Conecte-se conosco

header-top


 






 

01/04/2025
 

Educação

Ulbra e Uniritter promovem aulas virtuais por conta da chuva; Unilasalle mantém comparecimento presencial

Redação

Publicado

em

O volume de chuvas previsto até o final da semana pelos institutos meteorológicos também afeta as atividades em universidades de Canoas. Nesta terça-feira, duas instituições de ensino superior anunciaram que, no turno da noite desta terça-feira, 30, haverá alterações nas aulas previstas.

A Ulbra anunciou que as aulas ocorrem em formato virtual através do software Google Meet. Os professores da universidade enviarão os links aos alunos através da Plataforma Aula, utilizada para diversas atividades virtuais na instituição. A medida atinge não apenas o campus de Canoas, mas também as sedes em Cachoeira do Sul, Carazinho, Gravataí, Guaíba, Santa Maria, São Jerônimo e Torres.

A Uniritter também virtualizou as aulas nesta terça. Também haverá a distribuição de links para as aulas por parte dos docentes, tanto em plataforma online dedicada ou por e-mail aos universitários.

Por fim, a Unilasalle publicou comunicado em que afirma que irá manter as aulas presenciais durante a noite. Entretanto, alunos tanto do presencial como do EaD poderão justificar suas ausências caso tenham problemas de deslocamento. Todas as avaliações previstas para esta terça-feira na instituição ficam adiadas para a próxima semana, no dia 7 de maio.

O campus canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) continua com o calendário de aulas suspenso por conta da greve nacional dos servidores desde a segunda-feira, 29.

Educação

Três escolas permanecem com aulas suspensas após temporal em Canoas

Redação

Publicado

em

Três escolas permanecem com aulas suspensas após temporal em Canoas

De acordo com a Prefeitura de Canoas, a Secretaria Municipal de Educação (SME) conseguiu agilizar os reparos nas 35 escolas da rede municipal de ensino que tiveram registro de danos em decorrência do temporal da tarde de segunda-feira, 31.

Deste total, 13 unidades atingidas tiveram as aulas canceladas na manhã desta terça-feira, 1º, e a partir dos trabalhos urgentes ao longo da manhã, dez escolas já voltaram às atividades no período da tarde. Somente às EMEIs Carrossel e Vó Picucha, e a EMEF Max Adolfo Oderich, ainda recebem consertos na estrutura física danificada pela força dos ventos.

A previsão da SME é que as atividades tanto da EMEI Carrossel, no bairro Igara, quanto na EMEI Vó Picucha, no Harmonia, sejam reestabelecidas na quarta-feira, 2. Já o retorno das aulas na EMEF Max Oderich, também do bairro Harmonia, está previsto para a quinta-feira, 3.

Temporal

Os fortes ventos e a chuva registrada no final da tarde de segunda-feira, 31, ocasionaram estragos mais expressivos nas EMEIs Vó Maria Aldina, Irma Schies Stefanny, Carrossel, Vó Nelsa Alcy Paulo de Oliveira (Cica), Idara Rocha, Gilda Schiavon, Vó Lola, Vó Picucha, Beija Flor, Professora Marilene Machado, assim como as EMEFs Max Adolfo Oderich e Santos Dumont. Em todas, as aulas acabaram suspensas para a execução das obras emergenciais.

 

 

 

Continuar a ler

Educação

Governo amplia valores de bolsa de mentores pedagógicos da Rede Estadual e estende duração do programa

Redação

Publicado

em

Governo amplia valores de bolsa de mentores pedagógicos da Rede Estadual e estende duração do programa

O governador Eduardo Leite assinou, na sexta-feira, 28, o decreto que altera as regras do Programa de Mentoria Pedagógica, aumentando as bolsas de formação oferecidas aos mentores que integram as capacitações da iniciativa. Os valores passaram de R$ 700 para R$ 1.200 mensais – um reajuste de 71%. A medida também estendeu a duração do programa até 31 de dezembro de 2025.

O decreto prevê ainda que os mentores que recebem o auxílio financeiro para participar de formações podem receber bolsas de forma cumulativa caso participem de mais de um curso de formação ou capacitação vinculado a outros programas da Secretaria da Educação (Seduc). Para receber o auxílio, é obrigatória a participação de 100% nos cursos mensais promovidos pelo programa.

O Mentoria Pedagógica é um conjunto de ações e estratégias da Seduc lançado em agosto de 2024 para fortalecer o papel dos professores que atuam como assessores pedagógicos na Rede Estadual. O objetivo é qualificar os profissionais de educação para melhorar cada vez mais a aprendizagem dos estudantes. O Estado conta, atualmente, com 247 mentores pedagógicos que trabalham em todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

Os mentores pedagógicos são responsáveis por fazer o acompanhamento das escolas estaduais, monitorando as rotinas escolares com os gestores. Também realizam atividades de apoio e de supervisão no planejamento pedagógico, além de executar políticas públicas de educação focadas na gestão da aprendizagem e em resultados. Uma das metas é a redução do abandono e da reprovação escolar.

A metodologia da Mentoria Pedagógica envolve reuniões semanais ou quinzenais com diretores e supervisores. Os principais instrumentos utilizados no programa incluem a Pauta Pedagógica – documento que orienta o desenvolvimento das ações pedagógicas nas escolas – e o Formulário de Registro das Sessões de Mentoria – sistema digital que permite aos mentores registrar informações e acompanhar a evolução dos temas tratados.

Continuar a ler

Educação

Prefeito anuncia pelas redes sociais compra de 593 vagas na Educação Infantil

Redação

Publicado

em

Prefeito anuncia pelas redes sociais compra de 593 vagas na Educação Infantil

O prefeito de Canoas, Airton Souza (PL), anunciou em um vídeo em sua rede social a compra de mais 593 vagas de creche e maternal de escolas privadas de Educação Infantil. Durante conversa gravada com o Prefeito, a secretária de Educação, Beth Colombo, ex plica a compra e fala do chamamento para matrícula do segundo sorteio realizado nos dias 20 e 21 de março.

Segundo cálculo atualizado após este anúncio do Prefeito, serão no total 632 novas vagas para Educação Infantil via credenciamento de mais escolas privadas no processo de compra de vagas. Com os sorteios já realizados na semana passada, nos dias 21 e 22, agora, os pais e responsáveis começarão a ser convocados para realizar as matrículas.

O processo é realizado na Central de Vagas, localizada na Rua Monte Castelo, 340, no bairro Nossa Senhora das Graças. Os documentos necessários são certidão de nascimento da criança, documento com foto do responsável, atestado/laudo médico, com CID para crianças com deficiência, e comprovante de residência no nome do responsável.

É necessária seguir a seguinte ordem:

  • Quadrante NORDESTE – segunda-feira 31/03 (8h às 18h)
  • Quadrante NOROESTE – terça-feira 01/04 (8h às 18h)
  • Quadrante SUDESTE – quarta-feira 02/04 (8h às 18h)
  • Quadrante SUDOESTE – quarta-feira 02/04 (8h às 18h)
Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques