Geral
TRADIÇÃO NO ENSINO: Veterinária da Ulbra faz 30 anos com muita inovação e tecnologia

O investimento em novas tecnologias veterinárias é uma das tendências do mercado e que também chega à aprendizagem dos acadêmicos da área, garantindo resultados melhores, com mais segurança, precisão e em menos tempo.
É o que oferece aos alunos e à comunidade o curso de Medicina Veterinária da Ulbra Canoas, que completou 30 anos em 2023.
Entre os diferenciais da graduação está o Hospital Veterinário, que atua como clínica-escola, com inovações tecnológicas e centro de diagnóstico por imagens. Também há o manejo com animais de grande porte na fazenda-escola em pleno centro urbano.
A Ulbra oferece uma infraestrutura completa e diversificada para os estudantes de Veterinária ao longo destas três décadas, explica o coordenador do curso, Jean Carlos dos Reis Soares.
São laboratórios especializados em diversas áreas, como microbiologia, anatomia e diagnóstico por imagem.
“Os alunos adquirem experiência prática e atendem casos reais desde o início da formação”, acrescenta Soares.
Inovação digital
Já está disponível aos acadêmicos da Medicina Veterinária da Ulbra uma mesa de anatomia interativa, conta o coordenador do curso. O equipamento tem uma tela touch de 86 polegadas.
A inovação será utilizada por diversas disciplinas do curso, a partir do próximo semestre, facilitando o aprendizado dos alunos e gerando uma experiência de realidade virtual.
Embora mantenha uma tradição consolidada ao longo do tempo, o curso também se destaca por sua capacidade de inovação, adaptando-se às demandas da contemporaneidade.
“A introdução da inovação digital, por exemplo, transformou radicalmente o processo de aprendizagem ao longo dos anos. A constante atualização técnica, como evidenciado pelo foco no bem-estar animal e na incorporação de equipamentos cada vez mais modernos, é uma característica marcante do curso”, enfatiza o coordenador.
Diagnóstico por imagens
O Hospital Veterinário, além de atuar como clínica-escola, disponibiliza atendimento clínico e cirúrgico, internação, odontologia, oncologia, fisioterapia e acupuntura em animais de pequeno, médio e grande porte, conforme o diretor do hospital, Paulo Aguiar.
No local, funcionam os laboratórios de análises clínicas, microbiológicas, parasitológicas, biotecnológicas e histopatológicas, além do centro de diagnóstico por imagens, contando com aparelho de tomografia, explica o diretor.
“Nós utilizamos todas essas tecnologias também em animais não convencionais, como tartarugas, coelhos e aves, entre outros”, revela Aguiar.
Trata-se de uma solução completa e intuitiva para análise detalhada dos animais, utilizando exames tridimensionais ou em planos.
Na opinião do diretor, com a nova tecnologia, os estudantes de Medicina Veterinária da Ulbra terão mais uma ferramenta para atingir competências consideradas imprescindíveis para a formação.
“Nós procuramos sempre trazer para o aluno as inovações que estão sendo utilizadas no mercado”, ressalta.
Atendimentos em aula
“O Hospital Veterinário da Ulbra tem todos os exames laboratoriais, como de sangue, patológicos, equipamentos de raio x, ultrassonografia, tanto para animais pequenos como de grande porte”, explica a médica veterinária residente Louise Maciel Fernandes, 26 anos.
Segundo ela, quando chega um cavalo no Hospital Veterinário da Ulbra, por exemplo, “não é preciso encaminhar para exames em outro local. A Universidade tem toda a infraestrutura. E os atendimentos são realizados também em aula.
Assim como o manejo dos animais, manejo sanitário, reprodutivo, incluindo ovelhas, rebanho de vacas, equinos e até búfalos”, conclui a médica veterinária.
Geral
Mercado é interditado após fiscalização apreender cinco toneladas de produtos impróprios em Ijuí

Uma operação de fiscalização realizada na quarta-feira, 13, resultou na apreensão de cerca de cinco toneladas de produtos impróprios para consumo em três estabelecimentos de Ijuí, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Um mercado foi interditado e um dos proprietários preso em flagrante.
O caso mais grave foi registrado no Mercado Soberano, localizado no bairro Burtet. No local, equipes encontraram alimentos vencidos há até nove anos, carnes sem procedência, produtos com mofo e sinais de infestação por insetos e roedores.
De acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Sul, havia diversas irregularidades espalhadas pelo estabelecimento. Entre os itens apreendidos estavam bicos de mamadeira vencidos há seis anos, fraldas infantis fora da validade há quatro anos e bebidas vencidas há quase uma década. Também foram identificadas mercadorias com suspeita de remarcação da data de validade.
Na área da padaria, fiscais localizaram insumos com mofo sendo utilizados na produção de alimentos. Produtos de limpeza, sanitizantes e raticidas vencidos também foram encontrados.
Segundo o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria Especializada de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, a situação encontrada chamou atenção até mesmo das equipes que atuam frequentemente em operações semelhantes.
Pelo volume, dá para dizer que 40% do mercado, no mínimo, estava todo vencido. Tinha tudo que é tipo de irregularidade possível no estabelecimento — afirmou.
O promotor também relatou as condições sanitárias encontradas no local.
Tinha teia de aranha, fezes de rato, barata voando. Isso não precisa orientação. Não se pode ter um estabelecimento que trabalha com alimentos nessas condições. Tinha de tudo — disse.
Conforme o MP, um dos proprietários foi encaminhado à delegacia e autuado em flagrante por crime contra as relações de consumo. A pena prevista para armazenamento e comercialização de produtos impróprios para consumo varia de dois a cinco anos de detenção, além de multa.
A Vigilância Sanitária determinou a interdição total do mercado e abriu processo administrativo. O Batalhão Ambiental da Brigada Militar também participou da fiscalização por irregularidades ambientais e ausência de licenciamento.
Parte da carne apreendida passou por avaliação sanitária e, após liberação, foi destinada ao mantenedouro de animais São Braz, em Santa Maria.
Policial
Polícia Civil faz operação contra grupo neonazista em Porto Alegre e Canoas; um homem é preso

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 14, a Operação Revelare para investigar a atuação de um grupo neonazista skinhead em Porto Alegre e Canoas. A ação foi realizada pela Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI), sob coordenação do delegado Vinícius Nahan.
Ao todo, 20 policiais civis cumpriram quatro mandados de busca e apreensão. Um homem foi preso em flagrante por apologia ao nazismo.
Segundo a investigação, o grupo utilizava redes sociais e adesivos com QR Codes espalhados em locais públicos para direcionar interessados a grupos de mensagens, onde ocorria o recrutamento de novos integrantes e a disseminação de conteúdos extremistas e de ódio.
A Polícia Civil também apura um esquema de arrecadação financeira por meio de chaves PIX. Conforme os investigadores, os suspeitos comercializavam desenhos com símbolos extremistas pela internet para financiar as atividades do grupo. Os alvos da operação não possuíam antecedentes policiais.
Durante o cumprimento dos mandados, os agentes apreenderam um taco de beisebol com arame farpado, aparelho de choque, desenhos neonazistas, máscaras, livros sobre nazismo, roupas táticas e militares, peças associadas a grupos extremistas e celulares.
Geral
Câmara de Canoas realiza primeira audiência pública da CPI da Corsan/Aegea nesta quinta-feira

A Câmara Municipal de Canoas realiza nesta quinta-feira, 14, às 18h, a primeira audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os serviços prestados pela Corsan/Aegea no município. O encontro ocorre no plenário da Casa Legislativa, após a sessão ordinária, e será aberto à participação da população.
A audiência marca o início de uma série de reuniões organizadas pela comissão para ouvir moradores de diferentes regiões da cidade sobre questões relacionadas ao abastecimento de água, cobranças e serviços executados pela concessionária.
Durante o encontro, moradores poderão relatar problemas enfrentados nos bairros, apresentar denúncias e encaminhar informações que poderão integrar os trabalhos da CPI. As manifestações deverão ocorrer mediante inscrição prévia.
Segundo o presidente da comissão, vereador Eric Douglas, a proposta é ampliar a participação da comunidade nas discussões sobre os serviços prestados pela empresa.
A comissão também definiu o calendário das próximas audiências públicas, previstas para ocorrer em diferentes regiões do município:
21 de maio – Região Noroeste
28 de maio – Região Sudeste
2 de junho – Região Sudoeste
11 de junho – Região Nordeste
Além das audiências, a CPI informou que trabalha na criação de um canal de WhatsApp para recebimento de denúncias, envio de contas consideradas indevidas e relatos relacionados aos serviços da Corsan/Aegea. O número deverá ser divulgado durante a primeira audiência.
A CPI foi instalada pela Câmara Municipal para apurar reclamações envolvendo os serviços da Corsan/Aegea em Canoas, incluindo cobranças, obras e atendimento à população.

Clima1 semana atrásFrente fria avança sobre o RS e provoca alerta para temporais nesta quinta-feira, 7, e sexta-feira, 8

Saúde1 semana atrásRio Grande do Sul recebe 404 mil novas doses da vacina contra a gripe e reforça campanha de imunização

Saúde1 semana atrásAnvisa determina recolhimento de produtos das linhas Ypê e Tixan após falhas na fabricação

Política7 dias atrásLei sancionada por Lula aumenta penas para furto, roubo e golpes virtuais no Brasil

Saúde7 dias atrásCanoas realiza pré-conferências regionais para discutir prioridades da saúde pública

Política1 semana atrásCâmara de Vereadores de Canoas instaura CPI para investigar os serviços da Corsan/Aegea

Transporte1 semana atrásTrensurb normaliza circulação após invasão de via entre as estações Farrapos e Fátima

Concursos7 dias atrásPorto Alegre abre concursos para farmacêutico e médico veterinário com salário de R$ 2,7 mil



























































