Cultura
CARNAVAL RIO: Grande Rio faz desfile impecável na primeira noite do grupo especial

Por Daniela Uequed e Douglas Angeli – em colaboração com Rádio Alerj
Quarta escola a ingressar na Sapucaí neste domingo, 11, a Acadêmicos do Grande Rio realizou desfile que a candidata fortemente ao título do carnaval carioca. Desenvolvendo enredo sobre o papel da onça na mitologia tupinambá e no imaginário da cultura popular, os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora exibiram grande densidade narrativa nas alegorias e fantasias, aliando sofisticação e fácil leitura.
Na parte musical, bateria, harmonia e samba-enredo completaram o grande espetáculo da escola de Duque de Caxias. A onça da comissão de frente levantou o público, que participou com pulseiras de led distribuídas pela escola e que geraram um belo efeito com o bom aproveitamento do sistema de luzes do sambódromo.
O desfile foi aberto pela Porto da Pedra, que retornou ao grupo especial após 10 anos e trouxe como tema o Lunário Perpétuo, almanaque do século XVII que por muito tempo orientou a agricultura e outros aspectos da vida no nordeste brasileiro. Destaques para o enorme tigre, símbolo da escola que veio no pede-passagem, e para a fantasia da ala de baianas, com saia vazada e iluminação. No restante, as alegorias e fantasias com cores escuras e pouca iluminação geraram um aspecto pesado para o desfile, prejudicado pelo acidente com o último carro na concentração e consequente abertura de buraco na evolução da escola.

Porto da Pedra – Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro
A segunda escola foi a Beija-Flor de Nilópolis, com estreia do carnavalesco João Vitor Araújo (que estava na Tuiuti). O enredo sobre Rás Gonguila, personagem do carnaval de Maceió da primeira metade do século XX, foi bem desenvolvido e proporcionou à escola abordar um tema caro aos seus históricos desfiles: a realeza africana. A escola teve bons momentos nas fantasias e alegorias, mas a comissão de frente e a evolução não tiveram bom desempenho, deixando a escola de Nilópolis um pouco distante do título.

Beija Flor – Foto Daniela Uequed/O Timoneiro

Beija Flor – Foto Daniela Uequed/O Timoneiro
Outra escola tradicional, o Salgueiro, realizou na sequência um desfile abaixo da expectativa, apesar da importância ético-política do tema sobre os yanomami e do samba muito elogiado, o enredo apresentou pouco desenvolvimento narrativo, as fantasias e alegorias passaram a impressão de um desfile repetitivo e nas últimas havia problemas de concepção e de acabamento.

Salgueiro – Foto Daniela Uequed/O Timoneiro
Após o desfile da Grande Rio, foi a vez da Unidos da Tijuca apresentar o enredo sobre as lendas e mitos de Portugal, com novo carnavalesco, o multicampeão Alexandre Louzada. A escola realizou seu melhor desfile dos últimos anos, com grande evolução plástica nas alegorias e fantasias, mas o enredo não convenceu e o conjunto alegórico foi irregular e perdeu seu apuro estético nos últimos setores. Assim, a Tijuca deve ficar novamente fora do desfile das campeãs de sábado.

Grande Rio – Foto Daniela Uequed/O Timoneiro

Tijuca – Foto Daniela Uequed/O Timoneir0
Fechando a primeira noite, a campeã do ano passado, Imperatriz Leopoldinense, não confirmou seu favoritismo, apesar do bom desempenho do samba e da harmonia. O enredo de Leandro Vieira sobre O Testamento da Cigana Esmeralda deixou uma impressão de incompletude narrativa e a terceira alegoria passou apagada e com arranhões e outros problemas de acabamento. Apesar disso, a qualidade das fantasias e um desfile correto deve deixar a Imperatriz em uma boa posição para o desfile das campeãs de sábado.

Imperatriz – Foto Daniela Uequed/O Timoneiro

Imperatriz – Foto Daniela Uequed/O Timoneiro
Hoje o grupo especial tem sua segunda noite, com Mocidade, Portela, Vila Isabel, Mangueira, Tuiuti e Viradouro.
Cultura
Sesc Canoas recebe espetáculos de grupos teatrais gaúchos com foco em negritude

Duas das mais importantes companhias teatrais do Rio Grande do Sul, UTA e Pretagô se reúnem em um projeto inédito de circulação por quatro cidades gaúchas.
Nos dias 27 e 28 de junho, o Sesc Canoas recebe a estreia do projeto “Encontro e Circulação de Temáticas Negras”, com a apresentação dos espetáculos “Mesa Farta”, do grupo Pretagô, e “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, do grupo UTA, além de uma oficina voltada a estudantes, professores e artistas das artes cênicas.
A proposta valoriza e amplia o acesso a obras que exploram, por diferentes caminhos estéticos, temas relacionados à negritude no Brasil. “Em Mesa Farta”, o grupo Pretagô lança mão da metáfora da mesa como espaço de convívio e poder para abordar experiências negras contemporâneas, com dramaturgia construída a partir de relatos pessoais e trechos de obras clássicas da literatura dramática.
Já “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, inspirado em texto de Hermes Mancilha, presta homenagem às memórias e à resistência da mulher negra brasileira por meio de um espetáculo de rua que mescla comicidade, lirismo e elementos rituais.
A programação, totalmente gratuita, começa no dia 27 de junho, sexta-feira, às 19h30, com a apresentação de “Mesa Farta” no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). Não é preciso retirar antecipadamente os ingressos. No dia seguinte, às 10h, ocorre uma oficina voltada à formação de professores, estudantes e artistas da cena, e, às 16h, o público poderá conferir “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó” no Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes).
“Acreditamos que esse encontro entre os grupos se justifica tanto pela troca artística proporcionada, quanto pela possibilidade de o público acessar diferentes estéticas, ainda que com pontos de contato em torno da temática negra”, explica Thiago Pirajira, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e integrante dos dois coletivos.
Segundo ele, o projeto também atua como ferramenta de formação e enfrentamento das lacunas ainda existentes na formação de artistas e educadores para o ensino da cultura e da história negra. Além de Canoas, a circulação passará por Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria, com apresentações de cada espetáculo e oficinas ao longo da programação.]
UTA e Pretagô: Encontro e Circulação de Temáticas Negras – Sesc Canoas
Data: De 27/06 (sexta-feira) a 28/06 (sábado)
Ingressos: Gratuitos, sem necessidade de retirada antecipada
Informações: Pelos telefones (51) 3456-2013, (51) 3464-6909, (51) 3463-6756 e (51) 3463-6733 ou pelo Whatsapp (51) 3456-2013
27/06 (sexta-feira)
“Mesa Farta”
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Horário: 19h30
28/06 (sábado)
Oficina Formativa
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). Inscrições diretamente no local.
Horário: 10h
Inscrições: No local, antes do início
“Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”
Local: Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes)
Horário: 16h
*No caso de chuva, o espetáculo será transferido para o Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Cultura
Turma do Pagode retorna a Canoas com novo show no Clube Tradição, dia 27 de junho

Pontos de venda:
- Online (com taxa): https://nextingresso.com.br
- Ponto físico: Clube Tradição
- Pagamento em dinheiro: sem taxa
- Pagamento via cartão ou Pix: taxa de 10%
Horários de atendimento na bilheteria:
- Terça-feira: das 20h à 1h
- Sextas e sábados: das 17h às 4h
Informações
Cultura
Espetáculo COMA estreia em setembro em Canoas e convida o público para jornada sensorial profunda

O espetáculo COMA, com dramaturgia de Marco Marchessano (Artista e performer radicado em Canoas) e Leandro Silva (Artista bonequeiro filiado à ABTB / Centro UNIMA, diretor teatral e pesquisador), estreia em setembro, na cidade de Canoas, como uma experiência cênica que funde teatro visual, animação e tecnologias poéticas.
Ambientado entre os limites da consciência e da inconsciência, o espetáculo propõe uma imersão sensorial e emocional no universo de um homem em estado de coma, refletindo sobre a fragilidade da vida, a espiritualidade e os dilemas éticos que envolvem sua permanência ou fim.
A narrativa se constrói a partir de imagens, sons, marionete em escala real e projeções oníricas que substituem a linearidade tradicional por uma dramaturgia do sensível. O espectador é conduzido por atmosferas que transmutam uma UTI em um espaço metafísico, onde a figura do Homem em Coma flutua entre memórias, traumas e possibilidades de retorno ou partida.
A cada imagem, luz e som, o espetáculo se funde e mexe com todos os nossos sentidos, a trilha sonora pulsa como o próprio corpo em suspenso, vozes distantes, murmúrios e silêncio compõem o tecido sonoro que sustenta a jornada. Elementos visuais como projeções holográficas, animações fragmentadas e luzes líquidas criam uma atmosfera entre o concreto e o abstrato, onde o tempo se dobra e a percepção se altera.
Mais do que um espetáculo, COMA é uma travessia poética sobre a condição humana diante do limite, com poesia e silêncio, reflexões sobre a bioética dos limites da vida, a espiritualidade em estado de suspensão e a presença do afeto mesmo na ausência do corpo consciente.
Serviço:
- Espetáculo COMA
- Dramaturgia: Marco Marchessano e Leandro Silva
- Gênero: Teatro Visual, Teatro de Animação, Poéticas Tecnológicas
- Classificação: 16 anos
- Duração: 60 minutos
- Estreia: Setembro de 2025
- Cidade: Canoas (RS)
- Local, datas e ingressos: a serem divulgados em breve
- instagram @projeto.coma
- Informações: projetocoma2018@gmail.com | Marco Marchessano
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