Clima
Carlos Nobre em Porto Alegre: cientista realiza palestra sobre extremos climáticos

O cientista e climatologista Carlos Nobre, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2007 e referência mundial sobre mudanças climáticas, estará em Porto Alegre no próximo dia 07 de agosto para realizar a palestra de abertura do seminário “Extremos Climáticos – Romper com o negacionismo, superar a crise”.
O evento ocorre no auditório da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, com realização do mandato da deputada federal Fernanda Melchionna em conjunto com o mandato da deputada estadual Luciana Genro, ambas do PSOL-RS, por meio da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados e da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da ALRS.
“Já estamos em um ponto de não retorno e o negacionismo climático e neoliberal está custando a vida do nosso povo. Por isso esse seminário se torna fundamental”, afirma Fernanda Melchionna.
O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar, é necessário se inscrever por meio do link: https://bit.ly/extremosclimaticos
Sobre Carlos Nobre
Carlos Nobre tem uma vida de estudos sobre o clima, fez parte da equipe internacional de cientistas do IPCC (painel da ONU sobre mudanças climáticas) que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007, por alertar sobre os riscos do aquecimento global, junto com o ex-vice-presidente americano Al Gore.
Nobre foi um dos primeiros cientistas a alertar sobre os perigos da savanização da Amazônia e ampliação de ciclones extratropicais no Sul do país, provocados pelas mudanças climáticas. É autor e co-autor de mais de 130 artigos científicos, livros e capítulos de livros.
Atuou com posição de destaque em instituições como a Organização das Nações Unidas (ONU), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas, Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, International Geosphere Biosphere Programme, Universidade de São Saulo.
Além do Nobel, recebeu premiações como Personalidade Ambiental do WWF (World Wildlife Fund), a medalha Alexander von Humbolt da European Geophysical Union (AGU), entre outras condecorações.
Serviço
- O quê: Seminário “Extremos Climáticos – Romper com o negacionismo, superar a crise”
- Quando 07/08, às 18hs
- Onde: auditório da UFCSPA (Centro Histórico de Porto Alegre, rua Sarmento Leite, n.245)
- Inscrições: por meio do link: https://bit.ly/extremosclimaticos
- O evento é gratuito e conta com certificação.
Clima
Inmet emite alerta vermelho de calor para o Sul do Brasil até 6 de fevereiro
Clima
Defesa Civil emite alerta para chuva intensa, vento forte e granizo na Região Metropolitana e Costa Doce

A Defesa Civil emitiu um alerta para instabilidades climáticas que atuam na região da Costa Doce e na Região Metropolitana de Porto Alegre. A previsão indica chuva intensa, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo.
De acordo com o órgão, o risco é considerado alto para alagamentos e destelhamentos. O aviso é válido até as 14h desta quinta-feira, 29.
A orientação é para que a população evite áreas de risco e redobre os cuidados durante o período de instabilidade. Em caso de emergência, os telefones 190 e 193 devem ser acionados.
A Defesa Civil também reforça a importância de buscar informações junto ao órgão municipal e conhecer os Planos de Contingência de cada cidade, que indicam os principais riscos e como agir em situações de desastre.
Clima
Defesa Civil emite novo alerta para ciclone extratropical com atuação no interior do RS

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual emitiu um aviso meteorológico alertando para o aprofundamento de uma área de baixa pressão que deve dar origem a um ciclone extratropical no Uruguai, com reflexos diretos no Rio Grande do Sul. O fenômeno deve favorecer a ocorrência de tempestades entre sexta-feira, 9, e sábado, 10.
De acordo com a Defesa Civil, na sexta-feira, 9, especialmente durante a tarde, há previsão de temporais severos em praticamente todo o Estado. As instabilidades podem provocar chuva forte em curto período de tempo, rajadas de vento intensas e queda de granizo de forma isolada. O risco é maior nas regiões Centro e Oeste, onde os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 milímetros em até 6 horas e os ventos podem superar 90 km/h. Os volumes diários de precipitação devem variar entre 15 e 60 milímetros, com pontos que podem alcançar até 120 milímetros.
No sábado, 10, a previsão indica a ocorrência de temporais isolados em quase todo o Rio Grande do Sul, com exceção do Extremo Oeste. A chuva pode ser localmente intensa, acompanhada de rajadas de vento fortes. Os acumulados previstos ficam entre 15 e 60 milímetros por dia, podendo chegar a 90 milímetros em áreas pontuais.
Para o domingo, 12, a tendência é de que os temporais isolados se concentrem apenas nas regiões Norte e Nordeste do Estado. Nas demais áreas, a previsão é de chuva fraca a moderada, com tempo mais estável no Oeste. Os acumulados devem permanecer abaixo de 50 milímetros ao longo do dia.
A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os avisos oficiais e adotar medidas de prevenção diante do risco de eventos meteorológicos severos.

Fazenda1 semana atrásÚltimos dias: prazo final para parcelar com desconto IPVA 2026 se encerra na próxima sexta-feira, 30

Religião5 dias atrásCelebrações religiosas marcam o dia 2 de fevereiro em Porto Alegre e Canoas; confira programação

Segurança1 semana atrásHomem é preso após invadir residência no bairro Mathias Velho, em Canoas

Serviços5 dias atrásConfira quais serviços funcionarão no feriado de Nossa Senhora dos Navegantes em Canoas

Educação1 semana atrásCanoas inicia PPP para obras e manutenção em escolas de educação infantil

Meio Ambiente5 dias atrásGuarda Municipal flagra descarte irregular de lixo em área de preservação no bairro Mato Grande, em Canoas

Cultura1 semana atrásNova Santa Rita assina contrato para aquisição de van cultural MovCEU

FRAUDE DE R$ 80 MILHÕES7 dias atrásMegaoperação: MP, Polícia Civil e Receita cumprem 198 ordens judiciais em Canoas e mais 11 cidades





























































