Cultura
CARNAVAL RIO: União de Maricá é destaque na primeira noite de desfiles da série ouro
Por Daniela Uequed e Douglas Angeli – em colaboração com Rádio Alerj
A Marquês de Sapucaí recebeu as primeiras oito escolas da série ouro na sexta-feira, 10, abrindo os desfiles do segundo grupo do carnaval carioca. Estreante em um sambódromo que completa 40 anos em 2024, a União de Maricá realizou o melhor desfile da noite.
A escola subiu da série prata no ano passado e recebeu grande aporte financeiro para trazer sua comunidade com boas alegorias e fantasias, cujo enredo prestou homenagem ao sambista Guaracy Sant’anna, o Guará, autor de sambas como Sorriso Aberto – sucesso na voz de Jovelina Pérola Negra. Com um abre-alas acoplado, a escola mostrou imponência e bom acabamento no conjunto alegórico.
Parque Acari, Império da Tijuca e Vigário Geral
A primeira a desfilar foi outra estreante no sambódromo, a União do Parque Acari, que homenageou os 50 anos do bloco afro-baiano Ilê Aiyê. A escola fez um desfile acima da expectativa, com e boa evolução e harmonia e um bom conjunto de alegorias e fantasias – apesar de parte das esculturas terem sido resultado de reaproveitamento de desfiles passados de outras escolas.
Na sequência, o tradicional Império da Tijuca ingressou na avenida para exaltar a vida e obra da cirandeira Lia de Itamaracá, que recentemente completou 80. Lia foi o mote para a escola falar da cultura da ciranda, popular no estado de Pernambuco. Falta de elementos nas fantasias de algumas alas, abertura de buracos na evolução e dificuldades na harmonia foram os pontos negativos da escola, prejudicada também por um princípio de incêndio na última alegoria.
Já a Acadêmicos de Vigário Geral fez referência à cidade cearense de Maracanaú e sua grande festa de São João, realizando um desfile esteticamente abaixo das demais, com muitos problemas de acabamento nas alegorias e dificuldades de harmonia.
Inocentes e Estácio de Sá
A Inocentes de Belford Roxo desfilou com um ótimo enredo, desenvolvido pelos carnavalescos Cristiano Bara e Marco Falleiros, sobre o comércio popular no Rio de Janeiro desde a época das pinturas de Jean-Baptiste Debret até o atual comércio de rua em locais tradicionais como Madureira. Houve referência, em um tripé, ao apresentador Sílvio Santos, que na juventude trabalhou como camelô. A escola realizou um bom desfile, com um bom conjunto de alegorias e fantasias.
A Estácio de Sá, herdeira da primeira escola de samba, a Deixa Falar, fundada em 1928, tratou de ancestralidade afro-brasileira em um grande desfile. O tamanho da escola e as dificuldades de evolução, no entanto, resultaram no estouro de um minuto no tempo de desfile. A comissão de frente já deu o tom do desfile ao fazer referência aos pretos velhos, seguido de uma excelente apresentação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Feliciano Júnior e Thaís Romi e de um abre-alas imponente, apesar de alguns problemas de acabamento.
Niterói e Unidos da Ponte
Após o bom desfile da União de Maricá, a Acadêmicos de Niterói se apresentou com enredo sobre os catopês, festa tradicional da região de Montes Claros, norte de Minas Gerais. O desfile, entretanto, apresentou pouca densidade narrativa no desenvolvimento do tema, com setores repetitivos e teve desempenho apenas médio em seus quesitos.
A última escola a desfilar foi a Unidos da Ponte, com enredo sobre o dendê e sua relação com a religiosidade afro-brasileira. Com um belo samba e bom canto das alas, a escola fez um desfile com aproveitamento de esculturas de desfiles de outros anos, mas bem ressignificados conforme a proposta do enredo.
O mesmo ocorreu com as fantasias, gerando desequilíbrio na estética das alas. Ficou para o sábado a grande expectativa da série ouro, com os desfiles de escolas tradicionais e favoritas ao título, como Unidos de Padre Miguel, São Clemente, União da Ilha do Governador e Império Serrano.
Cultura
Canoas recebe edição da XV Mostra Brazilian Film Festival: A Celebração do Cinema Brasileiro com cunho Social
A Mostra XV Brazilian Film Festival, o maior festival de cinema brasileiro do Centro-Oeste dos Estados Unidos, chega à sua 15ª edição com uma programação repleta de filmes que promovem a reflexão sobre questões sociais.
Realizado pela organização sem fins lucrativos Partners of the Americas – Illinois/São Paulo, o evento expande suas fronteiras e, neste ano, chega à cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, com exibição de filmes nos dias 11 e 12 de dezembro, Auditório Ir Bruno Ruedell Prédio 6 – 3° Andar, na Universidade La Salle.
O festival local conta com o apoio de um time de profissionais apaixonados pela cultura e pelo cinema brasileiro, sendo organizado pelo cineasta Alexandre Moraes, pela produtora cultural e jornalista Monique Mendes, pela empreendedora Cultural Leila Silveira, pelo diretor de fotografia e professor Maurício Borges de Medeiros e pelo publicitário e produtor de Mídias Sociais Lucas Mello.
O evento também recebe apoio da Universidade La Salle Canoas, da agência Adunar, do Coletivo de Artes Ciranda Literária e do escritório de advocacia Thiago Costa Advocacia.
O lema da Mostra é “Filmes Brasileiros com Consciência Social”, convidando o público a refletir sobre temas sociais que impactam tanto a realidade brasileira quanto a internacional. A mostra vai proporcionar debates e conversas sobre questões sociais entre acadêmicos, cineastas, estudantes e a comunidade em geral. A entrada é gratuita.
Programação:
11 de dezembro (quarta-feira) – 18h
Local: Auditório Ir Bruno Ruedell Prédio 6 – 3° Andar – Universidade La Salle, Av. Victor Barreto, 2288, Centro, Canoas/RS
Entrada Gratuita
– Utopia Muda (20 min, 2023) – Direção: Julio Matos
– A Balada dos Palhaços (15 min, 2023) – Direção: Felipe Dezotti Barêa e Lucas Marcarini
– As Placas São Invisíveis (24 min, 2023) – Direção: Gabrielle Ferreira
– Arte da Diplomacia ( Documentário, 90 min, 2023) – direção: Zeca Brito
-Debate com realizadores mediado pela crítica de cinema, Fatimarlei Lunardelli
12 de dezembro (quinta-feira) – 18h
Local: Auditório Ir Bruno Ruedell Prédio 6 – 3° Andar– Universidade La Salle, Av. Victor Barreto, 2288, Centro, Canoas/RS
Entrada Gratuita
-Painel “Mercado do audiovisual” com o diretor de fotografia e professor Maurício Borges de Medeiros
– Cadim (Animação, 6 min, 2022) – Direção: Luiza Pugliesi Villaça
– Big Bang (14 min, 2022) – Direção: Carlos Segundo
– A Menina e o Pote (Animação, 12 min, 2024) – Direção: Valentina Homem e Tati Bond
– Saudosa Maloca ( Ficção, 108 min, 2023) Direção de Pedro Serrano
– Debate com realizadores mediado pela crítica de cinema, Fatimarlei Lunardelli
Sobre a Organização: Partners of the Americas
O festival é realizado pela Partners of the Americas, uma organização sem fins lucrativos que promove parcerias sociais e culturais entre o Brasil e os Estados Unidos. Seu objetivo é catalisar iniciativas que promovam avanços culturais, socioeconômicos e tecnológicos, sempre buscando criar sociedades mais tolerantes e sustentáveis.
A colaboração entre os capítulos de São Paulo e Illinois já gerou diversos projetos nas áreas de arte, cultura, agroindústria, arquitetura, urbanismo e educação, reforçando a importância da diplomacia de pessoa a pessoa.
Cultura
Colóquio de Cultura traz nomes como Elisama Santos, Isabel Ferrari e outros pensadores de várias partes do País
O Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) recebe, de 9 a 12 de dezembro, o Colóquio de Cultura “De onde você está, que futuro você vê?”, com palestras, espetáculo de dança, debates online e performances.
Temas como território, corporalidades, envelhecimento, preservação ambiental, inclusão e convivência entre diferentes serão tratados por meio de ações presenciais e online.
Pensadores de várias partes do País foram convidados a responder à pergunta: De onde você está, que futuro você vê?, convocando múltiplas vozes para auxiliarem a vislumbrar perspectivas do futuro que podemos (re)construir após os eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano.
“Canoas foi um local fortemente afetado. Então, notou-se a urgência de reunir artistas, agentes culturais, pensadores e pensadoras para nos ajudarem a compreender como distintos territórios, sujeitos e saberes têm vislumbrado os novos dias que nos esperam”, afirma Isabela Silveira, Analista de Cultura do Sesc Canoas.
“Este colóquio celebra a potência da cultura como campo essencial para conectarmos passado e presente na produção de novos significados de futuro”, completa.
Presenças ilustres
Um dos destaques da programação é a escritora Elisama Santos, referência nacional em parentalidade, saúde mental, comunicação não violenta e educação emocional. Apresentadora do GNT e autora dos best sellers “Educação não violenta” (2019), “Por que gritamos?” (2020) e “Conversas corajosas” (2021), a baiana vem a Canoas pela primeira vez e discutirá sobre diálogo, afetos e futuro.
A jornalista gaúcha Isabel Ferrari também participará do evento com uma palestra gratuita sobre inclusão amorosa, abordando o tema da maternidade atípica, que ela vem trabalhando desde o nascimento do filho Pedro, diagnosticado com autismo não verbal.
Ação online
Na ação online, que acontece na quarta-feira, 11, agentes culturais de todo o País realizarão performances e discussões sobre o tema do futuro, das 9h às 19h30. Os encontros contarão com a facilitação gráfica de Pablito Aguiar, ilustrador gaúcho conhecido por contar visualmente histórias de personagens reais.
A jornalista Eliane Brum, premiada por uma série de livros-reportagem, encerrará o bate-papo. A programação completa pode ser conferida a seguir. As informações sobre os ingressos estão disponíveis abaixo. Mais informações podem ser obtidas pelo Whatsapp (51) 3456-2013.
Programação completa
09/12 (segunda-feira)
- Palestra “Inclusão Amorosa”, com Isabel Ferrari (RS)
- Horário: 19h30
- Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
- Ingressos: Gratuitos, com retirada 30 minutos antes do início na bilheteria do Teatro
No bate-papo, Isabel abordará suas temáticas de seu trabalho e vivência, que perpassam a transversalidade entre educação e cultura, para pensar na construção de futuros mais inclusivos.
Depois de conhecer de perto as dificuldades, os desafios e perceber o que é preciso para criar um ambiente amoroso e acolhedor para todos, Isabel resolveu contar sua história.
Há 4 anos virou palestrante e resolveu dividir suas experiências como mãe atípica, e falar de diversidade e pluralidade para todos. Uma oportunidade para o público pensar em soluções e sonhar com um mundo mais empático, humano e sensível.
10/12 (terça-feira)
- Espetáculo de dança “Novos Velhos Corpos 50+”, de Suzi Weber (RS)
- Horário: 15h
- Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
- Ingressos: A partir de R$20, adquiridos pelo site https://ecommerce.sesc-rs.com.
br/espetaculosculturais ou em qualquer Unidade do Sesc/RS
“Novos Velhos Corpos 50+ Sustentar e Abraçar” é uma proposta de coreografia manifesto que mistura a dança com música ao vivo, teatro e imagens de vídeo.
Tem por tema a longevidade e celebra a dança e a vida, buscando desafiar preconceitos e estereótipos sobre o envelhecimento, propondo relações entre corpos idosos que se movem com prazer, sensualidade, humor e leveza.
Os artistas profissionais que compõem o elenco dançam sobre suas forças e fragilidades, simbolizadas nas relações entre aproximações, afastamentos e jogos de novos velhos corpos.
11/12 (quarta-feira)
- Colóquio de Cultura “De onde você está, que futuro você vê?”, com agentes culturais
- Local: Online – no canal do Sesc RS no Youtube
- Inscrição: Pelo formulário https://forms.gle/
yEwjkRq9JV338VmCA
Pessoas de várias partes do País estarão reunidas para responder a essa pergunta-convite, convocando múltiplas vozes para vislumbrar perspectivas do futuro que podemos (re)construir após os eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano.
- 9h – Com falas de cerca de 15 minutos, estão confirmados pensadores de Norte a Sul do País. Entre eles, o pesquisador Leandro de Paula (RJ) para falar sobre religiosidade; o dançarino e pesquisador Edu O. (BA) para falar sobre dança e deficiência; Mãe Irene (RS), matriarca do Samba de Canoas; e Luciano Wieser (RS), fundador do Grupo De Pernas pro Ar.
- 12h – Performance TOMORA, de Silvana Rodrigues (RS), com uma performance-almoço compartilhada com os ouvintes.
- 14h – Em novo bloco de falas de cerca de 15 minutos, estão confirmados: Artur de Mari (RS), jovem cantor e ativista dos direitos das pessoas com deficiência; Cléber Ferreira (AM), artista da cena e presidente da Federação de Teatro do Amazonas; Hisan Silva (BA), estilista e criador da marca de moda Dendezeiro; Rui Moreira (RJ), dançarino e pesquisador de dança; Anna Beatriz e José Venâncio (CE), representantes da Fundação Casa Grande, gerida por crianças e adolescentes do sertão do Cariri.
- 18h30 – Performance de Agnes Cardoso (RS), criando uma poesia a partir das falas dos convidados.
- 19h – Fala final de Eliane Brum (AM), escritora, jornalista e documentarista, idealizadora, fundadora e diretora de redação da Sumaúma – jornalismo do centro do mundo.
12/12 (quinta-feira)
“Conversas corajosas – construindo um futuro de diálogos afetivos e efetivos”, com Elisama Santos (SP/BA)
- Horário: 19h30
- Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
- Ingressos: A partir de R$40, adquiridos pelo site www.sesc-rs.com.br/
espetaculosculturais/ ou em qualquer Unidade do Sesc/RS
Pela primeira vez em Canoas, Elisama Santos falará sobre futuro, incluindo a necessidade de diálogo com quem amamos e com a gente mesmo para construir caminhos de diálogos francos e efetivos.
Autora dos best-sellers “Educação não violenta” (2019), “Por que gritamos?” (2020) e “Conversas corajosas” (2021), publicados pela Paz e Terra, ela é reconhecida como uma referência no tema e por acreditar na empatia e na compaixão como poderosas ferramentas de transformação social.
Em seu programa, SAC das Emoções (GNT), responde as dúvidas de pais e educadores de maneira simples, leve e direta e compartilha nas redes sociais suas reflexões sobre maternidade, relacionamentos amorosos, pluralidade e poder do diálogo.
Cultura
SARAU DO LAB – 15ª EDIÇÃO: Feira de Economia Solidária e Criativa e Sarau Cultural no dia 14 de dezembro
Todo 2º sábado de cada mês, o LAB (Laboratório-Escola de Arte Popular) realiza um sarau cultural com uma feira de variedades que reúne a população canoense, artistas e muita gente para um dia recheado de arte, cultura, lazer e bem-estar.
O Sarau do LAB é um espaço livre, cultural e social onde qualquer pessoa pode participar com apresentações, exposições ou com vendas de produtos autorais e serviços personalizados, gerando economia solidária, sustentável e criativa.
15ª Edição
E a 15ª Edição do Sarau do LAB, que acontece dia 14/12, das 10h às 18h, na Praça Fernando Ferrari, no bairro Nossa Sra. das Graças, está repleta de agentes criativos expondo, comercializando e compartilhando produtos e serviços personalizados, atrações culturais, atividades formativas e muita arte!
Confira as stands criativas para essa edição:
- Artesanato, bijuterias e produtos autorais;
- Crochês e acessórios para a casa;
- Brechó e roupas personalizadas;
- Moda étnica e sustentável;
- Flash Tattoo com preços populares;
- Produtos de temática medieval;
- Velas aromáticas, essências, perfumes, sabonetes e loções;
- Cosméticos para cabelos e peles afro;
- Brinquedos artesanais;
- Quadros, pinturas, adesivos, stamps e muito mais;
- Praça de alimentação com doces, salgados, crepes, licores, drinks e sucos naturais;
Confira a programação cultural e formativa:
- Jogos e brincadeiras medievais como swordplay, arqueirismo e caça ao tesouro;
- Encontro de board games, card games e RPG;
- Karaokê e palco aberto;
- Oficinas de arte ao ar livre;
- Apresentações artísticas;
- Exposição de arte;
- Música ao vivo;
Esta proposta foi fomentada pelo PROGRAMA RETOMADA CULTURAL RS – BOLSA FUNARTE DE APOIO A AÇÕES ARTÍSTICAS CONTINUADAS 2024 e conta com o apoio da Prefeitura de Canoas.
- Quanto: Entrada Franca
- Público: Livre
- Informações:
- Whats: (51) 9 9625.9773 (com Bruno)
- Instagram: @laboratorioescola
- Economia1 semana atrás
Sorteio de novembro do Nota Fiscal Gaúcha no 1º Seminário de Educação Fiscal realizado em Canoas
- Enchente 2024 Canoas5 dias atrás
Prazo para famílias atingidas pela enchente escolherem casa é de 60 dias
- Comunidade4 dias atrás
Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada
- Feira do Livro 20241 semana atrás
Feira do Livro recebe centenas de estudantes canoenses durante a semana
- Cultura4 dias atrás
Protagonistas do Vale do Sinos homenageia mulheres inspiradoras de Canoas e região por meio de quadrinhos
- Economia5 dias atrás
Pagamento antecipado do IPTU em cota única garante desconto de até 15%
- Geral1 semana atrás
Marcelo Matias é eleito presidente do Simers para o triênio 25/27
- Meio Ambiente1 semana atrás
Início da colheita do melão em Nova Santa Rita destaca qualidade da fruta e produção promissora