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16/06/2025
 

Cultura

SAPUCAÍ: enredos são marcados por Literatura, mitos e história

Redação

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SAPUCAÍ: enredos são marcados por Literatura, mitos e história

Por Daniela Uequed e Douglas Angeli

Boa parte dos desfiles do grupo especial do carnaval carioca que acontecem nos próximos dias de 11 e 12 de fevereiro, serão conduzidos por leituras da história, das mitologias e por adaptações de livros. Os enredos, concebidos pelos pesquisadores e carnavalescos, são ao tema dos sambas, das alegorias, fantasias e demais quesitos. Quatro escolas usarão este recurso: Portela, Grande Rio, Unidos da Tijuca e Paraíso do Tuiuti.

Já os mitos e lendas ligados a Portugal serão tema da Unidos da Tijuca, enquanto o Paraíso do Tuiuti exaltará a figura de João Cândido, líder da revolta da Chibata em 1910.

Portela

A Portela, dos carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga, prepara uma adaptação da obra de Ana Maria Gonçalves, Um defeito de cor, enquanto a Grande Rio, dos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad, baseia seu enredo no livro Meu destino é ser onça, de Alberto Mussa.

Na primeira, o olhar está na história da luta contra a escravidão no Brasil tendo como  condutor o protagonismo de Luzia Mahin e de Luís Gama, mãe e filho.

A luta contra a opressão estará presente na Portela. No livro Um defeito de cor, Ana Maria Gonçalves se inspira na figura de Luiza Mahin, ou Kehinde, narrando a saga de sofrimento, rebelião e a busca por reencontrar seu filho, que, liberto, se tornaria o advogado abolicionista de Luís Gama. Os carnavalescos da Portela imaginaram uma carta onde o filho responde a mãe, prometendo um desfile onde a tônica será o afeto e o questionamento, como no argumento da sinopse do enredo: “Narrar essa história é como narrar a busca pelo sentido da nossa existência enquanto sujeitos negros ativos neste Brasil. Por que somos? Por que assim fazemos? Por quem lutamos? Em memória do que?”.

No ensaio técnico do domingo, dia 28, a Portela encerrou sua apresentação com a presença de mulheres que se identificavam como “Mães da Maré” e “Mães de Manguinhos”, indicando que a parte final do desfile trará a história de Kehinde para o presente.

Grande Rio

O foco está na cosmovisão tupinambá. Com o mito tupinambá de criação e recriação do mundo, baseado no livro Meu destino é ser onça, de Alberto Mussa. Seu fio condutor é a onça e sua posição central nas narrativas míticas dos povos originários e sua presença no imaginário brasileiro. Os mitos também são o eixo central do enredo da Unidos da Tijuca, mas para falar de outro lado da história e do Atlântico: Portugal.

A sinopse de Um conto de fados, do carnavalesco Alexandre Louzada, apresenta o tom do enredo: “Navegar é preciso, nesse lendário lugar, onde, por mais que se procure diferir, tudo rima com mar, desbravar, invadir, glorificar. […] Dos ilês de África, contidos nas conchas do Ifá, lavar a alma, o espírito de aventureiro de sal e de sol, ao vento, percorrer no intento, contornos do Reino de Matamba até as praias de Zanzibar”.

Tijuca

Contudo, conseguirá a Tijuca executar seu desfile sem incorrer em narrativa acrítica acerca do mito de um povo predestinado a navegar e descobrir? Conseguirá demonstrar que não se trata de uma romantização dos mitos e ideologias que justificaram a dominação colonial de tantas terras e povos?

A cosmovisão tupinambá do enredo da Grande Rio nos lembra que os mares navegados pelos portugueses levaram à colonização da própria natureza, à modificação drástica dos modos de se relacionar com essa natureza e sua exploração – que se deu através da escravização de seres humanos. O que podemos antecipar é que as escolas de samba, mais uma vez, apresentarão um espetáculo que nos permitirá ler e reler o mundo, imaginar e reimaginar a vida, e pensar a vida e o mundo historicamente.

Paraíso do Tuiuti

É com viés de revisitar a história que o carnavalesco Jack Vasconcelos promete contar a vida e a luta de um herói geralmente esquecido: o gaúcho João Cândido, que comandou a revolta dos marinheiros em 1910. Passadas duas décadas da abolição da escravidão, em 1888, e da Proclamação da República, em 1889, a vida dos marinheiros negros não havia melhorado, restando baixos soldos, alimentação ruim e o castigo das chibatadas. Diante de tal cenário, estoura aquela que mais tarde, pelo livro do jornalista Edmar Morel, ficaria conhecida como a Revolta da Chibata.

Esse não é um passado que já não ressoa no presente: em 2023, mais de cem anos após a revolta liderada pelo almirante negro contra as chibatadas, o entregador Max Ângelo dos Santos foi agredido com uma coleira de cachorro por uma mulher branca na zona Sul do Rio de Janeiro. Heroicizando os oprimidos e relendo a nossa história, a Tuiuti convidou Max para representar João Cândido em seu desfile.

História

A aposta na literatura, nos mitos e na história não constitui novidade na trajetória das escolas de samba. A centenária Portela destacou-se nos anos 1960 e 1970 por apresentar obras da literatura em seus desfiles: Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, em 1966, e Macunaíma, de Mário de Andrade, em 1975, entre outros. As mitologias africanas e dos povos originários foram tema de diversos enredos da Beija-Flor de Nilópolis, como A criação do mundo na tradição nagô, em 1978, e O mundo místico dos caruanas em 1998.

Desde os carnavais realizados sob a ditadura do Estado Novo (1937-1945), a história do Brasil foi muitas vezes lida e relida nos desfiles. Dos heróis oficiais, como D. João VI e Duque de Caxias, passando por episódios tantas vezes repisados como a guerra contra os holandeses, a independência do Brasil e a guerra do Paraguai, o que mudou ao longo do tempo foi o enfoque da história dos vencedores para a história dos vencidos, dos oprimidos, dos grupos que lutam por emancipação.

Isso desde os históricos enredos do Salgueiro, que imprimiram protagonismo aos personagens e às lutas afro-brasileiras, como Navio Negreiro, em 1957, e Quilombo dos Palmares, em 1960, até o desfile questionador da Mangueira em 2019, quando a escola apresentou a “história que a história não conta, o avesso do mesmo lugar”.

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Cultura

Espetáculo COMA estreia em setembro em Canoas e convida o público para jornada sensorial profunda

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Espetáculo COMA estreia em setembro em Canoas e convida o público para jornada sensorial profunda

O espetáculo COMA, com dramaturgia de Marco Marchessano (Artista e performer radicado em Canoas) e Leandro Silva (Artista bonequeiro filiado à ABTB / Centro UNIMA, diretor teatral e pesquisador), estreia em setembro, na cidade de Canoas, como uma experiência cênica que funde teatro visual, animação e tecnologias poéticas.

Ambientado entre os limites da consciência e da inconsciência, o espetáculo propõe uma imersão sensorial e emocional no universo de um homem em estado de coma, refletindo sobre a fragilidade da vida, a espiritualidade e os dilemas éticos que envolvem sua permanência ou fim.

A narrativa se constrói a partir de imagens, sons, marionete em escala real e projeções oníricas que substituem a linearidade tradicional por uma dramaturgia do sensível. O espectador é conduzido por atmosferas que transmutam uma UTI em um espaço metafísico, onde a figura do Homem em Coma flutua entre memórias, traumas e possibilidades de retorno ou partida.

A cada imagem, luz e som, o espetáculo se funde e mexe com todos os nossos sentidos, a trilha sonora pulsa como o próprio corpo em suspenso, vozes distantes, murmúrios e silêncio compõem o tecido sonoro que sustenta a jornada. Elementos visuais como projeções holográficas, animações fragmentadas e luzes líquidas criam uma atmosfera entre o concreto e o abstrato, onde o tempo se dobra e a percepção se altera.

Mais do que um espetáculo, COMA é uma travessia poética sobre a condição humana diante do limite, com poesia e silêncio, reflexões sobre a bioética dos limites da vida, a espiritualidade em estado de suspensão e a presença do afeto mesmo na ausência do corpo consciente.

Serviço:

  • Espetáculo COMA
  • Dramaturgia: Marco Marchessano e Leandro Silva
  • Gênero: Teatro Visual, Teatro de Animação, Poéticas Tecnológicas
  • Classificação: 16 anos
  • Duração: 60 minutos
  • Estreia: Setembro de 2025
  • Cidade: Canoas (RS)
  • Local, datas e ingressos: a serem divulgados em breve
  • instagram @projeto.coma
  • Informações: projetocoma2018@gmail.com | Marco Marchessano

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Cultura

AETC realiza atividades alusivas aos 86 anos de Emancipação Política de Canoas

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AETC realiza atividades alusivas aos 86 anos de Emancipação Política de Canoas

A AETC (Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas) convida os Tradicionalistas e a Comunidade a participarem das atividades Artisticas, Campeiras, Culturais e Esportivas alusivas aos 86 anos de Emancipação Política de Canoas.

Os eventos serão realizados no Paarque. do Gaúcho (fundos do Parque Eduardo Gomes, com acesso pela Rua 24 de Outubro), no Bairro Fátima.

Estas atividades tradicionalistas integram a Programação Oficial de aniversário do Município. Pede-se a doação (não obrigatória) de 1 kg de alimento a ser destinado a Entidades Assistências credenciadas junto à Aetc Canoas .

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Cultura

40Nós: exposição fotográfica traz a intimidade e o cotidiano de um casal a duas

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40Nós exposição fotográfica traz a intimidade e o cotidiano de um casal a duas

A partir de 2 de junho de 2025, a Galeria Liana Brandão, no Centro Cultural José Pedro Boéssio, em São Leopoldo, recebe a exposição “40Nós”, da fotógrafa e artista visual Mariana Jesus, com curadoria de Mariane Rotter. O projeto financiado pela Lei Paulo Gustavo, tem abertura oficial às 19 horas.

A mostra traz à tona o poder político e poético da fotografia contemporânea em preto e branco, a partir de um recorte íntimo, porém profundamente público, de uma vivência LGBTQIAPN+ negra, interracial e interregional.

Inicialmente prevista para o Novembro Negro de 2024, a exposição foi adiada devido às enchentes no Rio Grande do Sul. Agora, no mês do Orgulho LGBTQIAPN+, a mostra ressurge como gesto simbólico de resistência e memória.

Com classificação de 14 anos, a série apresenta 26 imagens em preto e branco que revelam fragmentos do cotidiano pandêmico da artista e sua companheira em um pequeno apartamento, em uma travessia afetiva entre Bahia e Rio Grande do Sul, entre ancestralidade e contemporaneidade, entre o privado e o político.

A exposição, que tem entrada gratuita, revela 40 possibilidades de transmutações: do amor, da resistência e da intimidade como ato político. A partir de seu olhar poético e documental, Mariana nos convida a enxergar os laços que unem existências diversas, muitas vezes invisibilizadas.

Na abertura, haverá uma visita guiada pela artista e uma conversa sobre o processo criativo da obra. Ao longo do mês de junho, o projeto se desdobra em ações educativas e encontros poéticos:

  • 13/06 (sexta-feira), 19h – Roda de conversa com estudantes da EJA e Ensino Médio, com a ONG Ponto e Gênero, com participação da artista;
  • 05/06 (quinta), 19h, 17/06 (terça), 10h e 19/06 (quinta), 10h – Mediações com a artista visual e educadora Natalia Brock;
  • 21/06 (sábado), 16h – Ação fotográfica com até 30 casais LGBTQIAPN+, com inscrições via formulário online e mediação da exposição. Cada casal receberá gratuitamente uma imagem digital feita pela artista.

O espaço expositivo é acessível, com rampa, corrimãos e espaço para cadeirantes. Todas as 26 obras contarão com audiodescrição via caixas de som e QR Code, além de texto curatorial em áudio reproduzido em looping por fones de ouvido no local.

A série “40Nós” já teve parte de suas imagens expostas na mostra coletiva “Através da Imagem” (Galeria Loide Schwambach – Fundarte, 2021), e duas fotografias foram capa da Revista Fundarte nº 46 – “Arte, Educação e Performance”.

Sobre a artista

Mariana Jesus é fotógrafa, artista visual e professora. Natural de Salvador (BA), vive em São Leopoldo (RS). Graduanda em Artes Visuais na UERGS, atua como docente na Escola de Fotografia Fluxo (POA) e em projetos sociais e ambientais como o Guardiões da Água (Semae).

Sua produção articula arte e ativismo com foco em negritude, LGBTQIAPN+ e sustentabilidade. Integra o Coletivo 2×3 Poéticas de Aproximação, o Núcleo de Fotografia da UERGS e o projeto Infraordinário (Uergs/Flume).

Serviço

  • Exposição 40Nós – Mariana Jesus
  • Onde: Galeria Liana Brandão – Rua Osvaldo Aranha, 934 – Centro de São Leopoldo – RS
  • Quando: De 2 a 28 de junho de 2025
  • Horário: Segunda a sexta, das 9h às 17h
  • Entrada gratuita | Classificação: 14 anos
  • Ação fotográfica com casais LGBTQIAPN+: 21/06 (sábado), 16h

Redes e contato

  • Site: marianajesus.46graus.com
  • e-mail: marianajesusfotografia@gmail.com
  • Instagram: @marianajesusfotografia | @coletivo2x3poeticasaproximacao
  • YouTube: Mariana Jesus Fotografia
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