Conecte-se conosco

header-top







 

13/10/2025
 

Saúde

Banco de sangue do HU estará aberto no sábado, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Redação

Publicado

em

Banco de sangue do HU estará aberto no sábado, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Dia 25 de novembro é dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, e o Banco de Sangue do Hospital Universitário de Canoas estará aberto para receber doações e reabastecer os estoques.

O atendimento neste sábado será feito via agendamento. Para marcar presença basta ligar para o telefone (51) 3478-8200.

Referência para a rede hospitalar de Canoas, abastecendo os bancos de sangue dos hospitais Nossa Senhora das Graças e Hospital de Pronto Socorro, o HU está preparado para receber uma boa quantidade de pessoas interessadas em ajudar.

Hoje a maior necessidade são os tipos “O” negativo e positivo, mas sempre há a preocupação em manter o estoque alto com todos os tipos de sangue.

Onde doar?

O Hospital Universitário de Canoas fica na Avenida Farroupilha, 8001, bairro São José das 8:00 às 16:00, com agendamento.

Agendamento para sábado: Telefone 3478-8200.

Quem pode doar e o que precisa:

Estão aptos a doar:

– Pessoas de 18 a 60 anos que estiverem doando pela primeira vez.
– Até 69 anos para quem já é doador.
– A partir dos 16 (com a presença de um responsável).

O que precisa:

– Ter acima de 50 quilos.
– Estar bem alimentado.
– Comparecer portando documento com foto.

Tipos sanguíneos necessários:

O – Positivo e negativo
A – Positivo e negativo
B – Positivo e negativo
AB – Positivo e negativo
OBS: O tipo sanguíneo “O negativo” é doador universal.

Saúde

Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul

Redação

Publicado

em

Subiu para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul na manhã desta quinta-feira (9/10). Os dois novos casos são de um homem de 28 anos residente em Porto Alegre e outro de um homem de 64 anos morador de Viamão. O Rio Grande do Sul segue com um caso confirmado e quatro descartados.

Confirmado 

Homem, 42 anos, de Porto Alegre: consumiu caipirinhas de vodca em São Paulo (SP) no dia 26/9. Apresentou sintomas como febre, dor abdominal e dor de cabeça entre 12 e 24 horas após o consumo. Também relatou visão turva e alteração na percepção de cores. De volta ao Rio Grande do Sul, foi atendido na emergência do Hospital São Lucas da PUCRS no dia 30/9, onde recebeu tratamento e foi liberado.

Em investigação

  • Homem, 28 anos, de Porto Alegre
  • Homem, 64 anos, de Viamão
  • Homem, 21 anos, de Novo Hamburgo
  • Mulher, 20 anos, de Passo Fundo

Descartados

  • Homem, 23 anos, de Porto Alegre
  • Homem, 45 anos, de Nova Santa Rita
  • Homem, 38 anos, de Porto Alegre
  • Homem, 84 anos, de Santa Maria
Continuar a ler

Saúde

Rio Grande do Sul confirma primeiro caso de intoxicação por metanol em bebida consumida fora do Estado

Redação

Publicado

em

Rio Grande do Sul confirma primeiro caso de intoxicação por metanol em bebida consumida fora do Estado

A Secretaria da Saúde (SES) confirmou nesta quarta-feira, 8, o primeiro caso de intoxicação por metanol no Estado após consumo de bebida alcoólica. O paciente é um homem de 42 anos, residente em Porto Alegre, que relatou ter consumido o destilado em São Paulo (SP) no dia 26 de setembro. Após atendimento médico inicial, ele já foi liberado.

O homem apresentou sintomas como febre, dor abdominal e dor de cabeça entre 12 e 24 horas após o consumo de caipirinhas de vodca. Posteriormente, também relatou visão turva e alteração na percepção de cores. De volta ao Rio Grande do Sul, ele foi atendido na emergência do Hospital São Lucas da PUCRS no dia 30 de setembro, onde recebeu tratamento e foi liberado. Atualmente, está sendo acompanhado pela equipe de vigilância em saúde da capital.

A confirmação da intoxicação ocorreu após análise laboratorial de amostra de sangue realizada por um laboratório privado que presta serviços ao hospital. O resultado foi liberado na madrugada desta quarta-feira.

Nota Informativa

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) publicou nesta quarta-feira uma Nota Informativa com orientações aos serviços de saúde sobre o fluxo de atendimento e notificação imediata de casos suspeitos de intoxicação por metanol. A SES reforça a importância da atenção dos profissionais de saúde para sintomas compatíveis com intoxicação por metanol e destaca que a notificação rápida é essencial para a adoção de medidas de controle e prevenção.

O primeiro passo recomendado é o contato com o Centro de Informação Toxicológica (CIT) do Rio Grande do Sul, disponível pelo telefone 0800-721-3000, com atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana. O serviço poderá alinhar se o caso se enquadra como suspeito e oferecer orientação especializada ao profissional de saúde, além de apoio para o atendimento clínico imediato.

Definição de caso suspeito

A definição de caso suspeito de intoxicação por metanol considera pacientes com histórico de ingestão de bebidas alcoólicas que apresentem, entre seis e 72 horas após o consumo, persistência ou piora de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas:

  • Sintomas compatíveis com embriaguez acompanhados de desconforto gástrico ou quadro de gastrite;
  • Manifestações visuais, como visão turva, borrada, escotomas (pontos cegos) ou redução da acuidade visual.

Esses sintomas podem evoluir para rebaixamento de consciência (perda da capacidade de interagir com o ambiente, variando de sonolência a entorpecimento), convulsões, coma, e alterações visuais persistentes, como cegueira, escotoma central (perda de visão que afeta o centro do campo visual) e atrofia óptica (dano ao nervo óptico).

Ações das vigilâncias municipais

Após o contato inicial com o CIT e a devida notificação, o serviço de saúde onde o caso suspeito foi atendido deve informar a vigilância municipal de saúde, que será responsável pela investigação. Assim que tomar conhecimento do caso, a vigilância deve acionar a Brigada Militar para comparecimento à unidade de saúde.

A localização, apreensão e arrecadação do produto suspeito, especialmente em casos que envolvam estabelecimentos comerciais ou locais de produção clandestina, serão conduzidas pelas forças de segurança. A investigação será realizada em conjunto com a vigilância sanitária local e secretaria da agricultura, conforme suas competências.

Ações do governo do Estado

Na semana passada, foi criado um Comitê Intersecretarial para acompanhar as ações de monitoramento e investigação de possíveis casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas. O grupo é formado por representantes das secretarias da Saúde (SES), da Segurança Pública (SSP) e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

O objetivo do comitê é garantir agilidade e efetividade na resposta a casos suspeitos, por meio da articulação entre diferentes áreas do governo estadual.

Tratamento

A SES está realizando um levantamento junto à rede hospitalar sobre os estoques de etanol farmacêutico, utilizado no tratamento de intoxicações por metanol. O Estado também aguarda o envio do antídoto específico fomepizol, que está sendo adquirido pelo Ministério da Saúde junto a fornecedores internacionais.

Continuar a ler

Saúde

Médicos das UPAs de Canoas decidem manter as restrições nos atendimentos

Redação

Publicado

em

Médicos das UPAs de Canoas decidem manter, em Assembleia Geral Extraordinária, a restrição dos atendimentos apenas para casos de urgência, encaminhando fichas azul e verde às UBSs. A medida será válida 72 horas após notificação ao Cremers. A decisão foi motivada por atrasos nos pagamentos: parte dos profissionais não recebeu integralmente os honorários de julho e nenhum recebeu os de agosto.

As UPAs são administradas pelo IBSaúde, que subcontrata a Dotmed para gerenciar escalas. Médicos relatam dificuldades financeiras, pressão para cumprir escalas sem contrato formal e falta de resposta da Dotmed. O Simers está orientando os profissionais, cobrando soluções da Prefeitura e da Assembleia Legislativa e pedindo que futuras licitações proíbam subcontratações.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques