Conecte-se conosco

header-top







 

12/09/2025
 

Gastronomia

Na Páscoa ou a qualquer hora: saiba como fazer bombons caseiros

Redação

Publicado

em

Na Páscoa ou a qualquer hora: saiba como fazer bombons caseiros - Foto: Willian Zarpelon / UniRitter

Receita do professor de Gastronomia da UniRitter Willian Zarpelon ensina as técnicas certas para a obtenção do melhor resultado:

Fazer produtos de chocolate em casa, além de gerar economia na Páscoa, pode ser muito prazeroso. São algumas vantagens durante o processo artesanal, como derreter, enformar, rechear, e, o principal, fazer tudo isso sentindo o aroma da matéria-prima.

Para que o processo dê certo, é necessário uma atenção especial à temperagem no derretimento da barra, uma das primeiras etapas de produção.

O chef Willian Zarpelon, professor de Gastronomia da UniRitter, explica quais as temperaturas ideais para cada tipo de chocolate e, de quebra, abre o seu caderno de receitas e ensina a fazer bombom de chocolate meio amargo com gotas de chocolate branco recheado com ganache de limão siciliano.

Vai ser difícil desagradar a alguém.

Ingredientes para a base do bombom:

  • 200g de chocolate meio amargo;
  • 50g de chocolate branco.

Ingredientes para a ganache de limão siciliano:

  • 250g de chocolate branco;
  • 100g de creme de leite;
  • 1 limão siciliano;
  • sal (pitada).

Temperagem do chocolate amargo e meio amargo

O processo de temperagem envolve três etapas: aquecer, resfriar e aquecer novamente.

Divida o chocolate em três partes iguais. Rale ou pique ⅓ e separe. Leve ⅔ ao microondas (de 10s em 10s para não queimar, até derreter de forma homogênea) ou aqueça em banho-maria, até atingir 45ºC.

No caso do banho-maria, deve-se ter o cuidado de não deixar a água ferver e não encostar o fundo da panela na água.

Após o aquecimento, acrescente o chocolate ralado ou picado e misture até ficar homogêneo e hegar na temperatura de 28°C. Retornar ao microondas (a cada 10s) ou banho maria e alcançar a temperatura de trabalho: 31°C.

Caso você escolha outros chocolates, seguem as temperaturas corretas para cada tipo nas três etapas do processo:

  • Ao leite: 42ºC, 27ºC e 30ºC.
  • Branco: 40ºC, 26ºC e 29ºC.

Nota do chef

Durante a temperagem, que pode ser realizada por meio de três técnicas (tablagem, adição e banho-maria), a manteiga de cacau do chocolate assume uma forma cristalina estável.

Isso garante um acabamento perfeito do produto com um brilho acetinado e uma quebra (som) deliciosa. Além disso, o chocolate contrai durante o resfriamento, o que facilita bastante para desenformar.

Modo de preparo (recheio)

  1. Fazer raspas da casca do limão.
  2. Aquecer o creme de leite no micro-ondas ou banho-maria com as raspas.
  3. Derreter o chocolate branco (de 10 em 10 segundos), com cuidado, para não queimar.
  4. Misturar todos os ingredientes até ficar homogêneo (pode-se utilizar o mixer ou liquidificador).

Modo de preparo (bombom)

  • Colocar o chocolate temperado em uma forma de bombom e virar, para escorrer o excesso.
  • Esperar secar e, logo após, realizar este processo mais duas vezes para tornar-se um bombom firme e com uma camada não tão fina.
  • Deve-se cuidar para não deixar a “casca” muito grossa.
  • Após, rechear com a ganache de limão siciliano e cobrir novamente com chocolate temperado, evitando o acúmulo e excesso de chocolate.
  • Cobrir (para evitar que o chocolate sue) e levar para geladeira até firmar.
  • Após firmado, virar a forma e remover os bombons, finalizando com gotas de chocolate branco derretido (preferencialmente, com o auxílio de um pincel para cozinha).
Bombons de chocolate meio amargo recheado de ganache de limão siciliano com gotas de chocolate branco - Foto: Willian Zarpelon / UniRitter

Bombons de chocolate meio amargo recheado de ganache de limão siciliano com gotas de chocolate branco – Foto: Willian Zarpelon / UniRitter

Após o degelo, os bombons estão prontos para serem saboreados!

Gastronomia

Food Trucks poderão se inscrever para participar do “Drive Solidário” na Praça Emancipação

Redação

Publicado

em

Food Trucks poderão se inscrever para participar do “Drive Solidário” na Praça Emancipação

A partir da próxima segunda-feira, 15, até a próxima quarta-feira, 17, estarão abertas as inscrições para pessoas físicas ou jurídicas cadastrarem Food Trucks para participarem do “Drive Solidário – Doe Brinquedos, Espalhe Sorrisos”, que acontecerá no dia 17 de outubro, na Praça Emancipação.

Os interessados devem se dirigir até o Escritório do Empreendedor, das 9h às 16h, na Rua Dr. Barcelos, 969, bairro Centro – Canoas. Serão 5 vagas e 5 suplentes, não sendo recomendável repetir o tipo de alimento, para garantir a diversidade de opções. Deverá ser apresentada cópia do RG e CPF, cópia do CNPJ, em caso de pessoa jurídica, comprovante de residência e certificado de boas práticas ou manipulação de alimentos.

Mais informações podem ser consultadas através do edital.

Continuar a ler

Gastronomia

ASA Açaí inaugura primeira unidade em Porto Alegre, no Cais Embarcadeiro

Redação

Publicado

em

ASA Açaí inaugura primeira unidade em Porto Alegre, no Cais Embarcadeiro

Será inaugurada a primeira unidade do ASA Açaí no Sul, na quinta-feira, 12, no Cais Embarcadeiro, em Porto Alegre, a partir das 16 horas. Além disso, também será servido drinks.

Saiba mais do ASA Açaí

Tem o propósito de entregar um produto genuinamente Amazônico, com a polpa mais pura e concentrada do mercado gaúcho, sem xarope, conservantes, ou adoçantes artificiais, isso significa mais sabor, mais cremosidade e mais potência nutricional. Tudo vindo de pequenos produtores da Amazônia que trabalham com práticas sustentáveis.

@asa_poa

Continuar a ler

Gastronomia

Comida di Buteco 2025 acontece em Porto Alegre e Canoas a partir do dia 11

Redação

Publicado

em

Comida di Buteco 2025 acontece em Porto Alegre e Canoas a partir do dia 11

O maior concurso de botecos do país completa 25 anos este ano e começa no dia 11 de abril. A competição acontece de forma simultânea em 50 cidades, com o tema “Paixão pelo buteco”. No Rio Grande do Sul, o concurso envolve 26 bares de Porto Alegre e Canoas, com petiscos a R$ 35,00 até dia 04 de maio.

Além de valorizar as famílias que dependem do buteco como sustento, o Comida di Buteco 2025 vem para impulsionar o setor de bares um ano após as enchentes.

Voto popular

Como se trata de um concurso e não um festival, o Comida di Buteco depende do voto popular e de uma comitiva de jurados que, juntos, elegem o melhor buteco da cidade. Público e jurados visitam os estabelecimentos dando notas de 1 a 10 em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

A cada edição 20% da base de butecos participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada. No caso do Rio Grande do Sul, a organização não rebaixou nenhum dos participantes de 2024, como forma de incentivar a retomada dos bares após a tragédia das enchentes de maio.

Em 2025 o tema nacional são os 25 anos do concurso. Resgate, inovação, pesquisa, motivação e gratidão foram os ingredientes para os participantes que criaram cada um dos petiscos da edição 2025 do Comida di Buteco. Serão quase 1.200 receitas em todo o Brasil de norte a sul. Os participantes podem ser conhecidos, bem como seus horários de funcionamento e endereços no site oficial www.comidadibuteco.com.br.

História e dinâmica do concurso

Desde 2016, o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: após eleitos os vencedores de cada circuito, outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para ser votado, então, o MELHOR BUTECO DO BRASIL. E em julho, numa festa realizada em São Paulo, e revelado o CAMPEÃO NACIONAL.

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, na extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar butecos familiares e a cozinha raiz.

Impacto do concurso em 25 anos:

  • Cerca de 10 MILHÕES DE VOTOS!
  • + de 4.810 milhões de pessoas que visitaram e foram impactadas diretamente nos butecos participantes
  • + R$ 2,5 BILHÕES de impacto na cadeia produtiva do ecossistema COMIDA DI BUTECO
  • Mais de 10 mil butecos participantes
  • 150 mil turistas presentes nos circuitos
  • + de 13 mil empregos gerados

Patrocinadores 2025

O Comida di Buteco é 100% viabilizado através do patrocínio de empresas que apostam na tríplice entrega do concurso: resultados, conexão das marcas com os consumidores e transformação de vidas dos pequenos negócios familiares.

Vale lembrar que nenhum buteco paga absolutamente nada para participar, toda a receita para realização do concurso e remuneração do negócio vem das marcas que acreditam na nossa missão e na relevância do canal bar para seus modelos de negócios.

Os responsáveis pela viabilização do concurso em 2025 são: Eisenbah, Santander e Get Net, Copa Energia, Mc Cain, Chandon, Piraquê e Refrigerante Fys. O Comida di Buteco 2025 conta com o apoio da Prefeitura de Porto Alegre, Convention Bureau, Fecomércio e Novotel Aerporto.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques