Conecte-se conosco

header-top







 

23/06/2026
 

Saúde

Novo piso da enfermagem é debatido entre Prefeitura e profissionais de saúde de Canoas

Redação

Publicado

em

Novo piso da enfermagem é debatido entre Prefeitura e profissionais de saúde de Canoas - Foto: Renan Caumo

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu uma comitiva de trabalhadores dos hospitais de Canoas e representantes do Sindisaúde. O encontro, conduzido pelo responsável da pasta, Jurandir Maciel, teve como pauta o repasse do piso da enfermagem aos profissionais.

“Nós assumimos há 10 dias e estamos trabalhando para regularizar o mais breve possível os repasses. Queremos garantir total transparência a todo o processo”, frisou o gestor.

Nesta terça-feira, 16, o secretário da Saúde deve ter uma reunião com o secretário municipal da Fazenda para avaliar o novo cronograma de pagamento para as parcelas atrasadas.

Para os profissionais da enfermagem do Hospital Universitário de Canoas (HU), Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) e CAPs, a diferença vem desde novembro de 2023 e para o Hospital Nossa Senhora das Graças, desde outubro de 2023.

Em maio, o Governo Federal abriu crédito especial de R$ 7,3 bilhões no orçamento do Fundo Nacional de Saúde para garantir aos estados e municípios o pagamento do piso nacional. Canoas, assim como outras cidades gaúchas, está se adequando para efetuar os repasses.

Novo piso

O novo piso salarial dos enfermeiros contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é de R$ 4.750, conforme definido pela Lei nº 14.434.

Os técnicos de enfermagem recebem no mínimo 70% desse valor (R$ 3.325) e os auxiliares de enfermagem e as parteiras, 50% (R$ 2.375). Em Canoas, mais de três mil profissionais passarão a receber os valores.

Em 2023, a Prefeitura de Canoas sancionou a Lei 6.682, de 11 de outubro de 2023, que autoriza o Município a repassar os recursos recebidos da União para o pagamento do piso nacional da enfermagem.

Os valores destinados a essa assistência financeira complementar devem ser transferidos pela Prefeitura aos profissionais, que incluem enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.

 

Saúde

Hospital Universitário de Canoas amplia cirurgias eletivas e passa a realizar procedimentos aos sábados

Redação

Publicado

em

Hospital Universitário realiza primeiro mutirão do programa Agora Tem Especialistas neste sábado

O Hospital Universitário de Canoas (HU) iniciou neste mês uma ampliação na oferta de cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de junho, os procedimentos também passaram a ser realizados aos sábados, com o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento e reduzir a fila de espera por cirurgias.

A medida foi adotada após a ampliação da estrutura do bloco cirúrgico e o reforço das equipes assistenciais. Até então, as cirurgias eletivas eram concentradas nos dias úteis, enquanto os finais de semana ficavam destinados exclusivamente aos atendimentos de urgência e emergência.

De acordo com a direção do hospital, a nova estratégia busca otimizar a utilização das salas cirúrgicas e acelerar o acesso da população aos procedimentos que aguardam agendamento.

Segundo a superintendente hospitalar da Associação Saúde em Movimento (ASM), responsável pela gestão da unidade, Tatiani Pacheco, a ampliação da estrutura permitiu o aumento da oferta de cirurgias. Ela explica que anteriormente o hospital contava com apenas duas salas cirúrgicas em funcionamento, o que fazia com que os procedimentos eletivos fossem frequentemente impactados pela necessidade de priorizar casos de urgência.

“Hoje contamos com uma estrutura ampliada e equipes contratadas e capacitadas, o que nos permite aumentar a oferta de cirurgias e avançar na redução das filas”, afirmou.

Neste primeiro momento, a iniciativa está em fase de testes e prioriza procedimentos de cirurgia geral, especialidade que apresenta demanda reprimida significativa.

O diretor técnico do Hospital Universitário, Fernando Farias, informou que a etapa inicial tem como foco a avaliação dos fluxos de trabalho e da integração entre as equipes. Segundo ele, o objetivo é garantir segurança e qualidade assistencial durante a expansão do serviço.

“Estamos avaliando fluxos, processos e a integração das equipes para assegurar que toda a assistência seja realizada com excelência. Essa etapa é fundamental para que possamos consolidar o funcionamento dos sábados de forma permanente”, destacou.

A ampliação das atividades aos sábados faz parte de um projeto mais amplo de expansão da capacidade cirúrgica do hospital. A previsão é que, após a consolidação da nova rotina, os testes sejam estendidos para os domingos e, futuramente, para o período noturno.

A proposta segue modelos já adotados por hospitais públicos de grande porte e busca ampliar o número de procedimentos realizados sem a necessidade de novas estruturas físicas, utilizando de forma mais intensa os espaços e equipes já disponíveis na instituição.

Continuar a ler

Saúde

Anvisa suspende lotes de creatina e outros suplementos por irregularidades sanitárias

Redação

Publicado

em

Foto: IDNLabs

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização, distribuição e uso de 11 lotes de suplementos alimentares da empresa IDNLabs. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira, 19, após a empresa comunicar voluntariamente à agência o recolhimento dos produtos.

Entre os itens suspensos estão suplementos de creatina em pó, beta-alanina, BCAA em comprimidos e produtos multivitamínicos e multiminerais. Segundo a Anvisa, a decisão foi tomada após a identificação de uma série de irregularidades relacionadas aos requisitos sanitários.

De acordo com o órgão regulador, foram constatados problemas como descumprimento de normas sanitárias, irregularidades na identificação dos produtos, ausência de advertências obrigatórias nos rótulos, dificuldade de visualização das informações e uso de alegações não autorizadas.

A Anvisa também informou que análises de estabilidade apresentaram resultados abaixo dos limites mínimos ou das especificações declaradas pela empresa. Além disso, a agência apontou que a recomendação de uso da beta-alanina divulgada pela fabricante estaria em desacordo com os limites e condições autorizados.

Os lotes suspensos são:

Suplemento alimentar de creatina em pó — lote 0147.05.2025;

Suplemento alimentar de creatina em pó — lote 0285.05.2025;

Suplemento alimentar de multivitamínicos e multiminerais em comprimidos revestidos — lote 005.01.2026;

Suplemento alimentar em pó beta-alanina — lote 0267.08.2025;

Suplemento alimentar em comprimidos BCAA 2-1-1 — lote 003.01.2025;

Suplemento alimentar de creatina em pó — lote 0148.05.2025;

Suplemento alimentar de multivitamínicos e multiminerais em comprimidos revestidos — lote 0211.07.2025;

Suplemento alimentar em pó beta-alanina — lote 079.02.2025;

Suplemento alimentar em pó beta-alanina — lote 0149.05.2025;

Suplemento alimentar em comprimidos BCAA 2-1-1 — lote 044.01.2025;

Suplemento alimentar em comprimidos BCAA 2-1-1 — lote 004.01.2025.

A agência informou que as medidas foram baseadas em infrações à legislação brasileira de alimentos, incluindo a Lei nº 9.986/1969, além de resoluções da própria Anvisa relacionadas à rotulagem de alimentos embalados e aos requisitos sanitários para suplementos alimentares.

Continuar a ler

Saúde

Nova Santa Rita promove vacinação contra HPV e meningite em escolas da rede pública

Redação

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Santa Rita promove, entre os meses de junho e julho, uma ação de vacinação contra o HPV e a meningite em escolas da rede pública do município. A iniciativa busca ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes por meio da aplicação dos imunizantes diretamente nas instituições de ensino.

Para receber a vacina, os estudantes deverão apresentar a carteira de vacinação e uma autorização assinada pelos pais ou responsáveis.

Segundo o prefeito Rodrigo Battistella, a estratégia busca facilitar o acesso da população às vacinas.

“Levar a vacinação para dentro das escolas é uma forma de facilitar o acesso das famílias e garantir que mais crianças e adolescentes estejam protegidos. A prevenção continua sendo uma das ferramentas mais importantes para promover saúde e qualidade de vida”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Brayan Freitas, destacou que a ação também tem o objetivo de reforçar a conscientização sobre a importância da imunização.

“As vacinas salvam vidas e são fundamentais para prevenir doenças graves. Com essa iniciativa, aproximamos os serviços de saúde da comunidade escolar e reforçamos a importância de manter a caderneta de vacinação sempre atualizada”, disse.

As equipes de saúde atenderão as escolas conforme cronograma definido pela Secretaria Municipal de Saúde, sempre no horário das 9h às 11h.

Cronograma de vacinação

11 de junho – EEEM Nova Sociedade

16 de junho – EEEB Santa Rita

18 de junho – EMEF Alfredo Antônio Amorim

23 de junho – EMEF Miguel Couto

25 de junho – EMEF Homero Fraga

30 de junho – EMEF Victor Aggens

2 de julho – EEEF Barão de Teresópolis

7 de julho – EMEF Tiradentes

9 de julho – EMEF Vasconcelos Jardim

14 de julho – EMEF José Bonifácio

16 de julho – EMEF Santa Rita de Cássia

21 de julho – EMEF Hélio Fraga

23 de julho – EMEF Rui Barbosa

28 de julho – EMEF Campos Salles

30 de julho – EMEF Álvaro Almeida

A vacinação escolar integra as estratégias de imunização voltadas ao público infantojuvenil e tem como objetivo ampliar o acesso às vacinas recomendadas para essa faixa etária.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques