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18/04/2025
 

Educação

Aprovado reajuste do piso do magistério estadual em 6,27% a contar de janeiro de 2025

Redação

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Aprovado reajuste do piso do magistério estadual em 6,27% a contar de janeiro de 2025

Na sessão desta terça-feira, 18, os parlamentares aprovaram o projeto do Executivo que reajusta o piso do magistério estadual em 6,27% a contar de janeiro de 2025. O plenário também aprovou a composição da Comissão de Ética Parlamentar da Casa.

Magistério

Com 49 votos favoráveis, foi aprovado o PL 14 2025, do Poder Executivo, que reajusta o subsídio mensal dos membros da carreira do Magistério Público Estadual. Conforme a justificativa do governo, o reajuste incidirá com paridade sobre todos os níveis de carreira dos professores ativos e inativos e pensionistas com direito à paridade, com impacto financeiro estimado em R$ 437 milhões ao ano.
Uma emenda, proposta pelo deputado Miguel Rossetto (PT) e mais 12 parlamentares, foi apresentada ao texto. No entanto, ela não chegou a ser deliberada em função de aprovação de requerimento do líder do governo, deputado Frederico Antunes (PP), para preferência de votação do projeto original.
Sofia Cavedon (PT) chamou a atenção dos colegas para a oportunidade de corrigir injustiças e arrochos salariais do magistério estadual, especialmente os aposentados e funcionários de escola, com a aprovação de emenda proposta por sua bancada. Ela criticou Eduardo Leite por retirar direitos dos professores durante seus governos. “O governador usa o dispositivo nacional do reajuste anual do piso do magistério, que é um reajuste que ele é obrigado a dar, dentro de um mecanismo perverso que faz de conta que paga o piso, mente para a sociedade que paga o piso, mas, na verdade, se apropria de parte do salário dos servidores e servidoras”, afirmou.
Luciana Genro (PSOL) avaliou ser lamentável que os parlamentares tenham que aprovar este projeto que não é de fato o cumprimento da lei do piso salarial. “O que o governador Eduardo Leite criou no Rio Grande do Sul foi a transformação do piso em teto”, acusou. A parlamentar ainda criticou o atual governo por ter destruído o plano de carreira e atacado as conquistas arrancadas com décadas de luta do magistério. Também citou o momento dramático da volta às aulas, quando as ondas de calor desmascararam a  falsa ideia do governo de que escolas estavam preparadas para o ano letivo.
Felipe Camozzato (Novo) afirmou que, nos últimos quatro anos, o piso teve reajuste de aproximadamente 50%. Ainda criticou a emenda apresentada pela bancada do PT e a postura do Cpers Sindicato. “Se o Cpers estivesse preocupado com a qualidade da educação, iria estar reconhecendo essa valorização de 50% e não pedindo o que sequer o governo Lula faz”, declarou. Ainda destacou que a proposta em votação não é uma ilusão, uma irresponsabilidade ou uma ilegalidade, como colegas afirmaram na tribuna. Na avaliação de Camozzato, o projeto “é o que dá para fazer diante das circunstâncias”.
Professor Bonatto (PSDB) disse que, ao longo da história do Rio Grande do Sul tiveram dificuldade e seguem com dificuldades em desenvolver suas habilidades e competências para cumprir sua missão. Avaliou que a situação que vivemos no estado hoje é resultado de uma série de decisões políticas de governos que já passaram e não tiveram a coragem ou a possiblidade de fazer os investimentos necessários na educação. O deputado disse que os professores que estão na ativa hoje recebiam, há cinco anos, metade do salário que recebem hoje. “Desde que o governador Eduardo Leite assumiu o processo de educação vem avançando”,  afirmou.
Frederico Antunes (PP) rebateu críticas dos colegas que o antecederam. “O importante é nos darmos conta, num exercício de 2019 para agora, que tivermos um crescimento do valor de pagamento do piso nacional do magistério, um cumprimento de lei sem nos permitir estarmos com a espada na cabeça do ajuizamento de uma ação por descumprimento de lei neste estado, de R$ 2.557 para R$ 4.687 sem necessitar de um subterfugio apelidado de completivo”, explicou. Ainda citou projeto que incluiu os servidores de escola nas categorias do piso regional, a meta de melhorar o sistema de gestão das escolas e investimentos para melhorar a infraestrutura dos prédios escolares.
Também se manifestaram Halley Lino (PT), Adão Pretto Filho (PT), Laura Sito (PT), Jeferson Fernandes (PT), Leonel Radde (PT), Zé Nunes (PT), Bruna Rodrigues (PCdoB), Valdeci Oliveira (PT), Paparico Bacchi (PL) e Miguel Rossetto (PT).

Comissão de Ética

Antes da apreciação do projeto do Executivo, os parlamentares aprovaram, por unanimidade (50 votos favoráveis), o RDI 8 2025, da Mesa Diretora, que indica deputados para comporem a Comissão de Ética Parlamentar para o biênio 2025-2027. Os titulares da comissão são a deputadas Luciana Genro (PSOL) e Delegada Nadine (PSDB) e os deputados Carlos Búrigo (MDB), Aloísio Classmann (União), Jeferson Fernandes (PT), Valdeci Oliveira (PT), Zé Nunes (PT), Frederico Antunes (PP), Guilherme Pasin (PP), Gustavo Victorino (Republicanos), Cláudio Tatsch (PL) e Eduardo Loureiro (PDT).

Educação

Crianças se divertem com o clima de Páscoa na EMEI Olga Ronchetti

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Crianças se divertem com o clima de Páscoa na EMEI Olga Ronchetti

Uma série de atividades lúdicas está sendo desenvolvida ao longo da semana com os 159 alunos assistidos pela Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Olga Ronchetti, no bairro Guajuviras. Pegadas espalhadas pelo chão, decoração de bolachas, Toca do Coelhinho na recepção, entrega de pacotinhos e a famosa caça ao ninho vêm fazendo a alegria da criançada.

As diferentes ações foram pensadas de acordo com a faixa etária das crianças, que compreende de quatro meses de vida a cinco anos e 11 meses.

“Trabalhar a Páscoa com as crianças é muito gratificante, pois aborda a solidariedade, o amor e a união. Aqui na escola, todo mundo pegou junto para que esse trabalho fosse bem significativo, ajudando na imaginação das crianças e promovendo tudo isso que a Páscoa representa hoje para nós, adultos”, disse a diretora da EMEI Olga Ronchetti, Natália Crippa.

Os baixinhos da turma do Maternal 2, com idades de três para quatro anos, participaram de uma aula de culinária na tarde da quarta-feira, 16. O pequeno Ícaro Florentino, 4, aprovou a atividade desenvolvida no refeitório.

“Foi muito bom e eu já comi. Eu gosto de vir para cá”, disse após rechear e decorar uma bolacha amanteigada. Para os alunos de turmas com crianças de idade inferior, os pais receberam pequenos mimos confeccionados pelas equipes da EMEI.

Uma outra atividade que fez sucesso entre os alunos foi a caça ao ninho, tradicional brincadeira em que os participantes foram procurando seus presentinhos que estavam espalhados pelo pátio da instituição de ensino. Os pais doaram as guloseimas para a montagem dos pacotinhos.

As turmas de Jardim 2 e do Maternal 2 também estudaram alguns dos símbolos da Páscoa. Além disso, um coelho de verdade foi apresentado e recebeu o carinho das crianças cheias de curiosidade. Programações semelhantes alusivas à Páscoa foram desenvolvidas por equipes de outras EMEIs e EMEFs da rede de ensino de Canoas.

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Educação

EMEF Castelo Branco não terá aulas na quinta e sexta-feira, 10 e 11 de abril

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EMEF Castelo Branco não terá aulas na quinta e sexta-feira, 10 e 11 de abril

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Castelo Branco, do bairro Igara, não terá aulas na quinta-feira, 10, e sexta-feira, 11.

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (SME), a medida preventiva será adotada para a execução das obras de reforma elétrica nas dependências da instituição de ensino. As aulas serão retomadas na manhã de segunda-feira, 14.

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Educação

Senac-RS inscreve para mais de 4,7 mil vagas gratuitas de cursos técnicos até o fim de abril

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Senac-RS inscreve para mais de 4,7 mil vagas gratuitas de cursos técnicos até o fim de abril

Até o dia 27 de abril, o Senac-RS está com inscrições abertas para mais de 4,7 mil vagas gratuitas em cursos técnicos presenciais e a distância (EAD). As oportunidades abrangem áreas de alta demanda no setor de comércio de bens, serviços e turismo no Rio Grande do Sul, como gestão, negócios, saúde, tecnologia e turismo, entre outras.

Para consultar vagas, requisitos e realizar a inscrição, os interessados devem acessar www.senacrs.com.br/psg para vagas presenciais, www.ead.senac.br/gratuito para vagas EAD ou comparecer à escola Senac mais próxima.

Por meio do Programa Senac de Gratuidade, as 4.742 vagas estão distribuídas em 2.935 na modalidade presencial e 1.807 na modalidade EAD. É a oportunidade ideal para quem busca se qualificar e conquistar seu espaço no mercado de trabalho – e o melhor: de forma 100% gratuita!

As aulas iniciam a partir do dia 13 de maio em diferentes turnos (manhã, tarde e noite), enquanto os cursos EAD oferecem maior flexibilidade de horários, permitindo que o aluno organize seus estudos de acordo com sua disponibilidade.

Os candidatos devem atender a alguns requisitos básicos, como: idade mínima de acordo com o curso escolhido; estar cursando ou ter concluído o do Ensino Médio; para cursos específicos, como as especializações técnicas na área de Enfermagem, é necessário ter concluído o curso técnico na área.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, a educação é um fator fundamental para o desenvolvimento sustentável, para a qualificação da mão de obra e para a melhoria da qualidade de vida da população.

“Iniciativas como esta são muito importantes: elas representam um caminho concreto para o progresso, promovendo mais inclusão e oportunidades”, afirma.

Para o gerente de Educação Profissional do Senac-RS, Sidinei Rossi, é motivo de grande satisfação lançar um edital com um volume expressivo de vagas gratuitas em cursos técnicos que realmente fazem a diferença na qualificação profissional e no desenvolvimento da sociedade.
“A educação profissional tem o poder de inserir o aluno no mundo do trabalho. São 4.742 vagas, divididas em 2.935 na modalidade presencial e 1.807 EAD. É uma entrega robusta, que reafirma o compromisso do Senac com a formação de qualidade e com a comunidade rio-grandense”, destaca.

Confira as opções de vagas disponíveis:

Presenciais

– Especialização Técnica de Enfermagem em Saúde da Família: 40
– Especialização Técnica de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva: 20
– Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho: 55
– Especialização Técnica em Enfermagem em Serviços de Urgência e Emergência: 140
– Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica: 62
– Técnico em Administração: 1018
– Técnico em Comércio Exterior: 80
– Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: 210
– Técnico em Enfermagem: 135
– Técnico em Eventos: 30
– Técnico em Finanças: 167
– Técnico em Guia de Turismo: 35
– Técnico em Informática: 70
– Técnico em Logística: 30
– Técnico em Marketing: 263
– Técnico em Óptica: 40
– Técnico em Qualidade: 20
– Técnico em Recursos Humanos: 420
– Técnico em Segurança do Trabalho: 100

EAD

– Técnico em Administração: 165
– Técnico em Contabilidade: 297
– Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: 15
– Técnico em Guia de Turismo: 90
– Técnico em Logística: 297
– Técnico em Meio Ambiente: 190
– Técnico em Qualidade: 240
– Técnico em Recursos Humanos: 230
– Técnico em Secretariado: 230
– Técnico em Segurança do Trabalho: 16
-Técnico em Transações Imobiliárias: 37

As vagas presenciais estão disponíveis em 39 municípios gaúchos, incluindo Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Maria, Canoas, entre outras. As opções EAD podem ser acessadas de qualquer localidade, com exceção do curso Técnico em Guia de Turismo, que contém atividades presenciais no polo de oferta.

Confira o cronograma:

– 8 a 27 de abril – Divulgação do edital e inscrição

– 29 de abril a 12 de maio – Chamamento de classificados e período de matrículas

– 13 de maio – Início das aulas

O Programa Senac de Gratuidade

Firmado em 22 de julho de 2008 entre o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho, o Ministério da Fazenda, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC e o Senac, e ratificado pelo Decreto nº 6.633, de 5 de novembro de 2008, o Programa Senac de Gratuidade atualmente contempla mais de 35 mil pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos federais e tem por objetivo garantir o acesso à educação profissional de qualidade.
O funcionamento se dá por meio da alocação de parte dos recursos líquidos do Senac, advindos da contribuição compulsória, para a oferta de vagas gratuitas em cursos diversificados de Formação Inicial e Continuada e de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

O ingresso acontece por ordem de inscrição dos candidatos, realizada por meio eletrônico no site do Senac-RS. Podem participar pessoas de baixa renda, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores, empregados ou desempregados, assim como usuários de programas de proteção a pessoas ameaçadas. Além disso, alguns cursos possuem pré-requisitos como idade mínima e escolaridade.

Educação gratuita e acessível 

O Programa Senac de Gratuidade contribui para a promoção da inclusão social e ajuda a reduzir as desigualdades, oferecendo formação de qualidade com o certificado Senac de qualidade, acesso ao conhecimento e preparação para o mundo do trabalho.
É uma iniciativa essencial para promover a educação inclusiva e o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, contribuindo para que o país alcance metas importantes da Agenda 2030 da ONU. Ao oferecer cursos de qualidade gratuitos, o Senac desempenha um papel importante na formação de profissionais qualificados e na promoção da igualdade de oportunidades.
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