Conecte-se conosco

header-top







 

21/05/2026
 

Geral

TRADIÇÃO NO ENSINO: Veterinária da Ulbra faz 30 anos com muita inovação e tecnologia

Redação

Publicado

em

TRADIÇÃO NO ENSINO: Veterinária da Ulbra faz 30 anos com muita inovação e tecnologia

O investimento em novas tecnologias veterinárias é uma das tendências do mercado e que também chega à aprendizagem dos acadêmicos da área, garantindo resultados melhores, com mais segurança, precisão e em menos tempo.

É o que oferece aos alunos e à comunidade o curso de Medicina Veterinária da Ulbra Canoas, que completou 30 anos em 2023.

Entre os diferenciais da graduação está o Hospital Veterinário, que atua como clínica-escola, com inovações tecnológicas e centro de diagnóstico por imagens. Também há o manejo com animais de grande porte na fazenda-escola em pleno centro urbano.

A Ulbra oferece uma infraestrutura completa e diversificada para os estudantes de Veterinária ao longo destas três décadas, explica o coordenador do curso, Jean Carlos dos Reis Soares.

São laboratórios especializados em diversas áreas, como microbiologia, anatomia e diagnóstico por imagem.

“Os alunos adquirem experiência prática e atendem casos reais desde o início da formação”, acrescenta Soares.

Inovação digital

Já está disponível aos acadêmicos da Medicina Veterinária da Ulbra uma mesa de anatomia interativa, conta o coordenador do curso. O equipamento tem uma tela touch de 86 polegadas.

A inovação será utilizada por diversas disciplinas do curso, a partir do próximo semestre, facilitando o aprendizado dos alunos e gerando uma experiência de realidade virtual.

Embora mantenha uma tradição consolidada ao longo do tempo, o curso também se destaca por sua capacidade de inovação, adaptando-se às demandas da contemporaneidade.

“A introdução da inovação digital, por exemplo, transformou radicalmente o processo de aprendizagem ao longo dos anos. A constante atualização técnica, como evidenciado pelo foco no bem-estar animal e na incorporação de equipamentos cada vez mais modernos, é uma característica marcante do curso”, enfatiza o coordenador.

Diagnóstico por imagens

O Hospital Veterinário, além de atuar como clínica-escola, disponibiliza atendimento clínico e cirúrgico, internação, odontologia, oncologia, fisioterapia e acupuntura em animais de pequeno, médio e grande porte, conforme o diretor do hospital, Paulo Aguiar.

No local, funcionam os laboratórios de análises clínicas, microbiológicas, parasitológicas, biotecnológicas e histopatológicas, além do centro de diagnóstico por imagens, contando com aparelho de tomografia, explica o diretor.

“Nós utilizamos todas essas tecnologias também em animais não convencionais, como tartarugas, coelhos e aves, entre outros”, revela Aguiar.

Trata-se de uma solução completa e intuitiva para análise detalhada dos animais, utilizando exames tridimensionais ou em planos.

Na opinião do diretor, com a nova tecnologia, os estudantes de Medicina Veterinária da Ulbra terão mais uma ferramenta para atingir competências consideradas imprescindíveis para a formação.

“Nós procuramos sempre trazer para o aluno as inovações que estão sendo utilizadas no mercado”, ressalta.

Atendimentos em aula

“O Hospital Veterinário da Ulbra tem todos os exames laboratoriais, como de sangue, patológicos, equipamentos de raio x, ultrassonografia, tanto para animais pequenos como de grande porte”, explica a médica veterinária residente Louise Maciel Fernandes, 26 anos.

Segundo ela, quando chega um cavalo no Hospital Veterinário da Ulbra, por exemplo, “não é preciso encaminhar para exames em outro local. A Universidade tem toda a infraestrutura. E os atendimentos são realizados também em aula.

Assim como o manejo dos animais, manejo sanitário, reprodutivo, incluindo ovelhas, rebanho de vacas, equinos e até búfalos”, conclui a médica veterinária.

Policial

Operação Mercato prende três suspeitos de integrar rede de tráfico em São Leopoldo

Redação

Publicado

em

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 21, a Operação Mercato contra um grupo investigado por tráfico de drogas em São Leopoldo. A ação foi coordenada pela 1ª Delegacia de Polícia do município, com apoio de agentes da 3ª Região Metropolitana.

Cerca de 35 policiais civis cumpriram três mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão nos bairros Campestre, Cohab, Duque e Rio Branco. As ordens judiciais foram expedidas pela 4ª Vara Criminal de São Leopoldo.

Segundo a investigação, os alvos integravam uma rede de tráfico de drogas com atuação concentrada no bairro Jardim América. Três pessoas foram presas durante a operação.

De acordo com a Polícia Civil, dois suspeitos atuavam na entrega de entorpecentes na região, enquanto um homem de 30 anos seria responsável por facilitar a movimentação financeira do esquema. As investigações apontam ainda que os entregadores abasteciam um ponto de venda de drogas em via pública próximo a um mercado, enquanto o proprietário do estabelecimento armazenava diariamente o dinheiro arrecadado com a comercialização dos entorpecentes.

Os presos possuem antecedentes policiais por crimes como tráfico de drogas, homicídio doloso, roubo, furto, porte ilegal de arma de fogo e lesão corporal.

Continuar a ler

Geral

Câmara de Canoas realiza segunda audiência pública da CPI da Corsan/Aegea nesta quinta-feira

Redação

Publicado

em

A Câmara Municipal de Canoas promove nesta quinta-feira, 21, às 18h30, a segunda audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os serviços prestados pela Corsan/Aegea no município.

O encontro será realizado na Escola Municipal Professor Thiago Würth, localizada na Avenida Rio Grande do Sul, 4240, no bairro Matias Velho, e terá participação aberta à comunidade.

A atividade integra uma série de reuniões descentralizadas da CPI, que busca ouvir moradores de diferentes regiões da cidade sobre problemas relacionados ao abastecimento de água, cobrança de tarifas, esgotamento sanitário e demais serviços executados pela concessionária.

Durante a audiência, os cidadãos poderão relatar situações enfrentadas nos bairros, apresentar denúncias e encaminhar documentos, fotos e vídeos à comissão. De acordo com as regras estabelecidas pela CPI, as manifestações ocorrerão mediante inscrição prévia.

Entre as principais reclamações já registradas estão aumento expressivo nas contas de água, cobranças consideradas indevidas, interrupções no abastecimento em diversos bairros, vazamentos sem reparo, dificuldades no atendimento ao consumidor, cobrança de taxa de esgoto em locais sem ligação adequada e problemas decorrentes de obras, como buracos e danos em vias públicas.

A comissão também disponibilizou um canal de WhatsApp para recebimento de denúncias, reclamações e materiais relacionados aos serviços prestados pela Corsan/Aegea. O contato pode ser feito pelo número (51) 99481-1147.

Além da audiência na região Noroeste, a CPI já definiu o calendário das próximas reuniões públicas:

28 de maio
Quadrante Sudeste
Local ainda a ser definido

2 de junho
Quadrante Sudoeste
Associação de Moradores do bairro Rio Branco

11 de junho
Quadrante Nordeste
Local ainda a ser definido

Continuar a ler

Policial

Polícia Civil deflagra Operação Judas para investigar esquema criminoso em empresa de Cachoeirinha

Créditos imagens: Miguel Noronha.

Redação

Publicado

em

Crédito imagem: Miguel Noronha

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 20, a Operação Judas para investigar um esquema criminoso que teria causado prejuízo de cerca de R$ 16,5 milhões a uma empresa de Cachoeirinha. A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Viamão, vinculada à 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, sob comando do delegado Alexandre Fleck.

Mais de 65 policiais civis participaram da ofensiva, que cumpriu 43 medidas cautelares em Porto Alegre, Gravataí, Canoas e também na Serra, no Estado do Espírito Santo. Entre as medidas estão 14 mandados de busca e apreensão, bloqueios de contas bancárias, quebra de sigilos bancário e fiscal e indisponibilidade de bens de nove empresas investigadas.

Durante a operação, os agentes recuperaram 18 máquinas que seriam alvo das fraudes. Outras 20 já haviam sido localizadas anteriormente com um dos investigados, que, segundo a polícia, alugava os equipamentos para terceiros. Também foram apreendidos celulares, notebook e outros materiais considerados importantes para o andamento das investigações.

De acordo com a Polícia Civil, o esquema era conduzido por um funcionário da empresa, já identificado, que utilizava o acesso aos sistemas internos para inserir informações falsas e produzir documentos ideologicamente falsos. A suspeita é de que ele tenha desviado 134 máquinas empilhadeiras, paleteiras e equipamentos semelhantes ao longo de aproximadamente três anos.

As investigações também identificaram possíveis coautores e apontaram o destino de parte dos maquinários desviados. A polícia afirma que a operação busca ampliar a recuperação dos bens e aprofundar as provas sobre a participação dos envolvidos no esquema criminoso.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques