Conecte-se conosco

header-top






 

18/06/2024
 

Enchente 2024 Canoas

Sessão da Câmara de Vereadores de Canoas é encerrada após protestos; assista ao vídeo

Redação

Publicado

em

Sessão da Câmara de Vereadores de Canoas é encerrada por conta de protestos

O Grande Expediente da da Câmara de Vereadores de Canoas da manhã desta terça-feira, 28, acabou antes da hora.

A Ordem do Dia tinha como pautas para votação única um requerimentos para que um representante da Corsan explanasse sobre o abastecimento de água na cidade e um Projeto de Lei sobre transporte coletivo.

Mas antes mesmo da sessão começar, dezenas de moradores dos bairros atingidos pela enchente em Canoas protestavam em frente à casa legislativa e também dentro da Câmara.

De acordo com a assessoria do legislativo canoense, “por questões de segurança e ânimos muito acirrados, para preservar a segurança de todos, servidores, vereadores e dos próprios presentes, a orientação foi encerrar a sessão”.

Tumulto e bloqueio da via

A rua Ipiranga foi bloqueada pelos manifestantes que reclamavam da demora para escoamento das águas em suas residências. A Brigada Militar e Guarda Municipal acompanham de perto toda a movimentação.

Assista ao vídeo

 

Enchente 2024 Canoas

Inscrições para o Programa Auxílio Canoense Reconstrução abertas

Redação

Publicado

em

Programa Auxílio Canoense Reconstrução

As inscrições para o Programa Auxílio Canoense Reconstrução começam nesta segunda, 17. A iniciativa oferece cinco parcelas de R$ 400 para 5 mil pessoas afetadas, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). As inscrições devem ser feitas pelo sistema disponível no site da Prefeitura. Para acessar o formulário, clique aqui.

Critérios de Seleção

A classificação dos beneficiários será baseada em um sistema de pontos, conforme os seguintes critérios:

  • Residente na área atingida pela enchente em Canoas: 10 pontos
  • Renda per capita:
  • 0 a 10% do salário mínimo: 5 pontos
  • 11% a 20% do salário mínimo: 4 pontos
  • 21% a 30% do salário mínimo: 3 pontos
  • 31% a 40% do salário mínimo: 2 pontos
  • 41% a 50% do salário mínimo: 1 ponto
  • Filhos em idade escolar (0 a 17 anos): 1 ponto por filho
  • Idoso: 1 ponto
  • Pessoa com Deficiência (PcD) sem BPC: 2 pontos; com BPC: 1 ponto
  • Desempregados: 3 pontos
  • Mulheres chefes de família: 5 pontos
  • Não possuir nenhum outro benefício social: 5 pontos

Condições para Permanência

A permanência no programa exige um dia de trabalho na Frente Emergencial de Limpeza do município, coordenada pela Prefeitura. O pagamento do auxílio será realizado na data da prestação das atividades, via PIX ou cartão magnético, com chave do titular beneficiário. Alimentação será fornecida no dia da atividade.

Para mais informações, consulte o Decreto 256 2024.

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Canoas tem menos danos pelas chuvas com plano de contingência e forças-tarefas

Redação

Publicado

em

Canoas tem menos danos pelas Chuvas com plano de contingência e forças-tarefas

Com a previsão da chuva intensa, forças-tarefas foram mobilizadas nas ruas e um plano de contingência foi realizado. O foco principal foi nas Casas de Bombas e no sistema de drenagem pluvial. Diversas equipes trabalharam no atendimento de ocorrências durante o final de semana.

Ações Preventivas

Equipes de limpeza realizaram ações preventivas, focando na microdrenagem da cidade. Bocais de lobo e locais com risco de alagamento foram limpos para evitar que entulhos e materiais da enchente de maio obstruíssem a captação das águas da chuva.

Atendimentos Imediatos

Na tarde de domingo, 16, residências na rua Primeiro de Março, na Vila Real, e na rua Bartolomeu de Gusmão, no bairro Fátima, sofreram alagamentos. As equipes que já estavam nas ruas prestaram atendimento e realizaram desobstruções nos locais.

Entre sábado à tarde e domingo de manhã, a Defesa Civil não encontrou pontos com lâminas de água expressivas que representassem riscos aos imóveis.

Volumes de Chuva

No sábado, 15, a partir das 16h, pancadas de chuva variaram de fracas a moderadas. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas (Eclima), até as 17h de domingo, 16, os volumes acumulados chegaram a 83,1 mm em 26 horas. Durante 17 horas de domingo, o acumulado foi de 65,4 mm.

Abrigos e Pontos de Referência

Subprefeituras abriram oito pontos de referência, e aproximadamente 70 pessoas foram encaminhadas para abrigos municipais por orientação da Defesa Civil ou por vontade própria.

Canal de Comunicação SOS Canoas

A Prefeitura de Canoas mantém o canal WhatsApp SOS Canoas (51 3236-2000) disponível para a comunidade. A ferramenta possui três funcionalidades: pedidos de novo abrigamento, solicitação de resgate e informações sobre pontos de alagamento. O número recebe apenas mensagens, não ligações.

Continuar a ler

Clima

Pedidos de resgate durante os próximos dias em Canoas podem ser feitos por telefone

Redação

Publicado

em

Poucas semanas depois das enchentes que atingiram a maior parte dos municípios do Estado e ainda com muitas pessoas limpando suas casas, é possível que chova mais de 70 milímetros neste final de semana.

Como parte de um plano de contingência apresentado na quinta-feira, 21, a Prefeitura de Canoas colocou novas funcionalidades no telefone criado especificamente para a atuação nas enchentes, o SOS Canoas, disponível pelo número (51) 3236-2000.

Agora, é possível pedir informações sobre os pontos de alagamento na cidade em tempo real por esse contato.

Além disso, em caso de novos alagamentos com as chuvas prometidas para os próximos dias, os canoenses podem pedir para serem levados a um abrigo ou então, em casos mais extremos, resgatados em suas casas.

Não há uma garantia de alagamentos nos próximos dias em razão dessa chuva, que tem volume menor do que as registradas entre o final de abril e começo de maio.

Entretanto, segundo o portal MetSul, o problema seriam os vários dias seguidos de chuva sem a normalização dos sistemas de escoamento das cidades ou do nível dos rios em todo o Estado.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm