Geral
Ações para o Conselho do Idoso são debatidas em reunião
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDI) fez uma reunião para planejar e debater as ações do grupo em 2024. O encontro ocorreu na manhã da terça-feira, 6, na Casa dos Conselhos. A iniciativa foi organizada pelo COMDI em parceria com a Coordenadoria da Pessoa Idosa.
Dentre os principais assuntos, foram discutidas a gestão do fundo do idoso e como serão realizadas a captação e destinação dos recursos para programas. O próximo passo é lançar um edital para a inscrição de projetos de organizações sociais e sem fins lucrativos para eventual financiamento.
Camila Ferreira, secretária do COMDI e chefe de unidade da Coordenadoria da Pessoa Idosa, destacou que é fundamental o município criar ações e espaços acolhedores para quem está na melhor idade. “Estamos vivendo mais, mas nem sempre com qualidade. O que buscamos, então, é pensar em ações e políticas públicas, junto com as entidades, para oferecer cada vez mais qualidade de vida aos canoenses”, falou.
Os encontros ocorrerão a cada 15 dias com os representantes de entidades do poder público e da sociedade civil. A atividade contou também com o presidente do Conselho, Lucinei Hanauer, e a secretária da Coordenadoria do Idoso, Rosane Sott, além de demais autoridades municipais, representantes de secretarias e de entidades ligadas ao tema.
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
O COMDI é um órgão que articula, delibera e fiscaliza as políticas sociais e de direitos da pessoa idosa. Há mais de 20 anos, criado por meio da lei nº 4306/1998, o conselho atua para garantir e buscar as melhores soluções no acolhimento e desenvolvimento dos maiores de 60 anos no município.
Geral
Empresas que trabalharam na retirada de resíduos da enchente protestam por falta de pagamento
Dezenas de veículos, entre caminhões e diversos tipos de automóveis, protestaram com buzinaços na tarde de quinta-feira, 10, pela cidade. Eles alegam que não receberam pelo trabalho de limpeza de resíduos da enchente.
O que diz a Prefeitura
Procurada pela reportagem de O Timoneiro, a Prefeitura de Canoas disse que aguarda a chegada de recursos do Governo Federal para efetuar o pagamento.
Geral
Vizinhos de canoense atropelada realizam manifestação no domingo
Moradores do Vivendas do Lago e Jardim do Lago, em Canoas, onde morava Carmen Regina Thomazi Ambrozio, vítima fatal de atropelamento no dia 03/10, realizarão uma manifestação pacífica por segurança e fiscalização no trânsito no domingo, 13, às 16 horas, na rótula da Avenida Farroupilha com a rua Aurora.
Meio Ambiente
XIV Seminário Água Para a Vida debateu mudanças climáticas, sustentabilidade e muito mais em Esteio
O município de Esteio sediou o XIV Seminário Água Para a Vida, na quinta-feira, 10, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Esteio. Os participantes tiveram a oportunidade, durante os dois turnos, de se aprofundarem em assuntos que estão presentes cada vez mais no nosso cotidiano.
Tendo como tema principal Mudanças Climáticas-Degradação Socioambiental, o seminário contou com especialistas na área ambiental que debateram, em dois painéis, assuntos como: áreas degradadas; racismo ambiental; impactos climáticos; resíduos sólidos e uso de materiais recicláveis; cidades sustentáveis; doenças transmitidas pela água; EcoAnsiedade; traumas, saúde e bem-estar; entre outros.
O XIV Seminário Água Para a Vida é realizado pelo Fórum Regional da Sub-bacia do Arroio Sapucaia, com a organização da Prefeitura Municipal de Esteio e do Centro de Formação Teresa Verzeri-Esteio, com apoio de entidades parceiras das cidades de Canoas, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
O evento foi gratuito e entregou certificado aos participantes.
Participação do Projeto Criança Cidadã
O Projeto Criança Cidadã, executado pelo Centro de Formação Teresa Verzeri-Esteio, Unidade Social da Rede Verzeri, teve uma participação especial durante todo o seminário. Além da apresentação do grupo SomNaLata, o CFTV-Esteio teve, ainda, as oficinas de Educação Ambiental e Cidadania e Direitos Humanos, como também os seus três núcleos representados, que estiveram presentes através de exposições temáticas. São eles: EMEB Alberto Pasqualini e EMEB Dulce Moraes, ambos de Esteio, e Redipasc/Guajuviras, de Canoas.
O Projeto Criança Cidadã, que tem a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desenvolve oficinas socioeducativas no contraturno escolar para 240 crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social, moradores na cidade de Esteio e no bairro Guajuviras, em Canoas. O Projeto também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Esteio e da comunidade.
- Eleições 20241 semana atrás
ATENÇÃO, ELEITORES – Confira mudanças de locais de votação da 66ª Zona por conta da enchente e demais endereços
- Eleições 20247 dias atrás
Conheça os 21 vereadores eleitos para o Legislativo canoense
- Eleições 20241 semana atrás
Prazo para baixar o e-Título termina no dia 5 de outubro; veja como fazer
- Eleições 20241 semana atrás
FALTA POUCO! Canoas tem 6 candidatos a prefeito(a) e 342 a vereador(a); confira lista completa
- Eleições 20247 dias atrás
Homicídio é registrado próximo a colégio eleitoral em Canoas no dia de votação
- Eleições 20246 dias atrás
Márcio Freitas declara apoio a Airton Souza no 2º turno para prefeito de Canoas
- Canal OtPlay1 semana atrás
Debate do Grupo O Timoneiro marca reta final antes da votação do 1º turno para Prefeito(a) de Canoas
- Eleições 20241 semana atrás
É CRIME? Saiba o que você pode ou não fazer no dia da eleição