Geral
Complexo esportivo da Ulbra recebe 2,5 mil estudantes de Medicina para jogos estudantis

Mais de 2.500 estudantes de 20 universidades de todo o estado foram esperados na quarta edição dos Jogos Universitários de Medicina do Rio Grande do Sul (IV Jumed-RS).
O evento ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de setembro e, pela primeira vez, a Ulbra Canoas foi a sede das competições. As modalidades esportivas que farão parte do IV Jumed-RS são atletismo, basquete, futsal, handebol e vôlei (masculino e feminino).

Foto: Etapa Produções
A Ulbra participou com 431 estudantes em todas as modalidades. O encontro dos acadêmicos da Medicina começou na sexta-feira, dia 15, com o lounge – festa de integração, às 18h, no campus Canoas.
No sábado, os jogos seguiram das 8h às 20h. No domingo, ocorreram as semifinais e finais, com apresentação de bateria e de cheerleaders.
Fizeram parte do grupo de organizadores do IV Jumed-RS: Isadora Saurin Ritterbusch Pedro Gustavo Stevanato de Oliveira, Kethylyn dos Santos Nunes, Pedro Ferreira de Azevedo e João Alves.
Complexo esportivo

Complexo esportivo – Divulgação Ulbra
A maior parte dos visitantes ficou hospedada no campus Canoas, onde foi preparada toda a infraestrutura do complexo esportivo, nas quadras dos prédios 40 e 55.
Alojamentos, alimentação e espaços de integração também foram disponibilizados para o público, revela o gestor da Ulbra Sport, Hans Kuchenbecker.

Foto: Etapa Produções
Tecnologia das quadras
“A importância de receber um evento dessa magnitude é mostrar que a Ulbra tem condições de promover várias outras competições”, afirma Hans. “Estamos aptos não só a sediar, mas também a fazer gestão esportiva dos campeonatos, em todos os quesitos, como segurança, fornecimento de material, tecnologia das quadras, das tabelas, etc.”, constata o cogestor da Ulbra Sport, Gilson Soares, o Mão de Pilão.
O parque multiesportivo ainda conta com dois campos suplementares de treinamento reconhecidos pela Confederação Brasileira de Futebol, duas quadras de tênis, uma sala de musculação e um Centro de Fisioterapia.
Modalidades no IV Jumed-RS
– Atletismo
– Basquete
– Futsal
– Handebol
– Vôlei
Quem participou?
– Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)
– Atitus Educação (Passo Fundo/Porto Alegre)
– Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
– Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
– Universidade de Caxias do Sul (UCS)
– Universidade de Passo Fundo (UPF)
– Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)
– Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
– Universidade do Vale do Taquari (Univates)
– Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS – Passo Fundo)
– Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
– Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
– Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
– Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
– Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
– Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
– Universidade Feevale
– Universidade Franciscana (UFN)
– Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Uri Erechim)
– Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)
Geral
Parque Canoas de Inovação aprova instalação de duas novas empresas

O Comitê Gestor do Fundo Municipal de Desenvolvimento de Canoas (Fumdecan) aprovou a instalação de mais duas empresas no Parque Canoas de Inovação (PCI). As empresas Restart Brasil e Tecnoflex somam investimento estimado em R$ 23.340.778,35 e preveem a geração de cerca de 250 empregos diretos no município.
A Restart Brasil atua no desenvolvimento e fornecimento de ferramentas e equipamentos voltados à segurança e à ergonomia no trabalho, especialmente para eletricistas e para a manutenção de redes aéreas de energia. A empresa desenvolve soluções com foco na redução de riscos de acidentes e no aumento da eficiência operacional, atendendo profissionais e concessionárias do setor elétrico.
A Tecnoflex, fundada em 2009, é especializada em serviços de manufatura eletroeletrônica (EMS – Electronic Manufacturing Service). Atualmente instalada no Distrito Industrial de Cachoeirinha, a empresa possui uma unidade fabril de 1.000 metros quadrados e atende diferentes segmentos do mercado eletrônico. A empresa conta com certificação ISO 9001:2015, com atuação voltada à padronização de processos e à melhoria contínua da qualidade.
O prefeito de Canoas, Airton Souza, destacou a importância dos novos investimentos para o município.
“Essas empresas reforçam o papel de Canoas como um polo de inovação e desenvolvimento. Estamos falando de mais empregos, mais renda e mais oportunidades para a nossa população, além de fortalecer a economia local de forma sustentável”, afirmou.
O vice-prefeito Rodrigo Busato ressaltou o trabalho da gestão na atração de novos empreendimentos.
“O Parque Canoas de Inovação é resultado de planejamento e visão de futuro. Cada nova empresa que chega mostra que Canoas é uma cidade preparada, com segurança jurídica e infraestrutura para crescer junto com o setor produtivo”, declarou.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, informou que o município trabalha na ampliação do parque.
“Estamos fazendo uma força-tarefa para viabilizar mais 22 hectares do PCI, com o objetivo de atrair novas empresas. Em apenas um ano, conseguimos dobrar a quantidade de empresas instaladas no parque: de três, passaremos para seis”, disse.
Após a aprovação pelo Comitê Gestor do Fumdecan, o projeto será encaminhado para apreciação e votação na Câmara de Vereadores. A iniciativa integra as ações do município voltadas à consolidação do Parque Canoas de Inovação como espaço estratégico para atração de investimentos, geração de empregos e estímulo à inovação.
Geral
Canoas promove campanha “Verão sem Violência” com ações de conscientização

A Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão de Canoas realizará, nos meses de janeiro e fevereiro, a campanha “Verão sem Violência”, voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência doméstica. A iniciativa prevê a divulgação de canais de denúncia e informações sobre os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha.
As ações estão programadas para os dias 14 e 26 de janeiro e 11 e 25 de fevereiro, sempre às 15h, no Calçadão, em frente à Estação Canoas da Trensurb, no Centro do município. No local, serão distribuídos materiais informativos ao público.
De acordo com a Secretaria, a campanha busca ampliar o acesso da população a informações sobre a violência contra meninas e mulheres, além de divulgar os serviços de acolhimento disponíveis em Canoas e orientar sobre como buscar apoio e realizar denúncias.
Geral
Começam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Entram em vigor nesta segunda-feira, 5, as novas regras para quem deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Sul. A partir de hoje, os candidatos já podem iniciar o processo de habilitação conforme as mudanças previstas na legislação federal, segundo informou o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS).
As alterações decorrem da Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), da Medida Provisória nº 1.327/2025 e da Lei nº 15.153/2025, que promovem mudanças significativas no processo de formação de condutores em todo o país. Diante da ausência de um período oficial de transição, o DetranRS, em conjunto com a Procergs, adotou um modelo híbrido, que combina exigências da nova legislação com procedimentos do sistema anterior.
De acordo com a diretora-geral adjunta do DetranRS, Isabel Friski, as adequações estão sendo realizadas em regime de força-tarefa. Segundo ela, a determinação do governo estadual foi para acelerar a implementação das mudanças e garantir que o novo processo esteja disponível já no início do ano.
Como será o processo de habilitação
Na prática, o candidato poderá iniciar o processo pelo aplicativo Gov.br e dar início ao curso teórico, ou realizar o procedimento diretamente em um Centro de Formação de Condutores (CFC). De forma simultânea, será possível realizar a coleta biométrica e agendar os exames de aptidão física e mental.
Hoje também poderá ser agendada a prova teórica. No entanto, durante este período inicial, o exame seguirá o modelo antigo, já que ainda não há integração com o banco de questões da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Após a aprovação no exame teórico, o candidato poderá marcar as aulas práticas. A nova legislação estabelece a exigência mínima de duas horas/aula obrigatórias. Quando se considerar apto, o aluno poderá agendar o exame prático no CFC.
O exame de direção veicular seguirá o modelo atualmente vigente até que a Senatran atualize o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular. Já o exame toxicológico só será exigido após regulamentação específica do Contran, conforme autorização da Senatran.
O DetranRS informa ainda que já é possível abrir o serviço e realizar a coleta biométrica nos CFCs. Para as demais etapas, os candidatos podem optar por aguardar os ajustes no sistema ou seguir com o processo pelas regras antigas. A atuação de instrutores autônomos e o uso de veículo próprio seguem condicionados à regulamentação.
Principais mudanças na legislação
A Resolução nº 1.020/2025 do Contran prevê, entre as principais mudanças, a oferta de curso teórico gratuito e em formato digital, além da flexibilização das aulas práticas, com redução da carga horária obrigatória para duas aulas de direção. O início do processo poderá ser feito pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo CNH do Brasil, que substitui a Carteira Digital de Trânsito.
A Medida Provisória nº 1.327/2025 também prevê a possibilidade de renovação automática da CNH para condutores considerados bons motoristas.
Além disso, com a derrubada do veto presidencial pelo Senado, a Lei nº 15.153/2025 voltou a exigir o exame toxicológico na primeira habilitação também para condutores de carros e motocicletas.
Oportunidade6 dias atrásCâmara de Canoas abre inscrições para seleção de estagiários de nível médio, técnico e superior até 22 de janeiro

Educação1 semana atrásDivulgado o 1º chamamento de 2026 para matrícula na etapa creche, em Canoas
Geral1 semana atrásComeçam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Educação1 semana atrásCanoas divulga lista de classificados do concurso para professores da rede municipal

Saúde6 dias atrásGrupo São Pietro anuncia Hospital de Olhos em Gravataí com início das atividades em fevereiro de 2026

Política1 semana atrásFelipe Martini assume como secretário adjunto de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS

Desenvolvimento1 semana atrásEstado efetua primeiro pagamento a famílias atendidas pelo Programa Família Gaúcha
Fazenda1 semana atrásIPTU 2026: hoje é o último dia para pagar cota única com desconto de até 15% em Canoas




























































