Educação
Ulbra forma 400 educadores para enfrentar déficit de alfabetização após pandemia e enchente com palestra de José Pacheco

Mais de 400 educadores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das redes municipais de ensino de Canoas, Gravataí e São Jerônimo participaram do projeto interinstitucional Recomposição das Aprendizagens, promovido pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). A iniciativa teve como objetivo apoiar professores na retomada e no fortalecimento do ensino após o período de defasagem educacional acentuado pela pandemia da Covid-19 e pela enchente de 2024.
As formações ocorreram entre os meses de abril e outubro deste ano, com foco em ações de incentivo à alfabetização, leitura e interpretação de textos. O projeto foi conduzido pela Universidade em parceria com as Secretarias Municipais de Educação das três cidades. De acordo com a coordenadora do projeto e professora da Ulbra, Darlize de Mello, o diálogo com as escolas públicas possibilitou a escuta, a troca de experiências e a construção de soluções coletivas.
“Os grupos apresentaram as dificuldades que encontram nas turmas e debateram estratégias de melhorias. Muitos problemas se repetem e há muitos estudantes que não estão alfabetizados no 5º ano ou não conseguem ter a compreensão da leitura, por exemplo”, explica Darlize.
A secretária municipal da Educação de Gravataí, Aurelise Braun, elogiou a iniciativa da Ulbra e lembrou da importância da mobilização de outras entidades para o ensino.
“Temos 4,5 mil estudantes em Gravataí, e a nossa meta é ter 100% das crianças alfabetizadas até o final do 2º ano. A criança precisa saber ler, escrever e interpretar. Como vai resolver uma questão de matemática se não sabe interpretar. Estamos formando nossos futuros médicos, advogados e engenheiros”, destacou a secretária.
Para a superintendente de Educação Básica da Aelbra (mantenedora da Ulbra), Núrfis Vargas, ao compartilhar conhecimento e escutar a realidade das escolas, o projeto demonstra o compromisso da Universidade com o desenvolvimento educacional da região e com a valorização dos professores.
“Plantamos uma sementinha e queremos desenvolver outras ações. A Ulbra entende que a formação é um dos pilares para transformar a educação. Essa parceria é um exemplo de como a colaboração entre instituições pode gerar resultados na aprendizagem”, destaca Núrfis.
Conhecimento compartilhado
O encerramento da atividade ocorreu na sexta-feira, 31, no campus da Ulbra Canoas, com uma programação especial que incluiu mesas temáticas sobre práticas pedagógicas e, à noite, uma palestra com o educador português José Pacheco, criador da Escola da Ponte, referência internacional em modelos de ensino humanizados e inclusivos. Defensor de uma educação centrada no aluno, na autonomia e na cooperação, Pacheco atua há mais de duas décadas apoiando projetos que reinventam a prática pedagógica.
“O Núcleo de Acessibilidade da Ulbra em parceria com a ONG Causa Nobre organizou essa palestra que teve a participação de professores, alunos e educadores. O evento reuniu um total de 600 pessoas e nos oportunizou refletir sobre o compromisso com a inclusão, a educação e o fortalecimento de valores humanos, temas tão essenciais nos dias atuais”, ressaltou a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Ulbra, Gisele Becker.
Educação
Escola Sesi de Canoas abre inscrições para o Ensino Médio com bolsas de até 100%

A Escola Sesi de Ensino Médio de Canoas está com inscrições abertas para o processo seletivo de novas turmas até o dia 27 de novembro. Localizada na Rua Aurora, 1220, a unidade oferece bolsas de estudo que variam de 20% a 100%, conforme a renda familiar bruta per capita informada no momento da inscrição. O início das aulas está previsto para fevereiro de 2026.
Podem participar estudantes que concluíram ou estão concluindo o Ensino Fundamental, nascidos entre 1º de outubro de 2009 e 31 de dezembro de 2012. As vagas são destinadas prioritariamente a dependentes de trabalhadores da indústria, com possibilidade de chamada para a comunidade em geral, caso ainda haja vagas disponíveis.
A rede de Escolas Sesi de Ensino Médio mantém um modelo de ensino integral e interdisciplinar, com atividades que envolvem o uso de tecnologias, robótica educacional e projetos de pesquisa. A proposta busca relacionar o aprendizado ao contexto do mundo do trabalho e à continuidade dos estudos, seja em cursos técnicos, universitários ou outras formações.
O processo seletivo inclui quatro etapas presenciais: avaliação socioemocional, provas de Matemática e Língua Portuguesa com produção textual, entrevista individual com o candidato e entrevista com a família.
As inscrições devem ser feitas no site: educacao.sesirs.org.br/escola-sesi/processo-seletivo, onde também está disponível o edital completo com informações e critérios de seleção.
Educação
Canoas anuncia investimento de R$ 449 mil em programa de qualificação profissional
Educação
EMEF João Palma da Silva recebe R$ 110 mil em melhorias com emenda parlamentar

A EMEF João Palma da Silva recebeu melhorias estruturais a partir de uma emenda parlamentar municipal impositiva, no valor de R$ 110 mil, destinada pelo vereador Patrício. O recurso foi aplicado na revitalização das quadras de vôlei e futebol, além do cercamento da área de esportes e da instalação de uma nova grade frontal de acesso às dependências da escola. As obras proporcionam um ambiente mais seguro e adequado para o desenvolvimento integral dos 869 estudantes e dos 54 profissionais que integram a comunidade escolar.
O ato de entrega oficial das melhorias ocorreu na última segunda-feira, 3, com a presença do prefeito Airton Souza, da secretária de Educação Beth Colombo, do diretor da escola Cristiano Pinheiro, além de representantes da comunidade escolar e do vereador autor da emenda.
O prefeito Airton Souza destacou:
“Cada investimento como este faz uma diferença enorme no dia a dia das nossas crianças e professores. São espaços como esse que inspiram, acolhem e incentivam o aprendizado”, afirmou.
A secretária de Educação, Beth Colombo, reforçou:
“A revitalização dessas quadras não é apenas uma obra física. É um investimento no bem-estar e na formação integral dos alunos, que agora têm um ambiente mais seguro e estimulante para o esporte e a convivência”, disse.
Já o diretor da EMEF João Palma da Silva, Cristiano Pinheiro, comentou:
“Essas melhorias eram um sonho antigo. Agora temos espaços renovados que fortalecem o senso de pertencimento e tornam a escola ainda mais viva e acolhedora”, ressaltou.

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