Conecte-se conosco

header-top


 






 

05/12/2024
 

Educação

Secretaria da Educação oferece kit alimentação, transporte e atividades de reforço para o Enem 2024

Redação

Publicado

em

Secretaria da Educação oferece kit alimentação, transporte e atividades de reforço para o Enem 2024

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que inicia neste domingo, 3, a Secretaria da Educação (Seduc) está promovendo uma série de ações para auxiliar na preparação dos estudantes da Rede Estadual. As provas, que são o principal meio de acesso ao Ensino Superior no Brasil, estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro.

kit alimentação

Os alunos matriculados nas escolas estaduais que irão participar da avaliação receberão um kit alimentação, com água, suco e biscoitos para os dois finais de semana do exame. Cerca de 72 mil alunos serão contemplados, sendo que o valor total do investimento é de aproximadamente R$ 2 milhões.

O repasse às escolas será feito por autonomia financeira. Para os estudantes que realizarão as provas fora dos seus municípios de residência, também haverá ressarcimento dos valores do transporte intermunicipal.

Ações de mobilização engajaram as escolas estaduais

Neste ano, a Seduc lançou a campanha “Vamo pra Cima”. Em parceria com a ONG Embaixadores da Educação, a mobilização assegurou um conjunto de iniciativas de reforço, por meio de atividades online, caravanas presenciais e acesso a materiais didáticos exclusivos.

O cronograma envolveu, durante os meses de agosto e setembro, a transmissão de aulas com alguns dos maiores professores influencers do país.

As lives, com cerca de duas horas de duração, aconteceram ao vivo pelo canal oficial TV Seduc RS, no YouTube, reunindo milhares de estudantes, que puderam conversar com os professores reconhecidos nacionalmente pelo trabalho de preparação para o Enem.

Com milhões de seguidores nas redes sociais, eles doaram seus cachês para participar da campanha, proporcionando aos alunos revisão de conteúdos, técnicas de estudo e motivação de forma dinâmica e acessível.

Professores dos aulões

  • Noslen Borges
  • Ramilton Batinga
  • Henrique Araújo
  • Samuel da Cunha
  • Gustavo Reis
  • Letícia Goés
  • Gabriel Cabral
  • Sandro Curió
  • Hansen
  • Daniel Gomes
  • Fernanda Pessoa
  • Poxa Lulu

Os aulões também ficaram gravados e podem ser assistidos na playlist do canal. No site da campanha Vamo pra Cima, foram disponibilizados cadernos de exercícios, abrangendo todos os componentes curriculares cobrados na prova.

Os materiais didáticos trazem perguntas de múltipla escolha que abordam os temas recorrentes do Enem, sendo uma maneira de simular de forma mais precisa os conteúdos da avaliação.

As questões servem como um complemento do trabalho realizado em sala de aula, oferecendo uma oportunidade de revisão e de estudo dos conceitos, incluindo gabarito e resolução comentada.

Além disso, caravanas presenciais percorreram todas as 30 Coordenadorias Regionais da Educação (CRE), beneficiando mais de 16 mil estudantes da Rede Estadual.

Até o dia 25 de outubro, vans personalizadas atravessaram o Estado, levando à comunidade escolar atividades de incentivo para preparar e engajar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio.

Os eventos, além de abordarem estratégias para o dia da prova, também tiveram um propósito motivacional. Por meio de um bate-papo, o objetivo foi incentivar os estudantes a pensarem sobre sua trajetória particular, percebendo como o Enem pode ser uma possibilidade de construir um futuro através da qualificação no Ensino Superior.

Plataformas de conteúdos garantem materiais para a preparação ao exame

Os estudantes da Rede Estadual também contam com os recursos disponíveis no site do Ensino Médio Gaúcho. O portal reúne diversos materiais de estudo como vídeo aulas, atividades de reforço e simulados.

São conteúdos que podem ser acessados a qualquer momento, permitindo que os alunos que farão as provas possam revisar as disciplinas e componentes curriculares no seu próprio ritmo.

Entre as opções que o site oferece, está o Curso Enem Gratuito, que disponibiliza uma trilha de aprendizagem completa, segmentada por séries e cobrindo as principais etapas do Ensino Médio.

O curso inclui revisão dos temas mais recorrentes no Enem, além de séries especiais para as áreas com maior peso nas provas. Ao todo, são oferecidas 1.612 aulas, organizadas em uma sequência didática, e 23 Séries de Recomposição de Aprendizagens.

A Rede Uninter também integra esse esforço de apoio da Seduc aos estudantes da Rede Estadual, oferecendo salas de aula virtuais exclusivas. Por meio de uma plataforma específica, os alunos podem tirar dúvidas com tutores que permanecem à disposição, reforçando o aprendizado em todas as áreas do conhecimento.

Outra plataforma voltada às escolas estaduais é o “RS no Topo do Enem”, coordenado pelo professor Felipe Pereira. O canal disponibiliza videoaulas teóricas, além de listas de questões específicas do Enem, organizadas de acordo com as competências e habilidades. As perguntas também vêm acompanhadas de resoluções comentadas.

Rede Estadual bateu recorde de inscrições no Enem em 2024

A rede pública do Rio Grande do Sul, incluindo escolas estaduais e municipais, registrou 70.429 inscrições confirmadas no Enem de estudantes concluintes do Ensino Médio, o que representa cerca de 89% do total desses alunos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em relação ao ano passado, o número desses inscritos quase triplicou. Em 2023, aproximadamente 26 mil alunos se inscreveram para o Enem. Devido ao impacto das enchentes e inundações de maio, todos os candidatos gaúchos foram isentos da taxa de inscrição neste ano.

O Rio Grande do Sul possui 1.106 escolas estaduais de Ensino Médio, atendendo a 273.115 estudantes, sendo que 71.673 estão no terceiro ano.

Educação

Estudante de escola municipal de Nova Santa Rita conquista medalha de ouro em competição nacional de tecnologia

Redação

Publicado

em

Estudante de escola municipal de Nova Santa Rita conquista medalha de ouro em competição nacional de tecnologia

Luana Lopes da Rosa, 15 anos, aluna do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hélio Fraga, localizada no Centro de Nova Santa Rita, conquistou a medalha de ouro na Maratona Tech, a maior competição de tecnologia entre escolas do Brasil.

A estudante, que reside no bairro Sanga Funda, foi uma das 10 vencedoras entre mais de 200 mil participantes de todo o país. No Rio Grande do Sul, apenas ela e outra aluna de Caxias do Sul receberam a premiação máxima.

Promovida pelo Movimento Tech e organizada pela Associação Cactus, a Maratona Tech tem como objetivo despertar o interesse de jovens pela tecnologia, conectando-os com oportunidades na área, independentemente de seu nível de conhecimento ou recursos escolares.

Um projeto com impacto local

Incentivada pelo professor de matemática e técnico Maker da escola, Edwin Vaz de Moraes, Luana desenvolveu um projeto com foco em problemas cotidianos da comunidade.

“O desafio deste ano era olhar para a comunidade e identificar problemas que poderiam ser resolvidos com o auxílio da tecnologia”, explica o professor.

A ideia vencedora foi a criação de um aplicativo ou site para que cidadãos possam relatar problemas em calçadas da cidade.

“Por exemplo, se há um buraco na calçada ou falta de acessibilidade, a pessoa acessa a plataforma e informa diretamente o órgão responsável, que estará vinculado ao sistema”, explica.

Etapas da competição

Luana enfrentou duas etapas para conquistar o ouro. Na primeira, submeteu seu projeto com o apoio do professor, que o avaliou antes de encaminhá-lo à banca da Maratona Tech.

Na segunda fase, a banca analisou os projetos por meio de entrevistas realizadas via WhatsApp, garantindo que todas as exigências fossem cumpridas.

“Por enquanto, tenho a ideia estruturada, mas preciso de apoio para colocá-la em prática”.

Reconhecimento para a educação de Nova Santa Rita

O prefeito Rodrigo Battistella recebeu a notícia com muita alegria. Segundo ele, nos últimos anos a Administração investiu em educação, desde capacitação para professores, novas tecnologias para as salas de aula e novas estruturas para a rede municipal de ensino.

“É com imensa alegria e orgulho que celebramos a conquista da Luana, que demonstra o talento e o potencial de nossos(as) jovens.”

Battistella salienta que a medalha de ouro na maior competição de tecnologia do país não apenas coloca Nova Santa Rita em destaque nacional, mas também reforça o impacto positivo de uma educação pública de qualidade, focada no desenvolvimento integral dos(as) estudantes.

“Iniciativas como essa mostram que, quando investimos em educação e incentivamos nossos jovens, os resultados vão além do esperado, transformando ideias em soluções concretas para a comunidade. Parabéns à Luana, aos(as) professores(as) e a todos(as) os(as) envolvidos(as)”.

Para o secretário municipal de Educação, Eduardo Fagundes, a premiação reflete o compromisso com o ensino.

“Educação nunca é gasto, é investimento. Com a qualificação de nossos(as) docentes, despertamos o talento de nossos(as) alunos(as). Este é o resultado de uma política educacional séria e responsável.”

O diretor da Hélio Fraga, Giovane Ribeiro, celebrou a conquista:

“Reconhecimentos como este qualificam nossa educação e incentivam os alunos a desenvolverem projetos empreendedores”.

Uma medalha especial

Um detalhe curioso é que a medalha de ouro entregue na competição foi produzida a partir de ouro reciclado de materiais eletrônicos, como computadores e tablets, reforçando o compromisso sustentável da iniciativa.

Continuar a ler

Educação

Alunos do Ensino Médio de Canoas realizam mostra artística com tema da enchente

Redação

Publicado

em

Alunos do Ensino Médio de Canoas realizam mostra artística com tema da enchente

Na noite do dia 19 de novembro, juntamente com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual São Francisco de Assis, a professora Anelise Espíndola de Oliveira realizou uma mostra artística com um tema bem peculiar: “Acontece que todos os alunos dessa comunidade são vítimas da enchente ocorrida no mês de maio, inclusive eu, professora de Língua Portuguesa”, contou Anelise a O Timoneiro.

A professora contou que, assim como seus alunos, sentiu de perto todos os piores impactos da catástrofe, pois perdeu sua casa, que era feita de madeira e ficava localizada próximo à escola.

“Vi o quanto foi difícil superar esse trauma e que a ‘fuga’ não me ajudava a refazer a minha vida. Como todo o trauma, não podemos fingir que aquilo não aconteceu, ou que não nos afetou, temos de parar para avaliar o impacto que teve e que poderá continuar tendo sobre nossas vidas.

Professora Anelise Espíndola de Oliveira

Professora Anelise Espíndola de Oliveira

Aulas ajudam alunos

Anelise explica que dentro das disciplinas da área de linguagens sempre pode trabalhar com os alunos sobre saúde mental, positividade, lei da atração e tudo o que envolve uma vida de qualidade.

“Dessa forma, precisava, junto deles, abrir as nossas feridas para começar o nosso processo de cura, transformar a dor em arte, assim como tantos artistas já fizeram, e trazer a possibilidade tanto de que eles pudessem expressar seus sentimentos, quanto que outras pessoas pudessem acabar se identificando com os pensamentos deles”, conta.

Trauma vira arte

O resultado foi uma noite emocionante, de muito orgulho, lágrimas e superação dos momentos mais difíceis que Canoas já viveu.

Escola projetada em maquete

Escola projetada em maquete

A mostra contou com poemas, pinturas, desenhos, uma maquete representando a escola alagada, e relatos do dia da saída das casas e do primeiro retorno. Todos os trabalhos estarão disponíveis em um e-book que será lançado no encerramento do ano letivo.

Continuar a ler

Educação

Sesc/RS abre mais de 1.300 vagas gratuitas de conclusão do Ensino Médio para jovens e adultos

Redação

Publicado

em

Sesc/RS abre mais de 1.300 vagas gratuitas de conclusão do Ensino Médio para jovens e adultos

O Sesc/RS abre na quinta-feira, 14, as inscrições para as novas turmas do projeto de Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA), que oferece formação gratuita no Ensino Médio, com qualificação profissional em Produção Cultural.

Serão 1.301 vagas distribuídas em 32 municípios gaúchos, voltadas a pessoas que não tenham concluído o ensino básico no tempo regular. O curso tem duração de três semestres e carga horária de 1.200 horas, sendo 80% das aulas em formato virtual e 20% em formato presencial.

Os candidatos devem ter mais de 18 anos, Ensino Fundamental completo e renda familiar de até três salários mínimos. Comerciários e dependentes têm preferência no preenchimento das vagas.

Matrícula

A matrícula permite, ainda, a participação dos estudantes em atividades de cultura, esporte e lazer oferecidas pelo Sesc nas Unidades. O edital e as inscrições, que podem ser feitas até o dia 14 de janeiro de 2025, estão disponíveis em sesc.com.br/ead e diretamente nas Unidades do Sesc. As aulas têm início previsto para o mês de março.

“A EAD EJA do Sesc/RS nos enche de orgulho, por nos lembrar, constantemente, do papel transformador da educação. Desde o início do projeto, milhares de gaúchos retomaram e concluíram os estudos no Ensino Médio gratuitamente conosco, e são diversas as histórias dos participaram que, a partir da formação, continuaram os estudos, encontraram novas oportunidades no mercado de trabalho e também novos sentidos para as suas vidas”, exalta a gerente de Educação do Sesc/RS, Regina Tatsch.

Canoas e mais 31 cidades

As 32 Unidades que oferecem vagas para o próximo semestre são de Alegrete, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Farroupilha, Flores da Cunha, Gravataí, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, São Borja, São Leopoldo, Taquara, Torres, Tramandaí, Três de Maio, Uruguaiana e Venâncio Aires.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm