Conecte-se conosco

header-top






 

08/07/2024
 

Saúde

Canoas e Estado estudam ampliação de serviços hospitalares para aumentar repasses

Redação

Publicado

em

A possível ampliação dos serviços nos três hospitais de Canoas pautou uma reunião da Prefeitura de Canoas com o Governo do Estado. O encontro ocorreu na tarde de terça-feira, 6, entre o prefeito, Nedy de Vargas Marques, e a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

Nedy e Arita avaliaram soluções para os desafios financeiros e operacionais enfrentados com a redução dos repasses do Estado a partir da implementação do Programa de Incentivos Hospitalares – Assistir. Os três hospitais de Canoas foram afetados pela iniciativa: Hospital Nossa Senhora das Graças, o Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) e o Hospital Universitário de Canoas (HU).

“Estamos estudando alternativas para amenizar os cortes de recursos previstos com o programa Assistir e ainda qualificar os atendimentos de saúde à população. Recuperar a saúde da nossa cidade é nossa prioridade”, salientou o prefeito.

O encontro, que contou com secretários de governo de Canoas e com diretores e profissionais da Regulação do Estado, teve como foco principal a revisão dos recursos destinados ao HU e ao HPSC. Além disso, falou-se da implementação de medidas para otimizar a regulação municipal dos serviços de saúde.

Nos próximos dias, Canoas deve receber nova capacitação para o uso do Gerenciamento de Consultas do Estado (Gercon RS). A ferramenta permite priorizar, através da informatização, as demandas por consultas especializadas mais graves e urgentes. O prefeito quer retomar a implantação do sistema, que foi descontinuado em março de 2023, quando Nedy deixou o cargo de prefeito.

O secretário da Fazenda de Canoas e Interventor do HU e do HNSG, Luis Davi Vicensi, explicou que desde a implementação do Assistir em 2022 até o início deste ano, já foram quase R$ 23 milhões de verbas a menos para os hospitais de Canoas. “O município de Canoas investe aproximadamente 30% de receita constitucional em saúde, onde o patamar mínimo exigido é 15%. Já contribuímos com quase o dobro de valor e não há mais espaço financeiro para essa compensação”.

Davi afirmou que os hospitais têm capacidade para oferecer mais serviços para a população em parceria com o Governo do Estado. “Com a criação do Comitê para a Reorganização dos Serviços Hospitalares de Canoas, nos próximos 15 dias queremos sinalizar em quais especialidades podemos ampliar os serviços, desde que possamos contar com novas receitas do Estado”.

A secretária Arita Bergmann mencionou a importância da regulação no município, especialmente em relação ao HPSC e o progresso na gestão e atendimentos do HU. Após o anúncio de revisão dos parâmetros e percentuais, a Secretaria Estadual da Saúde propõe avaliar, junto aos municípios, possíveis ampliações de serviços que se alinhem ao programa Assistir, visando a redução do déficit operacional dos hospitais.

Saúde

Anunciados novos leitos no HU e mutirões para reduzir fila de espera por cirurgias em Canoas

Redação

Publicado

em

Anunciados novos leitos no HU e mutirões para reduzir fila de espera por cirurgias em Canoas

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com os hospitais, está realizando mutirões de atendimentos de cateterismo cardíaco e cirurgia de vesícula, visando reduzir as filas pelos procedimentos.

Também foram abertos 25 novos leitos no Hospital Universitário (HU), 15 de retaguarda adulta e 10 de intensivo adulto.

Cirurgias bariátricas

De acordo com a gestão municipal, este trabalho possibilitou zerar a fila de pacientes aptos a realizar cirurgia bariátrica, já operando todos que estão prontos para o procedimento.

Os hospitais também estão reduzindo as filas de espera por colonoscopia e endoscopia, procedimentos considerados de alto custo e risco, com a avaliação médica dos sintomas. Os pacientes que ainda necessitarem dos exames, vão sair das consultas com a data dos exames marcados.

Ainda segundo a nota da Prefeitura, também será feito um novo protocolo nas unidades de saúde, para que os médicos só encaminhem os pacientes para esses procedimentos em casos que se enquadrem nos sintomas, com o objetivo de garantir que as pessoas sejam atendidas primeiramente na atenção básica, passando para o procedimento apenas quem realmente necessitar.

Continuar a ler

Saúde

Vacinação contra Influenza, Covid e antitetânica são realizados em supermercado em Canoas

Redação

Publicado

em

Vacinação contra Influenza, Covid e antitetânica são realizados em supermercado em Canoas

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão disponibilizando vacinas contra Influenza, Covid e antitetânica na empresa Fort Atacadista (Avenida Farroupilha, 4803, Marechal Rondon).

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura com a rede de supermercados, para ampliar a oferta dos imunizantes. A ação acontece das 9h às 16h, até esta sexta-feira, 5.

Aplicadas 929 doses no Nacional

Nas últimas semanas, a vacinação ocorreu no supermercado Nacional, no bairro Niterói, e no Atacadão, no bairro Mathias Velho. Ao todo, foram aplicadas 929 doses nos locais. “Essa parceria possibilita expandirmos a oferta desses imunizantes, facilitando o acesso da população. Com a chegada do inverno, é fundamental que a população realize a vacinação, especialmente os grupos prioritários, como idosos e crianças”, frisou a secretária adjunta de Saúde, Caroline Schirmer.

Continuar a ler

Saúde

Hospital Universitário de Canoas disponibiliza atendimento psicológico gratuito para atingidos pelas enchentes

Redação

Publicado

em

Hospital Universitário de Canoas disponibiliza atendimento psicológico gratuito para atingidos pelas enchentes

O Hospital Universitário (HU) de Canoas, em parceria com o Hospital do Coração (HCOR), de São Paulo, irá ofertar atendimento psicológico gratuito à população e aos funcionários atingidos pelas enchentes. Ao todo, serão sete psicólogos à disposição no atendimento presencial, que será exclusivo para a população.

Eles serão coordenados pela psicóloga Cristiane Manzon Motolla. O HCOR ainda cederá sua estrutura de telemedicina e seus psicólogos para atender os funcionários do HU.

Psicologia em Ação

O Psicologia em Ação é um projeto que tem como objetivo atender os pacientes de forma humanizada, com ética, com abordagem terapêutica e com local adequado para atender às pessoas.

A ideia surgiu durante o período das enchentes no Rio Grande do Sul, onde Canoas foi uma das cidades mais afetadas, e servirá para acolher, em especial, a população canoense e os colaboradores do Hospital Universitário (HU).

No atendimento presencial, os pacientes serão selecionados por ordem de inscrição. O serviço é apenas para canoenses a partir dos 16 anos. Já a telemedicina é exclusiva para os colaboradores do Hospital Universitário.

Ambos os serviços funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h30. As inscrições podem ser feitas acessando o formulário disponível neste link.

É necessário preencher os dados solicitados para, posteriormente, confirmar data e hora do atendimento, por meio de contato telefônico.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm