Conecte-se conosco

header-top

sulgas publicidade







 

15/10/2026
 

Geral

Espetáculo leva celebração musical para comemorar o Natal com alegria e interação, em Canoas

Redação

Publicado

em

Canções compostas ao longo dos anos pela família Fogaça integram o espetáculo gratuito “Isabela Fogaça e a Chegada do Papai Noel – Um Show de Natal”, que chega a Canoas neste domingo, 14, às 19h30min. A apresentação ocorre em um caminhão-palco estacionado na Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada na Rua Tamoio, 3285, no bairro Nossa Senhora das Graças.

O show faz parte de uma turnê iniciada em 28 de novembro e reúne músicas de diferentes ritmos, com letras inspiradas em símbolos e memórias do Natal, como o pinheirinho, o Menino Jesus e lembranças familiares. As composições buscam envolver públicos de todas as idades, destacando o significado da data como um momento de afeto e convivência.

No palco, Isabela Fogaça se apresenta acompanhada por uma banda formada especialmente para o projeto. O repertório estimula a memória afetiva dos adultos e a participação das crianças, em uma proposta musical voltada à celebração do espírito natalino.

“Cantamos os natais da nossa família, com lembranças de pais, avós e encontros que marcaram essa época do ano. O Natal para nós é praticar a capacidade de amar”, afirma a cantora, conhecida também por interpretar a canção “Porto Alegre é Demais”.

O espetáculo conta ainda com a interação do público, conduzida pelo apresentador Felipe Montanari, e com a participação dos músicos Cau Netto, Gian Becker, Fernando Sessé e Brenno di Napoli. A produção inclui estrutura de som, iluminação e telão, sob coordenação geral de Luciana Bitello, da Engenho da Arte.

Com patrocínio máster do Banrisul e patrocínio cultural do Grupo Zaffari, a turnê conta com apoio das prefeituras das cidades por onde passa. Em Canoas, o evento será realizado em palco itinerante montado sobre um caminhão, modelo adotado para ampliar o acesso do público e levar a apresentação a diferentes locais. A proposta foi desenvolvida no ano passado, em ações realizadas em municípios atingidos por enchentes, e segue sendo utilizada em parte do roteiro deste ano.

Mais informações podem ser obtidas em www.engenhodaarte.com, no @isa_fog pelo Instagram ou pelo número      51 99974 0934.

Policial

Polícia investiga suspeita de xenofobia contra juiz sergipano em restaurante de Porto Alegre

Avatar

Publicado

em

Foto: Amepe/Divulgação

A Polícia Civil investiga uma suspeita de ataque xenofóbico contra um juiz natural de Aracaju, em Sergipe, durante uma visita a um restaurante em Porto Alegre. O caso teria ocorrido no bairro Praia de Belas e envolve relatos de ofensas relacionadas à origem nordestina do magistrado.

Segundo o relato do juiz Francisco Tojal, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o episódio começou quando ele pediu informações sobre o prato à la minuta, tradicional no Rio Grande do Sul. Ao demonstrar que não conhecia a refeição pelo nome, ele teria sido alvo de comentários debochados e xingamentos feitos por um homem que estava em uma mesa próxima.

Conforme o magistrado, as ofensas teriam sido motivadas por seu sotaque e sua origem regional. O homem também teria feito referências políticas durante a discussão.

Investigação policial

A ocorrência foi registrada em 8 de outubro. A Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância solicitou as imagens das câmeras de segurança do estabelecimento, além da identificação do suspeito e de duas testemunhas.

Até a publicação das informações, o restaurante ainda não havia respondido à solicitação, e o suspeito não havia se manifestado à polícia nem apresentado advogado.

Juiz estava em Porto Alegre para palestra

Francisco Tojal estava na Capital gaúcha para ministrar uma palestra sobre violência de gênero na infância e na adolescência.

O caso é investigado como uma possível prática de discriminação por origem regional. A apuração busca esclarecer as circunstâncias do episódio e identificar os envolvidos.

Atos de discriminação contra pessoas em razão de sua origem regional podem ser enquadrados na legislação antirracismo, conforme as circunstâncias do caso.

Continuar a ler

Policial

Pastor de 53 anos é morto a tiros dentro de igreja em São Leopoldo

Avatar

Publicado

em

Foto: Arquivo/Pessoal

Um pastor de 53 anos foi morto a tiros dentro de uma igreja na noite de segunda-feira, 12, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. O crime ocorreu na Igreja Esperança em Jesus Cristo, localizada na Rua Eva Moreira dos Santos, na comunidade Santa Marta, bairro Arroio da Manteiga.

A vítima foi identificada como Cláudio Roberto da Silva. Ele teria sido abordado nas proximidades de casa e levado até a igreja por dois homens encapuzados.

No local, os suspeitos efetuaram disparos contra o pastor e fugiram em seguida. Cláudio foi atingido no tórax e morreu no local.

Polícia investiga o homicídio

O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de São Leopoldo. Até a publicação das informações, os suspeitos não haviam sido identificados e ninguém havia sido preso.

A investigação busca esclarecer as circunstâncias do crime e identificar os responsáveis pela morte do pastor.

Velório e sepultamento

O velório de Cláudio estava previsto para terça-feira, 13, a partir das 20h. O sepultamento foi marcado para quarta-feira, 14, às 10h, no Cemitério da Feitoria, em São Leopoldo.

Continuar a ler

Geral

Prefeitura de Gravataí vai publicar chamamento para Mercado Público a partir da próxima terça-feira

Avatar

Publicado

em

A Prefeitura de Gravataí publicará, no dia 13 de outubro, o chamamento público para selecionar os permissionários que ocuparão os espaços do Mercado Público. As inscrições ficarão abertas até 13 de novembro, e os selecionados devem ser divulgados até o fim do mês.

A inauguração do espaço está prevista para 25 de março de 2027, durante a realização da Feira do Peixe.

A formalização dos contratos com os permissionários está programada para a primeira semana de dezembro. Depois disso, cada estabelecimento deverá apresentar seu projeto, que será analisado pela Prefeitura até 24 de dezembro. O município também realizará licitações para contratar os serviços necessários ao funcionamento do Mercado.

A administração municipal assumirá temporariamente a gestão do espaço enquanto prepara a abertura ao público. A medida foi adotada após a atual concessionária não comprovar o cumprimento das obrigações previstas no contrato, no edital e em seus anexos. Em setembro, a Prefeitura iniciou os procedimentos para rescindir o contrato.

O município pretende concluir a seleção dos permissionários, a contratação dos serviços e a preparação da estrutura para abrir o Mercado Público em março de 2027.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto