Conecte-se conosco

header-top







 

02/07/2025
 

Educação

Prefeitura de Canoas divulga 7º chamamento para matrículas na Etapa Creche

Redação

Publicado

em

Matrículas para os convocados no quinto chamamento da etapa creche estão em andamento

Na sexta-feira, 25, a Secretaria Municipal de Educação (SME) publicou novo edital de chamamento para 70 novas matrículas na Etapa Creche, para Berçário I e II e Maternal I e II.

Entre a terça-feira, 29, e a quinta-feira, 31, as famílias devem comparecer à Central de Vagas da SME, na Rua Monte Castelo, nº 340, no bairro Nossa Senhora das Graças, das 8h às 18h, para encaminhamento das vagas.

Documentos

É necessário levar os seguintes documentos: certidão de nascimento da criança; documento com foto do responsável; atestado/laudo médico com CID para crianças com deficiência e comprovante de residência.

Confira abaixo o edital completo com a lista das crianças chamadas:

7º CHAMAMENTO PARA MATRÍCULA NA ETAPA CRECHE

Educação

Última semana para matrículas na EJA e na Educação Profissional da Rede Estadual

Redação

Publicado

em

Última semana para matrículas na EJA e na Educação Profissional da Rede Estadual

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), reforça que esta é a última semana para realizar a matrícula na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nos cursos técnicos gratuitos ofertados pela Rede Estadual. O prazo para inscrições termina na terça-feira (2/7).

As vagas fazem parte da chamada pública escolar para o segundo semestre letivo de 2025. A iniciativa integra diferentes modalidades de ensino e representa um avanço nas políticas de inclusão educacional, como a EJATEC, que une a retomada dos estudos à qualificação profissional.

As inscrições devem ser feitas de forma on-line, por meio da nova página de matrículas, desenvolvida para facilitar o acesso e tornar o processo mais simples e intuitivo para estudantes de todas as idades.

A confirmação da matrícula será feita presencialmente entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, nas escolas onde o curso será ofertado. As aulas do segundo semestre começam em 4 de agosto.

Na área da Educação Profissional, as ofertas são tanto para os formatos concomitante (para alunos que estão cursando o Ensino Médio) e subsequente (para aqueles que já concluíram essa etapa). São oferecidas formações em áreas como saúde, administração, logística e agropecuária.

O Curso Normal – Aproveitamento de Estudos também destinado a quem já concluiu o Ensino Médio.

Já a EJA atende jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, com idade mínima de 15 anos (para o Fundamental) e 18 anos (para o Médio).

Programa contempla qualificação profissional

A EJATEC é uma novidade que integra o terceiro segmento da EJA com qualificações profissionais com ofertas como: assistente de serviços jurídicos; assistente de logística; assistente administrativo; assistente de projetos sociais; e recepcionista em serviços de saúde. Essas qualificações possibilitam aproveitamento em cursos técnicos subsequentes.

Edital prevê ações afirmativas

A Seduc também implementa, pela primeira vez, ações afirmativas na Educação Profissional. A partir deste semestre, 30% das vagas dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes devem ser destinadas a candidatos autodeclarados negros, indígenas e pessoas com deficiência (PcD), ampliando o acesso e promovendo equidade no ingresso à formação técnica na rede pública estadual.

Continuar a ler

Educação

Prefeitura publica 6º chamamento para matrículas na etapa creche em Canoas

Redação

Publicado

em

Prefeitura publica 6º chamamento para matrículas na etapa creche em Canoas

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), publicou, nesta terça-feira, 24, o novo edital de chamamento para 404 novas matrículas na Etapa Creche, para Berçário 2 e Maternal 1 e 2.

Os pais e responsáveis devem comparecer à Central de Vagas da SME (Rua Monte Castelo, 340, Nossa Senhora das Graças), na data correspondente ao seu respectivo quadrante, para encaminhamento das vagas. O horário de atendimento é das 8 às 17h30.

Na quarta-feira, 25, é a vez dos selecionados que são do quadrante Nordeste; quinta-feira, 26, do Noroeste, e sexta-feira, 27, para residentes dos quadrantes Sudeste e Sudoeste. Em virtude da Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018, os nomes das crianças serão publicados apenas com as suas iniciais.

A SME conseguiu viabilizar mais esse número de vagas por meio do 6º chamamento, a partir do credenciamento de mais escolas infantis da rede particular. Agora, o número de instituições devidamente regularizadas que prestam esse serviço chega a 83.

Documentos necessários

Os pais e responsáveis devem apresentar a certidão de nascimento da criança; documento com foto do responsável; atestado/laudo médico com CID (Classificação Internacional de Doenças) para crianças com deficiência e comprovante de residência no nome do responsável.

Confira o edital.

Continuar a ler

Educação

CHUVAS: Aulas de todas as EMEFs de Canoas são suspensas na tarde desta quarta-feira, 18

Redação

Publicado

em

Canoas decreta situação de emergência devido a alagamentos e chuvas intensas

A Secretaria Municipal da Educação (SME) informa que no período da tarde desta quarta-feira, 18, todas as EMEFs da cidade terão as aulas suspensas. A medida foi adotada diante das dificuldades de professores e alunos de todo município acessarem as unidades de ensino e a manutenção da previsão de chuva ao longo do dia.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques