Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

01/10/2024
 

Educação

EMEF Erna Würth recebe oficina criativa gratuita promovida pelo projeto Estância da Arte

Redação

Publicado

em

EMEF Erna Würth recebe oficina criativa gratuita promovida pelo projeto Estância da Arte

O projeto Estância da Arte, que levou a cultura campeira para a Expointer, estará presente também em escolas públicas do Rio Grande do Sul. Serão oferecidas oficinas gratuitas com a artista plástica e arte-educadora Klau Brentano até o final do mês de setembro.

Nesta segunda-feira, dia 30, às 10 horas e às 13 horas, a oficina será ministrada na EMEF Erna Würth, em Canoas.

O cavalo crioulo é o companheiro da lida diária do homem do campo e também animal-símbolo do Rio Grande do Sul. Com as enchentes, o resgate do cavalo “Caramelo”, ganhou destaque nas notícias do mundo todo.

Durante a oficina, as crianças irão reproduzir o cavalo Caramelo em um chaveiro personalizado de tecido – com materiais como tecidos, feltro, lã, entre outros. Os materiais serão oferecidos gratuitamente pelo projeto.

Oficinas

Ao todo, serão ministradas 15 oficinas em nove cidades diferentes. O projeto Estância da Arte chegou a sua 4ª edição em 2024. Com o tema “Sem Fronteiras”, a exposição deste ano convidou o público a explorar novos olhares sobre a vida no campo.

O espaço contou com 48 obras, criadas por sete artistas, incluindo três nomes internacionais: um uruguaio e dois argentinos, e pelo curador da mostra, Marciano Schmitz.

O projeto Estância da Arte, PRONAC 234534, conta com patrocínio master do Banco de Lage Landen e patrocínio de Agrofel, Marcher Brasil e Guaibacar. A realização é da produtora cultural Simples Assim e Ministério da Cultura do Governo Federal – União e Reconstrução, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Sobre a ministrante das oficinas

Artista plástica e arte-educadora, Klau Brentano é formada pela Universidade Feevale, especialista em Educação Especial e Inclusiva, atua como arte-educadora em escolas de Educação Infantil, eventos institucionais, empresariais, projetos culturais com o Ateliê Itinerante, além de conduzir um grupo de empreendedoras criativas.

Educação

Aulas na EMEI Gilda Schiavon são retomadas nesta segunda-feira 

Redação

Publicado

em

Aulas na EMEI Gilda Schiavon são retomadas nesta segunda-feira 

Nesta segunda-feira, 30, voltaram as aulas na EMEI Gilda Schiavon, no bairro Rio Branco. Após a enchente de maio, a escola passou pela recuperação completa do espaço.

Com esta retomada, Canoas passa a ter 37 das 39 instituições de Educação Infantil em atividade.

Continuar a ler

Educação

Canoas suspende aulas na rede municipal na tarde desta quinta-feira, 26

Redação

Publicado

em

Canoas suspende aulas na rede municipal na tarde desta quinta-feira, 26

Por conta da previsão de continuidade da chuva, a Secretaria Municipal de Educação (SME) comunicou que as aulas em toda a rede municipal, EMEIs e EMEFs, estão suspensas na tarde desta quinta-feira, 26.

A SME também infirmou que está avaliando as condições para determinar se haverá aulas ou não na sexta-feira, 27.

Canoas registra cerca de 50mm de chuva em um intervalo de dez horas

Segundo o monitoramento do Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas (Eclima), nesta quinta-feira, 26, entre o período das 0h às 10h, foram registrados quase 50 milímetros (mm) de chuva no município.

De acordo com o Eclima, o bairro Guajuviras teve o maior volume, com 49,8 mm, seguido do Rio Branco (46mm), Marechal Rondon (43,2mm), Estância Velha (43 mm) Mathias Velho (40,8mm), Fátima (40,4mm), Niterói (39 mm)e Centro (38,7mm).

Além de chuva forte, a previsão do tempo ainda apontava para ventos fortes durante temporais. Por volta das 9h25, as rajadas atingiram a velocidade de 60 km/h no município.

Casas de bombas e motores em pleno funcionamento

A Prefeitura de Canoas informou que todas as oito casas de bombas do município e os 29 motores estão em pleno funcionamento.

O município ainda conta com 50 motobombas, utilizadas após a enchente de maio, à disposição para auxiliar no escoamento da água.

Continuar a ler

Educação

Única da rede pública no pódio, escola de Nova Santa Rita é ouro em disputa nacional de Robótica

Redação

Publicado

em

Única da rede pública no pódio, escola de Nova Santa Rita é ouro em disputa nacional de Robótica

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, a Escola Fazenda, conquistou a medalha de ouro no concurso nacional de robótica, realizado em Blumenau, Santa Catarina, na última semana.

A competição nacional da categoria Lego Wedo 2.0 ocorreu no último final de semana, nos dias 14 e 15 de setembro. As equipes “Pequenos Gênios” e “Os Robóticos” se destacaram, conquistando, respectivamente, as medalhas de ouro e bronze.

Categorias

Das categorias premiadas com medalhas de ouro, a escola de Nova Santa Rita foi a única instituição pública a subir ao pódio. A “Pequenos Gênios”, foi composta pelos(as) estudantes Maria Clara Ribeiro, Maria Amorim, Luisa Manuela, Gustavo Rius e Henrico Dellagerisi, do 3º ano, conquistou o ouro.

Já a “Os Robóticos”, formado pelos(as) alunos(as) Izabella Paranhos, Sophia da Silva, Bryan Lopes, Charlis da Silva Araújo e Isabelly Guilardi, do 5º ano, levou a medalha de bronze.

De acordo com a diretora Cíntia Fabiana de Freitas, a conquista teve início em 2023, quando a escola foi contemplada com o Projeto Aprendizes Digitais, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Pragma e Braskem, com apoio da Lycra e Lockton.

A iniciativa promoveu a formação continuada de 100 estudantes ao longo de oito meses.

“Começamos a trabalhar com alunos do terceiro ao quinto ano durante todo o ano passado. Participamos da competição regional para definir quem iria para a etapa nacional, permitindo que nossos(as) alunos(as) aplicassem os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, explica.

Na competição regional, a EMEF Santa Rita de Cássia foi a única escola pública participante e apresentou quatro equipes. Para a disputa nacional, duas equipes foram selecionadas.

“Fomos a única instituição de ensino pública da Região Sul do Brasil, entre as 27 que competiram na etapa nacional”, enfatiza.

Competição

Os(as) participantes da competição nacional precisaram programar robôs para realizar tarefas como cumprir circuitos e percursos baseados em situações de resgate. O aprendizado foi conduzido pelo professor de robótica Gilmar Alves Ferreira.

“Com o passar dos meses, surgiu a oportunidade de participar de um torneio regional de robótica, onde os alunos puderam aplicar os fundamentos e experiências adquiridos em aula. Competimos com quatro equipes na competição regional e conseguimos um grande feito”.

Ferreira expressa seu orgulho em ter representado a cidade de Nova Santa Rita, destacando a organização, responsabilidade, empenho e dedicação de cada estudantes:

“Participar de um torneio de robótica na etapa nacional foi um sonho realizado com um excelente trabalho em equipe”.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm