Saúde
Estados podem repassar vacinas da dengue para municípios antes que imunizantes passem da validade

O Ministério da Saúde voltou a ampliar o público-alvo da vacinação contra a dengue para evitar perdas de estoques de vacinas que estão próximas do vencimento.
Doses com validade até 30 de junho e 31 de julho poderão ser aplicadas, preferencialmente, em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos e não apenas de 10 a 14 anos.
Mesmo assim, cidades como Canoas ainda não foram incluídas nos calendários de vacinação por conta dos critérios de seleção do governo federal priorizaram municípios com históricos de mais casos nos últimos dez anos. O município tem o maior número de casos no Estado, com mais de 5 mil ocorrências.
Em nota técnica, a pasta orienta que estados com municípios que ainda não foram contemplados com a vacina da dengue realizem, preferencialmente, o remanejamento das doses com vencimento próximo para essas localidades.
Já nos estados onde todos os municípios foram contemplados, as doses poderão ser aplicadas na faixa etária de 6 a 16 anos.
No documento, o ministério destaca ainda que, em casos onde os dois procedimentos forem comprovadamente insuficientes para esgotar as doses próximas do vencimento, a critério dos gestores municipais, a vacinação contra a dengue poderá ser estendida a pessoas de 4 a 59 anos, limite etário especificado na bula do imunizante Qdenga.
Para garantir a segunda dose, aplicada com intervalo de 90 dias, às pessoas que forem vacinadas com vacinas remanejadas dentro das recomendações feitas pela pasta, estados e municípios devem oficializar a estratégia escolhida por meio dos e-mails : dengue.cgici@saude.gov.br; pni@saude.gov.br; cgici@saude.gov.br.
O Ministério da Saúde reforçou que esta é uma estratégia temporária e excepcional, aplicada apenas para as vacinas que possuem prazo de validade até 30 de junho e 31 de julho de 2024.
Saúde
Equipes de saúde intensificam vacinação contra a influenza em escolas municipais de Canoas Vacinação contra a influenza é intensificada nas escolas municipais de Canoas

Equipes das unidades de saúde de Canoas estão aplicando a vacina contra a gripe em escolas da rede municipal como parte da estratégia para ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes. A imunização é realizada mediante autorização dos pais ou responsáveis.
Na quarta-feira, 15, a ação ocorreu na EMEF Professora Nancy Ferreira Pansera, no bairro Guajuviras, onde cerca de 100 estudantes receberam a vacina contra a influenza.
A atividade ocorre após a emissão de um alerta epidemiológico pela Vigilância em Saúde, divulgado na última quinta-feira, 9, com orientações para que escolas municipais, estaduais e particulares reforcem medidas de prevenção e controle de doenças respiratórias. O documento também traz recomendações aos profissionais da educação e às famílias sobre procedimentos para reduzir a transmissão dessas doenças no ambiente escolar.
De acordo com a coordenadora de Serviços de Saúde da Clínica de Saúde da Família Guajuviras, Paola Fernanda Lehnen, a vacinação nas escolas amplia o acesso da população ao imunizante.
“É de extrema importância essa participação da Atenção Primária porque ajuda a aumentar o campo de vacinação e o alcance dessa vacina. A nossa presença na escola amplia bastante o acesso da população ao imunizante. A vacina é trivalente e vai proteger contra os principais vírus respiratórios em circulação nesse momento. Por isso é importante fazer a vacinação neste período, bem como de forma anual”, explica.
A diretora da EMEF Professora Nancy Ferreira Pansera, Patrícia Vieira Artioli, afirma que a realização da vacinação no ambiente escolar facilita o acesso das famílias ao serviço.
“Acredito que facilita o acesso às famílias, já que muitas mães trabalham o dia inteiro e não têm como levar os filhos a um posto de saúde ou à UPA. Na escola é mais flexível. Aqui, a comunidade aceitou muito bem a vacinação”, afirma.
Saúde
Unidade de Saúde Igara suspende atendimentos nos próximos dois dias para mudança de endereço

A Unidade de Saúde Igara, em Canoas, terá os atendimentos suspensos nos dias 16 e 17 de julho em razão da mudança para um novo endereço.
Durante esse período, os usuários que precisarem de atendimento deverão se dirigir à Unidade de Saúde São José, localizada na Rua João Pessoa, s/nº.
Os serviços da Unidade de Saúde Igara serão retomados normalmente na segunda-feira, 20 de julho, no novo prédio situado na Rua Tupi, 284, ao lado da Igreja Católica São Cristóvão.
A mudança faz parte do processo de transferência da unidade para uma nova estrutura de atendimento à comunidade.
Saúde
Canoas abre vagas extras para consultas oftalmológicas e orienta pacientes da fila a procurar a Secretaria da Saúde

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informou que há vagas disponíveis para consultas oftalmológicas após o credenciamento do Hospital de Olhos de Canoas, a revisão das solicitações pendentes e a realização de ações de agendamento.
Segundo a Secretaria da Saúde, pacientes que aguardam consultas oftalmológicas desde 2023 e ainda não foram chamados podem entrar em contato com a Ouvidoria da pasta pelo WhatsApp (51) 3425-7628 para verificar a possibilidade de agendamento.
De acordo com o município, no início deste ano havia mais de 10 mil pacientes aguardando consultas oftalmológicas. A Secretaria informou ainda que, em junho, foram realizados mais de 3 mil atendimentos na especialidade e que a previsão da pasta é concluir a fila de espera até setembro.
A Secretaria da Saúde informou que a Diretoria de Regulação está realizando os agendamentos e que Agentes Comunitários de Saúde fazem a entrega dos comprovantes de consulta nas áreas de atuação para auxiliar na localização dos pacientes.
Ainda conforme a pasta, pacientes que tiveram alteração no número de telefone ou nos contatos para recados devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para atualizar os dados cadastrais. A Secretaria afirma que cerca de 50% das tentativas de contato realizadas pelas equipes não são concluídas devido a telefones desatualizados ou inexistentes.

Assistência Social1 semana atrásNova Santa Rita inaugura neste sábado Cozinha Comunitária com capacidade para distribuir 120 refeições diárias

Policial1 semana atrásBrigada Militar socorre bebê de 7 meses após engasgamento em Canoas

Trânsito2 dias atrásNovo semáforo entra em funcionamento no cruzamento da Rua Henrique Stefani com Avenida Açucena, em Canoas

Geral4 dias atrásNova Santa Rita lança programa de qualificação profissional com ações voltadas ao emprego e empreendedorismo

Geral1 dia atrásPrefeitura de Canoas entrega sete boxes comerciais a empreendedores na Praça da Bíblia

Geral4 dias atrásCorsan terá atendimento nos Procons de Esteio e Sapucaia do Sul nesta terça-feira

Saúde4 dias atrásCanoas abre vagas extras para consultas oftalmológicas e orienta pacientes da fila a procurar a Secretaria da Saúde
- Policial1 semana atrás
Mulher é presa preventivamente por suspeita de coagir testemunha em investigação de estupro de vulnerável em Canoas































































