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20/11/2024
 

Educação

Relatório sugere formação básica do ensino médio com 2,2 mil horas

Redação

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Pedido de vista coletivo da Comissão de Educação do Senado adiou para a partir da semana que vem a apreciação de projeto de lei que prevê uma nova reforma do ensino médio.

Como o relatório apresentado pela senadora Dorinha Seabra (União-TO) é um substitutivo, ele terá de retornar à Câmara dos Deputados, caso seja aprovado pelo Senado.

A expectativa do gabinete da senadora é de que o projeto de lei que prevê uma nova reforma no ensino médio seja apreciado a partir da semana que vem.

Carga horária e notório saber

Entre os destaques apresentados pela parlamentar no relatório figuram a ampliação e equalização da carga horária; a obrigatoriedade da língua espanhola e a possibilidade de aulas ministradas por profissionais com notório saber.

“Hoje, o ensino médio conta com 1,8 mil horas de formação geral básica. Apresento a proposta de 2,2 mil horas, mas penso que o Brasil quer ampliar essa carga horária para tempo integral. Mas isso ainda não é uma realidade no país”, justificou a senadora.

As 2,2 mil horas sugeridas corresponderiam a todos os itinerários formativos, incluindo a formação técnica e profissional. Essa ampliação será organizada de acordo com as áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), garantindo maior aprofundamento e integração dos estudos.

Língua espanhola

Outro ponto destacado pela parlamentar é a inclusão da língua espanhola como componente curricular obrigatório, além do inglês. Ela acrescentou que outros idiomas poderão ser ofertados em localidades com influências de países cujas línguas oficiais sejam outras.

O texto apresentado prevê que profissionais com notório saber e experiência comprovada no campo da formação técnica e profissional, mesmo sem diploma de licenciatura, poderão atuar nos sistemas de ensino. É o que já ocorre, por exemplo, quando engenheiros dão aula de matemática.

“Este, eu sei, é um ponto bastante polêmico. O notório saber veio para o texto voltado principalmente à área da educação profissional, trazendo para o sistema profissionais que não eram formados na área, mas que tinham conhecimento específico para atuar”, argumentou a senadora.

O substitutivo exige que esses profissionais demonstrem aptidão para atender necessidades didáticas dos itinerários formativos.

“Eu coloco aqui algumas condições no próprio texto, reconhecendo que, em algumas áreas de atuação na educação profissional, temos profissionais que conhecem do fazer. Mas, obviamente, vão ter de fazer isso de maneira controlada”, acrescentou, ao destacar que será necessário, também, garantir condições de formação para esses profissionais.

Dorinha frisou que a atuação dos profissionais será em caráter excepcional, mediante justificativa do sistema de ensino e regulamentação do Conselho Nacional de Educação (CNE). Ela disse, também, que essa medida possibilitará a ampliação do acesso a profissionais qualificados, especialmente em áreas e regiões com escassez de profissionais licenciados.

Ensino noturno

Outra sugestão apresentada no relatório da parlamentar é a obrigatoriedade de os estados manterem pelo menos uma escola com ensino médio regular noturno em cada município, caso haja demanda comprovada.

“As escolas precisam também de ensino noturno de forma a viabilizar acesso a pessoas que precisam trabalhar durante o dia. Precisamos manter pelo menos uma escola de ensino regular com ensino noturno por município, garantindo acesso e conclusão do ensino médio para jovens que precisam estudar durante o dia”, salientou.

O relatório prevê, ainda, formação continuada de professores, de forma a garantir que eles estejam preparados para as novas diretrizes e metodologias, “com foco em orientações didáticas e reflexões metodológicas, assegurando o sucesso das transformações propostas para o ensino médio”.

Educação

Sesc/RS abre mais de 1.300 vagas gratuitas de conclusão do Ensino Médio para jovens e adultos

Redação

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Sesc/RS abre mais de 1.300 vagas gratuitas de conclusão do Ensino Médio para jovens e adultos

O Sesc/RS abre na quinta-feira, 14, as inscrições para as novas turmas do projeto de Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA), que oferece formação gratuita no Ensino Médio, com qualificação profissional em Produção Cultural.

Serão 1.301 vagas distribuídas em 32 municípios gaúchos, voltadas a pessoas que não tenham concluído o ensino básico no tempo regular. O curso tem duração de três semestres e carga horária de 1.200 horas, sendo 80% das aulas em formato virtual e 20% em formato presencial.

Os candidatos devem ter mais de 18 anos, Ensino Fundamental completo e renda familiar de até três salários mínimos. Comerciários e dependentes têm preferência no preenchimento das vagas.

Matrícula

A matrícula permite, ainda, a participação dos estudantes em atividades de cultura, esporte e lazer oferecidas pelo Sesc nas Unidades. O edital e as inscrições, que podem ser feitas até o dia 14 de janeiro de 2025, estão disponíveis em sesc.com.br/ead e diretamente nas Unidades do Sesc. As aulas têm início previsto para o mês de março.

“A EAD EJA do Sesc/RS nos enche de orgulho, por nos lembrar, constantemente, do papel transformador da educação. Desde o início do projeto, milhares de gaúchos retomaram e concluíram os estudos no Ensino Médio gratuitamente conosco, e são diversas as histórias dos participaram que, a partir da formação, continuaram os estudos, encontraram novas oportunidades no mercado de trabalho e também novos sentidos para as suas vidas”, exalta a gerente de Educação do Sesc/RS, Regina Tatsch.

Canoas e mais 31 cidades

As 32 Unidades que oferecem vagas para o próximo semestre são de Alegrete, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Farroupilha, Flores da Cunha, Gravataí, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, São Borja, São Leopoldo, Taquara, Torres, Tramandaí, Três de Maio, Uruguaiana e Venâncio Aires.

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Educação

Inscrições para primeiro ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio iniciam na segunda-feira

Redação

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Inscrições para primeiro ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio iniciam na segunda-feira

A partir desta segunda-feira, 11, começa o período de matrículas para o ano letivo de 2025 dos estudantes que desejam ingressar na Rede Estadual. As inscrições para novos alunos podem ser realizadas no site da Secretaria da Educação (Seduc), na aba “Matrículas – Chamada Pública”. Os interessados devem selecionar a etapa de ensino desejada.

A novidade deste ano é que, além da matrícula, os estudantes também deverão escolher os novos uniformes escolares, por meio do site escola.rs.gov.br/uniformes.

Período de pré-matrícula

Neste primeiro momento, o período é destinado apenas aos estudantes que ingressarão no 1º ano do Ensino Fundamental e no 1º ano do Ensino Médio, seja na modalidade regular, Curso Normal, aproveitamento de estudos do Curso Normal ou Educação Profissional (cursos técnicos) integrados ao Ensino Médio, Concomitante ou Subsequente, bem como a EJA – Educação de Jovens e Adultos.

No caso dos estudantes que já possuem matrícula ativa nas escolas estaduais, a rematrícula será feita automaticamente entre os dias 18 de novembro e 18 de dezembro, desde que eles tenham uma frequência escolar de, no mínimo, 75%.

Se houver interesse do aluno em ir para uma outra instituição de ensino, será necessário efetuar uma nova inscrição durante a segunda etapa da pré-matrícula, quando abrir o período de transferência.

Os resultados das designações dos estudantes de pré-matricula para as escolas pretendidas ocorrerão a partir de 6 de janeiro de 2025. As informações detalhadas serão enviadas para os responsáveis pelos alunos, que receberão uma mensagem pelo e-mail cadastrado no sistema.

Também é possível consultar a situação no site da Seduc, buscando a aba Matrículas e selecionando a opção Consulta candidato.

Efetivação da matrícula

A matrícula precisa ser confirmada de forma presencial, entre os dias 6 a 17 de janeiro. Para isso, os candidatos às vagas, junto com seus respectivos responsáveis, devem ir até as escolas, apresentando as seguintes documentações:

  • CPF e Certidão de nascimento ou RG do estudante;
  • CPF e documentos do responsável;
  • Comprovante de residência;
  • Para alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental: CNS (Cartão Nacional de Saúde), NIS (Número de Identificação Social) e atestado (carteira) de vacinação.

A recomendação é que os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental tragam o Cartão Nacional de Saúde (CNS), Número de Identificação Social (NIS) e atestado (carteira de vacinação). Para ingressar nessa etapa, o requisito é ter a idade mínima de seis anos completos até 30 de março.

Nas situações de estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 2º e 3º ano do Ensino Médio que já estão matriculados na Rede Estadual, municipal ou privada e que desejam alterar de escola ou ingressar na Rede Estadual, a pré-matrícula acontecerá no período da segunda etapa, conforme o cronograma abaixo.

Para os estudantes que ingressarão no 2° Ano do Ensino Médio, é preciso ainda fazer a escolha do Itinerário Formativo – Trilha de Aprofundamento Curricular. Entre os dias 25 de novembro a 20 de dezembro, esses estudantes devem entrar no Aplicativo Escola RS, fazendo o login para selecionar a opção escolhida e efetivar a matrícula.

A designação da escola leva em consideração critérios como a proximidade da residência do estudante em relação às instituições de ensino disponíveis, bem como a questão da idade, priorizando as crianças menores, exceto nos casos em que o aluno já tiver irmãos matriculados na escola pretendida.

Ao solicitar a transferência, o responsável pelo aluno ou o próprio estudante pode indicar até três instituições de ensino em ordem de preferência, incluindo aquelas que oferecem o Ensino Médio em Tempo Integral.

Confira o cronograma

  • 11/11 a 01/12/2024 – Inscrições para pré-matrícula (1ª chamada)
    Público: população em geral para solicitação de ingresso na rede pública para o 1º ano do Ensino Fundamental; 1º ano do Ensino Médio; Educação Profissional – Cursos técnicos subsequentes, concomitantes e aproveitamento de estudos do curso normal e EJA.
  • 18/11 a 18/12/2024 – Rematrícula automática
    Público: todos os estudantes que possuem matrícula ativa nas Unidades Escolares Estaduais, em todas as etapas e modalidades de ensino que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.
  • 25/11 a 20/12/2024 – Escolha do itinerário formativo (para alunos que cursarão o 2º ano do Ensino Médio) no aplicativo para efetivar a matrícula.
  • 06/01/2025 – Resultados (designações) das inscrições para pré-matrícula.
    Público: todos que se inscreveram de 11 de novembro a 1º de dezembro de 2024.
  • 06/01 a 17/01/2025 – Efetivação da matrícula
    Público: todos que se inscreveram de 11 de novembro a 1º de dezembro de 2024, diretamente nas Unidades Escolares.
  • 06/01 a 19/01/2025 – Segunda oportunidade de inscrições e pré-matrícula (2ª chamada) e solicitação de transferências
    Público: todos que perderam o primeiro período de inscrições (que foi de 11 de novembro a 1º de dezembro de 2024).
  • 30/01 a 07/02/2025 – Efetivação da matrícula para a 2ª etapa de inscrições
    Público: todos que solicitaram transferência e aqueles que se inscreveram na segunda chamada (realizada de 6 a 19 de janeiro de 2024).

Escolha dos uniformes

A escolha do uniforme é rápida e fácil. Durante o procedimento de realização da pré-matrícula para alunos novos, um link específico na ficha de pré-matrícula já irá direcionar para o site escola.rs.gov.br/uniformes, com as orientações de como proceder.

Para os estudantes que já são da Rede Estadual, o acesso é feito pelo e-mail “@educar”, pelo número da matrícula ou por identificação com nome completo e data de nascimento.

Os alunos maiores de 16 anos poderão acessar o sistema diretamente; para os menores de 16 anos, a escolha deverá ser feita por um responsável legal, que precisará confirmar seus dados para validar a identificação.

Uma vez confirmada a escolha do uniforme, a instituição de ensino onde o estudante estiver matriculado será notificada, e os kits de uniforme serão entregues na própria escola, sem custo para as famílias.

Serão dois formatos de kits

O Kit 1 inclui 10 peças padronizadas em azul, verde e branco, com três camisetas de manga curta, duas camisetas de manga longa, um moletom, uma jaqueta, duas calças de moletom e uma bermuda e será entregue para os alunos dos Anos Iniciais, Fundamental I e II, Ensino Médio, seja na modalidade regular, Curso Normal, ou Educação Profissional (cursos técnicos) integrados ao Ensino Médio.

O kit 2 conta com três camisetas de manga curta, duas camisetas de manga longa, um moletom e uma jaqueta para os alunos da Educação Profissional Concomitante ou Subsequente, do aproveitamento de estudos do Curso Normal e EJA – Educação de Jovens e Adultos. Todas as peças apresentam os símbolos do Estado e as palavras “Educação” e “Rede Estadual”.

A troca de tamanho dos uniformes no site será permitida uma única vez, com prazo até 8 de dezembro. Todos os estudantes da Rede Estadual serão contemplados, representando um investimento anual de R$ 290 milhões para a confecção e distribuição.

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Educação

CanoasTec investe R$ 790 mil em programa de modernização de escolas municipais

Redação

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CanoasTec investe R$ 790 mil na modernização de escolas municipais

Modernizar a gestão de recursos e dar mais transparência no acompanhamento da jornada escolar. Esses são os objetivos do programa i-Educar, adquirido pela Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação (CanoasTec) e já implantado em todas as escolas da rede da Prefeitura de Canoas. O investimento é de R$ 790 mil e trará independência tecnológica ao município.

Segundo o diretor-presidente da CanoasTec, Rogério Alves, o sistema baseado em software livre foi escolhido para modernizar processos, permitindo que o professor possa realizar a presença do aluno e avaliações na palma da mão por meio do aplicativo i-Diário.

Além disso, o sistema aumenta a transparência na gestão pública escolar, com o objetivo de melhorar o acompanhamento da jornada escolar dos alunos e a gestão de recursos humanos da rede de ensino.

Como funciona

Na prática, professores e gestores das escolas e da SME já têm acesso à plataforma que permite acompanhar toda a jornada escolar dos alunos, desde informações específicas de cada um até transferências, notas e faltas, elaborar planos de aulas e fazer diversos lançamentos.

Ainda é possível gerenciar servidores, controlar alocações, afastamentos e substituições, e gerar relatórios e indicadores em tempo real sobre a situação da educação municipal.

Ao todo já foram realizados treinamentos para mais de 250 servidores entre professores, gestores, secretários, direções das escolas e demais servidores alocados da SME para garantir que todos estejam prontos para aproveitar ao máximo as funcionalidades do sistema.

Conforme Rodrigo Nunes, responsável pelo projeto na SME, o sistema anterior era de código fechado, com dependência da empresa proprietária, além de não atender diversos requisitos da Secretaria de Educação.

“Com a iniciativa de Canoas, o i-Educar ganha mais força como uma solução pública e acessível para a educação em todo o Brasil. A expectativa é que a iniciativa sirva de exemplo para outras cidades, mostrando que a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na gestão educacional, contribuindo para uma educação pública eficiente e transparente”, destaca Alves.

O i-Educar é uma solução que já é utilizada em outras cidades do Brasil e é recomendado pelo governo federal, por meio do Portal do Software Público Brasileiro, e também pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), por meio da iniciativa Código para o Desenvolvimento América Latina e Caribe.

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