Geral
Complexo esportivo da Ulbra recebe 2,5 mil estudantes de Medicina para jogos estudantis

Mais de 2.500 estudantes de 20 universidades de todo o estado foram esperados na quarta edição dos Jogos Universitários de Medicina do Rio Grande do Sul (IV Jumed-RS).
O evento ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de setembro e, pela primeira vez, a Ulbra Canoas foi a sede das competições. As modalidades esportivas que farão parte do IV Jumed-RS são atletismo, basquete, futsal, handebol e vôlei (masculino e feminino).

Foto: Etapa Produções
A Ulbra participou com 431 estudantes em todas as modalidades. O encontro dos acadêmicos da Medicina começou na sexta-feira, dia 15, com o lounge – festa de integração, às 18h, no campus Canoas.
No sábado, os jogos seguiram das 8h às 20h. No domingo, ocorreram as semifinais e finais, com apresentação de bateria e de cheerleaders.
Fizeram parte do grupo de organizadores do IV Jumed-RS: Isadora Saurin Ritterbusch Pedro Gustavo Stevanato de Oliveira, Kethylyn dos Santos Nunes, Pedro Ferreira de Azevedo e João Alves.
Complexo esportivo

Complexo esportivo – Divulgação Ulbra
A maior parte dos visitantes ficou hospedada no campus Canoas, onde foi preparada toda a infraestrutura do complexo esportivo, nas quadras dos prédios 40 e 55.
Alojamentos, alimentação e espaços de integração também foram disponibilizados para o público, revela o gestor da Ulbra Sport, Hans Kuchenbecker.

Foto: Etapa Produções
Tecnologia das quadras
“A importância de receber um evento dessa magnitude é mostrar que a Ulbra tem condições de promover várias outras competições”, afirma Hans. “Estamos aptos não só a sediar, mas também a fazer gestão esportiva dos campeonatos, em todos os quesitos, como segurança, fornecimento de material, tecnologia das quadras, das tabelas, etc.”, constata o cogestor da Ulbra Sport, Gilson Soares, o Mão de Pilão.
O parque multiesportivo ainda conta com dois campos suplementares de treinamento reconhecidos pela Confederação Brasileira de Futebol, duas quadras de tênis, uma sala de musculação e um Centro de Fisioterapia.
Modalidades no IV Jumed-RS
– Atletismo
– Basquete
– Futsal
– Handebol
– Vôlei
Quem participou?
– Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)
– Atitus Educação (Passo Fundo/Porto Alegre)
– Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
– Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
– Universidade de Caxias do Sul (UCS)
– Universidade de Passo Fundo (UPF)
– Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)
– Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
– Universidade do Vale do Taquari (Univates)
– Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS – Passo Fundo)
– Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
– Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
– Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
– Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
– Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
– Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
– Universidade Feevale
– Universidade Franciscana (UFN)
– Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Uri Erechim)
– Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)
Geral
BRDE Labs RS 2025 será lançado durante o South Summit

O programa de aceleração de startups do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) terá sua sexta edição lançada nesta quinta-feira, 10, durante o South Summit Brazil. Com as inscrições sendo disponibilizadas no mesmo dia, o BRDE Labs RS 2025 é destinado a empreendedores de todo o Sul do país.
Nesta nova edição, serão distribuídos R$ 245 mil em premiação para as 15 empresas selecionadas para a etapa de aceleração. Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de startups em fase de operação e tração, o BRDE Labs RS contará novamente a execução da Universidade Feevale, por meio do Feevale Techpark.
O lançamento acontecerá durante o Conexões BRDE, evento que o banco promoverá a partir das 8h30min, no Galeto Mamma Mia (Cais Embarcadero), reunindo lideranças do ecossistema de inovação, investidores e demais instituições financeiras.
Espaço para startups
Pelo segundo ano consecutivo, o BRDE selecionou um grupo de startups que terá a oportunidade de mostrar seus projetos no South Summit.
O banco está viabilizando um espaço como expositoras a cada uma delas no encontro global de empreendedorismo e inovação que acontece nesta semana, em Porto Alegre, divulgando para todo o ecossistema de inovação e empreendedorismo soluções que foram premiadas no programa BRDE Labs. São produtos desenvolvidos que envolvem setores como saúde, construção civil, agronegócio e plataformas de gestão.
Além de patrocinador oficial do South Summit desde a primeira edição e ter estande próprio no espaço Markplace, o BRDE tem participação ativa na programação do evento, liderando painéis sobre oportunidades de investimentos em startups e projetos com foco em ampliar a resiliência aos eventos climáticos.
Geral
Projeto de Equoterapia em Canoas renasce com nova força após enchentes no RS

O projeto que hoje é conhecido como ONG N Queiroz Paraíso teve início em 2022, quando Anderson Cleber Koch resgatou um cavalo vítima de maus-tratos em Canoas. Movido pela compaixão e pelo desejo de transformar vidas, ele buscou tratamento veterinário para o animal e fez uma promessa: se o cavalo sobrevivesse, ele se tornaria equoterapeuta e abriria um projeto social. O cavalo sobreviveu — e a promessa foi cumprida.
A iniciativa cresceu rapidamente. Em 2024, o projeto já atendia cerca de 30 praticantes, entre crianças e adultos com necessidades especiais, que contribuíam com um valor simbólico mensal, para ajudar nas despesas com o animal, terapeutas e estrutura. A maior parte dos custos era arcada por Anderson e sua esposa, Daniela da Silva Petersen.
Entretanto, as fortes enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul afetaram profundamente o projeto. A equipe perdeu utensílios terapêuticos, recursos financeiros e o espaço onde as sessões eram realizadas, no Parque Eduardo Gomes, que ficou interditado e coberto por escombros. Muitos dos praticantes também foram impactados pela tragédia, dificultando ainda mais a continuidade das atividades.
Foi nesse momento que o fisioterapeuta e empresário Rubens Severo, proprietário do Centro de Equoterapia Paraíso, em Viamão, conheceu a história e se sensibilizou com o propósito da iniciativa. Com a união de forças, surgiu a
ONG N Queiroz Paraíso, com o objetivo de transformar vidas por meio da equoterapia, para alcançar ainda mais famílias.
A equipe da ONG está agora estruturada e determinada a seguir em frente, oferecendo um tratamento multidisciplinar com amor, responsabilidade e dedicação.
A diretoria conta com:
– Presidente: Anderson Cleber Koch
– Vice-presidente: Rubens Severo de Souza
– Secretária: Sabrina Lima de Souza
– Tesoureira: Daniela da Silva Petersen
– Diretora de Marketing: Annelise de Moura Brum
– Conselho Fiscal: Nice Cristiane Koch, Wellington Lima de Souza, Cristiane Arla Fieski
– Jurídico: Cristiano Vargas, Heider Couto dos Santos
Empresas e comunidade: a ONG precisa do apoio da sociedade civil, de empresas privadas e do poder público. Só com essa união de esforços poderemos alcançar nossos objetivos e levar o tratamento a quem realmente precisa.
Descubra de que forma você pode contribuir para esse projeto alcançar quem mais precisa.
Entre em contato conosco e e veja de que forma você pode contribuir com esse projeto transformador.
Contato:
- Telefone/WhatsApp: +55 (51) 99720-3211
- Instagram: @n.queirozparaisoequoterapia
- Site:Equoterapianqueirozparaiso
Geral
Feira do Peixe de Canoas começa na terça-feira, 15, e se estende até a sexta-feira santa

Para os canoenses que pretendem visitar a Feira do Peixe de Canoas, devem ficar atentos: nos dias 15,16 e 17 a feira estará aberta das 8 às 20 horas, e no dia 18, das 8 às 12 horas. Serão 16 bancas espalhadas em cinco bairros da cidade: Centro, Mathias Velho, Guajuviras, Niterói e Marechal Rondon. Apenas a feira da Av. Inconfidência começa na quarta-feira, 16.
Em todos os locais haverá diversidade de peixes inteiros e filés, como filés de anjo, merluza, tilápia, tainha e traíra, carpa, além de camarão e siri. Já nos bairros Mathias Velho e Guajuviras, haverá peixes vivos, mantidos em água de poço. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, todos os custos da feira estão sendo arcados pelos próprios feirantes.
Segundo o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Odavir de Melo Júnior, Juninho, “reconhecemos a importância da Feira do Peixe de Canoas, tanto do ponto de vista dos feirantes, pois estimula o empreendedorismo e traz mais renda para eles, como do canoense, que já está acostumado com a tradição que a Feira representa”.
Datas e Horários:
– 15, 16 e 17 de abril: das 8h às 20h
– 18 de abril (sexta-feira santa): das 8h às 12h
– Feira do Marechal Rondon: começa na quarta-feira (16)
Locais:
- Centro: Rua Cônego José Leão Hartmann (em frente à Igreja Matriz São Luiz Gonzaga)
- Mathias Velho: Praça Igreja Pio X (rua em frente à Igreja)
- Guajuviras: Rua 1, junto à rótula de acesso principal ao bairro Guajuviras, pela Av. Boqueirão
- Niterói: Rua José Maurício x Júlio de Castilhos (em frente à Praça Dona Mocinha)
- Marechal Rondon: Av. Inconfidência (Largo da Inconfidência)
- Trânsito1 semana atrás
Obras do DNIT causam estreitamento de pista nas ruas laterais da BR-116 em Canoas
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil classifica condições hidrológicas como de “ATENÇÃO” no Estado
- Cultura1 semana atrás
Governo lança dois editais da Lei de Incentivo à Cultura com investimento total de R$ 40 milhões
- Trânsito3 dias atrás
Estreitamentos de pista nas laterais da BR-116, segundo o Dnit, voltam a ocorrer a partir de terça-feira, 8
- Geral1 semana atrás
Piquenique em Canoas celebra Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo
- Geral1 semana atrás
Após temporal, equipes da RGE trabalham para regularização do serviço em Nova Santa Rita
- Educação1 semana atrás
Três escolas permanecem com aulas suspensas após temporal em Canoas
- Transporte1 semana atrás
Usuários da Linha Machadinho passam a ter mais três horários no período da manhã