Saúde
Arritmia cardíaca deve ser investigada e tratada (por Guilherme Gazzoni – cardiologista)
Palpitação, mal estar e tontura são os principais sintomas, mas podem ocorrer ainda falta de ar, dor no peito e, em alguns casos, desmaio.
A recente morte do jogador do Nacional do Uruguai, Juan Manuel Izquierdo, de apenas 27 anos, trouxe às rodas de conversa a importância de ficarmos atentos aos problemas cardíacos. Nos hospitais da Rede de Saúde da Divina Providência, casos de arritmia cardíaca fazem parte do cotidiano das equipes médicas.
O cardiologista e eletrofisiologista, Guilherme Gazzoni, do Hospital Divina, explica que a arritmia cardíaca é uma condição médica que ocorre quando o ritmo dos batimentos cardíacos se torna anormal, muito rápido ou muito lento.
“As arritmias cardíacas são alterações na geração e/ou condução do impulso elétrico no coração”, comenta. Palpitação, mal estar e tontura são os principais sintomas, mas podem ocorrer ainda falta de ar, dor no peito e, em alguns casos, desmaio ou, até, manifestar-se como morte súbita.
“O desmaio é um importante sinal de alerta na avaliação clínica”, esclarece o cardiologista. No entanto, a arritmia também pode ocorrer de forma assintomática (sem sintomas).
A avaliação cardiológica geral, e não só de arritmias, é muito importante, principalmente quando a pessoa tem história familiar de morte súbita ou arritmias graves e quando inicia atividade física na sua rotina.
Gazzoni alerta que as arritmias podem ser prolongadas e sustentadas ou podem ocorrer de maneira rápida e intermitente. “Podemos dividir as arritmias em taquicardias, quando o coração acelera, e em bradicardias, quando os batimentos ficam reduzidos.”
O diagnóstico é realizado por meio de avaliação clínica e exames. Eletrocardiograma, holter, teste ergométrico e estudo eletrofisiológico são os mais comumente realizados. Em alguns casos, outros exames cardiológicos, como o ecocardiograma, ressonância e cateterismo cardíaco são necessários.
Tratamento
Para o tratamento das taquicardias (coração acelerado) são utilizados medicamentos e , quando indicado, ablação por cateter – um tipo de cauterização das arritmias realizada em unidade endovascular apropriada para cateterismos cardíacos.
Em casos de bradicardia (coração lento) o tratamento muitas vezes consiste com o implante de marca-passo, variando o tipo de dispositivo conforme a necessidade do paciente.
Em alguns casos pode haver indicação de marcapasso especiais como o cardiodesfibrilador cardíaco para prevenção de morte súbita ou ressincronizador cardíaco para tratamento de insuficiência cardíaca.
Saúde
Dia Mundial da Alimentação terá oficina de educação alimentar e distribuição de mudas e hortaliças na Estação La Salle/Canoas
Para marcar o Dia Mundial da Alimentação, celebrado quarta-feira, 16, a Prefeitura de Canoas, por meio do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean), promove oficinas de educação alimentar e distribuição de mudas e hortaliças. A atividade ocorrerá na Estação La Salle / Canoas será em frente à loja da Economia Solidária, das 9h às 14h.
Além de fiscalizar as ações de segurança alimentar do município, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional tem o papel de promover atividades para divulgar o direito humano à alimentação adequada.
Sobre a data
O Dia Mundial da alimentação é celebrado anualmente e foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O objetivo da dessa data é chamar atenção para a importância de uma alimentação adequada e sustentável
Saúde
Hospitais Divina e Independência receberam recertificação de excelência da ONA
A acreditação Nível 3 é concedida pela ONA às organizações que atendem aos padrões e requisitos de segurança do paciente, gestão integrada e excelência em gestão.
Os hospitais Divina e Independência, da Rede de Saúde da Divina Providência, alcançaram o nível máximo de Excelência de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), a ONA Nível 3. A oficialização da recertificação foi na quinta-feira, 10.
Critérios de segurança
Na análise, são avaliados critérios de segurança, gestão integrada dos processos e excelência em gestão, demonstrando os ciclos de melhorias e maturidade institucional.
Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, as instituições passaram por uma avaliação detalhada, pelo Grupo IBES, por meio de sua equipe de avaliadores habilitada pela ONA.
Os profissionais buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada.
De acordo com o superintendente Técnico da ONA, Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde por meio da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde.
Desde 2021, o HD e o HI possuem o nível máximo na avaliação da ONA. O Nível 1 tem como foco padrões e requisitos que envolvem segurança, o Nível 2 é dedicado aos processos e à gestão integrada, e o Nível 3 atesta a excelência em gestão.
Saúde
Expedição Novos Sorrisos estende temporada em Canoas e busca voluntários
A Expedição Novos Sorrisos, programa social que oferece atendimento de saúde bucal à população, retorna a Canoas a partir de 15 de outubro, com uma nova fase voltada ao atendimento da população que já buscou uma oportunidade no início da ação.
Equipada com dois consultórios odontológicos, a unidade móvel estará aberta novamente na Praça Cônego Lotário Steffens, onde permanecerá até o final do mês.
Sobre a ação
A ação, que já atendeu 277 pacientes e teve 412 procedimentos realizados desde sua chegada à cidade em agosto, teve grande adesão, e todas as vagas de atendimento foram preenchidas.
“O voluntariado é o coração do nosso programa. Desde o início das nossas atividades no Rio Grande do Sul, contamos com a colaboração de 6 dentistas locais que doaram seu tempo, ampliando nossa rede de solidariedade. Agora, queremos dar continuidade a esse movimento, com mais profissionais engajados”, afirma Raphaela Borba, diretora de Responsabilidade Social da Neodent, empresa responsável pela ação.
A iniciativa oferece uma oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas, especialmente após as enchentes que atingiram duramente a região. Para participar como voluntário, basta acessar o site, consultar os requisitos legais para o trabalho voluntário e preencher o formulário de inscrição.
O programa já percorreu diversas cidades brasileiras, levando atendimento a quem mais precisa e reforçando a importância dos cuidados com a saúde bucal.
“Com o sucesso dos atendimentos e a alta demanda, nosso objetivo é continuar contribuindo com a democratização do acesso, agora com foco maior no envolvimento de mais voluntários da comunidade local”, conclui Raphaela.
- Eleições 20241 semana atrás
Conheça os 21 vereadores eleitos para o Legislativo canoense
- Eleições 20241 semana atrás
Homicídio é registrado próximo a colégio eleitoral em Canoas no dia de votação
- Eleições 20241 semana atrás
Márcio Freitas declara apoio a Airton Souza no 2º turno para prefeito de Canoas
- Eleições 20241 semana atrás
Segundo turno entre Airton Souza (PL) e Jairo Jorge (PSD) definido em Canoas
- Eleições 20241 semana atrás
Eleitores canoenses contam o que esperam do resultados das eleições
- Eleições 20241 semana atrás
Três vereadores mais votados de Canoas tiveram atuação forte nas enchente de maio
- Geral1 semana atrás
Sebrae vai levar empresários canoenses à Mercopar
- Eleições 20241 semana atrás
Candidatos à Prefeitura votam pela manhã em Canoas