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05/10/2024
 

Educação

Relatório sugere formação básica do ensino médio com 2,2 mil horas

Redação

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Pedido de vista coletivo da Comissão de Educação do Senado adiou para a partir da semana que vem a apreciação de projeto de lei que prevê uma nova reforma do ensino médio.

Como o relatório apresentado pela senadora Dorinha Seabra (União-TO) é um substitutivo, ele terá de retornar à Câmara dos Deputados, caso seja aprovado pelo Senado.

A expectativa do gabinete da senadora é de que o projeto de lei que prevê uma nova reforma no ensino médio seja apreciado a partir da semana que vem.

Carga horária e notório saber

Entre os destaques apresentados pela parlamentar no relatório figuram a ampliação e equalização da carga horária; a obrigatoriedade da língua espanhola e a possibilidade de aulas ministradas por profissionais com notório saber.

“Hoje, o ensino médio conta com 1,8 mil horas de formação geral básica. Apresento a proposta de 2,2 mil horas, mas penso que o Brasil quer ampliar essa carga horária para tempo integral. Mas isso ainda não é uma realidade no país”, justificou a senadora.

As 2,2 mil horas sugeridas corresponderiam a todos os itinerários formativos, incluindo a formação técnica e profissional. Essa ampliação será organizada de acordo com as áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), garantindo maior aprofundamento e integração dos estudos.

Língua espanhola

Outro ponto destacado pela parlamentar é a inclusão da língua espanhola como componente curricular obrigatório, além do inglês. Ela acrescentou que outros idiomas poderão ser ofertados em localidades com influências de países cujas línguas oficiais sejam outras.

O texto apresentado prevê que profissionais com notório saber e experiência comprovada no campo da formação técnica e profissional, mesmo sem diploma de licenciatura, poderão atuar nos sistemas de ensino. É o que já ocorre, por exemplo, quando engenheiros dão aula de matemática.

“Este, eu sei, é um ponto bastante polêmico. O notório saber veio para o texto voltado principalmente à área da educação profissional, trazendo para o sistema profissionais que não eram formados na área, mas que tinham conhecimento específico para atuar”, argumentou a senadora.

O substitutivo exige que esses profissionais demonstrem aptidão para atender necessidades didáticas dos itinerários formativos.

“Eu coloco aqui algumas condições no próprio texto, reconhecendo que, em algumas áreas de atuação na educação profissional, temos profissionais que conhecem do fazer. Mas, obviamente, vão ter de fazer isso de maneira controlada”, acrescentou, ao destacar que será necessário, também, garantir condições de formação para esses profissionais.

Dorinha frisou que a atuação dos profissionais será em caráter excepcional, mediante justificativa do sistema de ensino e regulamentação do Conselho Nacional de Educação (CNE). Ela disse, também, que essa medida possibilitará a ampliação do acesso a profissionais qualificados, especialmente em áreas e regiões com escassez de profissionais licenciados.

Ensino noturno

Outra sugestão apresentada no relatório da parlamentar é a obrigatoriedade de os estados manterem pelo menos uma escola com ensino médio regular noturno em cada município, caso haja demanda comprovada.

“As escolas precisam também de ensino noturno de forma a viabilizar acesso a pessoas que precisam trabalhar durante o dia. Precisamos manter pelo menos uma escola de ensino regular com ensino noturno por município, garantindo acesso e conclusão do ensino médio para jovens que precisam estudar durante o dia”, salientou.

O relatório prevê, ainda, formação continuada de professores, de forma a garantir que eles estejam preparados para as novas diretrizes e metodologias, “com foco em orientações didáticas e reflexões metodológicas, assegurando o sucesso das transformações propostas para o ensino médio”.

Educação

Aulas na EMEI Gilda Schiavon são retomadas nesta segunda-feira 

Redação

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Aulas na EMEI Gilda Schiavon são retomadas nesta segunda-feira 

Nesta segunda-feira, 30, voltaram as aulas na EMEI Gilda Schiavon, no bairro Rio Branco. Após a enchente de maio, a escola passou pela recuperação completa do espaço.

Com esta retomada, Canoas passa a ter 37 das 39 instituições de Educação Infantil em atividade.

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Educação

EMEF Erna Würth recebe oficina criativa gratuita promovida pelo projeto Estância da Arte

Redação

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EMEF Erna Würth recebe oficina criativa gratuita promovida pelo projeto Estância da Arte

O projeto Estância da Arte, que levou a cultura campeira para a Expointer, estará presente também em escolas públicas do Rio Grande do Sul. Serão oferecidas oficinas gratuitas com a artista plástica e arte-educadora Klau Brentano até o final do mês de setembro.

Nesta segunda-feira, dia 30, às 10 horas e às 13 horas, a oficina será ministrada na EMEF Erna Würth, em Canoas.

O cavalo crioulo é o companheiro da lida diária do homem do campo e também animal-símbolo do Rio Grande do Sul. Com as enchentes, o resgate do cavalo “Caramelo”, ganhou destaque nas notícias do mundo todo.

Durante a oficina, as crianças irão reproduzir o cavalo Caramelo em um chaveiro personalizado de tecido – com materiais como tecidos, feltro, lã, entre outros. Os materiais serão oferecidos gratuitamente pelo projeto.

Oficinas

Ao todo, serão ministradas 15 oficinas em nove cidades diferentes. O projeto Estância da Arte chegou a sua 4ª edição em 2024. Com o tema “Sem Fronteiras”, a exposição deste ano convidou o público a explorar novos olhares sobre a vida no campo.

O espaço contou com 48 obras, criadas por sete artistas, incluindo três nomes internacionais: um uruguaio e dois argentinos, e pelo curador da mostra, Marciano Schmitz.

O projeto Estância da Arte, PRONAC 234534, conta com patrocínio master do Banco de Lage Landen e patrocínio de Agrofel, Marcher Brasil e Guaibacar. A realização é da produtora cultural Simples Assim e Ministério da Cultura do Governo Federal – União e Reconstrução, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Sobre a ministrante das oficinas

Artista plástica e arte-educadora, Klau Brentano é formada pela Universidade Feevale, especialista em Educação Especial e Inclusiva, atua como arte-educadora em escolas de Educação Infantil, eventos institucionais, empresariais, projetos culturais com o Ateliê Itinerante, além de conduzir um grupo de empreendedoras criativas.

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Educação

Canoas suspende aulas na rede municipal na tarde desta quinta-feira, 26

Redação

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Canoas suspende aulas na rede municipal na tarde desta quinta-feira, 26

Por conta da previsão de continuidade da chuva, a Secretaria Municipal de Educação (SME) comunicou que as aulas em toda a rede municipal, EMEIs e EMEFs, estão suspensas na tarde desta quinta-feira, 26.

A SME também infirmou que está avaliando as condições para determinar se haverá aulas ou não na sexta-feira, 27.

Canoas registra cerca de 50mm de chuva em um intervalo de dez horas

Segundo o monitoramento do Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas (Eclima), nesta quinta-feira, 26, entre o período das 0h às 10h, foram registrados quase 50 milímetros (mm) de chuva no município.

De acordo com o Eclima, o bairro Guajuviras teve o maior volume, com 49,8 mm, seguido do Rio Branco (46mm), Marechal Rondon (43,2mm), Estância Velha (43 mm) Mathias Velho (40,8mm), Fátima (40,4mm), Niterói (39 mm)e Centro (38,7mm).

Além de chuva forte, a previsão do tempo ainda apontava para ventos fortes durante temporais. Por volta das 9h25, as rajadas atingiram a velocidade de 60 km/h no município.

Casas de bombas e motores em pleno funcionamento

A Prefeitura de Canoas informou que todas as oito casas de bombas do município e os 29 motores estão em pleno funcionamento.

O município ainda conta com 50 motobombas, utilizadas após a enchente de maio, à disposição para auxiliar no escoamento da água.

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