Conecte-se conosco

header-top






 

27/07/2024
 

Geral

Mutirão de limpeza começa nas escolas municipais

Redação

Publicado

em

Uma força-tarefa procura deixar as escolas canoenses em condições para a volta às aulas. Na segunda-feira, 5, iniciou-se uma série de atividades que envolve equipes das secretarias da Educação, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, subprefeituras, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Dentre os trabalhos feitos pelas equipes estão roçadas, poda de árvores e retirada de entulho dos pátios e entorno das escolas.

No ato da matrícula da pequena Mariah, 9 meses, na Emei Gilda Schiavon, no bairro Rio Branco, Fernanda Rodrigues Aguirre estava otimista. Ela espera que possa ser feita a recuperação total do espaço para receber as filhas no dia 19 de fevereiro, quando começam as aulas. A mais velha, Helena, também estuda lá. A instituição, uma das mais atingidas pelo temporal que ocorreu em 16 de janeiro, foi uma das primeiras visitadas pelas equipes.

Com 198 crianças, a instituição teve a rede elétrica danificada devido à queda de uma árvore de grande porte. O incidente também destruiu o muro de entrada da escola. Para a diretora Natália Crippa, a resposta da prefeitura foi rápida. “Hoje pela manhã, a equipe já estava aqui fazendo a limpeza, retirando os entulhos e a árvore”, afirmou.

Outra obra muito aguardada pela comunidade da Emei Gilda Schiavon é a reforma de quatro salas modulares no local. Há cinco anos, os espaços sofrem com alagamentos causados pelas chuvas. Apesar dos problemas, as matrículas continuam sendo feitas, mesmo que de forma manual. A previsão é de que a luz retorne ainda esta semana para o começo das obras.

Outra escola que sofreu danos foi a EMEF Guajuviras. Com 1.010 alunos em 37 turmas do 1º ao 9º ano, a escola teve quatro prédios atingidos, mais de 100 telhas arrancadas e cinco árvores caídas, além de rede elétrica atingida. O processo de inscrição, porém, ocorre normalmente.

A ação da prefeitura começou na semana passada, quando fez o levantamento e orçamento de tudo o que a escola precisaria. Nesta segunda-feira, as telhas já tinham chegado. O diretor Alex Totti Soares considera a ação de suma importância. “A resposta é boa porque a gente precisa ter apoio. É importante um orçamento rápido e reposição de material com rapidez”, avalia.

De acordo com a secretária de Educação, Leany Maria de Conti, a força-tarefa contribui para a agilidade no processo, pois reuniu diferentes órgãos em um único objetivo. A titular da pasta explica que os trabalhos começaram pelas instituições que estão com danos mais graves. “Estou muito tranquila. Dia 19 receberemos todos os alunos com as escolas prontas”, garante.

Comunidade

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

Publicado

em

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

Continuar a ler

Geral

Pavilhão da Agricultura Familiar receberá 413 empreendimentos na Expointer

Redação

Publicado

em

Pavilhão da Agricultura Familiar receberá 413 empreendimentos na Expointer

É com recorde de participantes que o Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) vai celebrar seus 25 anos de criação na 47ª Expointer, que ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro: serão 413 empreendimentos ocupando o espaço.

Na comparação com o ano passado, que teve 372 presentes, serão 41 expositores a mais. Um total de 181 municípios estarão representados no espaço.

O número de empreendimentos liderados por mulheres também cresceu. Em 2024, serão 216, superando os 148 do ano passado. Estarão presentes ainda 125 jovens na liderança de empresas; em 2023, foram 87. O espaço contará ainda com 73 estreantes.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, o aumento do número de expositores demonstra a importância da feira para os empreendedores familiares.

“Este tem sido um ano desafiador para o Rio Grande do Sul como um todo, mas especialmente para o pequeno produtor rural. Apesar dos obstáculos impostos, vamos conseguir superar e ampliar o número de empreendimentos presentes”, comemora.

“Isso mostra mais uma vez a relevância que o espaço tem para a economia dessas famílias, que veem a Expointer como o ponto alto de comercialização do ano.”

Variedade

As agroindústrias presentes pertencem ao Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Além disso, o pavilhão terá expostos produtos como flores e plantas.

Seis estandes apresentarão artesanato indígena das etnias Mbyá-Guarani, Kaingang e Xokleng, um estande contará com produtos artesanais feitos por comunidades quilombolas gaúchas e 38 agroindústrias trabalharão com produtos orgânicos.

O PAF conta também com uma praça de alimentação, que possui sete cozinhas vinculadas às agroindústrias familiares.

No espaço, o público da feira poderá consumir pratos variados, produzidos com artigos da agricultura familiar, em receitas ligadas à tradição e aos costumes das diversas etnias presentes no meio rural do Estado.

O espaço da agricultura familiar é reconhecido pela grande variedade de embutidos, defumados, queijos e laticínios diversos, pães, cucas, biscoitos, doces, geleias, mel, pescados, derivados da cana-de-açúcar, farinhas, vinhos, espumantes, cachaças, sucos, temperos, frutas desidratadas, ovos, licores, erva-mate, grãos e cervejas artesanais.

No artesanato, estarão produtos elaborados com matérias-primas encontradas nas propriedades rurais – como lã, fibras vegetais, couro, madeira, porongos e artigos de cutelaria ligados à tradição gaúcha.

Entre os produtores de plantas e flores, destaca-se a produção de suculentas, orquídeas, bromélias e cactos, além da oferta de sementes crioulas.

O Pavilhão da Agricultura Familiar é organizado por uma comissão composta pela SDR, pela Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf/RS), pela Via Campesina e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Continuar a ler

Comunidade

Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

Publicado

em

Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm