Conecte-se conosco




 

29/11/2023
 

Saúde

Vem aí a III Jornada da Prematuridade em alusão ao Novembro Roxo

Redação

Publicado

em

Vem aí a III Jornada da Prematuridade em alusão ao Novembro Roxo

O Hospital Divina, da Rede de Saúde da Divina Providência, de Porto Alegre, em alusão ao Novembro Roxo, mês de prevenção e conscientização à prematuridade, está organizando a sua III Jornada da Prematuridade.

O evento, aberto ao público, ocorre no dia 14 de novembro, no auditório Padre Michelis, e contará com a participação de palestrantes do Divina e de outros hospitais de Porto Alegre.

Será um dia de muita troca de experiência e aprendizagem sobre o tema. A atividade é aberta ao público externo e a inscrição é solidária, por meio de doação de itens de material escolar.

17 DE NOVEMBRO DIA MUNDIAL DA PREMATURIDADE

O dia 17 de novembro, dia Mundial da Prematuridade, é marcado para lembrarmos da importância do nascimento que ocorre antes das 37 semanas de idade gestacional e de todo o caminho a ser percorrido pelos bebês e suas famílias.

Segundo a Coordenadora Médica do Centro Materno Infantil do Hospital Divina, a pediatra e neonatologista Cristina Rosa Medina de Melo, doenças como hipertensão na gestação ou pré-eclampsia, infecções uterinas, ruptura prematura de membranas e gestação múltipla são algumas das causas do nascimento prematuro.

“Por isso a importância da preparação para uma gestação saudável, seu diagnóstico
precoce e o acompanhamento especializado no pré-natal são fatores importantes para
diminuir a sua incidência”, ressalta a profissional.

No Brasil, 12% dos bebês nascem prematuros e é um problema a ser considerado nas
políticas públicas.

A dra. Cristina destaca que o cuidado que se inicia na UTI Neonatal, permanece após a alta hospitalar e, às vezes, por muito tempo, com o acompanhamento das equipes multidisciplinares, para proporcionar o melhor desenvolvimento desses pequenos e o crescimento adequado mantendo as condições integrais de saúde.

“Sensibilizar, engajar, acolher aos bebês e suas famílias deve ser o objetivo neste e todos os dias, fazendo que essa jornada desafiadora, a do nascimento antecipado, seja o mais leve possível”, complementa.

Saúde

Banco de sangue do HU estará aberto no sábado, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Redação

Publicado

em

Banco de sangue do HU estará aberto no sábado, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Dia 25 de novembro é dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, e o Banco de Sangue do Hospital Universitário de Canoas estará aberto para receber doações e reabastecer os estoques.

O atendimento neste sábado será feito via agendamento. Para marcar presença basta ligar para o telefone (51) 3478-8200.

Referência para a rede hospitalar de Canoas, abastecendo os bancos de sangue dos hospitais Nossa Senhora das Graças e Hospital de Pronto Socorro, o HU está preparado para receber uma boa quantidade de pessoas interessadas em ajudar.

Hoje a maior necessidade são os tipos “O” negativo e positivo, mas sempre há a preocupação em manter o estoque alto com todos os tipos de sangue.

Onde doar?

O Hospital Universitário de Canoas fica na Avenida Farroupilha, 8001, bairro São José das 8:00 às 16:00, com agendamento.

Agendamento para sábado: Telefone 3478-8200.

Quem pode doar e o que precisa:

Estão aptos a doar:

– Pessoas de 18 a 60 anos que estiverem doando pela primeira vez.
– Até 69 anos para quem já é doador.
– A partir dos 16 (com a presença de um responsável).

O que precisa:

– Ter acima de 50 quilos.
– Estar bem alimentado.
– Comparecer portando documento com foto.

Tipos sanguíneos necessários:

O – Positivo e negativo
A – Positivo e negativo
B – Positivo e negativo
AB – Positivo e negativo
OBS: O tipo sanguíneo “O negativo” é doador universal.

Continuar a ler

Saúde

Estudo gratuito avalia novo tratamento para asma em Porto Alegre

Redação

Publicado

em

Estudo gratuito avalia novo tratamento para asma em Porto Alegre

O Centro de Pesquisas Insight/Rede de Saúde da Divina Providência está realizando pesquisa de um novo tratamento para a asma e necessita de voluntários.

Além de apoiar a pesquisa, a pessoa terá acesso a consultas médicas e tratamento sem custo.

Mais informações sobre como participar podem ser obtidas pelo fone e whatsapp 51 3269.5080. Participar é um ato de generosidade.

Local

O Insight está localizado no Shopping Total, na avenida Cristóvão Colombo, em Porto Alegre-RS. Os responsáveis técnicos pelo estudo são os doutores Marco Kalil (CRM 46968) e Cynthia Dullius (CRM 33658).

Continuar a ler

Saúde

Atividades de ritmos são realizados para marcar prevenção do câncer de mama em Canoas

Redação

Publicado

em

Atividades de ritmos são realizados para marcar prevenção do câncer de mama em Canoas

Outubro Rosa é um movimento mundial que alerta sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer. A Ulbra Canoas realizou atividades de ritmos na tarde desta segunda-feira, 30, para marcar a conscientização do tema.

Colaboradoras participaram de modalidades de danças agrupadas, alongamentos e caminhada pelo campus.

“O Outubro Rosa é considerado o mês alusivo à proteção e promoção da saúde da mulher contra o câncer de mama. Devemos consultar o médico e realizar os exames, para prevenir a doença, pelo menos uma vez por ano”, alerta Eliana Ribeiro, enfermeira do Serviço Especializado de Segurança e Medicina no Trabalho (Sesmt).

Sensibilização

A coordenadora de Recursos Humanos (RH) da Ulbra Canoas, Marjorie Bangel Carvalho Nascimento, destaca que “o evento tem o objetivo de mobilização conjunta para alertar nossas colaboradoras para que elas façam o autoexame e compreendam a importância da prevenção. É uma sensibilização com foco para  que elas procurem o sistema de saúde e façam os exames.”

O coordenador do curso de Educação Física da Ulbra Canoas, Daniel Carlos Garlipp, também ressaltou a importância da prevenção ao câncer de mama.

“A mulher precisa se conhecer e identificar possíveis alterações. No momento em que fazemos ação conjunta de dança e exercícios físicos, as pessoas aprendem mais sobre si mesmas”, garante Garlipp.

A professora de Educação Física Caroline Conrado, que coordenou a atividade, é egressa da Ulbra Canoas.

“A atividade de hoje é para unir mulheres em prol de uma mesma causa.  A descoberta de um câncer é um momento muito difícil. Esta integração e envolvimento é algo importante para a conscientização”, conclui.

 

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm