Cultura
Esquenta Carnaval 2026 percorre bairros de Canoas e se prepara para desfile do dia 28 de março

As ruas de Canoas receberam, na tarde deste sábado, 14, o primeiro Esquenta Carnaval 2026. A programação serviu como preparação para o desfile participativo marcado para o dia 28 de março, no Parque Eduardo Gomes.
Por volta das 17h, um trio elétrico saiu da quadra da Escola de Samba Unidos do Guajuviras e percorreu diferentes bairros da cidade. O cortejo contou com integrantes da bateria da escola e também da Aquarela do Samba, passando ainda pelos bairros Mathias Velho e Niterói.
Durante a atividade, representantes do evento destacaram a retomada das ações relacionadas ao Carnaval no município.
“Juntos, unidos, sem soltar a mão de ninguém, vamos chegar no nosso objetivo que é colocar o Carnaval de Canoas no lugar que ele nunca deveria ter saído”, destaca o secretário-adjunto de Cultura, Jéferson Xavier, o Chico.
Coordenador do Carnaval 2026 e presidente da Escola de Samba Unidos do Guajuviras, Márcio Rodrigues explicou que o esquenta teve como proposta apresentar ao público um pouco do que as escolas devem levar para o desfile.
“Passamos por muitas dificuldades no nosso Município, mas agora estamos retomando com o Carnaval não competitivo, o nosso Carnaval da reconstrução. Hoje estamos aqui para fazer uma belíssima participação das nossas escolas na divulgação da nossa cultura popular e do nosso Carnaval”, diz.
A primeira vice Miss Trans Diversidade RS, Luka Keller, também participou da programação e ressaltou o significado social do evento.
“A gente sabe que o Carnaval é celebração, é festa, mas aqui em Canoas vai muito além disso. A gente fala sobre políticas públicas, sobre o combate à transfobia, ao feminicídio, ao racismo e à intolerância religiosa”, destaca.
Cultura
Canoas realiza festa do Dia do Trabalhador no Parque Eduardo Gomes

Canoas promove, no dia 1º de maio, a festa do Dia do Trabalhador no Parque Eduardo Gomes, no bairro Fátima. O evento começa às 10h e reúne serviços públicos, atividades culturais e ações voltadas à comunidade.
A programação é organizada pela Prefeitura de Canoas, com participação de secretarias municipais e instituições parceiras. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) participa da organização e apoio às atividades culturais.
O secretário de Cultura e Turismo, Caio Flávio Santos, destaca o objetivo da iniciativa.
“A proposta é reunir os canoenses em um momento de convivência, com acesso a serviços e atividades que valorizam o trabalhador e fortalecem o vínculo com a cidade”, afirma.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) leva ações de doação de mudas, o projeto Canoas Recicla e coleta de eletrônicos. Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) leva o Banco de Oportunidades e uma feira de artesanato com 40 bancas.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) realiza atividades educativas de trânsito, com exposição de equipamentos como radar e etilômetro, além de ações de conscientização para crianças. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece atendimentos em hospital de campanha, com consultas, vacinação, testes rápidos, serviços odontológicos e distribuição de kits de higiene, com apoio da Aeronáutica.
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) promove atividades esportivas e participa com a chegada da Caminhada Roxa, voltada à conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais. A Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA) disponibiliza o Castramóvel para agendamentos, vacinação antirrábica, atendimentos veterinários e ações de adoção.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC) atua na organização da segurança do evento e do estacionamento, com apoio de unidade móvel. Já a Secretaria Municipal da Cidadania, da Mulher e Inclusão (SMCMI) oferece serviços como confecção de documentos, elaboração de currículos, encaminhamento de título de eleitor, alistamento militar e emissão da carteira do idoso.
O evento também conta com apoio do Senac, com orientação para currículos e área de saúde, e da Ulbra, com divulgação institucional e informações sobre cursos. Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Aeronáutica também participam da estrutura de atendimento e segurança.
Programação
Abertura com a banda da base – 10h
Aulão de ritmos – 10h15min
Apresentação de boxe – 11h
Apresentação Circo do Homem do Gato – 12h
Jogo de kickball – 14h
Banda Furacão – 14h
DJ Endhy Garcia – 15h15min
Décio Azeredo – 15h30min
DJ Endhy Garcia – 16h15min
CDP Grupo do Pagode – 16h45min
DJ Endhy Garcia – 17h45min
Nosso Balanço – 18h15min
DJ Endhy Garcia – 19h15min
Comunidade Nin-Jitsu – 19h45min
Cultura
Esteio inaugura Cineclube com programação gratuita nesta terça-feira, 28

A cidade de Esteio recebe, nesta terça-feira, 28, a abertura do Cineclube Esteio, uma iniciativa construída em parceria entre coletivos culturais, Pontos de Cultura e a Secretaria de Cultura de Esteio. O evento ocorre das 19h às 21h e terá entrada gratuita.
A proposta do cineclube é promover encontros mensais voltados à exibição e ao debate de produções audiovisuais, reunindo profissionais da área para discutir temas como roteiro, fotografia, técnica cinematográfica e os desafios da difusão no setor.
A ação conta com o apoio do Ponto de Cultura Ciranda, que atua em comunidades periféricas da Região Metropolitana com projetos de incentivo à leitura, cinema comunitário e formação cultural.
A programação de estreia inclui a exibição dos documentários Hip-Hop nas Escolas, de Luciano Silva, e Um Pouco de Tonito, de Alexandre Moraes.
A programação de estreia inclui a exibição dos documentários Hip-Hop nas Escolas, dirigido por Luciano Silva, e Um Pouco de Tonito, de Alexandre Moraes.
Cultura
Associação Canoense de Escritores promove atividade da Semana do Livro

A Associação Canoense de Escritores (ACE) realizou, na quinta-feira, 23, uma atividade da Semana do Livro na Biblioteca João Palma da Silva, em Canoas.
O tema escolhido para o encontro foi “Mário Quintana e a Ecologia”, com palestras da professora Maria Inês Pacheco e do ambientalista Walter Kühne Junior.
Após as apresentações, os participantes puderam fazer perguntas, compartilhar opiniões e recitar poemas de Mário Quintana.
Participaram da atividade integrantes da direção da ACE, representantes da Casa do Poeta e um grupo de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio André Leão Puente, acompanhados por uma professora.

Cultura7 dias atrásAssociação Canoense de Escritores promove atividade da Semana do Livro

Clima1 semana atrásChuva forte e risco de temporais colocam o Rio Grande do Sul em alerta nesta quinta-feira

Habitação3 dias atrásPrefeitura de Canoas publica lista com mais 100 suplentes para o Residencial Quero-Quero

Cultura1 semana atrásSemana da Dança de Canoas movimenta a cidade com programação gratuita até dia 29 de abril

Sem categoria1 semana atrásPagamento da 1ª parcela do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS começa nesta sexta-feira
Fazenda3 dias atrásIPVA 2026: prazo final termina na próxima quinta-feira, 30, no RS

Feminicídio1 semana atrásRS registra 28º feminicídio de 2026 após morte de jovem em Sapucaia do Sul

Saúde4 dias atrásAnvisa suspende venda de xarope para tosse por risco de arritmia grave


























































