Conecte-se conosco

header-top







 

17/08/2025
 

Cultura

Primeiro dia de Carnaval reuniu público do samba no Niterói

Redação

Publicado

em

Associação de Escolas de Samba de Canoas acusam Prefeitura de intolerância religiosa e homofobia

As escolas de samba e o público fizeram a festa durante o primeiro dia do Carnaval Popular de Canoas. Com as ruas cheias no fim de tarde e começo da noite do domingo, 10, a corte e as agremiações Escola de Samba Soares, Associação Cultural Recreativa Aquarela do Samba, Unidos dos Guajuviras e Tradição da Niterói abriram a folia a partir das 18h com música, dança e alegria.

A edição deste ano é descentralizada, acontecendo nos bairros Niterói e Harmonia. Na primeira noite, o evento foi na avenida Itamar de Matos de Maia, entre as ruas Maranhão e Pará. Temas como a situação e o respeito às mulheres e o aniversário da Banda Saldanha ilustraram os sambas que agitaram a noite.

“Carnaval da resistência”

Mesmo com os custos reduzidos, a festa está na rua, como ressaltou o secretário da Cultura, DJ Cabeção. “Lutamos todos os dias para fazer este Carnaval acontecer e é um Carnaval da resistência. Quando as pessoas acharam que era impossível, mostramos que dava para fazer. Também estamos descentralizando o evento, trazendo para o bairro e para perto das pessoas. Estamos muito felizes de ver as famílias e as crianças aproveitando aqui”, observou.

Daniele Correa Machado, 26 anos, foi com o marido e as filhas para conferir as apresentações. É a primeira vez que ela assiste ao Carnaval de Canoas e, para ela, é importante que as meninas participem desde jovens.

“O Carnaval está maravilhoso. Essa é a primeira vez que venho e estou com a minha família. Minhas filhas participaram do Carnaval Infantil e acho importante que elas também acompanhem desde cedo a festa”, relatou.

Oportunidade de trabalho

Além de proporcionar diversão, o Carnaval também gera oportunidades de trabalho. Filipe Bica, 29 anos, veio de Porto Alegre para vender bebidas durante o evento. Para ele, que é motorista de aplicativo, a festa também é uma forma de complementar a renda.

“Está bom trabalhar neste Carnaval. É o primeiro ano que faço esse tipo de serviço e estou conseguindo aumentar a minha renda”, disse.

As dificuldades para a realização da festa, contudo, também ecoam entre os Carnavalescos. Para a Rainha da Bateria da Unidos de Guajuviras, Gabrieli Vidal, estar nesta edição representa uma grande quebra de paradigmas.

“Para nós têm sido muito difícil. É complicado reafirmar a cultura do Carnaval e a cultura negra na cidade, sofremos muito preconceito. Então, este ano, estar aqui hoje é um ato de resistência”, disse.

O Carnaval Popular de Canoas é promovido pela Secretaria da Cultura, com apoio da Associação das Escolas de Samba da cidade e financiamento do Pró-Cultura RS.

Encerramento

O encerramento será no próximo domingo, 17, na rua Clóvis Beviláqua, nº 1770, em frente ao complexo esportivo Martin Luther King, no bairro Harmonia. As escolas Nenê da Harmonia, Rosa Dourada, Império da Mathias e Pérola Negra se apresentarão na festa, que começa às 17h.

Cultura

Sesc Canoas realiza visita guiada à Capela São José

Redação

Publicado

em

Sesc Canoas realiza visita guiada à Capela São José

O Sesc Canoas promove, em celebração ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural, uma visita guiada à histórica Capela São José, símbolo de fé e cultura, localizada no campus da Universidade La Salle (Av. Victor Barreto, 2288). A atividade será realizada no próximo sábado, dia 16 de agosto, às 10 horas, com saída em frente ao prédio 6 da universidade.

O mediador Ir. Renato Koch conduzirá o público por uma visita que aborda a construção, o restauro, os instrumentos musicais e a arquitetura da capela. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do formulário https://forms.office.com/r/7vdkbcTpvp.

Construída no início do século XX e reformada na década de 1990, a Capela São José é um espaço central da Universidade e do Colégio La Salle, refletindo a história e a cultura da comunidade dos Irmãos Lassalistas que chegaram ao Brasil em 1907.

Com ampla formação em música e arte sacra, Renato Koch é pianista, organista, cravista, regente e arranjador, além de membro da Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese de Porto Alegre. Sua experiência inclui restaurações realizadas nos Museus do Vaticano. Mais informações com o Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340), pelo telefone (51) 3456-2013.

Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.

Visita Guiada na Capela São José – Sesc Canoas

  • Data: 16/08 (sábado)
  • Horário: 10h
  • Ponto de encontro: Prédio 6 da Universidade La Salle (Av. Victor Barreto, 2288).
  • Inscrições: Gratuitas, pelo formulário https://forms.office.com/r/7vdkbcTpvp.
Continuar a ler

Cultura

Expointer será palco da quinta edição do projeto Estância da Arte, com mais de 50 obras, metade delas inéditas

Redação

Publicado

em

Expointer será palco da quinta edição do projeto Estância da Arte, com mais de 50 obras, metade delas inéditas

Com o tema “Traços da Tradição”, o espaço cultural Estância da Arte chega a sua quinta edição na Expointer 2025 mostrando a diversidade da cultura campeira e como ela representa o povo gaúcho a partir de diferentes olhares e com utilização de várias formas de arte. A expectativa é de que 40 mil pessoas visitem o espaço ao longo de nove dias de realização.

Serão expostas mais de 50 obras entre telas, esculturas e cartoons, o maior número de trabalhos de todas as edições, metade delas produzidas com exclusividade para o evento. Os artistas convidados desta edição são: Carlito Bicca, Cristiano Ramos Alves, Dario Mastrosimone, Derli Vieira da Silva (Chapéu Preto), Márcia Bastos, Santiago e Sérgio Coirolo. A curadoria é de Marciano Schmitz. Acesse uma obra de cada artista em bit.ly/4fz6GjT 

Consolidada na programação da Expointer, a exposição democratiza o acesso à arte já que a visitação ao espaço além de gratuita para o público do Parque e com várias medidas de acessibilidade, conta com mediadores capacitados para visitas guiadas.

“O Estância da Arte é mais do que uma mostra artística coletiva. É um espaço para celebrar a cultura campeira e as expressões artísticas em suas diversas formas. A cada ano, buscamos aprimorar a experiência do público, trazendo novos artistas, com perspectivas e técnicas diferentes”, explica Daniel Henz, diretor da produtora cultural Simples Assim, responsável pela realização do projeto.

Novidades

O Estância da Arte deste ano aposta na diversidade de temas, técnicas e materiais. Trabalhos em espátula, obras expressionistas e em cartoon são novidades da edição, bem como temas como a presença feminina no campo, o uso da tecnologia, a história das Missões.

Além das artes visuais, os poemas de Gujo Teixeira, inspirados no projeto e nas obras selecionadas, integram a exposição como novidade em relação à edição anterior. Eles estarão no catálogo e nas redes sociais. (instagram.com/estanciadaarte)

Os artistas

Carlito Bicca: O artista plástico e fotógrafo é de São Gabriel e seus trabalhos têm estilo expressionista. Além do campo e da lida da pecuária, suas inspirações vem de viagens simbólicas pelo mundo. instagram.com/carlitobicca

Cristiano Ramos Alves: Nascido em Uruguaiana, o artista autodidata traz à exposição estilo figurativo nas suas obras. A origem do gaúcho e sua história são temas centrais em suas obras. instagram.com/cristianoramos.alves

Dario Mastrosimone: O desenhista e pintor, natural de Buenos Aires, na Argentina expõe o seu trabalho para o Brasil pela primeira vez na mostra Traços da Tradição retratando as paisagens do seu País. instagram.com/dariomastrosimone

Derli Vieira da Silva (Chapéu Preto): Escultor, de Alegrete, é conhecido por suas obras que refletem a cultura gaúcha. Tem peças expostas no Brasil e no exterior, é celebrado por sua técnica única e criações de proporções monumentais.

Márcia Bastos: De São Luiz Gonzaga, é professora de pintura, trabalha com o estilo figurativo e fez questão de incluir mulheres em todas as suas criações, além de abordar também o uso da tecnologia no campo. instagram.com/marciabastos.artes 

Santiago: Cartunista e cronista, é natural de Santiago do Boqueirão e traz o cartum pela primeira vez à exposição. Trará para a Feira um olhar sobre o universo campeiro, incluindo o personagem Taurino.  instagram.com/cartunista_santiago

Sérgio Coirolo: É escultor, pintor e trabalha com impressionismo em suas obras. Gaúcho, formado em Arquitetura e Belas Artes, possui obras em várias cidades, incluindo bustos e monumentos. instagram.com/sergiocoirolo.

O curador

Em mais uma edição, o Estância da Arte conta com a curadoria de Marciano Schmitz. Nascido em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, começou sua trajetória com a arte aos 14 anos, quando se inscreveu no atelier livre do Instituto de Belas Artes. Aos 18 anos, ingressou na então Faculdade de Licenciatura em Desenho e Plástica da FEEVALE.

Nos anos 70, participou da fundação de diversos movimentos artísticos na região. Na década seguinte, ingressou na arte Sacra e, nos anos 90, participou de ateliers em Florença, na Itália.

A partir da virada do século, aprofundou-se no mundo campeiro a partir de temas como a vida do gaúcho e o nativismo. Além de responsável pelo trabalho cuidadoso de escolha dos artistas, suas obras estarão em exposição em um espaço especialmente dedicado a ele.  instagram.com/schmitz.marciano.

 Acessibilidade

Uma obra de cada artista terá prancha tátil, com reproduções em relevo e textura para serem compreendidas por pessoas cegas. As esculturas também poderão ser tocadas por pessoas com deficiência visual. Os trabalhos contarão ainda com um QR code que direciona para um vídeo sobre a obra com tradução em Libras.

A exposição contará ainda com audiodescrição das obras e os arquivos de áudio estarão em MP3, disponíveis ao público. Além disso, o espaço contará ainda com acessibilidade física, mediação em Libras, além de guia videntes.

O Estância da Arte (PRONAC: 244749) conta com patrocínio master do Banco de Lage Landen e da Guaibacar, patrocínio da Agrofel, apoio da RBS TV e Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, realização da Produtora Cultural Simples Assim e Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço

  • O quê: Exposição Traços da Tradição, espaço Estância da Arte, com entrada gratuita para visitantes da Expointer
  • Quando: 30.08 a 07.09, das 8h às 20h
  • Onde: Expointer, Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil na mesma localização de anos anteriores.
Continuar a ler

Cultura

Projeto Artista na Escola tem inscrições prorrogadas até 25 de agosto

Redação

Publicado

em

Projeto Artista na Escola tem inscrições prorrogadas até 25 de agosto

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), prorrogou o prazo, até as 16h59 do dia 25 de agosto, para participar do projeto Artista na Escola. As inscrições devem ser realizadas pela página do Pró-Cultura RS.

No site está disponibilizado o edital, bem como a lista das escolas participantes. A iniciativa é uma oportunidade para artistas desenvolverem atividades culturais remuneradas em escolas públicas abrangidas pelo Programa RS Seguro COMunidade.

Serão selecionadas 40 propostas, que receberão R$ 18.446,40 cada uma. O pagamento será feito em uma parcela integral, após a contratação. Esse valor deve ser destinado para a remuneração do proponente, incluindo a cobertura de gastos necessários como deslocamento, alimentação e materiais para oficinas, por exemplo.

Podem se inscrever pessoas jurídicas de direito privado, com fins lucrativos, inclusive microempreendedores individuais (MEI), que tenham registro regular no Cadastro Estadual de Proponentes Culturais (CEPC).

Os projetos devem ser pedagogicamente orientados, cumprindo uma carga horária mínima de 200 horas, que deve ser dividida entre um terço para a preparação e o restante para a execução. As atividades precisam ter uma duração de três a nove meses, atendendo pelo menos duas turmas da mesma escola. Serão contemplados, no máximo, dois projetos por instituição de ensino.

Iniciativa conta com aporte de R$ 750 mil

Haverá reserva de vagas para projetos nas áreas e segmentos prioritários do edital: artes cênicas (duas vagas para teatro, duas para circo e duas para dança), artes visuais (cinco vagas), audiovisual (cinco vagas), música (cinco vagas) e literatura (cinco vagas).

A segunda edição do projeto conta com investimento de R$ 750 mil, em recursos do governo do Estado. O aporte, realizado no âmbito do programa RS Seguro, busca promover o desenvolvimento social e o combate à violência a partir de diversas frentes de atuação. Entre elas, estão ações na área da cultura, como o Artista na Escola.

A iniciativa tem o apoio dos institutos da Sedac que promovem políticas de fortalecimento das linguagens artísticas contempladas pelo edital: Institutos Estaduais de Artes Cênicas (Ieacen), com circo, teatro e dança; de Artes Visuais (Ieavi); de Cinema (Iecine), com audiovisual; e do Livro (IEL), com literatura.As dúvidas em relação a esse concurso devem ser encaminhadas para o e-mail artistanaescola@sedac.rs.gov.br.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques