Saúde
Hospital Universitário de Canoas inicia mutirão de consultas para reavaliação de exames de alto custo
O Hospital Universitário (HU) de Canoas informou na tarde desta terça-feira, 18, que iniciou um mutirão para reavaliação de exames de colonoscopia e endoscopia. Os pacientes que aguardam por esses procedimentos, considerados de alto custo, terão avaliação médica dos seus sintomas.
Segundo a instituição, os pacientes que ainda tiverem indicação para realização dos procedimentos vão sair das consultas com a data dos exames marcados.
‘A equipe do HU está entrando em contato por telefone com os pacientes para agendar a reavaliação. Por isso, é fundamental que os usuários mantenham seus dados atualizados’.
7 mil pessoas aguardando
Atualmente, são cerca de 7 mil pessoas aguardando por esses procedimentos na fila.
“É uma medida muito importante para colocar o paciente certo no lugar certo, utilizando serviços apenas quando for provável que os benefícios superem os riscos. Quem tiver a indicação, já vai sair da consulta com data marcada e o preparo na mão”, explicou a secretária adjunta de Saúde, Caroline Schirmer.
De acordo com a nota do hospital, também será feito um novo protocolo nas unidades de saúde, para que os médicos só encaminhem os pacientes a esses procedimentos em casos que se enquadrem nos sintomas.
O objetivo é garantir que as pessoas sejam atendidas primeiramente na atenção básica, passando para o procedimento apenas quem realmente necessitar.
“Nestes primeiros dias, notamos que a cada dez pacientes atendidos, apenas dois ainda precisavam do procedimento. Isso vai permitir limpar essa fila represada, atendendo com maior agilidade aqueles que realmente precisam e encaminhando os demais para os exames adequados, que se enquadrem no sintoma atual do paciente”, frisou a secretária adjunta de Gestão Hospitalar, Daniela Oliveira.
Saúde
Prefeitura anuncia nomes dos diretores técnicos dos hospitais de Canoas
Hospital Nossa Senhora das Graças
Hospital de Pronto Socorro
Hospital Universitário
Saúde
Prefeito, secretários e vereadores vistoriam reforma do Hospital de Pronto-Socorro de Canoas
Na manhã desta terça-feira, 21, o prefeito de Canoas, Airton Souza, o vice-prefeito Rodrigo Busato, secretários municipais e vereadores da cidade visitaram as obras de reforma do Hospital de Pronto-Socorro, no bairro Mathias Velho.
De acordo com a gestão municipal, o objetivo da visita foi verificar o andamento dos reparos e a expectativa de conclusão do serviço. O hospital teve o primeiro andar totalmente alagado na enchente de maio de 2024.
Andamento da obra
Airton defendeu que é preciso agilizar a execução da obra e disse estar frustrado com o andamento do serviço, especialmente porque enquanto o prédio é reformado o Hospital de Pronto-Socorro vem realizando os seus atendimentos dentro da estrutura física do Hospital Nossa Senhora das Graças.
“Existe uma expectativa de conclusão e a obra andou muito pouco”, declarou o prefeito. “Queremos clareza na execução da obra e queremos que o prazo seja cumprido.”
O vice-prefeito Rodrigo Busato disse destacou que a administração municipal não tem foco apenas em levantar os problemas, mas principalmente em encontrar soluções que resultem em melhorias para a população.
O contrato para a reforma, assinado ainda na administração passada, prevê que os trabalhos durem 120 dias, com a conclusão, portanto, prevista para meados do mês de abril. Mas o andamento dos serviços indica que poderá ser necessário estender o prazo.
O diretor da Elmo Eletro Montagens, responsável pela obra, André Sant’Ana, disse que problemas não previstos no projeto original foram encontrados durante as obras e será necessário lidar com eles para que a reforma possa ser concluída.
“Estamos reavaliando o projeto por causa dessas questões”, explicou Sant’Ana, dando como exemplo danos na rede elétrica do prédio que só foram revelados quando a obra começou de fato.
O secretário municipal da Saúde, Eduardo Bermudez, explicou que a expectativa de reabertura do Hospital de Pronto-Socorro depende do andamento e da conclusão da reforma.
O diretor do hospital, Sérgio Ruffini, adiantou que, com a reforma, será possível efetuar mudanças na disposição das estruturas internas da casa de saúde, de modo a racionalizar os processos de atendimento e oferecer mais qualidade e conforto aos pacientes.
Saúde
Secretaria da Saúde de Canoas recebe Troféu Compromisso Social da SAS Brasil
A cidade de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi agraciada pela SAS Brasil com o Troféu Compromisso Social 2024, descrito como um reconhecimento a parceiros que acreditam no poder de unir forças para gerar transformações.
A entrega do título aconteceu durante reunião entre membros da ONG e integrantes da SMS, na tarde de sexta-feira, 17, na sede da pasta.
“Somos uma organização social que existe há 13 anos e o nosso objetivo é levar a saúde especializada para quem não tem acesso. A gente entrou aqui no Rio Grande do Sul em maio de 2024, enfim, depois do que aconteceu com as enchentes. E o nosso principal intuito, além de dar apoio para a população, também é continuar com o atendimento perene”, disse.
Ainda segundo ela, o intuito do reconhecimento com a Secretaria de Saúde e a cidade de Canoas como um todo é a manutenção da parceria vigente.
“A gente vai continuar essa parceria levando o que a gente já faz, como a presença da carreta e mobilização dos voluntários, os mutirões de saúde, agora com o monógrafo, e seguir trazendo saúde especializada para a população”, disse a assistente e relações públicas na SAS Brasil, Amanda Santana, ao lado da coordenadora do projeto Missão RS da SAS Brasil, Luciele Scapini.
“Isso mostra o quanto é importante a gestão pública trabalhar com parceiros comuns, enfim, com pessoas que estão dispostas, principalmente, em momentos de gravidade como que Canoas viveu. Assim como em questão de especialidades que, muitas vezes, o Município não consegue chegar pelas diversas dificuldades que o setor público tem. Então, quando vem parceiros dispostos a colaborar com a população, obviamente, estaremos sempre de portas abertas”, disse o secretário adjunto da Atenção Primária e Especializada de Canoas, Favio Telis.
Os demais participantes da SMS na reunião foram o secretário adjunto da Atenção hospitalar, Gustavo Corrêa e a Adjunta de Gestão e Planejamento, Katia de Carvalho.
A SAS Brasil é uma instituição de saúde do terceiro setor que atua no enfrentamento a escassez de acesso a médicos especialistas em cidades, com atendimento médico e impactando na fila de espera por consultas especializadas nas regiões.
- Clima1 semana atrás
Sala de Situação e Defesa Civil do RS orientam para de temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar
- Luto1 semana atrás
Diretor do Hospital Universitário de Canoas, Edemar da Costa morre em acidente de carro
- Comunidade1 semana atrás
Restaurante Popular de Canoas passa a funcionar aos sábados e feriados
- Emprego7 dias atrás
Câmara de Canoas abre seleção para estagiários com inscrições até 3 de fevereiro
- Saúde1 semana atrás
Prefeitura de Canoas e Governo do Estado discutem situação da Saúde no município
- Opinião1 semana atrás
“Oportunidades perdidas!” (Por Carlos Marun – ex-Ministro)
- Enchente 2024 Canoas7 dias atrás
Prefeitura publica lista de beneficiados do Aluguel Social Canoense Reconstrução
- Serviços1 semana atrás
Queda de energia elétrica interrompe abastecimento de água em Canoas