Conecte-se conosco

header-top


 






 

10/04/2025
 

Geral

Complexo esportivo da Ulbra recebe 2,5 mil estudantes de Medicina para jogos estudantis

Redação

Publicado

em

Foto: Etapa Produções

Mais de 2.500 estudantes de 20 universidades de todo o estado foram esperados na quarta edição dos Jogos Universitários de Medicina do Rio Grande do Sul (IV Jumed-RS).

O evento ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de setembro e, pela primeira vez, a Ulbra Canoas foi a sede das competições. As modalidades esportivas que farão parte do IV Jumed-RS são atletismo, basquete, futsal, handebol e vôlei (masculino e feminino).

Foto: Etapa Produções

Foto: Etapa Produções

A Ulbra participou com 431 estudantes em todas as modalidades. O encontro dos acadêmicos da Medicina começou na sexta-feira, dia 15, com o lounge – festa de integração, às 18h, no campus Canoas.

No sábado, os jogos seguiram das 8h às 20h. No domingo, ocorreram as semifinais e finais, com apresentação de bateria e de cheerleaders.

Fizeram parte do grupo de organizadores do IV Jumed-RS: Isadora Saurin Ritterbusch Pedro Gustavo Stevanato de Oliveira, Kethylyn dos Santos Nunes, Pedro Ferreira de Azevedo e João Alves.

Complexo esportivo

Complexo esportivo - Divulgação Ulbra

Complexo esportivo – Divulgação Ulbra

A maior parte dos visitantes ficou hospedada no campus Canoas, onde foi preparada toda a infraestrutura do complexo esportivo, nas quadras dos prédios 40 e 55.

Alojamentos, alimentação e espaços de integração também foram disponibilizados para o público, revela o gestor da Ulbra Sport, Hans Kuchenbecker.

Foto: Etapa Produções

Foto: Etapa Produções

Tecnologia das quadras

“A importância de receber um evento dessa magnitude é mostrar que a Ulbra tem condições de promover várias outras competições”, afirma Hans. “Estamos aptos não só a sediar, mas também a fazer gestão esportiva dos campeonatos, em todos os quesitos, como segurança, fornecimento de material, tecnologia das quadras, das tabelas, etc.”, constata o cogestor da Ulbra Sport, Gilson Soares, o Mão de Pilão.

O parque multiesportivo ainda conta com dois campos suplementares de treinamento reconhecidos pela Confederação Brasileira de Futebol, duas quadras de tênis, uma sala de musculação e um Centro de Fisioterapia.

Modalidades no IV Jumed-RS

– Atletismo
– Basquete
– Futsal
– Handebol
– Vôlei

Quem participou?

– Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)
– Atitus Educação (Passo Fundo/Porto Alegre)
– Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
– Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
– Universidade de Caxias do Sul (UCS)
– Universidade de Passo Fundo (UPF)
– Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)
– Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
– Universidade do Vale do Taquari (Univates)
– Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS – Passo Fundo)
– Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
– Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
– Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
– Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
– Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
– Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
– Universidade Feevale
– Universidade Franciscana (UFN)
– Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Uri Erechim)
– Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Geral

BRDE Labs RS 2025 será lançado durante o South Summit

Redação

Publicado

em

BRDE Labs RS 2025 será lançado durante o South Summit

O programa de aceleração de startups do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) terá sua sexta edição lançada nesta quinta-feira, 10, durante o South Summit Brazil. Com as inscrições sendo disponibilizadas no mesmo dia, o BRDE Labs RS 2025 é destinado a empreendedores de todo o Sul do país.

Nesta nova edição, serão distribuídos R$ 245 mil em premiação para as 15 empresas selecionadas para a etapa de aceleração. Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de startups em fase de operação e tração, o BRDE Labs RS contará novamente a execução da Universidade Feevale, por meio do Feevale Techpark.

O lançamento acontecerá durante o Conexões BRDE, evento que o banco promoverá a partir das 8h30min, no Galeto Mamma Mia (Cais Embarcadero), reunindo lideranças do ecossistema de inovação, investidores e demais instituições financeiras.

Espaço para startups

Pelo segundo ano consecutivo, o BRDE selecionou um grupo de startups que terá a oportunidade de mostrar seus projetos no South Summit.

O banco está viabilizando um espaço como expositoras a cada uma delas no encontro global de empreendedorismo e inovação que acontece nesta semana, em Porto Alegre, divulgando para todo o ecossistema de inovação e empreendedorismo soluções que foram premiadas no programa BRDE Labs. São produtos desenvolvidos que envolvem setores como saúde, construção civil, agronegócio e plataformas de gestão.

Além de patrocinador oficial do South Summit desde a primeira edição e ter estande próprio no espaço Markplace, o BRDE tem participação ativa na programação do evento, liderando painéis sobre oportunidades de investimentos em startups e projetos com foco em ampliar a resiliência aos eventos climáticos.

Continuar a ler

Geral

Projeto de Equoterapia em Canoas renasce com nova força após enchentes no RS

Redação

Publicado

em

Projeto de Equoterapia em Canoas renasce com nova força após enchentes no RS

O projeto que hoje é conhecido como ONG N Queiroz Paraíso teve início em 2022, quando Anderson Cleber Koch resgatou um cavalo vítima de maus-tratos em Canoas. Movido pela compaixão e pelo desejo de transformar vidas, ele buscou tratamento veterinário para o animal e fez uma promessa: se o cavalo sobrevivesse, ele se tornaria equoterapeuta e abriria um projeto social. O cavalo sobreviveu — e a promessa foi cumprida.

A iniciativa cresceu rapidamente. Em 2024, o projeto já atendia cerca de 30 praticantes, entre crianças e adultos com necessidades especiais, que contribuíam com um valor simbólico mensal, para ajudar nas despesas com o animal, terapeutas e estrutura. A maior parte dos custos era arcada por Anderson e sua esposa, Daniela da Silva Petersen.

Entretanto, as fortes enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul afetaram profundamente o projeto. A equipe perdeu utensílios terapêuticos, recursos financeiros e o espaço onde as sessões eram realizadas, no Parque Eduardo Gomes, que ficou interditado e coberto por escombros. Muitos dos praticantes também foram impactados pela tragédia, dificultando ainda mais a continuidade das atividades.

Foi nesse momento que o fisioterapeuta e empresário Rubens Severo, proprietário do Centro de Equoterapia Paraíso, em Viamão, conheceu a história e se sensibilizou com o propósito da iniciativa. Com a união de forças, surgiu a
ONG N Queiroz Paraíso, com o objetivo de transformar vidas por meio da equoterapia, para alcançar ainda mais famílias.

A equipe da ONG está agora estruturada e determinada a seguir em frente, oferecendo um tratamento multidisciplinar com amor, responsabilidade e dedicação.

A diretoria conta com:

– Presidente: Anderson Cleber Koch
– Vice-presidente: Rubens Severo de Souza
– Secretária: Sabrina Lima de Souza
– Tesoureira: Daniela da Silva Petersen
– Diretora de Marketing: Annelise de Moura Brum
– Conselho Fiscal: Nice Cristiane Koch, Wellington Lima de Souza, Cristiane Arla Fieski
– Jurídico: Cristiano Vargas, Heider Couto dos Santos

Empresas e comunidade: a ONG precisa do apoio da sociedade civil, de empresas privadas e do poder público. Só com essa união de esforços poderemos alcançar nossos objetivos e levar o tratamento a quem realmente precisa.
Descubra de que forma você pode contribuir para esse projeto alcançar quem mais precisa.

Entre em contato conosco e e veja de que forma você pode contribuir com esse projeto transformador.

Contato:

  • Telefone/WhatsApp: +55 (51) 99720-3211
  • Instagram: @n.queirozparaisoequoterapia
  • Site:Equoterapianqueirozparaiso
Continuar a ler

Geral

Feira do Peixe de Canoas começa na terça-feira, 15, e se estende até a sexta-feira santa

Redação

Publicado

em

Feira do Peixe de Canoas começa na terça-feira, 15, e se estende até a sexta-feira santa

Para os canoenses que pretendem visitar a Feira do Peixe de Canoas, devem ficar atentos: nos dias 15,16 e 17 a feira estará aberta das 8 às 20 horas, e no dia 18, das 8 às 12 horas. Serão 16 bancas espalhadas em cinco bairros da cidade: Centro, Mathias Velho, Guajuviras, Niterói e Marechal Rondon. Apenas a feira da Av. Inconfidência começa na quarta-feira, 16.

Em todos os locais haverá diversidade de peixes inteiros e filés, como filés de anjo, merluza, tilápia, tainha e traíra, carpa, além de camarão e siri. Já nos bairros Mathias Velho e Guajuviras, haverá peixes vivos, mantidos em água de poço. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, todos os custos da feira estão sendo arcados pelos próprios feirantes.

Segundo o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Odavir de Melo Júnior, Juninho, “reconhecemos a importância da Feira do Peixe de Canoas, tanto do ponto de vista dos feirantes, pois estimula o empreendedorismo e traz mais renda para eles, como do canoense, que já está acostumado com a tradição que a Feira representa”.

Datas e Horários:

– 15, 16 e 17 de abril: das 8h às 20h
– 18 de abril (sexta-feira santa): das 8h às 12h
– Feira do Marechal Rondon: começa na quarta-feira (16)

Locais:

  • Centro: Rua Cônego José Leão Hartmann (em frente à Igreja Matriz São Luiz Gonzaga)
  • Mathias Velho: Praça Igreja Pio X (rua em frente à Igreja)
  • Guajuviras: Rua 1, junto à rótula de acesso principal ao bairro Guajuviras, pela Av. Boqueirão
  • Niterói: Rua José Maurício x Júlio de Castilhos (em frente à Praça Dona Mocinha)
  • Marechal Rondon: Av. Inconfidência (Largo da Inconfidência)
Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques