Conecte-se conosco

header-top







 

18/07/2025
 

Saúde

Constatado surto de dengue no bairro Estância Velha; dez pessoas testaram positivo para a doença

Redação

Publicado

em

Estado investiga possível primeiro óbito de canoense por dengue

A partir da constatação de um surto de dengue no bairro Estância Velha, com 10 casos positivos registrados desde o início de dezembro passado, foi feita a aplicação de inseticida para eliminar o mosquito adulto Aedes aegypti, transmissor da doença.

A ação foi realizada no final da tarde da terça-feira, 9, por duas equipes do departamento de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nas proximidades da Unidade de Saúde do bairro (Rua São Matheus, s/n°).

Conforme o médico veterinário e técnico da Equipe de Controle de Zoonoses, Roger Halla, a aplicação realizada nesta terça buscou efetuar o bloqueio vetorial da área para eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

“O trabalho de pulverização deve ser repetido entre sete e dez dias, nas imediações da US”, informa o profissional.

Além da aplicação de inseticida, a equipe de Zoonoses, junto com os agentes de combate a endemias, realiza varreduras em diferentes bairros, visitando imóveis com o objetivo de eliminar todos os focos encontrados, com tratamento mecânico e químico, além de fiscalização sanitária.

Também acontece a coleta das larvas, que são encaminhadas para identificação em laboratório. O objetivo das ações é diminuir a infestação do Aedes, evitando uma possível circulação viral e dificultando o estabelecimento do ciclo de transmissão no local.

O secretário municipal de Saúde, Jurandir Maciel, ressalta que é fundamental a atenção dos canoenses para a doença.

“Neste momento, é importante que todos colaborem com o poder público no enfrentamento da dengue. A população deve permitir o acesso dos agentes aos seus imóveis para receber as devidas orientações e fiscalização”.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são dor de cabeça, dor muscular, dor atrás dos olhos, febre alta, náuseas e vômitos, manchas na pele e mal-estar geral.

Ao perceber algum desses sintomas, é necessário procurar uma unidade de saúde ou UPA. É fundamental ter um diagnóstico rápido para um tratamento oportuno, a fim de evitar o agravamento da doença.

Prevenção

O mosquito Aedes aegypti se prolifera em depósitos de água limpa como garrafas, pneus velhos, piscinas, caixas d’água sem tampa, latas, ralos, calhas, cisternas, vasos e potes de água de animais.

Todos esses locais servem para a fêmea do mosquito depositar seus ovos, que, em contato com a água e em condições ideais, como alta temperatura e alta umidade, em sete dias se transformam em novos mosquitos adultos.

Saúde

Hospital Nossa Senhora das Graças promove mutirão de colonoscopias a partir do dia 26

Redação

Publicado

em

Hospital Nossa Senhora das Graças promove mutirão de colonoscopias a partir do dia 26
O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) imnformou que vai dar início a mais um mutirão de exames no final de julho. A partir do dia 26 de julho, o HNSG vai promover um esforço concentrado para a realização de colonoscopias.
O objetivo, de acordo com a instituição, a exemplo dos outros mutirões realizados pelo HNSG ao longo deste ano, é atender pacientes que aguardam há muito tempo pelo exame e reduzir a fila de espera.

O mutirão será realizado sempre aos sábados e domingos. De acordo com a diretora geral do hospital, Daniela Oliveira, serão 30 procedimentos por fim de semana. O objetivo é chegar a 500 exames realizados dentro do mutirão.

“Temos em fila, hoje, mais de 2 mil pacientes. Alguns aguardando há mais de cinco anos”, relata Daniela. “Nosso compromisso é entregar aos pacientes o atendimento que eles merecem.” Pacientes já estão sendo contatados para a marcação dos seus exames.

Continuar a ler

Saúde

A partir desta segunda-feira, 14, UPA do Idoso em Canoas tem novo horário de atendimento 

Redação

Publicado

em

A partir desta segunda-feira, 14, UPA do Idoso em Canoas tem novo horário de atendimento 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Idoso está funcionando com novo horário a partir desta segunda-feira, 14. A unidade, que fica na Rua Brasil, 438, no Centro, realiza atendimentos de urgência e emergência das 8 às 17 horas, de segunda a sábado.

A UPA do Idoso é referência em atendimento humanizado de urgência e emergência para pessoas com 60 anos ou mais em Canoas. O local também oferece a realização de testes rápidos de hepatite B e C, covid, HIV, sífilis e dengue conforme critérios de disponibilização.

“Nesta unidade nós conseguimos fazer testes rápidos com os protocolos assistenciais e alguns tipos de procedimentos, como curativos, sonda vesical de demora, sonda vesical de alívio”, relata o secretário adjunto de Gestão Hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde, Gustavo Corrêa. “A unidade fica aberta de segunda a sábado com toda a equipe pronta para receber os nossos pacientes.”

Centro de Referência do Idoso

No mesmo endereço, na Rua Brasil, 438, no Centro, também funciona o Centro de Referência do Idoso. Os atendimentos do centro de referência ocorrem a partir de encaminhamentos de pacientes idosos de outras unidades de saúde do Município para consultas com os profissionais no local.

“As unidades de saúde dos bairros realizam o primeiro atendimento do paciente e marcam a consulta no Centro de Referência do Idoso conforme os critérios de encaminhamento”, explica o o secretário adjunto de Gestão Hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde, Gustavo Corrêa. O Centro de Referência do Idoso funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Continuar a ler

Saúde

Unidade de saúde Mathias Velho passa a atuar como retaguarda da UPA Liberty com hotário estendido até 22 horas

Redação

Publicado

em

Unidade de saúde Mathias Velho passa a atuar como retaguarda da UPA Liberty com hotário estendido até 22 horas
A unidade de saúde Mathias Velho, no bairro Mathias Velho, passa a funcionar, a partir desta quarta-feira, 9, com horário estendido e como retaguarda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Liberty Dick Conter, no mesmo bairro.
O objetivo, segundo a Prefeitura, é realizar atendimentos não urgentes e de pouca urgência na unidade de saúde e, com isso, reduzir o volume de pacientes da UPA. A unidade Mathias Velho também seguirá funcionando normalmente para o atendimento da comunidade.

Horário estendido

A partir desta quarta-feira, o horário de atendimento da unidade passa a ser das 8h às 22h.

“Essa ampliação de horário visa atender os munícipes de Canoas e fortalecer a assistência à saúde durante o período de baixas temperaturas, com foco em síndromes respiratórias e outras doenças típicas do inverno”, explica a secretária adjunta da Atenção Primária e Especializada da Secretaria Municipal da Saúde, Fernanda Varnier Seminoti.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a equipe da unidade Mathias Velho, para o período de atuação como retaguarda da UPA, é composta por dois médicos, duas enfermeiras, três técnicos de enfermagem, um profissional de higienização e um recepcionista.

Medida integra ações do Município recomendadas pelo Programa Inverno Gaúcho

De acordo com a secretária adjunta da Atenção Primária e Especializada da Secretaria Municipal da Saúde, Fernanda Varnier Seminoti, a medida faz parte de uma série de ações realizadas pelo Município, recomendadas pelo Programa Inverno Gaúcho.
O objetivo é reforçar a atenção primária e o atendimento hospitalar em Canoas neste período mais frio do ano, em que cresce a demanda pelos serviços de saúde por conta das doenças respiratórias típicas da estação. Outras medidas que vêm sendo realizadas no Município incluem ações de vacinação, aumento da oferta de testes de covid-19 e influenza e ampliação no número de leitos de UTI pediátricos e de suporte ventilatório.
Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques