Conecte-se conosco

header-top







 

02/07/2025
 

Educação

Sesc/RS abre mais de 1.300 vagas gratuitas de conclusão do Ensino Médio para jovens e adultos

Redação

Publicado

em

Sesc/RS abre mais de 1.300 vagas gratuitas de conclusão do Ensino Médio para jovens e adultos

O Sesc/RS abre na quinta-feira, 14, as inscrições para as novas turmas do projeto de Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA), que oferece formação gratuita no Ensino Médio, com qualificação profissional em Produção Cultural.

Serão 1.301 vagas distribuídas em 32 municípios gaúchos, voltadas a pessoas que não tenham concluído o ensino básico no tempo regular. O curso tem duração de três semestres e carga horária de 1.200 horas, sendo 80% das aulas em formato virtual e 20% em formato presencial.

Os candidatos devem ter mais de 18 anos, Ensino Fundamental completo e renda familiar de até três salários mínimos. Comerciários e dependentes têm preferência no preenchimento das vagas.

Matrícula

A matrícula permite, ainda, a participação dos estudantes em atividades de cultura, esporte e lazer oferecidas pelo Sesc nas Unidades. O edital e as inscrições, que podem ser feitas até o dia 14 de janeiro de 2025, estão disponíveis em sesc.com.br/ead e diretamente nas Unidades do Sesc. As aulas têm início previsto para o mês de março.

“A EAD EJA do Sesc/RS nos enche de orgulho, por nos lembrar, constantemente, do papel transformador da educação. Desde o início do projeto, milhares de gaúchos retomaram e concluíram os estudos no Ensino Médio gratuitamente conosco, e são diversas as histórias dos participaram que, a partir da formação, continuaram os estudos, encontraram novas oportunidades no mercado de trabalho e também novos sentidos para as suas vidas”, exalta a gerente de Educação do Sesc/RS, Regina Tatsch.

Canoas e mais 31 cidades

As 32 Unidades que oferecem vagas para o próximo semestre são de Alegrete, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Farroupilha, Flores da Cunha, Gravataí, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, São Borja, São Leopoldo, Taquara, Torres, Tramandaí, Três de Maio, Uruguaiana e Venâncio Aires.

Educação

Última semana para matrículas na EJA e na Educação Profissional da Rede Estadual

Redação

Publicado

em

Última semana para matrículas na EJA e na Educação Profissional da Rede Estadual

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), reforça que esta é a última semana para realizar a matrícula na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nos cursos técnicos gratuitos ofertados pela Rede Estadual. O prazo para inscrições termina na terça-feira (2/7).

As vagas fazem parte da chamada pública escolar para o segundo semestre letivo de 2025. A iniciativa integra diferentes modalidades de ensino e representa um avanço nas políticas de inclusão educacional, como a EJATEC, que une a retomada dos estudos à qualificação profissional.

As inscrições devem ser feitas de forma on-line, por meio da nova página de matrículas, desenvolvida para facilitar o acesso e tornar o processo mais simples e intuitivo para estudantes de todas as idades.

A confirmação da matrícula será feita presencialmente entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, nas escolas onde o curso será ofertado. As aulas do segundo semestre começam em 4 de agosto.

Na área da Educação Profissional, as ofertas são tanto para os formatos concomitante (para alunos que estão cursando o Ensino Médio) e subsequente (para aqueles que já concluíram essa etapa). São oferecidas formações em áreas como saúde, administração, logística e agropecuária.

O Curso Normal – Aproveitamento de Estudos também destinado a quem já concluiu o Ensino Médio.

Já a EJA atende jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, com idade mínima de 15 anos (para o Fundamental) e 18 anos (para o Médio).

Programa contempla qualificação profissional

A EJATEC é uma novidade que integra o terceiro segmento da EJA com qualificações profissionais com ofertas como: assistente de serviços jurídicos; assistente de logística; assistente administrativo; assistente de projetos sociais; e recepcionista em serviços de saúde. Essas qualificações possibilitam aproveitamento em cursos técnicos subsequentes.

Edital prevê ações afirmativas

A Seduc também implementa, pela primeira vez, ações afirmativas na Educação Profissional. A partir deste semestre, 30% das vagas dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes devem ser destinadas a candidatos autodeclarados negros, indígenas e pessoas com deficiência (PcD), ampliando o acesso e promovendo equidade no ingresso à formação técnica na rede pública estadual.

Continuar a ler

Educação

Prefeitura publica 6º chamamento para matrículas na etapa creche em Canoas

Redação

Publicado

em

Prefeitura publica 6º chamamento para matrículas na etapa creche em Canoas

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), publicou, nesta terça-feira, 24, o novo edital de chamamento para 404 novas matrículas na Etapa Creche, para Berçário 2 e Maternal 1 e 2.

Os pais e responsáveis devem comparecer à Central de Vagas da SME (Rua Monte Castelo, 340, Nossa Senhora das Graças), na data correspondente ao seu respectivo quadrante, para encaminhamento das vagas. O horário de atendimento é das 8 às 17h30.

Na quarta-feira, 25, é a vez dos selecionados que são do quadrante Nordeste; quinta-feira, 26, do Noroeste, e sexta-feira, 27, para residentes dos quadrantes Sudeste e Sudoeste. Em virtude da Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018, os nomes das crianças serão publicados apenas com as suas iniciais.

A SME conseguiu viabilizar mais esse número de vagas por meio do 6º chamamento, a partir do credenciamento de mais escolas infantis da rede particular. Agora, o número de instituições devidamente regularizadas que prestam esse serviço chega a 83.

Documentos necessários

Os pais e responsáveis devem apresentar a certidão de nascimento da criança; documento com foto do responsável; atestado/laudo médico com CID (Classificação Internacional de Doenças) para crianças com deficiência e comprovante de residência no nome do responsável.

Confira o edital.

Continuar a ler

Educação

CHUVAS: Aulas de todas as EMEFs de Canoas são suspensas na tarde desta quarta-feira, 18

Redação

Publicado

em

Canoas decreta situação de emergência devido a alagamentos e chuvas intensas

A Secretaria Municipal da Educação (SME) informa que no período da tarde desta quarta-feira, 18, todas as EMEFs da cidade terão as aulas suspensas. A medida foi adotada diante das dificuldades de professores e alunos de todo município acessarem as unidades de ensino e a manutenção da previsão de chuva ao longo do dia.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques