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16/04/2025
 

Saúde

CAOS NA SAÚDE: Empresa responsável por médicos das Upas e Caps de Canoas rompe contrato por falta de pagamentos

Redação

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CAOS NA SAÚDE Empresa responsável por médicos das Upas e Caps de Canoas rompem contrato por falta de pagamentos

A Medlife Serviços Médicos de São Leopoldo comunicou a rescisão do contrato com o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IB Saúde), de Canoas. A empresa era responsável pelo fornecimento de médicos para quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do município.

A empresa explicou que a decisão de encerrar o contrato se deve à falta de pagamentos, que já dura há três meses, somando uma dívida superior a R$ 5 milhões. De acordo com o advogado da empresa, Jean Piery Pedroso Torman, o último pagamento foi realizado em agosto deste ano.

Mais de 100 médicos, contratados pela Medlife, atuam nas UPAs Rio Branco, Niterói e Boqueirão, além de quatro Caps. Com a rescisão do contrato, esses profissionais podem deixar de prestar atendimentos.

O que diz a Prefeitura

A reportagem de O Timoneiro entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Canoas, que respondeu em nota que Canoas é referência no pronto atendimento no Rio Grande do Sul, com cinco Upas, o maior do estado, e que a situação envolvendo o IB Saúde neste momento é pontual.

“A administração municipal já notificou o IB Saúde para que seja encontrada uma solução para a complementação dos profissionais. A situação, segundo a entidade, deverá ser normalizada nesta quarta-feira (20).  A Prefeitura alerta que entrará com medidas jurídicas diante da interferência indevida de instituições de fora da cidade, que estão prejudicando a contratação de médicos, um ato considerado ilegal, já que existem decisões judiciais que garantem o pleno atendimento médico-hospitalar na cidade”.

“Reforça, ainda, que vem realizando os pagamentos em dia ao IB Saúde desde abril, inclusive com aumento do repasse mensal. A pendência existente no momento, no valor de R$ 4.238.070,52, deve-se a repasses menores realizados entre os meses de janeiro a março deste ano. Esse valor equivale a quase um mês do pagamento mensal feito à entidade. Valores pagos ao IB Saúde nos últimos meses: R$ 4.213.027,18 (agosto), R$ 4.164.816,30 (setembro) e R$ 4.574.150,77 (outubro)”.

E finaliza o texto afirmando que neste momento todas as UPAS seguem com cobertura clínica e que nos casos de atendimentos pediátricos, que hoje só estão ocorrendo na UPA Caçapava, os mais graves são encaminhados à retaguarda pediátrica do Hospital Universitário, até que a situação seja normalizada.

Medlife Serviços em Telemedicina, Saúde e Tecnologia se manifesta

Após divulgação da primeira matéria referente ao assunto nas redes sociais pela GZH, a empresa Medlife, com sede em Canoas, se manifestou:

“A MEDLIFE SERVIÇOS EM TELEMEDICINA, SAÚDE E TECNOLOGIA LTDA , CNPJ n° 18.511.967.0001-01, fundada em 2013, com sede em Canoas, tomou conhecimento da reportagem da RBS veiculada no dia 19/11/2024, intitulada “Empresa responsável por médicos de UPAs e Caps de Canoas rescinde contrato alegando falta de pagamento”.

“Esclarecemos que nunca prestamos serviços para o Município de Canoas e também não mantemos qualquer relação com a empresa citada na reportagem”.

“Recomendamos à população que está entrando em contato conosco devido à reportagem que procure esclarecimentos junto aos responsáveis, bem como esperamos que a RBS esclareça em seus veículos de comunicação que o assunto não diz respeito à nossa empresa, tendo em vista que sem o esclarecimento causa confusão na população e prejudica a reputação de nossa empresa”.

 

Saúde

Vacinação contra a gripe já está disponível para grupos prioritários; confira locais

Redação

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Vacinação contra a gripe já está disponível para grupos prioritários; confira locais

Começou na segunda-feira, 7, a vacinação contra a gripe nas unidades de saúde de Canoas. Nesta primeira fase, a imunização estará disponível para os grupos prioritários (confira a lista abaixo) e, posteriormente, em data ainda a ser definida, será aberta a toda a população. Quem faz parte dos grupos prioritários pode vacinar-se nas unidades de saúde das listas abaixo apresentando documento de identificação.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a meta é imunizar pelo menos 90% da população que faz parte dos grupos prioritários.

“As campanhas de vacinação são fundamentais para o controle preventivo das doenças nas comunidades”, destaca o secretário municipal da Saúde, Eduardo Bermudez. “A atenção da Secretaria Municipal da Saúde de Canoas e do próprio cidadão para que tenham acesso as vacinas é um momento importante da proteção da saúde da nossa sociedade.”

De acordo com a Prefeitura de Canoas, na unidade de saúde Santa Isabel, no Centro, já haviam sido vacinadas cerca de 150 pessoas até as 11 horas da segunda-feira, a maioria pessoas idosas, de acordo com a administração do posto.  A aposentada Regina Célia Peres de Oliveira, 72, moradora do bairro Harmonia, não quis deixar para depois e foi logo no primeiro dia garantir a sua imunização.

“Sempre faço no primeiro dia, porque sei que a vacina demora um pouco para fazer efeito”, contou Regina. “Meu marido também vai fazer e, quando for aberto para toda a população, minha família inteira vai se vacinar.”

O aposentado Luiz Fernando Schneider, 75, morador do Centro, também gosta de se vacinar o quanto antes.

“Eu faço no primeiro dia todos os anos”, disse Luiz ao receber a imunização. “Eu fico só cuidando nas redes sociais e assim que abre eu venho me vacinar. Já faz anos que faço assim.”

Unidades de saúde com vacinação das 8 às 17 horas

  • CAIC
  • Cerne
  • Concoban
  • Estância Velha
  • Fátima
  • Fernandes
  • Harmonia
  • Igara
  • Mato Grande
  • Natal
  • Nova Nancy
  • Rio Branco
  • Santa Isabel
  • São José
  • São Luís
  • CSF União

Unidades de saúde com vacinação das 9 às 16 horas

  • Guajuviras
  • Olaria
  • São Vicente
  • Prata
  • Central Park
  • Nova Niterói
  • Niterói
  • Praça América
  • Mathias Velho
  • Santo Operário

Grupos prioritários

  • Gestantes
  • Crianças (6 meses a menores de 6 anos)
  • Idosos a partir de 60 anos
  • Puérperas
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
  • Povos indígenas
  • Quilombolas
  • Pessoas em situação de rua
  • Trabalhadores da saúde
  • Professores do ensino básico a superior
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • Profissionais das Forças Armadas
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores de transporte coletivo
  • Rodoviários para passageiros urbanos e de longo curso
  • Trabalhadores portuários
  • Trabalhadores dos Correios
  • População privada de liberdade
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade
  • 08Jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
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Saúde

Centro Estadual de Vigilância em Saúde emite alerta epidemiológico para dengue e chikungunya

Redação

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Centro Estadual de Vigilância em Saúde emite alerta epidemiológico para dengue e chikungunya

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), vinculado à Secretaria Estadual da Saúde (SES), emitiu na terça-feira, 1º, alerta epidemiológico conjunto sobre a circulação dos vírus e aumento de casos das duas arboviroses no Estado. O documento visa reforçar as medidas de vigilância epidemiológica nos serviços de saúde. 

A dengue e a chikungunya têm em comum o mesmo vetor de transmissão: o Aedes aegypti. De acordo com o alerta foi confirmado um novo caso autóctone (sem histórico de viagem) de dengue do sorotipo 3 em Ijuí, na região missioneira. Um homem de 72 anos apresentou sintomas característicos da doença em 22 de março. O caso foi confirmado pelo Lacen em 27 de março. 

O sorotipo 3 é uma das quatro categorias de dengue em circulação no Brasil. Os sintomas da dengue tipo 3 são iguais aos demais: febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo, manchas avermelhadas na pele, coceira, náuseas e dores musculares e articulares. 

Já havia sido detectado o sorotipo 3 da dengue em um caso importado em Porto Alegre, e, posteriormente, em casos autóctones no município de Sapucaia do Sul. Agora, a detecção desse sorotipo em outra região crítica acende um alerta para a possibilidade de propagação ampliada do vírus no Estado.  

Chikungunya 

Já os casos de chikungunya foram identificados em Carazinho e Salvador das Missões. Até o momento foram confirmados três casos autóctones no município de Salvador das Missões, localizado na 12ª Coordenadoria Regional de Saúde. Os casos foram confirmados por exames laboratoriais (RT-PCR) no Lacen, sendo todos do sexo masculino, com idades entre 58 e 79 anos.  

Em Carazinho, na 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, desde o alerta emitido em 21 de março, os casos passaram de 31 para 56, com ampliação da distribuição espacial nos bairros do município. A chikungunya tem sintomas semelhantes aos da dengue, como febre alta e dores de cabeça, musculares, nas articulações e nas costas. 

Os sintomas agudos geralmente duram entre sete e catorze dias, mas uma característica da Chikungunya é sua fase pós-aguda, cujos sintomas podem durar até três meses e ainda uma fase crônica, em que as dores articulares podem durar por anos. 

Tendo em vista a presença do Aedes aegypti e o aumento significativo dos casos confirmados das doenças, o alerta salienta a necessidade de intensificar a a sensibilização da rede assistencial para identificação de casos suspeitos, realizando imediatamente a notificação destes, bem como sua comunicação à vigilância epidemiológica e ambiental, para reforçar ações de controle vetorial, conforme protocolos vigentes. 

Orientações para a população 

  • Eliminar focos de proliferação do mosquito em suas residências e locais de trabalho.  
  • Buscar atendimento médico em caso de sintomas suspeitos de dengue ou chikungunya.  
  • Evitar automedicação, principalmente com medicamentos que possam agravar os sintomas. 
  • Fazer uso de medidas de proteção individual (uso de repelentes, roupas de manga comprida, mosqueteiro) e coletivas (inseticidas, repelentes de ambientes, tela em janelas e portas, e raquete elétricas). 

A Secretaria Estadual da Saúde segue monitorando a situação e enfatiza que todas as medidas de prevenção são de extrema importância para evitar novos casos. 

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Saúde

Diretor-técnico do HPS de Canoas anuncia fechamento da emergência; Prefeitura nega e profissional é desligado

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Diretor-técnico do HPS de Canoas anuncia fechamento da emergência; Prefeitura e mantenedora negam e profissional é desligado

Na tarde desta segunda-feira, 31, o diretor-técnico do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), Álvaro Fernandes, a emergência do hospital estará fechada a partir de terça-feira, 1º de abril.

Em entrevista a uma rádio, Álvaro disse se tratar de uma nota técnica que indica uma situação de risco assistencial ou ético-profissional.

Ainda de acordo com o diretor, o hospital, que se encontra na estrutura do Hospital Nossa Senhora das Graças por conta das obras no HPS – que foi inundada pela enchente de maio-, o motivo do fechamento do atendimento extrapola o atraso de salários dos profissionais de saúde.

“Neste momento não consigo ser conivente com uma situação em que eu vou atender e não contar com médicos especialistas presentes. As escalas têm ausências de especialistas”.

O que diz a Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Canoas, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), informa que os atendimentos no Hospital de Pronto-socorro de Canoas (HPSC) estão mantidos.

Não haverá suspensão, descontinuidade ou prejuízo no atendimento às pessoas que necessitarem buscar os serviços de urgência e emergência no HPSC.

O documento que circula dando notícia de uma declaração de impossibilidade técnica, informando o fechamento temporário da porta de emergência, assinado pelo diretor técnico, é um ato isolado do funcionário, não reconhecido pela SMS ou pela empresa que administra o Hospital de Pronto-socorro.

As empresas que prestam serviços médicos hospitalares já estão sendo substituídas por empresas que manterão a continuidade e a normalidade na prestação do serviço.

A gestão da SMS trabalha com seriedade e responsabilidade, apresentando soluções aos profundos problemas deixados pela administração anterior do Município.

A Prefeitura reitera que a Secretaria Municipal de Saúde tem como valores supremos o respeito e a dedicação máxima à comunidade. Seu compromisso é buscar manter o cuidado e a elevada qualidade da prestação das ações e serviços de saúde aos cidadãos, garantindo dignidade, segurança, promoção da saúde com eficiência e salvaguarda da vida, sempre tendo como norte os princípios do humanismo e do acolhimento integral.

.”

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