Conecte-se conosco

header-top

 






 

21/10/2024
 

Transporte

ÔNIBUS INSUFICIENTES: Sem Trensurb, ir à Porto Alegre virou desafio

Redação

Publicado

em

Prestação de serviço de ônibus fretados pela Trensurb na parada da Estação São Pedro está temporariamente suspensa

Marcelo Grisa
marcelogrisa@gmail.com

Os efeitos das enchentes de maio de 2024 ainda atingem os usuários dos sistemas de transporte público em Canoas. Muitos motoristas perderam seus carros, bem como trabalhadores de aplicativos. Mesmo com menos carros nas ruas, as alterações de trânsito geradas pela ação das águas tornaram alguns horários e locais mais movimentados que o normal.

Além disso, os serviços das estações da Trensurb até o Centro Histórico de Porto Alegre devem ser normalizados somente no ano que vem. Por fim, nem todas as linhas urbanas de ônibus da Sogal estão em atividade, mesmo com as passagens atualmente custeadas pela Prefeitura de Canoas. Algumas delas já foram retomadas desde o final de maio, como a São Luís-Ulbra, Machadinho e o circular C1.

Dessa forma, os ônibus canoenses estão com um fluxo muito maior de passageiros, incluindo pessoas que se deslocam para outras cidades da Região Metropolitana e do Vale dos Sinos.

Usuários insatisfeitos

A reportagem de O Timoneiro percorreu as rotas utilizadas hoje pelos canoenses para ir e voltar da capital gaúcha.

No N161 – Mathias Velho, da empresa Transcal, a linha foi colocada em funcionamento para suprir a falta das estações de trens urbanos. As reclamações dos usuários vão desde a lotação dos veículos, com pessoas ficando à espera dos próximos horários na saída da linha em Porto Alegre, sob o Viaduto da Conceição, até mesmo a ausência de alguns horários.

A autônoma Leontina Bueno ia da capital para Novo Hamburgo. “Deveria ter mais vias para a gente ir direto, com empresas das outras cidades ajudando”, afirmou.

Em nota, a Transcal afirmou que “opera o trecho com 327 viagens, o que atende e supre a demanda da Estação Mathias Velho.”

Alternativa metropolitana

Outra alternativa é a linha TM1, do Consórcio Metropolitano. Com itinerário que começa na Av. Rio Grande do Sul e final da linha na Estrada João Antônio da Silveira, no bairro Restinga, em Porto Alegre, é a principal via para quem vem das Zonas Sul e Norte da capital. Passa também por Cachoeirinha, Alvorada e Viamão.

Nicole Peuckert, moradora de Cachoeirinha, usa o TM1 para vir ao trabalho, em Canoas. Mesmo sem a mesma lotação fora do horário de pico, ela se atrasa para o trabalho todos os dias. “Mas o Cachoeirinha-Canoas [da Transcal] é ainda pior. Tentei pegar para voltar para casa, e o das 18h simplesmente não apareceu. Às 18h40min, a condução estava lotada”, lembrou.

Usuários também reclamam da falta de outras linhas, como o Fátima, ônibus urbano, e o intermunicipal Porto Alegre-Harmonia, que faz o caminho da capital passando pelo lado Oeste da cidade, em bairros como o Rio Branco e o Fátima.

Foto: Vanderlei Dutra/OT

Transporte

Gol anuncia retorno pleno no Aeroporto Salgado Filho, que será reaberto parcialmente em 21 de outubro

Redação

Publicado

em

Gol anuncia retorno pleno no Aeroporto Salgado Filho, que será reaberto parcialmente em 21 de outubro

Em reunião realizada na tarde de quinta-feira, 10, a direção da Gol reforçou ao governador Eduardo Leite a garantia de retomada plena da sua operação no Rio Grande do Sul a partir da reabertura total do Aeroporto Salgado Filho, prevista para dezembro.

Reabertura parcial

No dia 21 de outubro, o terminal será reaberto com funcionamento das 8h às 22h. Leite reuniu-se com representantes da empresa em São Paulo, na sede da companhia.

“A partir de dezembro, a Gol vai estar do tamanho que tinha antes, nas operações em Porto Alegre, e com a disposição de manter no interior as operações que foram criadas. Ou seja, no final das contas, a companhia terá uma operação maior no Rio Grande do Sul do que tinha antes”, afirmou o governador.

O CEO da Gol, Celso Ferrer, disse que está otimista com a reabertura do Salgado Filho e com a manutenção de voos que foram adicionados em rotas pelo interior.

“A gente está muito entusiasmado aqui na Gol. Operamos em Canoas e atendemos ao Estado, sempre na medida que foi possível. Mas, agora, a gente se sente aliviado em poder voltar com todos os destinos para o Brasil, com a mesma quantidade de voos que a gente tinha anteriormente, e crescendo no interior. Então, a Gol abraça o Rio Grande da mesma forma que a gente se sente abraçado por todos que lá vivem”, ressaltou.

Ainda durante o encontro, Leite destacou a Campanha Nacional de Turismo, maior iniciativa de fomento ao setor turístico já realizada na área pelo governo do Estado.

A campanha integra o Plano Rio Grande e investirá ao todo R$ 30 milhões na atração de turistas, apresentando o Estado gaúcho como um destino resiliente, seguro e preparado após as enchentes de maio.

 

Continuar a ler

Transporte

Prestação de serviço de ônibus fretados pela Trensurb na parada da Estação São Pedro está temporariamente suspensa

Redação

Publicado

em

Prestação de serviço de ônibus fretados pela Trensurb na parada da Estação São Pedro está temporariamente suspensa

A Trensurb informou na manhã desta quinta-feira, 26, que, devido a alagamento na Rua Voluntários da Pátria, em Porto Alegre, a prestação de serviço de ônibus fretados pela Trensurb na parada da Estação São Pedro está temporariamente suspensa, até a possibilidade de acesso seguro dos veículos.

Trajeto

Desta forma, o trajeto dos ônibus, nos dois sentidos, será direto: Terminal Farrapos ao Terminal Júlio de Castilhos (Centro de Porto Alegre).

Em breve, mais informações.

Continuar a ler

Transporte

Feriado de 20 de Setembro marcou a retomada da operação da Trensurb em Porto Alegre

Redação

Publicado

em

Feriado de 20 de Setembro marcou a retomada da operação da Trensurb em Porto Alegre

No feriado do dia 20 de setembro, a Trensurb celebrou mais um importante capítulo de seu plano de reconstrução: a retomada da circulação dos trens em Porto Alegre, chegando até a Estação Farrapos.

A Trensurb fará circulação dos trens no trecho entre as estações Novo Hamburgo e Farrapos das 5h às 23h, diariamente, com intervalos de 15 minutos entre as viagens, em dias úteis e sábados e, nos domingos e feriados, intervalo de 20 minutos entre as viagens.

Manutenção e ajustes

Uma série de medidas foram implementadas, dentre entre elas, manutenções e ajustes realizados nos sistemas de sinalização, energia elétrica de tração, via permanente e o transporte alternativo de passageiros.

Operação Emergencial – Ônibus

Complementando as viagens de metrô, o serviço de ônibus fretados pela Trensurb no município de Porto Alegre será entre as estações Farrapos e Mercado (Terminal Júlio de Castilhos), com uma parada para desembarque na Estação São Pedro no sentido Farrapos/Mercado e para embarque, na mesma estação, no sentido Mercado/Farrapos. Vale destacar que não há cobrança de passagem nos ônibus.

Partidas Terminal Júlio de Castilhos/Centro de POA – Viagens com destino à Estação Farrapos, com paradas apenas para embarque na Estação São Pedro, das 5h30 às 22h45. O embarque e desembarque próximo à Estação Mercado é realizado no terminal Júlio de Castilhos, em parada devidamente identificada.

Partidas do Terminal Farrapos – Viagens com destino ao Terminal Júlio de Castilhos/Centro de POA, com paradas apenas para desembarque na Estação São Pedro, das 5h20 às 00h10. O embarque e desembarque na Estação Farrapos é feito no terminal de integração da estação.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm