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19/10/2025
 

Educação

Relatório sugere formação básica do ensino médio com 2,2 mil horas

Redação

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Pedido de vista coletivo da Comissão de Educação do Senado adiou para a partir da semana que vem a apreciação de projeto de lei que prevê uma nova reforma do ensino médio.

Como o relatório apresentado pela senadora Dorinha Seabra (União-TO) é um substitutivo, ele terá de retornar à Câmara dos Deputados, caso seja aprovado pelo Senado.

A expectativa do gabinete da senadora é de que o projeto de lei que prevê uma nova reforma no ensino médio seja apreciado a partir da semana que vem.

Carga horária e notório saber

Entre os destaques apresentados pela parlamentar no relatório figuram a ampliação e equalização da carga horária; a obrigatoriedade da língua espanhola e a possibilidade de aulas ministradas por profissionais com notório saber.

“Hoje, o ensino médio conta com 1,8 mil horas de formação geral básica. Apresento a proposta de 2,2 mil horas, mas penso que o Brasil quer ampliar essa carga horária para tempo integral. Mas isso ainda não é uma realidade no país”, justificou a senadora.

As 2,2 mil horas sugeridas corresponderiam a todos os itinerários formativos, incluindo a formação técnica e profissional. Essa ampliação será organizada de acordo com as áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), garantindo maior aprofundamento e integração dos estudos.

Língua espanhola

Outro ponto destacado pela parlamentar é a inclusão da língua espanhola como componente curricular obrigatório, além do inglês. Ela acrescentou que outros idiomas poderão ser ofertados em localidades com influências de países cujas línguas oficiais sejam outras.

O texto apresentado prevê que profissionais com notório saber e experiência comprovada no campo da formação técnica e profissional, mesmo sem diploma de licenciatura, poderão atuar nos sistemas de ensino. É o que já ocorre, por exemplo, quando engenheiros dão aula de matemática.

“Este, eu sei, é um ponto bastante polêmico. O notório saber veio para o texto voltado principalmente à área da educação profissional, trazendo para o sistema profissionais que não eram formados na área, mas que tinham conhecimento específico para atuar”, argumentou a senadora.

O substitutivo exige que esses profissionais demonstrem aptidão para atender necessidades didáticas dos itinerários formativos.

“Eu coloco aqui algumas condições no próprio texto, reconhecendo que, em algumas áreas de atuação na educação profissional, temos profissionais que conhecem do fazer. Mas, obviamente, vão ter de fazer isso de maneira controlada”, acrescentou, ao destacar que será necessário, também, garantir condições de formação para esses profissionais.

Dorinha frisou que a atuação dos profissionais será em caráter excepcional, mediante justificativa do sistema de ensino e regulamentação do Conselho Nacional de Educação (CNE). Ela disse, também, que essa medida possibilitará a ampliação do acesso a profissionais qualificados, especialmente em áreas e regiões com escassez de profissionais licenciados.

Ensino noturno

Outra sugestão apresentada no relatório da parlamentar é a obrigatoriedade de os estados manterem pelo menos uma escola com ensino médio regular noturno em cada município, caso haja demanda comprovada.

“As escolas precisam também de ensino noturno de forma a viabilizar acesso a pessoas que precisam trabalhar durante o dia. Precisamos manter pelo menos uma escola de ensino regular com ensino noturno por município, garantindo acesso e conclusão do ensino médio para jovens que precisam estudar durante o dia”, salientou.

O relatório prevê, ainda, formação continuada de professores, de forma a garantir que eles estejam preparados para as novas diretrizes e metodologias, “com foco em orientações didáticas e reflexões metodológicas, assegurando o sucesso das transformações propostas para o ensino médio”.

Educação

Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA

Redação

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A estudante de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Anna Carolina Silveira, foi selecionada para apresentar seu trabalho, que tem como coautora a também estudante da Ulbra Júlia Oriques Bersch, no Congresso Internacional de Neurologia e Neurociência, em novembro, na Flórida (EUA). Ela será a única brasileira e também a única estudante de Medicina entre os palestrantes do evento.

O estudo foi desenvolvido sob orientação do neurologista e professor da Ulbra William Alves Martins e teve origem no acompanhamento de um caso raro atendido no Centro de Especialidades da Universidade, em Canoas. Durante o estágio curricular em Pediatria, Anna Carolina acompanhou uma criança diagnosticada com a síndrome do cromossomo 14 em anel, condição genética descrita pela primeira vez em 1971 e com pouco mais de 80 registros relatados mundialmente até hoje.

O trabalho foi desenvolvido em parceria pelas estudantes Anna e Júlia. As duas realizaram um amplo levantamento na literatura científica, analisando os 13 artigos existentes até o momento sobre o assunto, que serviram de base para a pesquisa. Júlia ficou encarregada da leitura e do resumo desses estudos, compondo a fundamentação teórica, enquanto Anna assumiu a redação e o relato do caso, tornando-se a autora principal e responsável por apresentar o trabalho no congresso.

Síndrome do cromossomo 14 em anel

 De acordo com publicações científicas internacionais, a síndrome pode causar epilepsia de difícil controle, deficiência intelectual, traços de autismo, alterações imunológicas e infecções de repetição. Outros sintomas descritos são atraso no desenvolvimento, hipotonia e problemas oculares.

Por sua raridade, cada novo relato clínico é considerado valioso, pois contribui para ampliar o conhecimento médico e orientar futuros diagnósticos e tratamentos.“Durante meu estágio curricular obrigatório em Pediatria, acompanhei o caso de uma criança com essa condição rara. Esse envolvimento me motivou a aprofundar o tema e desenvolver um trabalho científico em forma de relato de caso associado a revisão de literatura. Cada descrição clínica contribui para acrescentar uma nova peça no quebra-cabeça da doença”, contou Anna Carolina.

Relevância internacional

Para o professor e neurologista William Alves Martins, orientador da pesquisa, a participação da estudante representa muito mais do que uma conquista pessoal. “No caso da síndrome do cromossomo 14 em anel, compartilhar observações clínicas, como a epilepsia grave, e genéticas não apenas amplia a compreensão global sobre esse distúrbio, mas também instiga novas perguntas: há padrões que possam orientar diagnóstico precoce ou manejo terapêutico? A cirurgia da epilepsia pode ser uma opção?”, relatou.

Ele ainda destaca que “quando estudantes mergulham em pesquisas clínicas, exercitam sua curiosidade como motor da aprendizagem e também uma postura investigativa crítica, essencial ao bom médico e cientista. Para a ciência, esse olhar fresco e curioso dos estudantes é muitíssimo valioso, pois ideias inovadoras muitas vezes surgem da inquietação de quem ainda não está preso a paradigmas e dogmas.”

A conquista também leva a Universidade, junto da estudante, para um um cenário de relevância internacional. De acordo com o professor, “é o reflexo de uma cultura acadêmica que valoriza a curiosidade investigativa como alicerce do ensino e da ciência. Para a Ulbra, é a confirmação de que estimular o olhar questionador dos estudantes gera frutos que alcançam o cenário global.”

Congressos internacionais de neurologia reúnem especialistas de todo o mundo para compartilhar descobertas recentes, debater diagnósticos complexos e discutir terapias inovadoras. Mais informações sobre o congresso estão no link: https://neurologyconference2025.com

Trajetória acadêmica

 Anna Carolina Santos da Silveira é estudante no penúltimo ano do curso de Medicina na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). Tem forte interesse em Neurologia e dedicação à pesquisa científica. Já contribuiu com mais de 120 publicações em congressos, periódicos e capítulos de livros, tanto no Brasil quanto no exterior.

Além disso, atua em grupos de pesquisa e desenvolve projetos relacionados à Neurologia e áreas correlatas.

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Educação

EMEF Jacob Longoni celebra Semana da Criança com o Dia do Brega nesta quinta

Redação

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EMEF Jacob Longoni celebra Semana da Criança com o Dia do Brega nesta quinta

Nesta quarta-feira, 15, a EMEF Jacob Longoni realizou o Dia do Brega, em comemoração à Semana da Criança. Durante o recreio no turno da manhã, os alunos puderam dançar, ouvir música e participar de atividades integrativas entre professores e alunos.

O objetivo da ação era que todos fossem à escola com roupas coloridas, diferentes e criativas que normalmente não usariam no dia a dia.

Uma das alunas, Sofia Teixeira Soares, de 11 anos e estudante do sexto ano, inovou com uma peruca: “eu escolhi sozinha a minha roupa, peguei várias peças diferentes e escolhi também uma peruca e óculos de sol para ficar diferente”.

Já a aluna do terceiro ano, Giovana Cavalheiro, de nove anos explicou: “Eu vim com essa meia de quando eu tinha três anos, que tá até furada no dedão, mas ainda serve e é bem colorida”.

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Educação

Governo do RS anuncia uniformes escolares para professores da rede estadual em 2026

Redação

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Em comemoração ao Dia do Professor, o governo do estado anunciou a distribuição de uniformes escolares para os professores da Rede Estadual no ano letivo de 2026, com investimento de R$ 6 milhões. É a primeira vez que o Estado oferece uniformes aos docentes, atendendo a um pedido das equipes escolares após a entrega dos uniformes aos estudantes. Além disso, o governo já havia aprovado o pagamento do 14º salário por metas alcançadas. Serão beneficiados professores, orientadores, supervisores, vice-diretores e diretores das escolas estaduais.

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