Saúde
Secretaria da Saúde reforça orientações à população por conta da fumaça causada por queimadas
Apesar do alerta, a equipe de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde não identificou um aumento de casos de síndrome gripal não relacionados a vírus respiratórios, que podem ser influenciados por outros fatores, como a fumaça resultante de queimadas.
Esses dados, porém, são parciais e sujeitos a alterações em decorrência da oportunidade de preenchimentos das notificações, bem como o hiato entre o início dos sintomas e a busca por atendimento.
Recomendações para a população
- Hidratação: aumente a ingestão de água para manter as vias respiratórias úmidas.
- Redução da exposição: evite atividades ao ar livre em horários de alta poluição e mantenha portas e janelas fechadas.
- Uso de máscaras do tipo cirúrgica, pano, lenços ou bandanas podem reduzir a exposição às partículas grossas, especialmente para populações que residem próximas à fonte de emissão (focos de queimadas) e, portanto, melhoram o desconforto das vias aéreas superiores.
- O uso de máscaras de modelos respiradores tipo N95, PFF2 ou P100 são adequadas para reduzir a inalação de partículas finas por toda a população.
- Atividades físicas: evite exercícios físicos em períodos de elevada concentração de poluentes.
- Orientações a grupos vulneráveis: crianças, idosos e gestantes devem estar atentos a sintomas respiratórios e, se necessário, buscar atendimento médico imediatamente.
Poluição é fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que a poluição do ar é um fator de risco crítico para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).
No Brasil, as queimadas e os incêndios florestais são importantes fontes de poluição atmosférica e contribuem para a emissão de poluentes atmosféricos, resultando na exposição humana com efeitos diretos e indiretos na saúde, meio ambiente e oferta de serviços de saúde.
Grupos populacionais mais suscetíveis (crianças, idosos, gestantes, indivíduos com doenças cardiorrespiratórias, de baixo nível socioeconômico e trabalhadores ao ar livre) podem estar sob maior risco de apresentarem algum efeito na saúde relacionado à poluição do ar.
Saúde
Dia Mundial da Alimentação terá oficina de educação alimentar e distribuição de mudas e hortaliças na Estação La Salle/Canoas
Para marcar o Dia Mundial da Alimentação, celebrado quarta-feira, 16, a Prefeitura de Canoas, por meio do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean), promove oficinas de educação alimentar e distribuição de mudas e hortaliças. A atividade ocorrerá na Estação La Salle / Canoas será em frente à loja da Economia Solidária, das 9h às 14h.
Além de fiscalizar as ações de segurança alimentar do município, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional tem o papel de promover atividades para divulgar o direito humano à alimentação adequada.
Sobre a data
O Dia Mundial da alimentação é celebrado anualmente e foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O objetivo da dessa data é chamar atenção para a importância de uma alimentação adequada e sustentável
Saúde
Hospitais Divina e Independência receberam recertificação de excelência da ONA
A acreditação Nível 3 é concedida pela ONA às organizações que atendem aos padrões e requisitos de segurança do paciente, gestão integrada e excelência em gestão.
Os hospitais Divina e Independência, da Rede de Saúde da Divina Providência, alcançaram o nível máximo de Excelência de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), a ONA Nível 3. A oficialização da recertificação foi na quinta-feira, 10.
Critérios de segurança
Na análise, são avaliados critérios de segurança, gestão integrada dos processos e excelência em gestão, demonstrando os ciclos de melhorias e maturidade institucional.
Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, as instituições passaram por uma avaliação detalhada, pelo Grupo IBES, por meio de sua equipe de avaliadores habilitada pela ONA.
Os profissionais buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada.
De acordo com o superintendente Técnico da ONA, Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde por meio da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde.
Desde 2021, o HD e o HI possuem o nível máximo na avaliação da ONA. O Nível 1 tem como foco padrões e requisitos que envolvem segurança, o Nível 2 é dedicado aos processos e à gestão integrada, e o Nível 3 atesta a excelência em gestão.
Saúde
Expedição Novos Sorrisos estende temporada em Canoas e busca voluntários
A Expedição Novos Sorrisos, programa social que oferece atendimento de saúde bucal à população, retorna a Canoas a partir de 15 de outubro, com uma nova fase voltada ao atendimento da população que já buscou uma oportunidade no início da ação.
Equipada com dois consultórios odontológicos, a unidade móvel estará aberta novamente na Praça Cônego Lotário Steffens, onde permanecerá até o final do mês.
Sobre a ação
A ação, que já atendeu 277 pacientes e teve 412 procedimentos realizados desde sua chegada à cidade em agosto, teve grande adesão, e todas as vagas de atendimento foram preenchidas.
“O voluntariado é o coração do nosso programa. Desde o início das nossas atividades no Rio Grande do Sul, contamos com a colaboração de 6 dentistas locais que doaram seu tempo, ampliando nossa rede de solidariedade. Agora, queremos dar continuidade a esse movimento, com mais profissionais engajados”, afirma Raphaela Borba, diretora de Responsabilidade Social da Neodent, empresa responsável pela ação.
A iniciativa oferece uma oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas, especialmente após as enchentes que atingiram duramente a região. Para participar como voluntário, basta acessar o site, consultar os requisitos legais para o trabalho voluntário e preencher o formulário de inscrição.
O programa já percorreu diversas cidades brasileiras, levando atendimento a quem mais precisa e reforçando a importância dos cuidados com a saúde bucal.
“Com o sucesso dos atendimentos e a alta demanda, nosso objetivo é continuar contribuindo com a democratização do acesso, agora com foco maior no envolvimento de mais voluntários da comunidade local”, conclui Raphaela.
- Eleições 20241 semana atrás
Conheça os 21 vereadores eleitos para o Legislativo canoense
- Eleições 20241 semana atrás
Homicídio é registrado próximo a colégio eleitoral em Canoas no dia de votação
- Eleições 20241 semana atrás
Márcio Freitas declara apoio a Airton Souza no 2º turno para prefeito de Canoas
- Eleições 20241 semana atrás
Segundo turno entre Airton Souza (PL) e Jairo Jorge (PSD) definido em Canoas
- Eleições 20241 semana atrás
Eleitores canoenses contam o que esperam do resultados das eleições
- Eleições 20241 semana atrás
Três vereadores mais votados de Canoas tiveram atuação forte nas enchente de maio
- Eleições 20241 semana atrás
Candidatos à Prefeitura votam pela manhã em Canoas
- Geral1 semana atrás
Sebrae vai levar empresários canoenses à Mercopar