Conecte-se conosco

header-top


 






 

14/06/2025
 

Educação

Inscrições para primeiro ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio iniciam na segunda-feira

Redação

Publicado

em

Inscrições para primeiro ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio iniciam na segunda-feira

A partir desta segunda-feira, 11, começa o período de matrículas para o ano letivo de 2025 dos estudantes que desejam ingressar na Rede Estadual. As inscrições para novos alunos podem ser realizadas no site da Secretaria da Educação (Seduc), na aba “Matrículas – Chamada Pública”. Os interessados devem selecionar a etapa de ensino desejada.

A novidade deste ano é que, além da matrícula, os estudantes também deverão escolher os novos uniformes escolares, por meio do site escola.rs.gov.br/uniformes.

Período de pré-matrícula

Neste primeiro momento, o período é destinado apenas aos estudantes que ingressarão no 1º ano do Ensino Fundamental e no 1º ano do Ensino Médio, seja na modalidade regular, Curso Normal, aproveitamento de estudos do Curso Normal ou Educação Profissional (cursos técnicos) integrados ao Ensino Médio, Concomitante ou Subsequente, bem como a EJA – Educação de Jovens e Adultos.

No caso dos estudantes que já possuem matrícula ativa nas escolas estaduais, a rematrícula será feita automaticamente entre os dias 18 de novembro e 18 de dezembro, desde que eles tenham uma frequência escolar de, no mínimo, 75%.

Se houver interesse do aluno em ir para uma outra instituição de ensino, será necessário efetuar uma nova inscrição durante a segunda etapa da pré-matrícula, quando abrir o período de transferência.

Os resultados das designações dos estudantes de pré-matricula para as escolas pretendidas ocorrerão a partir de 6 de janeiro de 2025. As informações detalhadas serão enviadas para os responsáveis pelos alunos, que receberão uma mensagem pelo e-mail cadastrado no sistema.

Também é possível consultar a situação no site da Seduc, buscando a aba Matrículas e selecionando a opção Consulta candidato.

Efetivação da matrícula

A matrícula precisa ser confirmada de forma presencial, entre os dias 6 a 17 de janeiro. Para isso, os candidatos às vagas, junto com seus respectivos responsáveis, devem ir até as escolas, apresentando as seguintes documentações:

  • CPF e Certidão de nascimento ou RG do estudante;
  • CPF e documentos do responsável;
  • Comprovante de residência;
  • Para alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental: CNS (Cartão Nacional de Saúde), NIS (Número de Identificação Social) e atestado (carteira) de vacinação.

A recomendação é que os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental tragam o Cartão Nacional de Saúde (CNS), Número de Identificação Social (NIS) e atestado (carteira de vacinação). Para ingressar nessa etapa, o requisito é ter a idade mínima de seis anos completos até 30 de março.

Nas situações de estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 2º e 3º ano do Ensino Médio que já estão matriculados na Rede Estadual, municipal ou privada e que desejam alterar de escola ou ingressar na Rede Estadual, a pré-matrícula acontecerá no período da segunda etapa, conforme o cronograma abaixo.

Para os estudantes que ingressarão no 2° Ano do Ensino Médio, é preciso ainda fazer a escolha do Itinerário Formativo – Trilha de Aprofundamento Curricular. Entre os dias 25 de novembro a 20 de dezembro, esses estudantes devem entrar no Aplicativo Escola RS, fazendo o login para selecionar a opção escolhida e efetivar a matrícula.

A designação da escola leva em consideração critérios como a proximidade da residência do estudante em relação às instituições de ensino disponíveis, bem como a questão da idade, priorizando as crianças menores, exceto nos casos em que o aluno já tiver irmãos matriculados na escola pretendida.

Ao solicitar a transferência, o responsável pelo aluno ou o próprio estudante pode indicar até três instituições de ensino em ordem de preferência, incluindo aquelas que oferecem o Ensino Médio em Tempo Integral.

Confira o cronograma

  • 11/11 a 01/12/2024 – Inscrições para pré-matrícula (1ª chamada)
    Público: população em geral para solicitação de ingresso na rede pública para o 1º ano do Ensino Fundamental; 1º ano do Ensino Médio; Educação Profissional – Cursos técnicos subsequentes, concomitantes e aproveitamento de estudos do curso normal e EJA.
  • 18/11 a 18/12/2024 – Rematrícula automática
    Público: todos os estudantes que possuem matrícula ativa nas Unidades Escolares Estaduais, em todas as etapas e modalidades de ensino que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.
  • 25/11 a 20/12/2024 – Escolha do itinerário formativo (para alunos que cursarão o 2º ano do Ensino Médio) no aplicativo para efetivar a matrícula.
  • 06/01/2025 – Resultados (designações) das inscrições para pré-matrícula.
    Público: todos que se inscreveram de 11 de novembro a 1º de dezembro de 2024.
  • 06/01 a 17/01/2025 – Efetivação da matrícula
    Público: todos que se inscreveram de 11 de novembro a 1º de dezembro de 2024, diretamente nas Unidades Escolares.
  • 06/01 a 19/01/2025 – Segunda oportunidade de inscrições e pré-matrícula (2ª chamada) e solicitação de transferências
    Público: todos que perderam o primeiro período de inscrições (que foi de 11 de novembro a 1º de dezembro de 2024).
  • 30/01 a 07/02/2025 – Efetivação da matrícula para a 2ª etapa de inscrições
    Público: todos que solicitaram transferência e aqueles que se inscreveram na segunda chamada (realizada de 6 a 19 de janeiro de 2024).

Escolha dos uniformes

A escolha do uniforme é rápida e fácil. Durante o procedimento de realização da pré-matrícula para alunos novos, um link específico na ficha de pré-matrícula já irá direcionar para o site escola.rs.gov.br/uniformes, com as orientações de como proceder.

Para os estudantes que já são da Rede Estadual, o acesso é feito pelo e-mail “@educar”, pelo número da matrícula ou por identificação com nome completo e data de nascimento.

Os alunos maiores de 16 anos poderão acessar o sistema diretamente; para os menores de 16 anos, a escolha deverá ser feita por um responsável legal, que precisará confirmar seus dados para validar a identificação.

Uma vez confirmada a escolha do uniforme, a instituição de ensino onde o estudante estiver matriculado será notificada, e os kits de uniforme serão entregues na própria escola, sem custo para as famílias.

Serão dois formatos de kits

O Kit 1 inclui 10 peças padronizadas em azul, verde e branco, com três camisetas de manga curta, duas camisetas de manga longa, um moletom, uma jaqueta, duas calças de moletom e uma bermuda e será entregue para os alunos dos Anos Iniciais, Fundamental I e II, Ensino Médio, seja na modalidade regular, Curso Normal, ou Educação Profissional (cursos técnicos) integrados ao Ensino Médio.

O kit 2 conta com três camisetas de manga curta, duas camisetas de manga longa, um moletom e uma jaqueta para os alunos da Educação Profissional Concomitante ou Subsequente, do aproveitamento de estudos do Curso Normal e EJA – Educação de Jovens e Adultos. Todas as peças apresentam os símbolos do Estado e as palavras “Educação” e “Rede Estadual”.

A troca de tamanho dos uniformes no site será permitida uma única vez, com prazo até 8 de dezembro. Todos os estudantes da Rede Estadual serão contemplados, representando um investimento anual de R$ 290 milhões para a confecção e distribuição.

Educação

Estoque de pisos depositados na EMEF Theodoro Bogen começa a ser retirado

Redação

Publicado

em

Estoque de pisos depositados na EMEF Theodoro Bogen começa a ser retirado

O montante de 123 paletes carregados de pisos modulares que estava depositado em área coberta da EMEF Theodoro Bogen, no bairro Niterói, começou a ser removido.

Na manhã desta terça-feira, 10, a empresa responsável pelo material direcionou uma terceirizada de transportes com carretas e empilhadeira para o início da retirada do estoque da unidade de ensino. A medida é comemorada pela direção da instituição de ensino e pela Secretaria Municipal da Saúde (SME), uma vez que o volume depositado reduziu o espaço pedagógico para atividades dos estudantes.

Ao todo, a empresa chegou a instalar os pisos modulares em oito EMEFs em quadras de esportes no ano passado. A paralisação do serviço de instalação dos itens adquiridos, ainda na gestão anterior, ocorreu a partir de liminar em procedimento cautelar por parte do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS).

Na ocasião, o órgão de controle externo entendeu, em duas oportunidades, que houve sobrepreço no valor obtido pelo Município em comparação com o preço habitual de mercado.

Com aval da Diretoria Juridica da Secretaria de Licitações e Procuradoria-Geral do Município, a SME iniciou tratativas para solucionar o impasse. Ao encerrrar as tratativas sem um acordo, no último dia 2 de junho, a empresa foi notificada para que informasse, em um prazo de cinco dias, o tempo estimado para a retirada dos materiais. Não houve o pagamento de valores pela Administração Municipal.

De acordo com a secretária da SME, Beth Colombo, um novo processo licitatório será aberto para aquisição de novos pisos para todas as 83 escolas da rede municipal.

“Jamais reconhecemos aquele valor do produto como sendo um valor real de mercado. Esgotamos todas as tratativas buscando chegar a um acordo com a empresa, ou adquirir os pisos pelo valor indicado pelo TCE ou então a retirada desse material do pátio da escola. Cabe salientar que esse processo de compras foi ainda de 2024 e que, em nenhum momento, houve qualquer tipo de pagamento sobre o valor desses produtos. Portanto, não houve nenhum dano aos cofres da Prefeitura”, destaca Beth.

O prazo dado pela SME para a retirada completa de todos os pisos encerra nesta sexta-feira (13).

Continuar a ler

Educação

Inscrições para o Enem 2025 são prorrogadas até sexta, 13

Redação

Publicado

em

Inscrições para o Enem 2025 são prorrogadas até sexta, 13

O prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi prorrogado até sexta-feira, 13, conforme anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A medida visa proporcionar mais tempo para que todos os interessados possam se inscrever. O novo prazo também se aplica às solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social, que devem ser realizadas até a mesma data.

Estudantes da rede pública que estão concluindo o Ensino Médio em 2025 têm isenção garantida da taxa de inscrição do Enem. Embora o sistema já pré-preencha os dados desses participantes, é fundamental que eles acessem a Página do Participante para confirmar as informações e escolher o idioma da prova de língua estrangeira.

Os demais candidatos, que não se enquadram nos critérios de isenção, devem realizar a inscrição normalmente. O pagamento da taxa, no valor de R$ 85, deve ser efetuado até 18 de junho, por meio de boleto, Pix, cartão de crédito ou débito.

Cronograma atualizado

O cronograma do Enem 2025 foi atualizado para acompanhar a nova data de encerramento das inscrições. Os resultados das solicitações de atendimento especializado e de uso do nome social serão divulgados em 20 de junho. Caso necessário, os participantes poderão entrar com recurso entre os dias 23 e 27 do mesmo mês. O resultado final dos pedidos, após análise dos recursos, está previsto para 4 de julho. As provas serão aplicadas em 9 e 16 de novembro.

A atualização do cronograma busca oferecer mais flexibilidade e segurança aos candidatos, que podem utilizar as notas do Enem para ingresso em instituições de Ensino Superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de obterem a certificação do Ensino Médio.

Os estudantes que participarem do programa Pé-de-Meia e realizarem os dois dias de exame terão direito a um incentivo adicional de R$ 200, além da isenção da taxa.

Para realizar a inscrição e saber mais informações, os interessados devem acessar a Página do Participante do Enem 2025.

Continuar a ler

Educação

Enem 2025: 900 estudantes são isentados de taxa de inscrição, que encerra na sexta-feira, 6

Redação

Publicado

em

Enem 2025: 900 erstudantes são isentados de taxa de inscrição, que encerra na sexta-feira, 6

Mensagens personalizadas foram enviadas na terça-feira, 3, a 900 mil estudantes elegíveis para a inscrição gratuita no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio da caixa postal individual do GOV.BR. A ferramenta pode ser utilizada por todas as pessoas com conta prata ou ouro na plataforma de serviços do Governo Federal e as informações são especificas para cada um, com instruções sobre como acessar o direito.

Os recados enviados nesta terça-feira trouxeram informações sobre as inscrições isentas de taxa para estudantes beneficiários do programa Pé de Meia e para alunos que concluíram o ensino médio em escolas públicas. Neste último caso, a inscrição já está pré-preenchida e as pessoas precisam apenas acessar o site oficial do Inep para validar e completar seus dados.

As inscrições da edição 20/25 do Enem terminam nesta sexta-feir, 6, e devem ser realizadas exclusivamente por meio da Página do Participante no portal do Inep ou diretamente pelo endereço enem.inep.gov.br/participante . As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, nos 26 estados e no Distrito Federal.

Caixa Postal

Mensagens da Caixa Postal GOV.BR podem ser acessadas tanto pelo computador, no site da plataforma, quanto pelo aplicativo para dispositivos móveis, como celulares e tablets. Quem tem o app GOV.BR instalado também recebe notificações tipo push com avisos sobre novas correspondências.

A Caixa Postal GOV.BR é gratuita e foi automaticamente criada dentro da área pessoal de todas as pessoas que já se cadastraram na plataforma, mas apenas os usuários nível prata e ouro podem acessá-la, para garantir a segurança das informações.

A ferramenta estreou em fevereiro, com mensagens para os candidatos convocados para cursos de formação do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024. Desde então, também já foi usada para informar sobre o início dos pagamentos do programa Pé-de-Meia e a retirada de medicamentos de hipertensão pela Farmácia Popular, sempre de forma direcionada apenas às quem tem direito aquele serviço ou benefício específico.

Com mensagens personalizadas e enviadas apenas quando o assunto é pertinente à vida daquele cidadão, a Caixa Postal garante que as informações cheguem a quem interessa, com segurança para a pessoa e para o Estado. O cidadão poderá ter confiança de que a mensagem não é falsa ou uma tentativa de fraude. Já a administração pública terá certeza de que não passará informações a potenciais fraudadores tentando tirar vantagem de serviços a que não têm direito.

Link: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2025/junho/governo-federal-utiliza-a-caixa-postal-do-gov-br-para-informar-isencao-no-enem-a-900-mil-estudantes

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques