Geral
Mutirão de limpeza começa nas escolas municipais

Uma força-tarefa procura deixar as escolas canoenses em condições para a volta às aulas. Na segunda-feira, 5, iniciou-se uma série de atividades que envolve equipes das secretarias da Educação, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, subprefeituras, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Dentre os trabalhos feitos pelas equipes estão roçadas, poda de árvores e retirada de entulho dos pátios e entorno das escolas.
No ato da matrícula da pequena Mariah, 9 meses, na Emei Gilda Schiavon, no bairro Rio Branco, Fernanda Rodrigues Aguirre estava otimista. Ela espera que possa ser feita a recuperação total do espaço para receber as filhas no dia 19 de fevereiro, quando começam as aulas. A mais velha, Helena, também estuda lá. A instituição, uma das mais atingidas pelo temporal que ocorreu em 16 de janeiro, foi uma das primeiras visitadas pelas equipes.
Com 198 crianças, a instituição teve a rede elétrica danificada devido à queda de uma árvore de grande porte. O incidente também destruiu o muro de entrada da escola. Para a diretora Natália Crippa, a resposta da prefeitura foi rápida. “Hoje pela manhã, a equipe já estava aqui fazendo a limpeza, retirando os entulhos e a árvore”, afirmou.
Outra obra muito aguardada pela comunidade da Emei Gilda Schiavon é a reforma de quatro salas modulares no local. Há cinco anos, os espaços sofrem com alagamentos causados pelas chuvas. Apesar dos problemas, as matrículas continuam sendo feitas, mesmo que de forma manual. A previsão é de que a luz retorne ainda esta semana para o começo das obras.
Outra escola que sofreu danos foi a EMEF Guajuviras. Com 1.010 alunos em 37 turmas do 1º ao 9º ano, a escola teve quatro prédios atingidos, mais de 100 telhas arrancadas e cinco árvores caídas, além de rede elétrica atingida. O processo de inscrição, porém, ocorre normalmente.
A ação da prefeitura começou na semana passada, quando fez o levantamento e orçamento de tudo o que a escola precisaria. Nesta segunda-feira, as telhas já tinham chegado. O diretor Alex Totti Soares considera a ação de suma importância. “A resposta é boa porque a gente precisa ter apoio. É importante um orçamento rápido e reposição de material com rapidez”, avalia.
De acordo com a secretária de Educação, Leany Maria de Conti, a força-tarefa contribui para a agilidade no processo, pois reuniu diferentes órgãos em um único objetivo. A titular da pasta explica que os trabalhos começaram pelas instituições que estão com danos mais graves. “Estou muito tranquila. Dia 19 receberemos todos os alunos com as escolas prontas”, garante.
Geral
Comissão da Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do RS promovem seminário sobre impacto do assoreamento dos rios nas enchentes do RS

“É preciso enfrentar de forma objetiva o problema do assoreamento dos nossos rios. Vamos reunir especialistas e representantes de diferentes instituições para construir caminhos viáveis e seguros para para que os efeitos de futuras chuvas possam ser minimizados. O povo gaúcho não pode continuar vivendo sob a ameaça constante das enchentes”, afirma o deputado Marcel van Hattem.
“Afinal, quanto custa a dragagem total? E parcial? Mais importante: quanto custa não dragar? Eu acredito que o investimento na prevenção é o que pode proteger as nossas cidades. Por isso abrimos este espaço. Para ouvir os gestores municipais e autoridades no tema, analisar os dados e entender cada realidade. Só assim poderemos tomar as melhores decisões para o nosso estado”, destaca Camozzato.
Geral
Mulheres são 79% dos inscritos para programa CNH Social; sorteio é dia 17 de julho

Encerrado o prazo para as inscrições para a CNH Social, DetranRS e Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) divulgam os primeiros números do programa, que oferecerá 3 mil serviços de habilitação gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade inscritas no CadÚnico ou Devolve ICMS. O grande destaque foram as mulheres, que representaram 79% do total de 281.543 inscritos. Mais de 221 mil candidatas se inscreveram.
A habilitação para as categorias A e B (carro e moto) representou 86% das inscrições do programa (mais de 241 mil), considerando ambos os gêneros. Os demais serviços tiveram quase 40 mil inscritos (23,3 mil para adição e 16,5 mil para mudança de categoria).
Inscritos pelo Estado
Os municípios com o maior número de inscritos são:
- Porto Alegre (64.507)
- Pelotas (13.910)
- Canoas (9.928)
- Santa Maria (7.331)
- Bagé (6.821)
- Uruguaiana (5.599)
- São Leopoldo (5.465)
- Gravataí (4.034)
- Novo Hamburgo (3.840)
- Caxias do Sul (3.693)
- Passo Fundo (2.955)
Sorteio
A seleção dos candidatos será realizada por sorteio, com coordenação técnica da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs), no dia 17 de julho. Será utilizado o aplicativo de sorteio da Nota Fiscal Gaúcha, seguindo as mesmas regras de aleatoriedade, segurança e auditoria daquele programa. A aleatoriedade será garantida pelos números da loteria federal, que serão utilizados como chave para a geração dos bilhetes.
Após o sorteio no dia 17 de julho, o DetranRS fará a verificação dos requisitos de acesso ao programa por meio de consulta a Base Nacional de Condutores. Serão eliminados candidatos que não cumprirem todas as exigências do edital: pessoas que já possuem serviço de habilitação aberto ou estão com processo de suspensão ou cassação em aberto ou, ainda, que cometeram crime de trânsito.
A divulgação dos contemplados será na segunda-feira (21/7), no site do DetranRS. A lista também será posteriormente publicada no Diário Oficial do Estado. Os inscritos poderão consultar sua situação no sorteio pela Central de Serviços e os contemplados serão informados pelo e-mail cadastrado no momento da inscrição.
Abertura do processo de habilitação
Os candidatos selecionados no sorteio deverão realizar a abertura do processo de habilitação no Centro de Formação de Condutores de sua preferência em até 45 dias (até o dia 05 de setembro).
Além das condições e documentos necessários para a abertura do procedimento de habilitação (RENACH), o candidato deverá apresentar comprovação de que mora no Estado por no mínimo dois anos. Também deve declarar responsabilidade sobre as informações prestadas e de que conhece e aceita todas as condições de participação no Programa CNH Social.
Comunidade
Quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no bairro Harmonia no sábado, 12

A Prefeitura de Canoas informou que a quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no sábado, 12, no bairro Harmonia. O evento será realizado na Rua José Veríssimo, ao lado do Campo Marcílio, das 9h às 12 horas.
A ação contará com diversos serviços e atendimentos aos canoenses, além da presença das secretarias no local. Haverá vacinação, distribuição de testes rápidos, CRAS Móvel, doação de livros, entre outros.
De acordo com a gestão municipal, o evento tem como objetivo aproximar a prefeitura dos cidadãos de Canoas. As demais edições se mostraram um espaço aberto à ouvir as demandas dos canoenses e encaminhar às pastas responsáveis, o que possibilita uma solução mais eficaz e ágil.
Prefeitura na Tua Casa
- Data: Sábado (12)
- Horário: 9h às 12h
- Local: Rua José Veríssimo, ao lado do Campo Marcílio – Harmonia, Canoas
- Canoas1 semana atrás
Comissão de Moradores dos bairro Fátima e Niterói realizam manifestação no sábado, 5
- Educação1 semana atrás
Governo abre concurso com 6 mil vagas para professores e retoma promoções na Rede Estadual
- Comunidade1 semana atrás
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2
- ENCHENTE RS1 semana atrás
Novo lote do programa Volta por Cima é pago nesta sexta-feira, 4
- Esporte1 semana atrás
Centro Olímpico Municipal celebra 45 anos no bairro Igara com diversas modalidades esportivas
- Cultura1 semana atrás
Bruno Diegues se apresenta em Canoas com show de lançamento do DVD “Mais Uma Noite”
- Justiça1 semana atrás
STF homologa acordo para devolver valores a vítimas de fraudes no INSS
- Transporte1 semana atrás
Passagens de ônibus e trem sobem na Região Metropolitana neste mês de julho