Educação
Ulbra e Uniritter promovem aulas virtuais por conta da chuva; Unilasalle mantém comparecimento presencial

O volume de chuvas previsto até o final da semana pelos institutos meteorológicos também afeta as atividades em universidades de Canoas. Nesta terça-feira, duas instituições de ensino superior anunciaram que, no turno da noite desta terça-feira, 30, haverá alterações nas aulas previstas.
A Ulbra anunciou que as aulas ocorrem em formato virtual através do software Google Meet. Os professores da universidade enviarão os links aos alunos através da Plataforma Aula, utilizada para diversas atividades virtuais na instituição. A medida atinge não apenas o campus de Canoas, mas também as sedes em Cachoeira do Sul, Carazinho, Gravataí, Guaíba, Santa Maria, São Jerônimo e Torres.
A Uniritter também virtualizou as aulas nesta terça. Também haverá a distribuição de links para as aulas por parte dos docentes, tanto em plataforma online dedicada ou por e-mail aos universitários.
Por fim, a Unilasalle publicou comunicado em que afirma que irá manter as aulas presenciais durante a noite. Entretanto, alunos tanto do presencial como do EaD poderão justificar suas ausências caso tenham problemas de deslocamento. Todas as avaliações previstas para esta terça-feira na instituição ficam adiadas para a próxima semana, no dia 7 de maio.
O campus canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) continua com o calendário de aulas suspenso por conta da greve nacional dos servidores desde a segunda-feira, 29.
Educação
Resultado final do concurso do magistério é homologado pelo governo do Estado

O resultado final do concurso público para o magistério estadual foi homologado na quinta-feira, 18, e publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE). O documento traz a relação dos candidatos aprovados após a análise dos recursos, marcando a etapa final do processo seletivo.
Realizado em 2025, o concurso registrou mais de 41,5 mil inscritos. As vagas estão distribuídas entre municípios atendidos pelas 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e contemplam reserva para pessoas com deficiência, indígenas, negros e pessoas trans.
Com a homologação concluída, o concurso entra agora na fase que antecede as nomeações. A próxima etapa será a análise e autorização pelos órgãos responsáveis pela política de pessoal do Estado. A previsão é que as primeiras convocações ocorram a partir do segundo semestre deste ano.
As vagas abrangem diferentes áreas da educação básica, incluindo Administração, Artes, Biologia, Educação Especial, Educação Física, Educação Indígena, Ensino Religioso, Filosofia, Física, Geografia, História, Informática, Línguas Kaingang e Guarani, Espanhol, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.
Segundo o cronograma divulgado, os candidatos aprovados receberão orientações sobre posse por meio do e-mail informado durante a inscrição.
Entre as disciplinas com maior número de vagas previstas para nomeação, Língua Portuguesa lidera com 1.178 postos, seguida por Matemática, com 917 vagas. Educação Física conta com 602 vagas e História, com 562.
A homologação ocorreu antes do período de restrições estabelecido pela legislação eleitoral para nomeações de servidores públicos, o que permite a continuidade do processo de convocação dos aprovados em 2026.
O concurso de 2025 foi o segundo realizado para o magistério estadual nos últimos anos. Em 2023, outro processo seletivo resultou na nomeação de 2.125 professores para a rede estadual de ensino.
Educação
Último dia: prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2026 termina nesta quarta-feira

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 que não foram contemplados com a isenção da taxa de inscrição precisam ficar atentos ao prazo final para garantir presença na avaliação. O pagamento deve ser realizado até esta quarta-feira, 17.
A taxa de inscrição permanece em R$ 85, mesmo valor cobrado na edição anterior do exame. O boleto pode ser emitido por meio da Página do Participante. Além dessa opção, os candidatos também podem efetuar o pagamento via Pix, cartão de crédito ou débito em conta, conforme os serviços oferecidos pela instituição financeira escolhida.
Neste ano, tiveram direito à gratuidade estudantes que atendem a pelo menos um dos seguintes critérios:
Estar matriculado no último ano do ensino médio em 2026, em qualquer modalidade, em escola pública informada ao Censo Escolar da Educação Básica;
Ter cursado todo o ensino médio em instituição pública ou como bolsista integral em escola privada, com renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio;
Integrar família de baixa renda inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
Ser beneficiário do programa Pé-de-Meia.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou ainda que o resultado dos pedidos de atendimento especializado será divulgado em 26 de junho.
O recurso contempla participantes com deficiência, transtornos de aprendizagem, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), além de gestantes, lactantes, idosos, diabéticos e estudantes em classe hospitalar, entre outros públicos que necessitam de condições específicas para realizar a prova.
Educação
Nova Santa Rita inaugura ampliação da EMEF Alfredo Antônio Amorim nesta quarta-feira

A Prefeitura de Nova Santa Rita realiza na quarta-feira, 10, às 9h, a inauguração da ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alfredo Antônio Amorim, localizada no bairro Sanga Funda.
A obra recebeu investimento superior a R$ 1,3 milhão e incluiu a construção de três novas salas de aula, dois banheiros e uma cozinha. O espaço também conta com ambientes climatizados e estrutura adaptada para acessibilidade.
De acordo com a administração municipal, a ampliação foi projetada para atender ao aumento da demanda da unidade de ensino e ampliar a capacidade de atendimento aos estudantes. A expectativa é que a nova estrutura contribua para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e para o funcionamento da escola.
A cerimônia de inauguração está prevista para ocorrer nas dependências da própria instituição de ensino, com a entrega oficial dos novos espaços à comunidade escolar.

Concursos1 semana atrásCanoas abre inscrições para concurso de Procurador Municipal com prazo até 23 de junho

Defesa Civil1 semana atrásGoverno do RS intensifica preparação de municípios diante da possibilidade de El Niño em 2026

Defesa Civil1 dia atrásDefesa Civil de Canoas participa de programa estadual de preparação para eventos extremos

Geral1 semana atrásCanoas realiza mesa temática sobre sistemas de proteção e resiliência na revisão do Plano Diretor

Política1 semana atrásCâmara de Canoas aprova projeto sobre restituição em dobro por cobranças indevidas nas contas de água e esgoto
Acidente1 semana atrásMotorista relata à polícia possível falha mecânica em ônibus que tombou na BR-290 em Glorinha

Cultura1 semana atrásMostra Curta FECIC divulga seleção com 17 filmes de estudantes de Canoas

Clima1 dia atrásGoverno do Estado lança portal com informações sobre prevenção a eventos climáticos extremos






























































