Conecte-se conosco

header-top







 

12/11/2025
 

Saúde

Canoas e Estado estudam ampliação de serviços hospitalares para aumentar repasses

Redação

Publicado

em

A possível ampliação dos serviços nos três hospitais de Canoas pautou uma reunião da Prefeitura de Canoas com o Governo do Estado. O encontro ocorreu na tarde de terça-feira, 6, entre o prefeito, Nedy de Vargas Marques, e a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

Nedy e Arita avaliaram soluções para os desafios financeiros e operacionais enfrentados com a redução dos repasses do Estado a partir da implementação do Programa de Incentivos Hospitalares – Assistir. Os três hospitais de Canoas foram afetados pela iniciativa: Hospital Nossa Senhora das Graças, o Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) e o Hospital Universitário de Canoas (HU).

“Estamos estudando alternativas para amenizar os cortes de recursos previstos com o programa Assistir e ainda qualificar os atendimentos de saúde à população. Recuperar a saúde da nossa cidade é nossa prioridade”, salientou o prefeito.

O encontro, que contou com secretários de governo de Canoas e com diretores e profissionais da Regulação do Estado, teve como foco principal a revisão dos recursos destinados ao HU e ao HPSC. Além disso, falou-se da implementação de medidas para otimizar a regulação municipal dos serviços de saúde.

Nos próximos dias, Canoas deve receber nova capacitação para o uso do Gerenciamento de Consultas do Estado (Gercon RS). A ferramenta permite priorizar, através da informatização, as demandas por consultas especializadas mais graves e urgentes. O prefeito quer retomar a implantação do sistema, que foi descontinuado em março de 2023, quando Nedy deixou o cargo de prefeito.

O secretário da Fazenda de Canoas e Interventor do HU e do HNSG, Luis Davi Vicensi, explicou que desde a implementação do Assistir em 2022 até o início deste ano, já foram quase R$ 23 milhões de verbas a menos para os hospitais de Canoas. “O município de Canoas investe aproximadamente 30% de receita constitucional em saúde, onde o patamar mínimo exigido é 15%. Já contribuímos com quase o dobro de valor e não há mais espaço financeiro para essa compensação”.

Davi afirmou que os hospitais têm capacidade para oferecer mais serviços para a população em parceria com o Governo do Estado. “Com a criação do Comitê para a Reorganização dos Serviços Hospitalares de Canoas, nos próximos 15 dias queremos sinalizar em quais especialidades podemos ampliar os serviços, desde que possamos contar com novas receitas do Estado”.

A secretária Arita Bergmann mencionou a importância da regulação no município, especialmente em relação ao HPSC e o progresso na gestão e atendimentos do HU. Após o anúncio de revisão dos parâmetros e percentuais, a Secretaria Estadual da Saúde propõe avaliar, junto aos municípios, possíveis ampliações de serviços que se alinhem ao programa Assistir, visando a redução do déficit operacional dos hospitais.

Saúde

UPAs de Canoas registram mais de 3 mil atendimentos na primeira semana sob nova gestão, afirma IMAS

Redação

Publicado

em

Foto: Vinicius Medeiros

De acordo com a gestão municipal, na primeira semana após a troca de gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Canoas, foram registrados 3.228 atendimentos nas três unidades administradas pelo Instituto Maria Schmitt (IMAS). Os dados referem-se ao período entre 25 de outubro e 2 de novembro.
De acordo com o levantamento do IMAS, a UPA Guajuviras contabilizou 1.302 atendimentos, sendo 1.046 adultos e 256 pediátricos. A UPA Rio Branco recebeu 974 pacientes (713 adultos e 261 crianças), enquanto a UPA Liberty Dick Conter registrou 952 atendimentos (707 adultos e 245 pediátricos).

Ainda de acordo com as informações, os tempos médios de espera ficaram abaixo dos limites determinados pelos protocolos de classificação de risco. Para pacientes com ficha amarela, a média foi de 19 minutos (protocolo: até 60 minutos); para ficha verde, 40 minutos (protocolo: até 120 minutos); e para ficha azul, 61 minutos (protocolo: até 240 minutos).

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a nova gestão retomou o funcionamento integral das unidades, com atendimento 24 horas para adultos e crianças. A secretária Ana Boll afirmou que as medidas adotadas estão dentro das expectativas contratuais e operacionais.

Durante o mesmo período, as unidades receberam novos enxovais e materiais hospitalares, incluindo 360 lençóis, 300 cobertores, 120 hampers e 360 peças de uniformes destinadas aos profissionais. O IMAS informou ainda que está realizando a reorganização dos fluxos assistenciais, contratação de profissionais, revisão das escalas médicas e implantação de novos protocolos de qualidade.

Continuar a ler

Saúde

Unidade Caic passa a funcionar até às 22h sem fechar ao meio-dia

Redação

Publicado

em

A Unidade de Saúde Caic, no bairro Guajuviras, em Canoas, passou a funcionar com horário ampliado. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Fundação de Saúde de Canoas.

A partir de agora, a unidade realiza atendimentos eletivos de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, sem interrupção ao meio-dia. Entre os serviços disponíveis estão consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, vacinas, curativos, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos, acompanhamento de gestantes e crianças, além de atendimentos voltados a hipertensos e diabéticos e coleta de citopatológico.

Conforme a Secretaria, 70% dos atendimentos no período estendido serão feitos por agendamento, enquanto 30% ficarão reservados para demanda espontânea. O agendamento pode ser realizado diretamente na unidade, localizada na Avenida 17 de Abril, nº 241, no Guajuviras.

A secretária municipal de Saúde, Ana Boll, afirmou que a ampliação busca facilitar o acesso da população aos serviços.

“O turno estendido facilita o acesso aos serviços de saúde para trabalhadores, mães e pessoas que não conseguem chegar às unidades em horário comercial”, disse.

Já a presidente da Fundação de Saúde de Canoas, Raquel Caetano, destacou que a mudança faz parte das ações voltadas à Atenção Primária. Segundo ela,

“A ampliação facilita o acesso aos serviços para quem não consegue comparecer durante o horário comercial”.

A equipe da US Caic é formada por médico, cirurgião-dentista, auxiliar em saúde bucal, enfermeiros, técnicos de enfermagem e recepcionista.

Continuar a ler

Saúde

Divas’s Associação de Mulheres promove curso gratuito de Cuidador de Idosos Básico, em Canoas

Redação

Publicado

em

Divas’s Associação de Mulheres promove curso gratuito de Cuidador de Idosos Básico, em Canoas

No sábado, 8 de novembro, a Associação Divas’s e a SEG – Escola Técnica Profissionalizante, realizarão o curso Básico de Cuidador de Idosos. A capacitação acontecerá na Igreja Fonte da Vida, localizada na Rua Humaitá, 1400, bairro Marechal Rondon, em Canoas, das 13h30 às 18 horas.

O curso é totalmente gratuito e os participantes receberão certificado. Na ocasião, os participantes que quiserem poderão doar, de forma voluntária, um quilo de alimento não-perecível, que será destinado a famílias da cidade.

“Essa é uma oportunidade para quem busca qualificação profissional em uma área cada vez mais requisitada, contribuindo também para o cuidado e bem-estar da população idosa”, explica a Vice-presidente da Divas’s, Naligia Alves.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques