Geral
Desfile de 7 de Setembro espera participação de mais 1,9 mil estudantes e 500 militares em Nova Santa Rita

Em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, a Prefeitura de Nova Santa Rita promove o desfile de 7 de Setembro.
A celebração terá início com a cerimônia de hasteamento das bandeiras em frente à Praça da Bíblia, seguida pelo desfile cívico, que começará em torno das 9 horas, na rua Doutor Lourênço Záccaro, no Centro.
Uma reunião, no auditório da Prefeitura Municipal, definiu os ajustes do evento, na tarde de segunda-feira, 2. O encontro reuniu representantes das escolas, Brigada Militar, Polícia Civil, Exército, Defesa Civil e Departamento de Trânsito.
Números
Conforme a o titular da Secretaria de Educação, Eduardo Fagundes, que junto com a Secretaria de Esporte e Cultura organiza o desfile, participarão do evento 28 escolas entre municipais, estaduais e privadas.
Serão em torno de 1.900 estudantes.
“Também teremos a Brigada Militar, Bombeiros e o 3º Batalhão de Suprimentos do Exército Brasileiro, cuja sede é aqui na cidade, e participará no desfile com cerca de 500 militares além de veículos próprios”.
Neste ano, o tema do desfile municipal será “Nova Santa Rita, terra de solidariedade e superação”. Já o nacional aborda a “Democracia e Independência! É o Brasil no Rumo Certo”.
Alterações no trânsito
As mudanças no trânsito já começam na sexta-feira, dia 6 de setembro, com a montagem das estruturas de arquibancadas e palanque oficial.
Acompanhe:
Dia 6, 9 horas:
- Avenida Santa Rita: a partir da Rua Waldemar Vicente da Costa, sentido Centro, será permitido apenas o fluxo de veículos leves.
- Desvio para caminhões:
- Entrar na Rua Waldemar Vicente da Costa;
- Seguir até a Rua Doutor Lourenço Záccaro;
- Acessar a Rua Marinho Peixoto;
- Rua Passo do Caí;
- Rua Paulo Fernando Bohrer Brandão;
- Retornar ao Centro.
Desvio para veículos leves:
- Seguir na Avenida Santa Rita até a Rua Juvenal Machado;
- Entrar na Rua Padre Nicolau Flach;
- Acessar a Avenida Santa Rita através do terminal de ônibus com acesso permitido (sentido bairro Califórnia);
- Rua 7 de Setembro, intersecção com a Lourenço Záccaro estará bloqueada.
Desvio no dia do Desfile Cívico:
- Rua Marinho Peixoto até a Passo do Caí;
- Acessar a Rua Paulo Fernando Bohrer Brandão;
- Chegar novamente na Avenida Santa Rita;
- Intersecção da Deoclécio Rodrigues com Av. Santa Rita estará bloqueada.
Informações Adicionais:
- O ponto de parada dos ônibus do terminal serão relocados para rua Padre Nicolau Flach;
- As modificações no trânsito estarão em vigor desde o dia 6, para a montagem do palco, até o dia 7, para desfile e desmontagem do palco;
- No dia 7 de setembro, todos os veículos deverão seguir as rotas alternativas mencionadas em ambos os sentidos BR-386/Centro e Bairro/Centro.
Geral
Comissão da Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do RS promovem seminário sobre impacto do assoreamento dos rios nas enchentes do RS

“É preciso enfrentar de forma objetiva o problema do assoreamento dos nossos rios. Vamos reunir especialistas e representantes de diferentes instituições para construir caminhos viáveis e seguros para para que os efeitos de futuras chuvas possam ser minimizados. O povo gaúcho não pode continuar vivendo sob a ameaça constante das enchentes”, afirma o deputado Marcel van Hattem.
“Afinal, quanto custa a dragagem total? E parcial? Mais importante: quanto custa não dragar? Eu acredito que o investimento na prevenção é o que pode proteger as nossas cidades. Por isso abrimos este espaço. Para ouvir os gestores municipais e autoridades no tema, analisar os dados e entender cada realidade. Só assim poderemos tomar as melhores decisões para o nosso estado”, destaca Camozzato.
Geral
Mulheres são 79% dos inscritos para programa CNH Social; sorteio é dia 17 de julho

Encerrado o prazo para as inscrições para a CNH Social, DetranRS e Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) divulgam os primeiros números do programa, que oferecerá 3 mil serviços de habilitação gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade inscritas no CadÚnico ou Devolve ICMS. O grande destaque foram as mulheres, que representaram 79% do total de 281.543 inscritos. Mais de 221 mil candidatas se inscreveram.
A habilitação para as categorias A e B (carro e moto) representou 86% das inscrições do programa (mais de 241 mil), considerando ambos os gêneros. Os demais serviços tiveram quase 40 mil inscritos (23,3 mil para adição e 16,5 mil para mudança de categoria).
Inscritos pelo Estado
Os municípios com o maior número de inscritos são:
- Porto Alegre (64.507)
- Pelotas (13.910)
- Canoas (9.928)
- Santa Maria (7.331)
- Bagé (6.821)
- Uruguaiana (5.599)
- São Leopoldo (5.465)
- Gravataí (4.034)
- Novo Hamburgo (3.840)
- Caxias do Sul (3.693)
- Passo Fundo (2.955)
Sorteio
A seleção dos candidatos será realizada por sorteio, com coordenação técnica da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs), no dia 17 de julho. Será utilizado o aplicativo de sorteio da Nota Fiscal Gaúcha, seguindo as mesmas regras de aleatoriedade, segurança e auditoria daquele programa. A aleatoriedade será garantida pelos números da loteria federal, que serão utilizados como chave para a geração dos bilhetes.
Após o sorteio no dia 17 de julho, o DetranRS fará a verificação dos requisitos de acesso ao programa por meio de consulta a Base Nacional de Condutores. Serão eliminados candidatos que não cumprirem todas as exigências do edital: pessoas que já possuem serviço de habilitação aberto ou estão com processo de suspensão ou cassação em aberto ou, ainda, que cometeram crime de trânsito.
A divulgação dos contemplados será na segunda-feira (21/7), no site do DetranRS. A lista também será posteriormente publicada no Diário Oficial do Estado. Os inscritos poderão consultar sua situação no sorteio pela Central de Serviços e os contemplados serão informados pelo e-mail cadastrado no momento da inscrição.
Abertura do processo de habilitação
Os candidatos selecionados no sorteio deverão realizar a abertura do processo de habilitação no Centro de Formação de Condutores de sua preferência em até 45 dias (até o dia 05 de setembro).
Além das condições e documentos necessários para a abertura do procedimento de habilitação (RENACH), o candidato deverá apresentar comprovação de que mora no Estado por no mínimo dois anos. Também deve declarar responsabilidade sobre as informações prestadas e de que conhece e aceita todas as condições de participação no Programa CNH Social.
Comunidade
Quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no bairro Harmonia no sábado, 12

A Prefeitura de Canoas informou que a quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no sábado, 12, no bairro Harmonia. O evento será realizado na Rua José Veríssimo, ao lado do Campo Marcílio, das 9h às 12 horas.
A ação contará com diversos serviços e atendimentos aos canoenses, além da presença das secretarias no local. Haverá vacinação, distribuição de testes rápidos, CRAS Móvel, doação de livros, entre outros.
De acordo com a gestão municipal, o evento tem como objetivo aproximar a prefeitura dos cidadãos de Canoas. As demais edições se mostraram um espaço aberto à ouvir as demandas dos canoenses e encaminhar às pastas responsáveis, o que possibilita uma solução mais eficaz e ágil.
Prefeitura na Tua Casa
- Data: Sábado (12)
- Horário: 9h às 12h
- Local: Rua José Veríssimo, ao lado do Campo Marcílio – Harmonia, Canoas
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