dom Diogo de Souza e atua como aprendiz na Procempa, no setor Administrativo e de Fiscalização Digital.

Com a bolsa-auxílio, cobre suas despesas e, com o vale-alimentação, faz as compras do mês para os pais. “É gratificante conquistar meu próprio dinheiro. Realizei o sonho de adquirir um PlayStation 5 e ainda presenteei minha mãe com livros, porque ela adora ler”.

Para Alessandro, o programa é uma porta aberta para novos caminhos. “O Partiu Futuro transforma vidas por meio do trabalho e das relações humanas. Sou grato todos os dias por essa oportunidade. A equipe da Demà Aprendiz é como uma família — sempre prontos a acolher com um sorriso e ensinar como cuidar da gente e do nosso trabalho.”

Os irmãos gêmeos Gabriel e Samuel Abadi Farias, de 15 anos, também fazem parte do projeto desde o lançamento, no final do ano passado. Estudantes do oitavo ano na Escola Estadual Danilo Antônio Zaffari, vivem com os pais no bairro Humaitá. Gabriel atua como jovem aprendiz no Samu de Porto Alegre, enquanto Samuel na Defesa Civil da Capital.

A mãe dos jovens, Rosane Abadi, de 40 anos, higienizadora na Auto Viação Navegantes, reconhece o impacto positivo do programa na trajetória dos filhos.

“Desde que entraram no projeto, eles amadureceram. Aprenderam o valor do dinheiro, a importância do compromisso e o respeito às regras. Tem sido uma experiência muito enriquecedora para os dois. Eles compram o que precisam com a bolsa-auxílio, e o vale-alimentação fica comigo para o rancho do mês”, celebra.

Sem categoria

Centro de Convivência do Idoso em Canoas oferece oficina de inclusão digital e atividades gratuitas

Redação

Publicado

em

Centro de Convivência do Idoso em Canoas oferece oficina de inclusão digital e atividades gratuitas

A Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão realizou, na quinta-feira, 17, mais uma edição da oficina de Inclusão Digital no Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado na Rua Clemente Pinto, 92, bairro Nossa Senhora das Graças. A atividade ocorre semanalmente, às quintas-feiras, das 14h às 15h30, e é ministrada pela professora Laisa Viegas.

O curso integra uma série de ações voltadas à promoção da saúde física, mental e da inclusão social de pessoas idosas, ofertadas gratuitamente pela Secretaria. Além da inclusão digital, a programação do CCI inclui aulas de ginástica, pilates, ginástica do cérebro, coral e atividades manuais.

Programação semanal do CCI

Segunda-feira

  • Aula de Ginástica: das 8h30 às 9h30
  • Pilates no solo: das 9h30 às 10h30

Terça-feira

  • Ginástica do Cérebro: das 14h30 às 15h30

Quarta-feira

  • Aula de Ginástica: das 8h30 às 9h30
  • Pilates no solo: das 9h30 às 10h30
  • Aula de Tricô: a partir das 14h
  • Coral Vozes da Sabedoria: das 16h30 às 17h30

Quinta-feira

  • Inclusão Digital: das 14h30 às 15h30

Sexta-feira

  • Dança Cigana
    9h30 às 10h30

As aulas acontecem na sede do CCI. Para mais informações ou para realizar a inscrição, os interessados podem comparecer ao local ou entrar em contato pelos telefones (51) 3463-8428 ou WhatsApp (51) 98255-1217.

Continuar a ler

Sem categoria

Estão abertas as inscrições para mais de 400 cursos online gratuitos oferecidos pelo IFRS

Redação

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para mais de 400 cursos online gratuitos oferecidos pelo IFRS

As novas turmas de cursos online de curta duração oferecidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) estão com inscrições abertas. São 470 opções, todas gratuitas, em diferentes áreas do conhecimento. Os conteúdos propostos apoiam desde a formação inicial até a evolução profissional contínua, com cargas horárias que vão de 20 a 200 horas.

Os cursos são de diversas áreas, como: Ambiente e Saúde; Ciências Exatas; Ciências Humanas; Educação; Educação a Distância; Gestão e Negócios; Idiomas, Língua e Literatura; Informática; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Recursos Naturais; Turismo e Hospitalidade. Eles estão disponíveis em duas plataformas digitais: Moodle IFRS e Aprenda Mais (iniciativa do Ministério da Educação coordenada pelo IFRS).

Inscrições

Qualquer interessado pode se inscrever diretamente no ambiente virtual, no qual também são disponibilizadas as aulas. É preciso ter CPF e conta de e-mail próprios. O aluno pode organizar os seus horários de estudo e para as turmas deste segundo semestre (2025 B), a conclusão deve ser até janeiro de 2026. Ao término, se aprovado, o estudante pode emitir o seu certificado de conclusão até o prazo de 31 de janeiro de 2026.

Em relação ao primeiro semestre, há sete novas opções no Moodle IFRS:

Área de Gestão e Negócios

  • Assistente de Tesouraria (200 horas);

Área de Informática

  • Apresentações Google (40 horas);
  • Documentos Google: editor de textos (50 horas);
  • Google Drive (20 horas);
  • Node.js: Introdução ao Desenvolvimento de APIs Modernas (40 horas);
  • Planilhas Google: Planilha Eletrônica (60 horas);
  • React Native: Criação de Aplicativos Móveis Modernos (40 horas); e
  • React: Construindo Single Page Applications Dinâmicas e Interativas (40 horas).
Continuar a ler

Sem categoria

Entidades reagem com dureza ao projeto da Prefeitura de Canoas que aumenta ISSQN

Redação

Publicado

em

A proposta da Prefeitura de Canoas de reajustar as alíquotas do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) vem provocando forte reação de entidades empresariais e jurídicas do município. O Projeto de Lei nº 19/2025, protocolado na Câmara de Vereadores no fim de maio, prevê aumentos em dezenas de atividades econômicas a partir de 2026. Ele comecará a ser debatido no Legislativo no próximo dia 17 de junho, às 17h15, em sessão com a presença de secretários municipais.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Canoas (CDL), em conjunto com o Fórum das Entidades, alerta para os impactos negativos da medida, considerada inoportuna e desproporcional.

“Trata-se de um aumento linear, desproporcional, que pode ferir frontalmente a competitividade do município. A cidade ainda se recupera das enchentes e da retração econômica.”, afirma Éverton Netto, presidente da CDL Canoas.

Entre os setores mais afetados estariam educação, construção civil, saúde animal, segurança privada e cartórios.

A CICS Canoas também se posicionou com veemência contra o projeto.

“Recebemos com grande surpresa a tramitação do projeto, sem qualquer diálogo prévio com os setores produtivos ou estudo técnico de impacto”, criticou Gerson Untertriefallner Costa, vice-presidente de Serviços da entidade.

Ele questiona a justificativa da prefeitura, que argumenta estar se antecipando à transição tributária nacional com o novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). “Por que, novamente, se transfere ao contribuinte o custo de um ajuste que deveria começar internamente no setor público?”, questiona.

A OAB Canoas engrossa o coro das críticas. Em ofício ao prefeito Airton Souza, a subseção da entidade afirmou que “a majoração indiscriminada desconsidera a realidade econômica dos contribuintes” e que a proposta carece de estudos técnicos que demonstrem sua viabilidade. Para a OAB, o aumento compromete a recuperação econômica e a geração de empregos, além de contrariar o espírito da reforma tributária, que só será implementada plenamente até 2033.

As entidades alertam que, se aprovada, a proposta poderá provocar fuga de empresas para municípios vizinhos com carga tributária mais equilibrada, aumento da informalidade, fechamento de pequenos negócios e encarecimento dos serviços para o consumidor final.

O que diz a Prefeitura

“A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Relações institucionais, informa que o projeto relativo à revisão do ISSQN está em pauta e que no dia 17 de junho deve ocorrer uma reunião na Câmara de Vereadores, com participação da Secretaria da Fazenda, a respeito do tema.

A Prefeitura Municipal de Canoas está realizando um alinhamento de algumas alíquotas do ISSQN, algo fundamental para o ressarcimento previsto na Reforma Tributária, na qual Canoas irá perder em torno de R$ 350 milhões por ano. A medida tem a finalidade de equalizar com os demais municípios do Estado. Este realinhamento não atinge as micro e pequenas empresas optantes do simples nacional.”

Próximos passos

O projeto segue tramitando na Câmara de Vereadores de Canoas. No próximo dia 17 de junho, às 17h15, está previsto um Grande Expediente com a presença de representantes da Prefeitura, que irão apresentar explicações sobre a proposta, em iniciativa do vereador Juares Hoy (PP). Após essa etapa, ainda sem data definida, será realizada uma audiência pública, requerida por meio de petição já apresentada ao Legislativo.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques