Conecte-se conosco

header-top







 

29/06/2026
 

Geral

Desfile de 7 de Setembro espera participação de mais 1,9 mil estudantes e 500 militares em Nova Santa Rita

Redação

Publicado

em

Desfile de 7 de Setembro espera participação de mais 1,9 mil estudantes e 500 militares em Nova Santa Rita - Foto Jesiel SaldanhaPMNSR

Em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, a Prefeitura de Nova Santa Rita promove o desfile de 7 de Setembro.

A celebração terá início com a cerimônia de hasteamento das bandeiras em frente à Praça da Bíblia, seguida pelo desfile cívico, que começará em torno das 9 horas, na rua Doutor Lourênço Záccaro, no Centro.

Uma reunião, no auditório da Prefeitura Municipal, definiu os ajustes do evento, na tarde de segunda-feira, 2. O encontro reuniu representantes das escolas, Brigada Militar, Polícia Civil, Exército, Defesa Civil e Departamento de Trânsito.

Números

Conforme a o titular da Secretaria de Educação, Eduardo Fagundes, que junto com a Secretaria de Esporte e Cultura organiza o desfile, participarão do evento 28 escolas entre municipais, estaduais e privadas.

Serão em torno de 1.900 estudantes.

“Também teremos a Brigada Militar, Bombeiros e o 3º Batalhão de Suprimentos do Exército Brasileiro, cuja sede é aqui na cidade, e participará no desfile com cerca de 500 militares além de veículos próprios”.

Neste ano, o tema do desfile municipal será “Nova Santa Rita, terra de solidariedade e superação”. Já o nacional aborda a “Democracia e Independência! É o Brasil no Rumo Certo”.

Alterações no trânsito

As mudanças no trânsito já começam na sexta-feira, dia 6 de setembro, com a montagem das estruturas de arquibancadas e palanque oficial.

Acompanhe:

Dia 6, 9 horas:

  • Avenida Santa Rita: a partir da Rua Waldemar Vicente da Costa, sentido Centro, será permitido apenas o fluxo de veículos leves.
  • Desvio para caminhões:
  1. Entrar na Rua Waldemar Vicente da Costa;
  2. ⁠Seguir até a Rua Doutor Lourenço Záccaro;
  3. ⁠Acessar a Rua Marinho Peixoto;
  4. ⁠Rua Passo do Caí;
  5. ⁠Rua Paulo Fernando Bohrer Brandão;
  6. ⁠Retornar ao Centro.

Desvio para veículos leves:

  1. Seguir na Avenida Santa Rita até a Rua Juvenal Machado;
  2. ⁠Entrar na Rua Padre Nicolau Flach;
  3. ⁠Acessar a Avenida Santa Rita através do terminal de ônibus com acesso permitido (sentido bairro Califórnia);
  4. ⁠Rua 7 de Setembro, intersecção com a Lourenço Záccaro estará bloqueada.

 Desvio no dia do Desfile Cívico:

  1. Rua Marinho Peixoto até a Passo do Caí;
  2. ⁠Acessar a Rua Paulo Fernando Bohrer Brandão;
  3. ⁠Chegar novamente na Avenida Santa Rita;
  4. ⁠Intersecção da Deoclécio Rodrigues com Av. Santa Rita estará bloqueada.

Informações Adicionais:

  • O ponto de parada dos ônibus do terminal serão relocados para rua Padre Nicolau Flach;
  • As modificações no trânsito estarão em vigor desde o dia 6, para a montagem do palco, até o dia 7, para desfile e desmontagem do palco;
  • No dia 7 de setembro, todos os veículos deverão seguir as rotas alternativas mencionadas em ambos os sentidos BR-386/Centro e Bairro/Centro.

Geral

Prazo final para alistamento militar obrigatório encerra em 30 de junho para jovens de 18 anos em 2026

Redação

Publicado

em

Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2026 têm até o dia 30 de junho para realizar o alistamento militar obrigatório. O processo vale no território nacional e é necessário ficar atento ao prazo para não ficar em situação irregular.

O procedimento pode ser feito online, pelo site oficial do Exército Brasileiro, ou presencialmente na Junta de Serviço Militar do município.

Em Canoas, o atendimento pode ser realizado na Junta de Serviço Militar, que fica na Rua Humaitá, 1130, no bairro Marechal Rondon, junto à Secretaria Municipal de Segurança Pública. O funcionamento ocorre nas segundas-feiras das 13h30 às 15h50; de terça a quinta-feira das 8h às 11h50 e das 13h30 às 15h50; e nas sextas-feiras das 8h às 11h50. O telefone para contato é (51) 3425-7612.

Para o atendimento, é necessário apresentar documentos básicos como RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência atualizado.

Quem perde o prazo fica em situação irregular e pode enfrentar restrições, como dificuldades para emitir passaporte, assumir cargos públicos e se matricular em instituições de ensino.

O alistamento é obrigatório para todos os brasileiros do sexo masculino no ano em que completam 18 anos. Após essa etapa, os inscritos passam por seleção que define quem será incorporado às Forças Armadas.

A orientação é não deixar para a última hora e reunir a documentação com antecedência.

Continuar a ler

Geral

12ª Conferência Municipal de Saúde de Nova Santa Rita ocorre nesta quinta-feira no Centro de Eventos Olmiro Brandão

Redação

Publicado

em

A 12ª Conferência Municipal de Saúde de Nova Santa Rita será realizada nesta quinta-feira, 25, a partir das 13h30, no Centro de Eventos Olmiro Brandão. O encontro vai reunir moradores, profissionais da saúde, gestores públicos e representantes de entidades para debater propostas relacionadas às políticas de saúde do município.

A programação começa com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial e apresentação dos painelistas responsáveis por conduzir os debates. Na sequência, serão formados grupos de trabalho para discussão dos temas propostos e elaboração de sugestões.

Ao final, também ocorrerá a eleição dos delegados que irão representar o município na etapa estadual da conferência.

A conferência é um espaço previsto para participação da comunidade na construção e avaliação das políticas públicas de saúde.

Continuar a ler

Policial

Mulher de 23 anos é morta em Porto Alegre; ex do parceiro é apontada como suspeita do crime

Redação

Publicado

em

Uma mulher de 23 anos foi morta pela ex-companheira do atual parceiro na Rua 3174, no bairro Santa Rosa de Lima, em uma área próxima ao limite com Alvorada, na madrugada desta quarta-feira, 24.

Segundo informações apuradas pela Polícia Civil no local, a suspeita é de que a vítima tenha se envolvido em uma discussão com a ex-mulher do seu companheiro. O homem estaria presente no momento da briga.

Após o desentendimento, a suspeita deixou o local, mas retornou instantes depois e efetuou os disparos contra a vítima. A identidade dos envolvidos ainda não foi divulgada.

O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques